terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada com sabores completamente distintos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Voleibol e Basquetebol continuam na campanha vitoriosa e no comando do respectivo campeonato. Em Futsal asseguramos naturalmente a passagem à ronda seguinte da Taça de Portugal. Desaire europeu sobre patins mantém águias na dianteira do grupo B. Encarnados perderam no Clássico do Andebol mas prosseguem na vice-liderança da maior prova nacional.

Confira o resumo de cada uma das partidas onde o nosso clube foi interveniente. 


A equipa de Andebol do SL Benfica saiu derrotada da recepção ao rival FC Porto, por 19-23, em partida a contar para a 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Diante de um plantel com mais experiência e dotado de melhores jogadores indiscutivelmente, que soma por vitórias todos os jogos disputados nesta fase e que detém actualmente 8 pontos de vantagem sobre os concorrentes directos, a formação orientada por Mariano Ortega não conseguiu contrariar a maior qualidade do conjunto nortenho.

O jogo foi pautado por algum equilíbrio durante os 30 min iniciais, onde aqui e ali as águias estiveram na frente do marcador, no entanto tudo se alterou no regresso dos balneários. O guarda-redes adversário interceptou diversas investidas encarnadas, durante praticamente todo o jogo, e fez a diferença, ajudando a sua equipa a cavar definitivamente uma vantagem confortável e a controlar o jogo até ao apito final. Nota para estreia do internacional brasileiro Ales Silva, autor de um dos 19 tentos encarnados.

Nós temos um longo percurso até conseguir inverter a hegemonia portista, desportiva e financeiramente. A aposta sustentada nas camadas jovens é uma realidade e abre boas perspectivas para um futuro, assim se espera, vencedor. A nossa equipa encontra-se reconhecidamente numa fase de evolução e consolidação, portanto temos de encarar os percalços como lições para corrigir os aspectos negativos.

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 19-23 Porto
ISMAI 24-26 AA Avanca
ABC 32-18 Sp. Horta
Sporting 28-29 Madeira SAD
AC Fafe 18-25 Águas Santas
Belenenses 31-33 Passos Manuel


Em fim de semana de jornada dupla, o Tri-Campeão de Voleibol obteve duas vitórias pela margem máxima, frente ao Ac. Espinho e à Ac. São Mamede, mantendo intacta a liderança da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

No Sábado, os encarnados receberam e bateram tranquilamente o Ac. Espinho, actual penúltimo classificado. Os parciais de 25-14, 25-18 e 25-13 revelam de forma clara toda a superioridade encarnada ao longo do encontro. Mart Van Werkhoven, João Oliveira e Ché foram os melhores pontuadores do lado encarnado com 11 pontos cada e mostraram que podem continuar a ser opção.

No dia seguinte, o técnico José Jardim efectuou obviamente rotação de plantel, tendo em consideração o compromisso europeu agendado para esta Quarta-feira, colocando em campo alguns dos jogadores com mais tempo de utilização durante a temporada, na viagem até São Mamede de Infesta para defrontar a Associação Académica local. O Voleibol encarnado voltou a bater, sem contestação, pela margem máxima o seu opositor (16-25, 13-25 e 21-25).

Com estas duas vitórias contundentes, o Benfica lidera a classificação com mais 4 averbados do que o 2º classificado, a Fonte Bastardo.

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Ac. Espinho (25-14; 25-18; 25-13)
Atl. Madalena 3-1 Esmoriz (25-20; 22-25; 25-16; 25-16)
V. Guimarães 2-3 SC Caldas (26-24; 25-22; 18-25; 21-25; 11-15)
Ac. São Mamede 0-3 Castêlo da Maia (22-25; 14-25; 14-25)
Fonte Bastardo 3-0 Leixões (25-8; 25-23; 25-17)
Sp. Espinho-Vilacondense (20/01 às 21h)

Resultados Finais da 16ª Jornada

Ac. São Mamede 0-3 SL BENFICA (16-25; 13-25; 21-25)
Ac. Espinho 0-3 Atl. Madalena (13-25; 19-25; 19-25)
Sp. Espinho 3-1 Castêlo da Maia (25-17; 25-17; 16-25; 25-22)
Leixões 2-3 V. Guimarães (19-25; 17-25; 25-22; 25-22; 9-15)
Vilacondense 1-3 Fonte Bastardo (17-25; 25-22; 15-25; 20-25)
Esmoriz 0-3 SC Caldas (18-25; 15-25; 18-25)



Em jogo a contar para a 5ª Jornada do Grupo B da Liga Europeia de Hóquei em Patins, as águias perderam por 7-6 no reduto do Vic mas prosseguem no 1º lugar da classificação.

Pese embora o desfecho desfavorável, as águias seguraram a liderança do grupo B. Os Campeões Nacionais venceram por 5-1 na 1ª volta, pelo que saem a ganhar no confronto directo entre as duas equipas, ambas já com a qualificação para os Quartos de Final confirmada, que se encontram empatas na classificação com 12 pontos somados, quando resta somente uma jornada por disputar.

A formação da casa apresentou-se letal do ponto de vista ofensivo e os encarnados depararam-se com imensas dificuldades para contrariar a eficácia anfitriã. Ofensivamente, também não existiu Benfica na 1ª parte da partida. Falhamos as bolas paradas que dispusemos, enviamos duas bolas ao ferro, até que quando o marcador assinalava 7-0 a favor do conjunto catalão, Marc Torra deu o mote para a recuperação encarnada a cerca de 1 min do intervalo. É difícil explicar tão desastrada prestação, mas de certo que terá pesado a adaptação ao piso, que alegadamente terá sido molhado antes do jogo se iniciar.

O guardião Pedro Henriques rendeu Trabal após o descanso e revelou-se preponderante para a reacção do Benfica, não sofrendo qualquer golo. As águias reataram o jogo claramente com outra atitude, porventura terão escutado algumas palavras duras ditas por Pedro Nunes no balneário face ao humilhante 7-1 registado ao intervalo. O bis de Miguel Rocha e um remate de meia distância por parte do Capitão Valter Neves (7-4) repuseram a vantagem encarnada no confronto directo. Ainda houve tempo para Jordi Adroher e Carlos Nicolia fecharem as contas deste intenso duelo.

As mais de duas dezenas de benfiquistas presentes no apoio à equipa mereciam ser recompensadas com uma vitória mas saíram de cabeça bem erguida do reduto do Vic. Na próxima e última jornada da fase de grupos, as águias recebem o lanterna vermelha Merignac.

Resultados Finais da 5ª Jornada

Vic 7-6 SL BENFICA
Merignac 5-4 Bassano



Na tarde de Domingo, o Basquetebol benfiquista confirmou todo o seu favoritismo e triunfou diante do Galitos Barreiro por 92-78 na 17ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Com este triunfo, os Tetra-Campeões prosseguem firmes na liderança da tabela classificativa, com mais três somados do que o FC Porto que contabiliza menos um jogo disputado.

Havia alguma expectativa em torno deste embate, uma vez que o Galitos ocupava a 3ª posição antes desta jornada. Porém, os encarnados exploraram os pontos fracos do rival e impuseram-se sem grande perturbação. À excepção do último período, onde o Benfica tirou claramente o pé do acelerador, os restantes parciais foram dominados pela equipa da casa. O 46-35 ao intervalo reflecte a superioridade encarnada, fundamentalmente no capítulo ofensivo onde estivemos mais uma vez bem no lançamento exterior.

Individualmente saúda-se o regresso de Daequan Cook às boas exibições (17 pontos), embora se exija muito mais do norte-americano. O melhor em campo do lado encarnado foi indiscutivelmente o regular poste Ivica Radic (17 pontos e 5 ressaltos).

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 92-78 Galitos Barreiro
Maia Basket 57-73 Barcelos
V. Guimarães 66-61 Oliveirense
Eléctrico 82-83 Lusitânia
Ovarense 79-78 CAB Madeira

Folga: Porto



Na Maia, as águias do Futsal iniciaram a defesa do título da Taça de Portugal da melhor forma, tendo derrotado a AM Granja por expressivos 1-12, garantindo assim o apuramento para os Oitavos de Final da competição.

Uma bonita festa, autêntica festa da Taça, coma excelente afluência protagonizada pelos adeptos afectos à equipa visitada. Parabéns ao clube maiato pelo percurso logrado até encontrar o Benfica.

Relativamente à partida, o Benfica cumpriu com o objectivo delineado, isto é, voltar às vitórias e de forma convincente. O Capitão Gonçalo Alves finalizou uma jogada feliz de entendimento colectivo, inaugurando o marcador e quebrando alguma barreira psicológica que poderia existir após uma série de duas derrotas consecutivas. Ré aproveitou um erro do guardião adversário para elevar o 'score' para 0-2. Instantes depois o titular Bebé defendeu ilegalmente com a mão fora de área e viu o cartão vermelho ser-lhe exibido. Para o seu lugar, Joel Rocha fez entrar o jovem Cristiano que nada pode fazer para evitar o único golo do Granja, através da bola parada. O pivot Patias rapidamente tratou de repor ordem na partida, com um remate certeiro de pé esquerdo. Um disparo de Fernando Wilhelm e outro de Alan Brandi a aproveitar a baliza deserta conferiram uma vantagem confortável às águias ao intervalo, por 1-5.

Na etapa complementar só deu Benfica, com os encarnados a dilatarem a diferença no placar. Ré marcou mais dois golos, perfazendo um "hat-trick". Novamente Alan Brandi e Patias, Mário Freitas e Chaguinha por duas vezes, inscreveram o seu nome na lista de marcadores. As águias não permitiram quaisquer veleidades, respeitando devidamente um rival que alinha nas Distritais. Nota para o afastamento surpreendente do Burinhosa e do finalista vencido da edição transacta, a AD Fundão que perdeu contra o Sporting.

Segue-se uma paragem no calendário competitivo por causa do Campeonato da Europa 2016. Bebé, Bruno Coelho e Fábio Cecílio foram seleccionados para representar Portugal na competição que se desenrolá na Sérvia, de 2 a 13 de Fevereiro.

Resultado Final dos 1/16 Final

AM Granja 1-12 SL BENFICA
Arsenal Parada 1-5 SL. Olivais
Académico Basket Club Nelas 3-8 Módicus
Unidos Pinheirense 7-1 Boavista
Viseu 2001 3-2 Gualtar
AM Portela 1-2 Leões de Porto Salvo
Paraíso Foz 7-3 CD Fátima
AR Amarense 3-4 Belenenses
GD Fabril 8-9 Rio Ave
AMSAC 9-4 Atlético
Desp. Aves 4-2 Portimonense
Valpaços Futsal Clube 4-2 Quinta dos Lombos
Cariense 1-3 Futsal Azeméis
Sporting 5-0 AD Fundão
Sp. Braga 6-1 CS São João
Reguilas de Tires 7-6 Burinhosa


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário