terça-feira, 24 de novembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana marcado pelas vitórias, a contar para o respectivo campeonato nacional, das equipas de Hóquei em Patins, que se isolou no topo da classificação, Voleibol, Basquetebol e Andebol. Em sentido negativo, em Futsal cedemos os primeiros pontos da temporada.

Confira o rescaldo dos encontros onde o SL Benfica foi interveniente.


Em partida que abriu a 12ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional, os nossos rapazes do Futsal não foram além de um empate, justo, a duas bolas na tradicional difícil deslocação a Braga.

Após a emocionante e desgastante qualificação para a Final Four da UEFA Cup, os pupilos de Joel Rocha interromperam o pleno de vitórias (nove consecutivas) nas competições nacionais registado até ao passado Sábado, na visita ao reduto do 3º classificado, o Sp. Braga. O Sporting é o actual líder da prova, soma mais três pontos comparativamente à nossa equipa, pelo facto de o SL Benfica ter dois jogos em atraso.

Conforme tem sido apanágio na visita à casa do conjunto minhoto, verificou-se um duelo bastante equilibrado, com ambas as equipas a respeitarem-se mutuamente e sem grandes oscilações de rendimento quer do ponto de vista ofensivo quer defensivamente. Entrou melhor a equipa da casa, que se adiantou no marcador, estavam decorridos cerca de 5 min de jogo, através de um remate forte de meia distância. O Benfica só viria a repor a igualdade a praticamente 2 min do intervalo, por intermédio de Alan Brandi. O pivot argentino finalizou com um tiro certeiro um lance de transição rápida conduzido por Bruno Coelho que apanhou a defesa contrária em contrapé.

Na segunda parte, e volvidos 10 min, a formação bracarense voltou a colocar-se em posição de vantagem. O 2-1 surgiu por meio de uma eficaz jogada individual de Miguel Almeida, sem a devida oposição de Bruno Coelho. Tal como no tento inaugural, Juanjo parece ter sido mal batido. O internacional português viria a redimir-se 2 min depois, ao inscrever o seu nome na lista de marcadores. Numa combinação perfeita entre Bruno Coelho e Alessandro Patias, o jogador luso concluiu com sucesso num autêntico disparo rumo à baliza defendida pelo ex-Benfica Vítor Hugo.

Face à imposição regulamentar, máximo de cinco jogadores não formados em Portugal na convocatória, Joel Rocha optou por preterir o energético Chaguinha. O craque brasileiro regressou recentemente de uma lesão prolongada, com a sua recuperação a ser efectuada de modo a que estivesse, como veio a acontecer, disponível para a Ronda de Elite da principal competição europeia de clubes.

Resultados Finais da 12ª Jornada

Sp. Braga 2-2 SL BENFICA
CS São João 3-1 Quinta dos Lombos
SL. Olivais 3-2 Boavista
Gualtar 4-4 Burinhosa
Módicus 1-1 Fundão
Rio Ave 5-3 Leões de Porto Salvo
Belenenses 0-5 Sporting


O Tetra-Campeão Nacional de Basquetebol recebeu e venceu de forma tranquila, por 102-56, o colectivo do Eléctrico, assegurando assim a permanência na liderança da tabela classificativa.

Numa fase da época em que se assiste a uma alternância entre os compromissos internacionais e os nacionais, impõe-se uma rotação de plantel. Carlos Lisboa não descurou esse facto e deu minutos aos menos utilizados. E certamente terá tirado positivas ilações. Pese embora a dita rotatividade, a diferença de qualidade entre as duas equipas mantém-se deveras acentuada. Os norte-americanos Daequan Cook, supostamente lesionado, e Jeremiah Wilson, a quem enviamos uma mensagem de condolências pois viu o seu Pai partir, não foram utilizados.

A equipa encarnada encontrou pela frente um adversário acessível e foi com naturalidade que prolongou a invencibilidade e dominou o jogo por completo, embora a dado o momento (12-13), no 1º Período, o conjunto de Ponte de Sor tivesse assumido o comando no marcador. Durante os 40 min, a nossa turma esteve balanceada para o ataque. Ao intervalo (48-32), a vitória estava aparentemente assegurada, mas no reatamento do encontro viu-se um Benfica implacável, a dissipar quaisquer dúvidas que restassem relativamente ao vencedor final do desafio, conforme revela o parcial de 31-5 registado no 3º Período. Com a vitória garantida, nos derradeiros 10 min importou alcançar, e confirmou-se, a simbólica casa da centena de pontos.

Indiscutivelmente, Nuno Oliveira (16 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola), recrutado esta temporada ao BC Barcelos, aproveitou a oportunidade concedida por Carlos Lisboa. O internacional luso fez um jogo muito conseguido, contabilizou um duplo-duplo e foi a figura da partida.

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 102-56 Eléctrico
Barcelos 67-63 Oliveirense
V. Guimarães 69-75 Lusitânia
Maia Basket 80-78 CAB Madeira
Porto 68-62 Galitos Barreiro

Folga: Ovarense


Jornada dupla totalmente vitoriosa, pela margem máxima, para as hostes encarnadas na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Na tarde de Sábado, o SL Benfica foi até Espinho bater a Associação Académica local por 0-3, em jogo da 9ª Jornada desta 1ª Fase. A maior capacidade benfiquista jamais esteve em causa, apesar do ligeiro equilíbrio registado no 2º set, como se encontra reflectido nos parciais (14-25; 22-25; 18-25). O cubano Ché, autor de 21 pontos, distinguiu-se novamente como o melhor pontuador benfiquista.

No dia seguinte, no regresso aos jogos caseiros, mais um triunfo inequívoco dos "rapazes da Luz" perante o Leixões, o lanterna vermelha da classificação, por 3-0 (25-11; 25-21; 25-14), para a 10ª Jornada da 1ª Fase do Nacional da modalidade. José Jardim rodou o plantel (Ivo Casas, Roberto Reis e Mart Van Werkhoven foram os únicos que somaram minutos em ambos os jogos), não efectuando qualquer substituição, num jogo em que revelamos uma eficácia e consistência assinaláveis no capítulo do serviço. O central canadiano, Justin Duff, concretizou 15 pontos e destacou-se dos demais companheiros.

Ao cabo de 10 jornadas, e quando resta apenas uma ronda por disputar na 1ª Volta, o Tri-Campeão Nacional prossegue, sem companhia no topo da classificação, com um percurso imaculado, contando por vitórias os jogos realizados.

Resultados Finais da 9ª Jornada

Ac. Espinho 0-3 SL BENFICA, (14-25; 22-25; 18-25)
Esmoriz 2-3 Atl. Madalena, (25-23; 22-25; 25-11; 19-25; 16-18)
Vilacondense 1-3 Sp. Espinho, (15-25; 23-25; 25-22; 22-25)
SC Caldas 3-1 V. Guimarães, (25-20; 21-25; 25-20; 25-9)
Castêlo da Maia 3-0 Ac. São Mamede, (25-16; 25-19; 25-21)
Leixões 0-3 Fonte Bastardo, (20-25; 19-25; 18-25)

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Leixões, (25-11; 25-21; 25-14)
Sp. Espinho 3-0 Esmoriz, (25-18; 25-18; 25-12)
Atl. Madalena 3-0 SC Caldas, (25-23; 25-21; 28-26)
Vilacondense 0-3 Castêlo da Maia, (21-25; 24-26; 17-25)
Ac. Espinho 2-3 V. Guimarães, (16-25; 25-27; 25-22; 25-22; 18-20)
Ac. São Mamede 1-3 Fonte Bastardo, (25-23; 25-27; 20-25; 18-25)


Na Maia, a formação principal de Andebol do SL Benfica foi ao terreno do ISMAI vencer de forma apertada, por 29-31, em partida relativa à 12ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

O objectivo era regressar às vitórias e isso é que merece ser enaltecido, no começo da 2ª Volta. Ainda por cima a vergonhosa derrota caseira na época anterior, por 23-26, ainda está bem presente. Os pupilos de Mariano Ortega conquistaram os três pontos, mas o jogo deste Sábado foi bem mais suado do que aquele realizado na Luz, a contar para a 1ª Jornada da presente edição do campeonato.

A formação encarnada, que viu Tiago Pereira regressar ao activo após ausência prolongada por lesão, deparou-se com vários problemas para levar de vencida a equipa maiata (ao intervalo perdíamos por 17-16), que se apresentou muito bem trabalhada, atrevida, aguerrida e documentada relativamente às mais valias/fragilidades do Benfica. Num jogo em que o equilíbrio no marcador foi uma constante, os encarnados pecaram sobretudo no aspecto defensivo, onde estivemos irregulares e desconcentrados, e só partiram para a vitória nos 15 min finais de jogo, devido de alguma maneira à maior frescura física. 

Resultados Finais da 12ª Jornada

ISMAI 29-31 SL BENFICA
Madeira SAD 29-20 Passos Manuel
Sporting 38-21 AC Fafe
Sp. Horta 20-24 AA Avanca
Porto 37-25 Águas Santas
ABC-Belenenses (12/1)


Na "aldeia do Hóquei em Patins", o Campeão Nacional confirmou todo o seu favoritismo e derrotou expressivamente a equipa da casa, por 9-2, na 8ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade.

Com o desfecho positivo em Turquel e face ao empate averbado pela Oliveirense em "casa" do Sporting, os homens orientados por Pedro Nunes assumiram o comando de forma isolada da tabela classificativa (mais dois pontos que o 2º classificado, a equipa de Oliveira de Azeméis). Nota ainda para o desaire portista em Barcelos, como tal passamos a deter uma vantagem de 6 pontos relativamente ao FC Porto, agora 4º classificado.

O trajecto benfiquista 100% vitorioso parece estar para durar. Num dos terrenos alheios a nível nacional mais complicados de ultrapassar, os encarnados responderam de modo contundente, sobretudo durante os últimos 25 min. João Rodrigues, abriu o activo mas o 1º tento da noite contou com reacção imediata do HC Turquel, estavam decorridos 5 min de jogo. Volvidos cerca de 3 min, o matador João Rodrigues, actual 2º melhor marcador do campeonato, com 18 golos apontados, bisou na partida ao desviar um remate de meia distância de Diogo Rafael e colocou novamente a nossa equipa a ganhar. O 3º e o 4º tentos, ambos da autoria de Miguel Rocha, que tem agarrado a oportunidade oferecida pelo mister, apenas surgiram nos últimos 5 min do 1º tempo. A capacidade de remate do português a fazer-se notar antes do intervalo.

Na 2ª parte, o Benfica naturalmente impôs a sua categoria colectivamente e individualmente, aliando a consistência defensiva à organização ofensiva, e não mais deixou o anfitrião discutir o resultado final. Marc Torra elevou o "score" para 5-1, antes do génio Nicolia também fazer o gosto ao stick. O HC Turquel ainda reduziu distâncias, mas nos derradeiros instantes da partida, os encarnados marcaram ainda mais três golos, por intermédio de Valter Neves, através de uma forte "stickada", e Jordi Adroher, com este último a bisar.

Resultados Finais da 8ª Jornada

HC Turquel 2-9 SL BENFICA
Paço de Arcos 2-5 AE Física
AD Sanjoanense 4-3 HA Cambra
HC Braga 4-5 Juv. Viana
Sporting 3-3 Oliveirense
OC Barcelos 5-4 Porto
Candelária 4-6 Valongo


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário