quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada europeia de sabores distintos. Em Voleibol asseguramos passagem à próxima eliminatória, já em Basquetebol averbamos nova derrota na fase de grupos da FIBA Cup.

Confira o rescaldo destas duas partidas onde o Glorioso foi interveniente.


Na Croácia, diante do BC Cibona Zagreb, a formação encarnada de Basquetebol comprometeu, ao perder por 74-66, as aspirações de seguir em frente na fase de grupos da FIBA Europe Cup.

À semelhança do que se sucedeu na estreia (79-83 na Luz), a turma liderada por Carlos Lisboa foi batida pelos croatas, e após ambos os duelos subsiste a ideia de que poderíamos ter feito mais e, porventura, actualmente poderíamos estar numa situação bem mais favorável com vista à qualificação.

De forma sucinta, o embate desta Quarta-feira ficou marcado por duas partes distintas. Começamos mal, recuperamos, equilibramos, mas não foi suficiente. Nos primeiros 20 min assistiu-se a um jogo fraco do Tetra-Campeão Nacional. Entre o 1º e 2º quarto, os encarnados consentiram um parcial de 17-0 (de 14-13 para 31-13)! Passividade na defesa e no ataque revelamos previsibilidade e poucas soluções, com demasiada insistência e pouca eficácia no tiro exterior (2/14). A este nível os erros pagam-se bem caro. Ao intervalo o marcador assinalava o resultado de 44-29.

Na 2ª parte já se viu um Benfica com capacidade para ombrear com os adversários na Europa. A mudança no sistema defensivo (defesa zona) e um maior índice de agressividade surtiu efeito. O conjunto croata foi surpreendido e teve de recorrer mais vezes ao lançamento exterior. No 3º Período, o Benfica chegou a estar próximo de encostar (48-44), mas não conseguiu dar seguimento à recuperação efectuada, encarando os últimos 10 min com uma desvantagem de alguma maneira considerável (58-50). No 4º Período, os encarnados ainda chegaram a encurtar distâncias (62-56) mas foi sol de pouca dura. Os croatas não permitiram quaisquer veleidades nos derradeiros instantes da partida e consolidaram o 2º lugar na classificação. Outro factor, para além da menor experiência benfiquista, que ajuda a explicar este deslize é a percentagem de lançamentos livres falhados, uma vez que desperdiçamos 11, num total de 23. Para finalizar, sem dúvida que terá pesado a rotação curta do plantel efectuada por Carlos Lisboa, num momento da temporada em que as viagens se têm sucedido consecutivamente e naturalmente o desgaste físico se faz sentir.

O norte-americano Daequan Cook, de regresso após a ausência nos Açores, autor de 22 pontos, voltou a ser o mais concretizador entre os homens que envergam o "manto sagrado", mas exibiu-se de forma irregular, aparecendo praticamente quando já estava definido o vencedor do desafio.

No outro encontro, o PO Antwerp Giants manteve a invencibilidade. Portanto, os dois primeiros classificados do Grupo B estão encontrados. Quanto às águias, estas enfrentam dois jogos caseiros e, para o desejado apuramento, necessitam de ser um dos dois melhores terceiros classificados da conferência que engloba 7 grupos.

Resultados Finais da 4ª Jornada

BC Cibona Zagreb 74-66 SL BENFICA
Sopron KC 55-81 PO Antwerp Giants


Na noite desta Quarta-feira, no Pavilhão Nº 2 da Luz, o Voleibol encarnado, com uma vitória por 3-1 frente ao Biogas Volley Nafels, assegurou presença nos 1/16 Final da Taça Challenge.

Face ao triunfo na Suíça pela margem máxima, bastava ao Tri-Campeão Nacional ganhar apenas dois sets para carimbar o passaporte para a seguinte ronda europeia (um resultado de 3-0 ou 3-1 dá três pontos à equipa vencedora e zero à equipa vencida, já um resultado de 3-2 dá dois pontos à equipa vencedora e um ponto à equipa perdedora).

Os finalistas vencidos da edição transacta apresentaram-se algo desconcentrados na parte inicial do duelo, e esse aspecto negativo reflectiu-se no marcador (3-8), no entanto os encarnados rapidamente trataram de restabelecer a igualdade (9-9) e, inclusivamente, de consumar a reviravolta (12-10). A partir daqui, o Benfica impôs-se claramente na partida e sem contestação venceu o 1º set (25-19). No 2º set, a supremacia encarnada foi evidente novamente, com o colectivo orientado por José Jardim a dominar de fio (8-13) a pavio (25-15). Estava, assim, confirmada a qualificação por parte do Benfica.

No 3º set, JJ optou por dar oportunidade a jogadores menos utilizados. O conjunto helvético aproveitou o menor rendimento encarnado para assegurar o seu set de honra nesta eliminatória (16-25), sem grandes problemas. Depois, o Benfica fechou naturalmente o encontro no 4º set por 25-20, e com as segundas linhas. Sublinhe-se a prestação de Ché (14 pontos) que, pese embora não ter integrado a equipa inicial, se destacou como o melhor pontuador benfiquista, conforme tinha acontecido no anterior jogo ante o SC Caldas.

Segundo o sorteio, os encarnados irão defrontar nos dezasseis-avos-de-final a formação belga do Topvolley Callant Antwerp, que foi eliminada da Taça CEV pelo Foinikas Syros (Grécia). Após a eliminação da Fonte Bastardo, o Benfica passou a ser a única equipa lusa em prova.

Resultado Final da 2ª Ronda (2ª Mão)

SL BENFICA 3-1 Biogas Volley Nafels (25-19; 25-15; 16-25; 25-20)


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário