quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Voleibol - Antevisão da Época 2015/2016

No próximo Sábado, tem início a época 2015/2016 para a equipa de Voleibol do SL Benfica, com a disputa da Supertaça Nacional. 

Após a melhor época da história do Voleibol benfiquista, seria impensável não renovar com toda a competente equipa técnica, comandada pelo treinador, e figura incontornável do nosso clube como poucas, José Jardim. Vencemos todas as competições domésticas, confirmando assim o inédito Triplete e conquistando o 3.º Campeonato Nacional consecutivo, e fomos finalistas vencidos de uma competição europeia. A hegemonia nacional é nossa, e tem de ser defendida!
O plantel Tri-Campeão sofreu várias alterações, fruto da inesquecível e excelente campanha nacional e, fundamentalmente, europeia. Se é verdade que mantivemos grande parte da estrutura vencedora (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/a-base-do-triplete-continua.html), não é menos verdade que alguns dos elementos mais preponderantes no sucesso de 2014/2015 rumaram a outras ligas, mais reputadas, e em busca de uma significativa melhoria a nível salarial. Vinhedo regressou ao Brasil, Honoré transferiu-se para a Alemanha e Ricardo Perini saiu para Itália (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/motivos-diferenteso-mesmo-desfecho.html), e outros optaram por continuar em Portugal uma vez que se encontram na fase descendente das suas carreiras, designadamente Kibinho (Sp. Espinho) e Flávio Cruz (Castêlo da Maia). Para fazer face às saídas atrás mencionadas e com o propósito de constituir uma equipa capaz de consolidar o domínio encarnado no panorama nacional e, porventura, de dignificar o "manto sagrado" no percurso europeu, chegaram várias caras novas, a maior parte sacadas no mercado internacional (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/08/caras-novas-heranca-pesada.html).

Apesar das mudanças, não há que temer as mesmas. Os reforços foram criteriosamente analisados, e havendo mudanças de paradigma -  até hoje as opções no mercado externo resumiam-se muito ao brasileiro - o Benfica aposta num jogador europeu, o holandês Maat van Werkhoven, que boas impressões deixou na pré-época, e claro, a aposta em Justin Duff, central canadiano senhor de um imponente background, de carreira e estatístico. E bem se precisa, já que substituir Honoré não será fácil.

No Voleibol todos reconhecem a importância da posição do distribuidor, e aqui são duas novidades, apesar de Renan ser um regresso não jogou com muitos dos jogadores que constituem a equipa agora. Ou seja, haverá por esta razão um necessário período da equipa crescer, particularmente com Danilo Gelinski, que vive a primeira experiência na Europa. Reforçar também um jogador que internamente tem vindo a reclamar mais espaço, e tão boa conta deu de si na Selecção, falo de João Oliveira, que entrará numa época que poderá marcar a sua afirmação em definitivo.

O nível competitivo interno aumentou, com os rivais a reforçarem-se bem, inclusive com alguns dos Tri-Campeões Nacionais. Portanto, não restam dúvidas sobre o equilíbrio de forças e quão difícil será repetir as proezas alcançadas na temporada anterior. No entanto, o favoritismo, conforme em todas as competições máximas lusas, recai sobre nós, ou não fossemos Tri-Campeões Nacionais. Na Europa, já não seremos os estreantes e a experiência acumulada permite-nos encarar a prova com outra alma, mais convicção e sem receio de quem possamos defrontar, porém devemos manter os pés bem assentes na terra, ser humildes, pensando jogo a jogo e tendo em mente que o objectivo prioritário passa por conquistar todos os troféus a nível nacional (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/06/challenge-cup-20152016.html).

O fim da época transacta também se tornou inesquecível pela ligação criada entre os adeptos e a equipa. Jamais esquecerei o arrepiante ambiente e o apoio demonstrando no derradeiro jogo da Taça Challenge em nossa casa, quando o título europeu já era uma miragem. Para a nova temporada, desejo que essa ligação perdure e que os benfiquistas ecléticos compareçam em massa nos jogos que disputaremos, fundamentalmente no Pavilhão N.º 2 da Luz. O repto está lançado.

Em suma, a ambição e a exigência estão no máximo. O desejo é que, tal como a equipa da temporada transacta, conquistem um lugar na nossa História!!! Rumo ao Tetra-Campeonato!

Podem consultar tudo sobre a época do Voleibol do SL Benfica em:

FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário