segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana à BENFICA! Cumprimos o nosso destino: vencer! Vale a pena sublinhar as vitórias concludentes no "derby" de Futsal e no Clássico de Basquetebol, bem como os nossos adeptos que criaram ambientes ensurdecedores, especialmente nos jogos disputados no Pavilhão Fidelidade, provando desta forma que estão em sintonia com o ecletismo do nosso clube. 

Confira o rescaldo de toda a jornada desportiva do "mundo" eclético dos encarnados. 



Os pupilos de "águia ao peito" atingiram a liderança isolada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal após terem derrotado o Sporting por duas bolas a uma. Com uma massa adepta a "empurrar" de forma incondicional os nossos rapazes para as vitórias tudo se torna mais fácil.
Pese embora as fulcrais ausências do lesionado Chaguinha e do castigado Rafael Henmi, e com Fernando Wilhelm limitado, o colectivo benfiquista viria a garantir os três pontos e, consequentemente, a manutenção da invencibilidade.
Os primeiros 20 min do Derby foram marcados por algum equilíbrio, como era expectável, com as equipas encaixadas tacticamente. Os lances atacantes que se iam sucedendo surgiam através de rasgos individuais. A 7 min do descanso, Alessandro Patias desperdiçou a possibilidade de marcar o 1.º tento da tarde, ao não aproveitar um livre de 10 metros, a penalizar a 6.ª falta sportinguista. Mas, a escassos 10 segundos do apito para o intervalo, o SL Benfica desbloqueou as contas da partida, por intermédio do reforço Fábio Cecílio. Na sequência de um canto batido por Bruno Coelho, Alan Brandi serviu o internacional luso que recebeu de costas para a baliza, movimentou-se repentinamente na direcção oposta e inaugurou o marcador finalmente.
De regresso à quadra, a toada do encontro, pautado pelo equilíbrio de forças, manteve-se. Todavia, numa situação de superioridade numérica, provocada pela subida do guarda-redes Marcão, que já actuou na nossa casa, o rival da 2.ª Circular chegou à igualdade, restavam jogar cerca de 12 min. Juanjo, que se notabilizou com várias intervenções decisivas durante os 40 min, foi surpreendido pelo remate de Miguel Ângelo, num momento em que se preocupava com outro jogador sportinguista que se encontrava dentro da nossa área solto de marcação. Para ajudar à festa, o pivot Alessandro Patias foi expulso, por acumulação de amarelos, a 8 min do término do desafio. Deste modo, o SL Benfica ficou, durante 2 min, reduzido a apenas três jogadores de campo, para além do "portero" espanhol. Precisamente, ultrapassados esses 2 min, Ré recupera a bola e conduz um contra-ataque rapidíssimo, assistindo o Capitão Gonçalo Alves, acabado de reentrar, que à saída de Marcão revelou uma frieza assinalável e colocou o SL Benfica novamente em vantagem. O Sporting apostou no "5 para 4" a cerca de 4 min do final, mas sem sucesso, e com Juanjo, homem da partida, mais uma vez a mostrar-se intransponível após um livre de 10 metros à mercê do adversário. Ainda houve tempo para Cavinato ver o 2.º amarelo e o vermelho. O vencedor estava encontrado. O conjunto às ordens de Joel Rocha assegurou uma vitória tangencial mas justa, revelando pragmatismo e uma enorme alma para desfeitear o eterno rival.

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 2-1 Sporting
Burinhosa 7-3 Boavista
Fundão 3-1 Quinta dos Lombos
Leões de Porto Salvo 0-2 Belenenses
Rio Ave 2-2 SL. Olivais
Módicus 6-3 Gualtar
CS São João 0-0 Sp. Braga


Dois jogos, duas vitórias para o Tri-Campeão Nacional de Voleibol. Foi assim que os pupilos de José Jardim ultrapassaram o último fim de semana desportivo.
Na tarde de Sábado, na condição de visitante, os encarnados ganharam ao, histórico e "outsider" na luta pelo título, Sp. Espinho por 1-3. 
A formação anfitriã apresentou-se deveras confiante, agressiva, a colocar grandes problemas ao nosso "side-out". O SL Benfica revelava desorganização no ataque, permitindo uma boa recepção e contra-ataque aos tigres. Ademais, consentimos erros não forçados e foi com naturalidade que o 1.º set pendeu para os locais. Depois, veio ao de cima a maior capacidade benfiquista em todos os capítulos do jogo. As águias não voltariam a conceder quaisquer veleidades ao adversário no resto do jogo (21-25; 21-25; 18-25) e arrecadaram os três pontos em disputa.
No Domingo, teve lugar a recepção ao Castêlo da Maia, com as águias a vencerem por esclarecedores 3-0. Os maiatos não tiveram uma dupla jornada fácil. Averbaram dois desaires, primeiramente na recepção ao Fonte Bastardo e depois na deslocação à Luz. Quanto ao jogo, pouco ou nada há a acrescentar uma vez que a supremacia benfiquista foi uma evidência, conforme os parciais demonstram, 25-20; 25-18; 25-23.

Resultados Finais da 2ª Jornada

Sp. Espinho 1-3 SL BENFICA (25-18; 21-25; 21-25; 18-25)
Ac. Espinho 0-3 Esmoriz (22-25; 22-25; 21-25)
Castêlo da Maia 0-3 Fonte Bastardo (21-25; 18-25; 25-27)
SC Caldas 3-0 Leixões (25-15; 25-20; 25-17)
Atl. Madalena 2-3 Ac. São Mamede (23-25; 20-25; 25-18; 28-26; 7-15)
Vilacondense 3-2 V. Guimarães (25-16; 22-25; 25-21; 12-25; 13-15)

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia (25-20; 25-18; 25-23)
Esmoriz 0-3 Fonte Bastardo (23-25; 18-25; 17-25)
Leixões 1-3 Ac. Espinho (18-25; 25-20; 17-25; 18-25)
Ac. São Mamede 3-0 SC Caldas (25-13; 25-19; 29-27)
V. Guimarães 0-3 Sp. Espinho (21-25; 22-25; 21-25)
Vilacondense 3-2 Atl. Madalena (25-18; 21-25; 25-22; 16-25; 17-15)



Jornada dupla de sucesso para o Tetra-Campeão Nacional de Basquetebol. No Sábado, o SL Benfica recebeu e bateu o FC Porto por 72-61 no Pavilhão Fidelidade com um excelente ambiente proporcionado pelos nossos adeptos, enquanto no Domingo fomos a Barcelos derrotar a formação local por 61-82.
Volvidas três épocas, o aguardado "Clássico" do Basquetebol nacional regressou à Luz! Os comandados de Carlos Lisboa suplantaram com justiça o conjunto portista, depois de um susto inesperado.
Na primeira parte, fundamentalmente nos últimos 10 min, as águias apresentaram-se abaixo do rendimento normal, com um desempenho irregular em todos os aspectos do jogo, sobretudo através do constante desacerto defensivo, bem como da falta de organização no capítulo ofensivo. O FC Porto, nomeadamente no 2.º Período com um parcial de 0-13, aproveitou para ganhar vantagem no marcador, fazendo uso do tiro exterior, com a maior diferença a favor do rival do Norte a cifrar-se nos 16 pontos, perante a estupefacção do público benfiquista. Ainda assim, os encarnados conseguiram encurtar distâncias até ao intervalo (31-43).
Empolgados pelo fervoroso público que marcou presença no Complexo da Luz, tudo mudou na etapa complementar. Uma excelente reacção dos homens de vermelho, à Campeão, com raça, querer e ambição, permitiu que o SL Benfica consumasse a desejada reviravolta. A arriscada mudança no sistema defensivo (opção pela defesa zona) surtiu claramente efeito para os encarnados, com o irreverente e contagiante Carlos Andrade (11 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) e a dupla Tomás Barroso e Nuno Oliveira a oferecer maior discernimento e versatilidade ao colectivo benfiquista, que foram parando as sucessivas mas pouco convictas investidas do rival (os lançamentos exteriores deixaram de entrar), e aproximando-se significativamente do empate, o que viria a acontecer antes dos 10 min finais da contenda (53-53). No último quarto, ainda demorou mas o SL Benfica efectuou a remontada no marcador e selou o triunfo. Olhando para a estatística, não restam dúvidas relativamente ao papel preponderante que Daequan Cook (20 pontos) e Jeremiah Wilson (18 pontos e 12 ressaltos) tiveram no Clássico.
No dia seguinte, os Campeões Nacionais, que contaram com o importante contributo dos quatro reforços, Jeremiah Wilson (16 pontos e 12 ressaltos), Daequan Cook (15 pontos e 7 ressaltos), e os ex-BC Barcelos Marco Loncovic (15 pontos e 7 ressaltos) e Nuno Oliveira (14 pontos), somaram mais dois pontos na viagem ao Minho, vencendo por 61-82, todavia a equipa da casa tentou ao máximo complicar a tarefa aos homens liderados por Carlos Lisboa.
O poste norte-americano Frederick Gentry foi a grande ausência do duplo compromisso, devido a lesão. Por seu turno, há que saudar Carlos Ferreirinho, pois está de volta à competição, depois de ter sido utilizado ante o BC Barcelos, tendo mesmo apontado 4 pontos.
Uma última nota para a resolução do diferendo entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação Nacional de Juízes. Uma boa notícia para a modalidade.

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 72-61 Porto
Galitos Barreiro 79-70 Lusitânia
Eléctrico 75-84 Oliveirense
V. Guimarães 93-69 Maia Basket
Ovarense 81-62 Barcelos

Folga: CAB Madeira

Resultados Finais da 4ª Jornada

Barcelos 61-82 SL BENFICA
Lusitânia 66-70 CAB Madeira
Oliveirense 88-78 Ovarense
Galitos Barreiro 99-74 Eléctrico
Porto 69-62 V. Guimarães

Folga: Maia Basket



No Pavilhão Nº 2 da Luz, o Andebol encarnado regressou aos triunfos ao bater o Madeira SAD por 29-23 na 8.ª Jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional.
O resultado pode não indicar, mas os homens às ordens de Mariano Ortega sentiram bastantes dificuldades para levar de vencida o duelo e somar a 7.ª vitória na competição.
O SL Benfica recolheu aos balneários em vantagem, por 14-13, contudo nos primeiros 30 min do jogo foi a formação madeirense que esteve praticamente sempre na frente do placar, contando com a prestação do lateral-direito, emprestado pelo nosso clube, Cláudio Pedroso (melhor marcador da partida com 9 golos). Um 1.º tempo marcado pelo equilíbrio, com as águias a não conseguirem contrariar a boa organização do adversário.
Na etapa complementar, os encarnados não conseguiam descolar no marcador, até que apareceu Hugo Figueira, determinante entre os postes. Nos últimos 15 min, o SL Benfica distanciou-se definitivamente do Madeira SAD, apesar de uma arbitragem muito rigorosa na sinalização do jogo passivo, e fixou o resultado final em 29-23.
Por causa do atraso no voo da equipa madeirense, o desafio realizou-se no mesmo dia, porém foi adiado para as 20h30.

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 29-23 Madeira SAD
ISMAI 36-38 ABC
AC Fafe 18-34 Porto
AA Avanca 28-30 Passos Manuel
Belenenses 23-27 Águas Santas

Quarta - dia 21:

Sporting-Sp. Horta 21h


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário