sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um vitória caseira importante na luta por um lugar nos 1/8 Final da Taça Challenge de Voleibol, o afastamento europeu no Basquetebol, novos triunfos no campeonato nacional de Futsal e Andebol marcaram os últimos dias das nossas modalidades de pavilhão. 

Confira o rescaldo de cada partida onde o "Manto Sagrado" foi um dos intervenientes.


Equipa principal de Voleibol do SL Benfica coloca-se em vantagem na luta por lugar nos Oitavos-de-Final da Taça Challenge
. Encarnados receberam e bateram por 3-1 (25-20; 27-25; 22-25; 25-17) a formação do Topvolley Callant Antwerp, em jogo da 1ª Mão da eliminatória da europeia. 

Uma exibição de nível elevado permite aos homens de águia ao peito encararem deslocação à Bélgica com uma favorável vantagem para o confronto da 2ª Mão. Precisamos de vencer dois sets para avançar para a próxima ronda.

O actual 4º classificado do campeonato belga, país com reputação no panorama europeu, valorizou imenso o desfecho positivo alcançado pelos homens à disposição de José Jardim. Um conjunto organizado, versátil, que coloca muita intensidade nas suas acções e que causou evidentes dificuldades ao Benfica. Os Tri-Campeões Nacionais apresentaram-se a um ritmo alto, constante e coeso, com a lição estudada e com vários momentos do mais alto quilate no Voleibol.

O início da partida foi de algum equilíbrio, com os belgas a cavaram uma vantagem de dois pontos (7-9), contudo houve resposta imediata por parte da turma encarnada que aumentou os índices de agressividade, melhorou a eficácia no bloco e, com André Lopes a mostrar categoria no serviço e a causar dificuldades na recepção e distribuição da equipa adversária, consumou a reviravolta no marcador (12-11), dilatou e geriu a distância até ao fim do 1º set (16-12 e 21-14), vencendo com clara supremacia (25-20).

No 2º set, uma recuperação fantástica e épica dos homens que envergam o "manto sagrado" culminou na vitória do parcial por 27-25! Uma entrada de rompante do clube belga (1-4) surpreendeu, e de que maneira, o Benfica. Os encarnados revelavam dificuldades em lidar com o serviço forte e o bloco contrários. Por seu turno, os belgas estavam confortáveis e iam gradualmente aumentando a diferença até aos sete pontos. O panorama indicava que a tarefa estava mal encaminhada, mas esta secção já nos habituou a recuperações excepcionais e quase impossíveis. Os encarnados estiveram a perder por 13-20 e depois por 20-24. Mas eis que as águias jamais baixaram os braços e correram atrás do prezuízo. Os belgas tremeram, enquanto o Benfica se empolgou e obteve 4 pontos sem resposta, empatando o jogo, 24-24. Depois a quebra psicológica do oponente contrastava com uns Tri-Campeões Nacionais muito galvanizados (nota de destaque para a prestação de Che, aposta de JJ para a recta final do 2º set, e autor de 16 pontos em todo o jogo, atrás do melhor pontuador encarnado Ivan Kolev (17pontos)) e foi com grande emoção que o Benfica venceu o parcial, levando o público afecto ao Benfica a festejar efusivamente. Que inveja tenho dos poucos benfiquistas fiéis que marcaram presença em mais uma gloriosa jornada europeia!

No 3º set, o desenlace sorriu à equipa belga (22-25). Desta vez, os encarnados não lograram responder com sucesso à eficácia e agressividade do rival, e depararam-se com dificuldades em fazer face ao serviço alheio.

Relativamente ao 4º set, o Benfica voltou a demonstrar o seu poderio e desde cedo procurou garantir que não iria ceder qualquer ponto ao adversário na visita à Luz. Dominou claramente praticamente todo o parcial e venceu com algum conforto (25-17)

Segue-se uma jornada dupla importante na defesa da liderança na 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. A 2ª Mão da eliminatória europeia está marcada para o dia 16 do presente mês.

Resultado Final dos 1/16 Final (1ª Mão)

SL BENFICA 3-1 Topvolley Callant Antwerp (25-20; 27-25; 22-25; 25-17)


Em jogo de acerto no calendário, os Campeões Nacionais de Futsal fecharam a 1ª volta da Fase Regular com uma importante vitória diante do Burinhosa, conservando a liderança isolada da tabela classificativa.

Num jogo onde acima de tudo importava vencer, o Benfica teve de suar bem a camisola para ultrapassar um rival que ocupa o 4º lugar em igualdade pontual com o Sp. Braga, 3º classificado.

Os primeiros 20 min do duelo foram bastante intensos, com os comandados de Joel Rocha a controlarem as operações, seguros defensivamente, com Bebé novamente a titular e a bom nível, e acutilantes/objectivos no processo ofensivo. A excelente actuação do guarda-redes contrário, uma constante ao longo de todo o encontro, impediu sucessivas investidas das águias e, por conseguinte, o avolumar do resultado. Os encarnados inauguraram o marcador à passagem do minuto cinco, através de uma incursão de Mário Freitas pelo lado esquerdo do ataque que culminou, depois de ultrapassar o seu opositor, na assistência para o golo de Alessandro Patias. Em cima do intervalo, o pivot brasileiro converteu uma grande penalidade por mão na bola e fechou as contas finais.

No 2º tempo, o Burinhosa surgiu mais atrevido, perigoso e organizado defensivamente. O Benfica desgastado pelos diversos jogos que tem disputado recentemente, respeitou o rival, revelou espírito de sacrifício e soube deter as armas ofensivas do conjunto de Alcobaça, sobretudo nos últimos minutos da partida, fechando bem os espaços quando o adversário arriscou no "5 para 4". Uma vitória merecida e importante.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 2-0 Burinhosa
Fundão 6-0 Boavista
Leões de Porto Salvo 2-8 Sporting
Rio Ave 3-2 Quinta dos Lombos
Módicus 7-4 Belenenses 
Sp. Braga 3-1 SL. Olivais
CS São João 3-3 Gualtar


O Benfica está fora das competições europeias em Basquetebol, após ter sido derrotado pelo PO Antwerp Giants por 77-79, em encontro da 6ª e última jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup.

No dia em que o Capitão Diogo Carreira, cujo regresso oficial está para breve, festejou mais um aniversário, adivinhava-se deveras complicada a tarefa para o plantel às ordens de Carlos Lisboa, uma vez que defrontavam, num jogo ultra decisivo para as hostes encarnadas, o vencedor do grupo, e que somou por vitórias os jogos disputados na Fase de Grupos da prova do Velho Continente. A noite desta Quarta-feira resultou num sabor bastante amargo, tendo em consideração que se as águias vencessem o jogo automaticamente garantiriam acesso à fase seguinte, e esteve tão perto, ou antes, no mínimo poderíamos ter levado o jogo a prolongamento. Mas o afastamento no trajecto europeu não se esgota na recepção ao colectivo belga. O Benfica averbou apenas dois triunfos, ambos logrados ante o lanterna vermelha Sopron KC, e só se pode queixar de si próprio por não conseguir a desejada qualificação.

Concentrando o foco no embate, o primeiro período pautou-se pelo equilíbrio mas com ascendente benfiquista (24-20). O Benfica dava então sinais de estar confiante, determinado, bem no encontro, quer ao nível do eficácia no lançamento, quer na luta das tabelas. Infelizmente, inverteram-se os papéis a partir dos últimos instantes do segundo parcial. Os pupilos de Carlos Lisboa chegaram a cavar uma diferença de 8 pontos (40-32), mas permitiram que a turma forasteira restabelecesse a igualdade registada ao intervalo (40-40).

Na etapa complementar, a equipa belga continuava a distinguir-se pela facilidade em lançar com sucesso ao cesto e o Benfica precisava de inverter essa tendência para suplantar o oponente. Foi então que Carlos Lisboa puxou de uma das suas principais armas em termos de estratégia e modificou o sistema defensivo (defesa zona). Surtiu efeito, na medida em que não deixou que o conjunto belga disparasse no marcador, e à entrada para os últimos 10 min mantinha-se a incerteza relativamente à discussão do resultado final, 58-63 a favor dos belgas. O 4º Período foi autenticamente emotivo até ao último suspiro do jogo. Depois da desvantagem ter aumentado ligeiramente a meio do decisivo quarto (65-72), dois triplos convertidos culminaram na redução das distâncias para apenas um ponto (71-72). Estavam guardados muitos nervos à flor da pele para os últimos três minutos da partida. Eis que já dentro do último e dramático minuto a formação belga se colocou novamente numa boa posição para vencer (76-72), mas os Tetra-Campeões Nacionais jamais abdicaram de lutar pela vitória e foram em busca da felicidade. Até que a 2 segundos do apito final, ou menos uns centésimos, Mário Fernandes empata o desafio (77-77). Quanto tudo pensava no prolongamento, muitos se esqueceram da essência desta modalidade, entre os quais os nossos jogadores que ingenuamente e inadmissivelmente viram o adversário lograr um "alley-oop" e desmoronar o sonho benfiquista.

Ivica Radic (22 pontos) foi o melhor elemento encarnado a nível ofensivo, numa partida onde se esperava maior rendimento dos norte-americanos Daequan Cook e Jeremiah Wilson. Carlos Ferreirinho voltou a lesionar-se gravemente. Que azar. Força!

Agora é rumo ao Penta e vencer as restantes provas internas!

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 77-79 PO Antwerp Giants
Sopron KC 91-72 BC Cibona Zagreb


Na deslocação ao norte do país, o Andebol benfiquista conservou o lugar na vice-liderança ao somar novo triunfo diante do AC Fafe por 22-26, na 13ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Um desempenho mediano e algo sofrido, mas objectivo cumprido, isto é, mais três pontos para os pupilos de Mariano Ortega. A equipa anfitriã realizou uma exibição que não reflecte o seu lugar na tabela classificativa, onde ocupa o penúltimo posto. Prova disso é o 10-11 registado ao intervalo, onde o equilíbrio foi nota dominante, muito embora os encarnados tenham começado melhor, mas depois, com as substituições efectuadas pelo nosso treinador, os fafenses viriam a terminar a 1ª parte por cima. O Benfica não se impôs como teoricamente seria de esperar e o colectivo caseiro chegou a acreditar que poderia ter sacado outro resultado, obrigado as águias a lutar até final pela conquista de mais um triunfo. Uelington com 5 golos foi o melhor marcador das águias.

Pela frente estão agendados dois jogos nos próximo dias, um a contar para o campeonato nacional e outro para a Taça de Portugal.

Resultados Finais da 13ª Jornada

AC Fafe 22-26 SL BENFICA
Porto 27-22 ISMAI
Belenenses 14-30 Sporting
Passos Manuel 26-27 Sp. Horta
Águas Santas 22-29 Madeira SAD
AA Avanca 22-34 ABC


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário