quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Dois jogos, duas vitórias. Eis o saldo da noite de ontem para as modalidades do SL Benfica que estiveram em acção nos pavilhões da Luz. Em Futsal regressamos à liderança da Fase Regular, já em Basquetebol continuamos na luta pela qualificação na Europa.

Confira o rescaldo dessas duas partidas onde o Glorioso conseguiu sair vitorioso.


Na noite de ontem, o Campeão Nacional de Futsal recebeu e derrotou amplamente o Gualtar por 4-0, em encontro relativo à 11ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Sucintamente, o duelo em atraso com a formação minhota resultou no regresso às vitórias e ao topo da classificação, em igualdade pontual com o rival Sporting mas com menos um jogo realizado. Desta vez, Juanjo ficou de fora e, por conseguinte, Chaguinha voltou a ser utilizado na quadra. Bebé foi promovido a titular e realizou una boa exibição.

Foi um Benfica seguro, maduro e eficaz, aquele que se vislumbrou ao início da noite de Quarta-feira. No entanto, no 1º tempo sobretudo há que dar mérito ao Gualtar, uma equipa que luta para não descer de divisão, pois conseguiu de certa forma travar as investidas do anfitrião. Curiosamente seria um auto-golo de Ricardo Fernandes, ex-Benfica, numa intercepção infeliz após cruzamento de Ré, quando estavam jogados cerca de 8 min no desafio, a facilitar a tarefa à formação comandada por Joel Rocha que só viria a aumentar a vantagem e selar a conquista dos três pontos na segunda metade da partida. 

Os encarnados não precisaram de impor uma intensidade alta para ultrapassar com êxito mais um obstáculo, muito embora o caudal ofensivo se tenha acentuado após o intervalo, e foi com naturalidade que Alessandro Patias elevou o "score" para 2-0, imediatamente no reatamento do jogo, após um lance de entendimento bem sucedido entre o pivot e Rafael Henmi com o italiano a finalizar na recarga a um primeiro remate seu defendido pelo guarda-redes contrário. Depois, os argentinos do nosso plantel trataram de fechar o resultado final. Primeiro, Fernando Wilhelm fez uso do seu pé esquerdo "canhão" para marcar o 3º tento benfiquista e, posteriormente, após a expulsão de um jogador da equipa sediada em Braga, Alan Brandi aproveitou a superioridade numérica registada para concluir categoricamente de primeira uma assistência do seu compatriota.

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 4-0 Gualtar
Sporting 7-0 Quinta dos Lombos
Boavista 0-3 Belenenses
Burinhosa 2-1 SL. Olivais
Fundão 5-2 Sp. Braga
Leões de Porto Salvo 0-2 Módicus
CS São João 2-5 Rio Ave


Logo de seguida, a equipa de Basquetebol do SL Benfica entrou em acção, no Pavilhão Fidelidade, e bateu novamente, por 91-62, o Sopron KC, em encontro da 5ª Jornada da FIBA Europe Cup

Antes de me debruçar sobre o jogo em si, importa sublinhar que este resultado mantém o Benfica com possibilidades de avançar para a próxima fase. O Tetra-Campeão Nacional venceu a primeira de duas "finais", e mantém-se matematicamente com hipóteses de assegurar o acesso à fase seguinte da competição europeia. No outro jogo, o PO Antwerp Giants carimbou o 1º lugar ao vencer o Cibona, pelo que na derradeira jornada virá à Luz para cumprir calendário, factor que nos pode teoricamente ser positivo. 

Depois da vitória lograda na Hungria, a formação sob as ordens de Carlos Lisboa alcançou a 2ª vitória europeia. O adversário, em estreia nas competições europeias esta temporada, ainda não somou qualquer vitória e revelou-se presa fácil para os encarnados que tomaram as rédeas da partida desde o início, com um parcial favorável de 13-0, e não mais largaram até final. A entrada de rompante, 24-13 no final do 1º Período, catapultou o Benfica para uma exibição bem conseguida e para uma vitória robusta. Antes, os húngaros equilibraram o jogo e chegaram a aproximar-se no 2º Período (26-21), todavia até ao intervalo a formação encarnada dilatou novamente a vantagem no marcador (41-28).

Nos segundos 20 min, só deu Benfica. No 3º Período dobramos praticamente a vantagem (63-40) e no 4º Período alargamos ainda mais. Um desempenho bastante conseguido pelo conjunto benfiquista, quer defensivamente quer a nível ofensivo onde se registou paciência na circulação da bola e exploração das melhores situações para finalizar particularmente no jogo interior. Lisboa esteve bem ao rodar o plantel, permitindo aos encarnados manter os índices físicos durante todo o encontro.

A diferença pontual alcançada pode ser importante para o desejado apuramento. Neste momento, no que diz respeito à conferência onde estamos inseridos, apenas a equipa do Grupo E, o Boras Basket (Suécia), com três vitórias em cinco jogos, se encontram em melhor posição do que nós.


Jeremiah Wilson (21 pontos, 14 ressaltos e 7 assistências) apresentou-se de forma exemplar, após a perda do seu Pai. Uma magnífica demonstração de profissionalismo do norte-americano que não hesitou em voltar rapidamente a estar disponível em ajudar os seus companheiros na luta europeia. No regresso de Daequan Cook aos eleitos de Lisboa, foi o reforço Ivica Radic que mostrou serviço (38 pontos, 9 ressaltos). O sérvio esteve verdadeiramente endiabrado sobretudo na luta das tabelas e na concretização.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 91-62 Sopron KC
PO Antwerp Giants 82-69 BC Cibona Zagreb


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário