sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Este Sábado será movimentado, com todas as equipas seniores das 5 modalidades de pavilhão em acção! Há 2 títulos em disputa, a Supertaça de Basquetebol e Voleibol, e depois o arranque do Campeonato Nacional para o Hóquei em Patins, o Andebol também joga para o Campeonato, e o Futsal termina a ronda de apuramento europeia na Eslovénia.

Fique, de seguida, com a agenda e antevisão de todos estes jogos onde o Glorioso será protagonista.

No Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, pelas 15h deste Sábado, joga-se a Supertaça Nacional de Voleibol que coloca, frente-a-frente, o Tri-Campeão Nacional, SL Benfica, e o finalista vencido da Taça de Portugal, Sp. Espinho. É o arranque oficial da temporada, depois de cerca de um mês de pré-época de trabalho intenso, é por isso a hora da verdade, e os encarnados saltam para a quadra para defender um título que é seu.

Em duelo histórico, os comandados de José Jardim procuram entrar com o pé direito na nova temporada, tendo pela frente um adversário que aparece reforçado para esta temporada, com jogadores estrangeiros a juntarem-se a uma mescla de muita experiência e juventude. A chegada tardia de alguns reforços a Espinho indicará em teoria que a equipa vareira estará mais atrasada na sua preparação. Contudo do lado encarnado também há limitações, desde logo o reforço Justin Duff ainda se encontra ao serviço da Selecção, e Roberto Reis debate-se com problemas físicos, ficou de fora no fim de semana passado no Torneio das Vindimas e é improvável que vá a jogo nesta Supertaça.

Ainda assim o plantel encarnado tem soluções com qualidade e profundidade, e dará boa resposta. Não há como esconder, o favoritismo está do lado encarnado, bem claro com a responsabilidade de ganhar. Espero uma exibição concentrada, de uma equipa que nos habituou a nunca cansar-se de ganhar, e tem por isso uma hegemonia no voleibol nacional para defender, acrescentando mais um título ao seu palmarés.

Supertaça Nacional

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-Sp. Espinho 15h SPORT TV 3


Para este Sábado, está agendada a ronda inaugural do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Espera-se que os benfiquistas compareçam em bom número ao Pavilhão Fidelidade para a estreia do campeão nacional na prova maior.

Com o enorme amargo de boca deixado na Supertaça, este jogo demorou demasiado tempo a chegar, a equupa certamente que quer limpar a má imagem deixada em Aljustrel, e não podia pedir um adversário melhor para o arranque de temporada. De volta ao convívio dos grandes, o HC Braga terá obviamente como objectivo a manutenção. Os encarnados, até face ao que este campeonato promete, só podem pensar em vencer todos os jogos, pelo que só há um resultado admissível nesta tarde de Sábado: ganhar.

Aliás, os padrões de exigência têm de ser maiores, pede-se uma exibição categórica, com intensidade do primeiro ao último minuto, numa demonstração cabal do real valor desta equipa. Será também um jogo importante para os reforços se mostrarem e ganharem confiança. Ganhar, com uma exibição convincente, é o que se exige.

Campeonato Nacional - Jogos da 1ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-HC Braga 17h 
Oliveirense-Juv. Viana 15h
Porto-HA Cambra 15h
HC Turquel-Candelária 21h
OC Barcelos-Paço de Arcos 21h30
Sporting-AD Sanjoanense 16h

Domingo - dia 3:

Valongo-AE Física 18h


Em Vila Nova da Cerveira, pelas 18h, no próximo Sábado, joga-se a Supertaça de Basquetebol entre o Tetra-Campeão Nacional (SL Benfica) e o finalista vencido da última Taça de Portugal (BC Barcelos).

Depois da conquista do Troféu António Pratas, o dominador do basquetebol nacional volta a lutar por uma conquista, perante um adversário que tanta luta deu na temporada anterior, sobretudo na final da Taça. Contudo muito mudou desde então nos dois lados, nomedamente uma fatia significativa dessa mudança passou pela viagem de duas das figuras de proa do Barcelos na temporada anterior para a Luz. Será também por isso um jogo especial para Nuno Oliveira e Loncovic, embora dentro da quadra não haja sentimentalismos, só o desejo de ganhar.

Este enquadramento permite colocar o Benfica como ainda mais favorito do que já seria em teoria, já que a equipa barcelense aparenta ter menores argumentos do que na temporada anterior, ou pelo menos ficará essa ideia depois da prestação da equipa no Troféu António Pratas, onde teve duas derrotas inequívocas. Contudo desde esses jogos passaram duas semanas e certamente que com mais tempo de trabalho a equipa estará melhor, mas também os encarnados se encontram melhor.

Espera-se que no final do jogo venha mais um título para a Luz, uma exibição concentrada e séria dos encarnados fará com que se superiorizem a este adversário, saindo de VN de Cerveira com a desejada Taça.

Supertaça Nacional 

Domingo - dia 3:

SL BENFICA-Barcelos 18h SPORT TV 3


À mesma hora que tem início o último jogo dos Campeões Nacionais de Futsal na Fase Principal da UEFA Futsal Cup, a equipa de Andebol do SL Benfica enfrenta um duro teste na 6ª jornada do Nacional.

Depois de 5 jornadas iniciais só com vitórias - em jogos que a vitória era obrigatória - os encarnados defrontam pela primeira vez uma equipa da primeira metade da tabela classificativa, e que neste momento ocupa precisamente o 6º lugar. Contudo, ao contrário dos encarnados, a maioria dos jogos dos maiatos foram contra as equipas de topo da tabela, e se tem 3 derrotas, a verdade é que nenhuma delas foi por uma margem escandalosa, e foi ganhar em Braga, a casa do ABC.

Além disso é um adversário que já é bem habitual colocar dificuldades ao SL Benfica, especialmente na Maia, mas também na Luz, como demonstra o historial das últimas épocas. É por isso um jogo em que a exigência vai subir, e espera-se que os comandados de Mariano Ortega estejam bem preparados para este jogo, depois de um mês de campeonato em que deu para, em competição, ir preparando a equipa, entrosando os reforços e dando tempo de jogo a jovens jogadores.

Algumas das partidas disputadas colocaram dificuldades aos encarnados, que foram ultrapassadas, contudo perante um adversário de maior valia se o Benfica recair nas mesmas pode não ter uma margem de recuperação tão vasta como nesses jogos. Por isso mesmo, é preciso uma exibição de gabarito, agressividade e concentração na defesa e objectividade no ataque. É um primeiro teste mais "a doer" e uma vitória será um excelente indicador!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-Águas Santas 19h BENFICA TV 1
ISMAI-Sp. Horta 19h
Belenenses-AA Avanca 18h30
AC Fafe-Passos Manuel 18h
Sporting-Porto
ABC-Madeira SAD 16h

Domingo - dia 4:

Sporting-Porto 15h


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário