segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A conquista da Supertaça Nacional por parte das nossas equipas de Voleibol e Basquetebol constituiriam evidentemente os momentos mais gloriosos do fim-de-semana. Mas igualmente se registou desfecho positivo no Andebol, que lidera provisoriamente a pauta classificativa, e Hóquei em Patins, que entrou a vencer, para o Campeonato Nacional, e no Futsal, que logrou atingir a Ronda de Elite da UEFA Cup.

Confira todo o rescaldo de mais uma jornada onde o SL Benfica aumentou o seu pecúlio de títulos.



Três jogos, três goleadas para os rapazes às ordens de Joel Rocha. Deste modo, a equipa de Futsal do SL Benfica atingiu a Ronda de Elite da UEFA Cup. Parabéns pelo cumprimento do objectivo!
Os Campeões Nacionais viajaram até à Eslovénia, nomeadamente à cidade de Dobovec que acolheu o Grupo B da fase principal da competição máxima europeia da modalidade, tendo alcançado o pleno de vitórias, todas de forma folgada, e, por conseguinte, o 1.º lugar da tabela classificativa, à frente da equipa anfitriã.
O colectivo benfiquista era apontado como favorito a vencer o grupo e assim se concretizou. Os triunfos por 8-2 ("hat-trick" de Fábio Cecílio), contra o MNK Centar Sarajevo, 9-2 ("poker" de Alessandro Patias), ante o FC Grand Pro Varna, e por 6-1 ("bis" de Bruno Coelho), frente o KMN Dobovec, são sintomáticos, isto é, espelham bem a nossa superioridade. Como tem sido apanágio desde que Joel Rocha chegou ao nosso clube, o jogo das águias primou, acima de tudo, pela qualidade e capacidade colectiva. A única adversidade com que nos deparamos recaiu na lesão sofrida pelo energético Chaguinha. Ficam os votos de uma rápida recuperação. Precisamos de ti, craque!
O SL Benfica, que esteve afastado da competição europeia cerca de dois anos e depois de a ter vencido em 2010, regressa da Eslovénia com a qualificação no bolso e, tal como os restantes 11 apurados a partir da Fase Principal, juntar-se-á aos quatro cabeças-de-série da prova, isentos até à Ronda de Elite: Kairat Almaty (Cazaquistão), Inter Movistar (Espanha), Tulpar Karagandy (Cazaquistão) e Ekonomac Kragujevac (Sérvia). Rumo à Final Four!

Resultados Finais da Fase Principal

SL BENFICA 8-2 MNK Centar Sarajevo
KMN Dobovec 7-2 FC Grand Pro Varna
SL BENFICA 9-2 FC Grand Pro Varna
KMN Dobovec 5-2 MNK Centar Sarajevo
SL BENFICA 6-1 KMN Dobovec
FC Grand Pro Varna 6-5 MNK Centar Sarajevo


No Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, o Tri-Campeão Nacional de Voleibol conquistou a sua quinta Supertaça consecutiva, "Penta", ao vencer naturalmente o histórico Sp. Espinho por concludentes 3-0, (25-23; 25-17; 25-14).
Uma boa moldura humana marcou presença em mais um dia de regozijo para os comandados de José Jardim, que começaram a época, conforme terminaram a última em que logramos um inédito Triplete, a vencer. Na equipa inicial, o treinador benfiquista optou por manter a estrutura vencedora (Ivo Casas, Hugo Gaspar, André Lopes e Zelão), apostou no jovem João Oliveira face ao facto do internacional luso Roberto Reis ainda não se encontrar a 100 % (embora tenha sido opção no final do 1.º set), e utilizou duas caras novas, o distribuidor Paulo Renan e o Central Mart Van Werkhoven.
Alguns problemas na recepção e pontos oferecidos à formação vareira ditaram o equilíbrio que se registou no 1.º set, no entanto as águias não deixariam, depois de estarem em desvantagem no marcador (no final do 1.º tempo técnico, 6-8 a favor dos tigres), de assegurar a vitória por 25-23, com o contributo preponderante do endiabrado Hugo Gaspar. A partir daqui, os encarnados impuseram a sua experiência, corrigiram os pontos menos positivos, aumentaram os índices de agressividade e com um bloco bem sucedido, onde o holandês Mart Van Werkhoven começou revelar-se uma mais-valia, não tiveram grandes problemas (25-17 e 25-14) em selar o desafio e confirmar mais um troféu para o Museu Cosme Damião, fazendo com que o SL Benfica se tornasse no clube português com mais Supertaças no seu palmarés - seis.
Destaque para o fulcral rendimento do Capitão Hugo Gaspar, autor de 18 pontos, e para a utilização, ainda que escassa, dos reforços Danilo Gelinski e Ivan Kolev.

Supertaça Nacional

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho, (25-23; 25-17; 25-14)


Os Campeões Nacionais de Hóquei em Patins estrearam-se no campeonato nacional 2015/2016, com uma esclarecedora vitória sobre o HC Braga. Depois de falhado o primeiro objectivo, a Supertaça "António Livramento", a equipa encarnada entrou na Luz para limpar a má imagem da semana anterior, procurando claro uma entrada de patim direito no campeonato. Frente a um adversário recém-promovido e claramente inferior, o jogo foi dominado de fio a pavio pelos homens da casa, mas o resultado final não reflecte as dificuldades dos primeiros minutos.
O primeiro golo só surgiu já depois do primeiro quarto de hora de jogo, e depois de o treinador Pedro Nunes ter trocado todos os quatro jogadores de pista. Nos minutos iniciais o Benfica não teve um jogo muito fluído, faltando objectividade na hora de atacar a baliza bracarense. Apesar de uma bola à trave de Marc Torra e duas ao poste de João Rodrigues, que podiam ter desbloqueado o que estava difícil, a verdade é que a equipa estava algo amarrada. A partir do golo de Carlos Nicolia, tudo ficou mais fácil, e o avolumar do resultado foi natural.
Com 3-0 ao intervalo, a segunda parte trouxe mais 7 golos, com quatro homens a bisarem: os reforços Marc Torra e Jordi Adroher, o goleador João Rodrigues e Miguel Rocha, que depois de não ter sido opção na Supertaça, aproveitou bem os minutos que teve neste jogo, "reclamando" mais tempo de jogo. Em suma, uma vitória esperada dos encarnados, por uma margem confortável e que lhe permite liderar o campeonato desde já, embora naturalmente em igualdade pontual com todos os outros candidatos. Para a semana primeiro jogo fora, em Viana do Castelo, perante uma equipa que foi vender cara a derrota a casa da Oliveirense nesta semana. Rumo ao Bi!

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 10-0 HC Braga
Oliveirense 3-2 Juv. Viana
Porto 10-1 HA Cambra
Valongo 4-4 AE Física
HC Turquel 2-1 Candelária
OC Barcelos 5-2 Paço de Arcos
Sporting 8-2 AD Sanjoanense


E continua a série de conquistas... São 11 títulos nacionais consecutivos! Este Sábado, em Vila Nova de Cerveira, os Tetra-Campeões Nacionais arrecadaram a Supertaça Nacional de Basquetebol, repetindo o feito das três temporadas anteriores.
Volvidos poucos dias após erguerem pelo 2.º ano consecutivo o Troféu António Pratas, os pupilos de Carlos Lisboa não tiveram dificuldades em bater o finalista vencido da última Taça de Portugal, o BC Barcelos. Este incontestável triunfo valeu às águias somarem a 4.ª Supertaça consecutiva e a 13.ª do seu glorioso historial. Não há margem para dúvidas quanto ao domínio benfiquista nesta competição, tendo em consideração que a Ovarense é o clube que se segue com oito vitórias.
Quanto à partida, propriamente dita, a eficácia encarnada no tiro exterior, com particular destaque para os sete triplos obtidos, ao cabo do 1.º Período (30-7) deitou por terra praticamente qualquer aspiração do conjunto barcelense, que apresenta irremediavelmente um plantel mais fraco quando comparado com o do ano anterior. Antes do intervalo, houve uma resposta do BC Barcelos com um parcial de 0-8 a seu favor, contudo os encarnados rapidamente trataram de repor as distâncias, recolhendo aos balneários com o marcador a assinalar um desnivelado 45-19. Nos restantes 20 min, a toada do encontro manteve-se com os dominadores nacionais da modalidade a controlarem todas as incidências e, inclusivamente, a alargarem o fosso. No 4.ª Período houve 10 pontos sem resposta logrados pelo conjunto oriundo de Barcelos, porém nem isso beliscou a turma benfiquista que viria a vencer categoricamente por 79-42. Carlos Lisboa efectuou rotação do plantel, demonstrando plena confiança nos jogadores que tem à disposição. Cada vez mais se conclui que detemos uma equipa bem montada, com várias boas opções para cada posição, e isso certamente é uma boa dor de cabeça para o nosso treinador, agravada pelo gradual entrosamento das caras novas.
Se na Taça de Portugal de 2014/2015 esteve perto de acontecer surpresa, desta vez imperou a lei do mais forte, visto que o SL Benfica demonstrou que se encontra num patamar acima do clube minhoto e com tranquilidade garantiu mais um título e prolongou a hegemonia na modalidade.
Os quatro reforços para esta época integraram a lista, encabeçada pelo incansável Carlos Andrade (14 pontos e 6 ressaltos), de marcadores da partida, bem como o jovem talento de 18 anos Ricardo Monteiro. Nota ainda para Daequan Cook pelos 4 triplos e para o regular e consistente Frederick Gentry (11 pontos e 9 ressaltos), pois também eles se distinguiram como figuras do encontro.

Supertaça Nacional

SL BENFICA 79-42 BC Barcelos


Vitória sobre Águas Santas permite liderança isolada, à condição, e prosseguir com um trajecto totalmente vitorioso, quando já foram disputadas seis jornadas no Campeonato Nacional de Andebol.
Depois de cinco jogos perante adversários teoricamente bem menos capazes do que o SL Benfica, aguardava-se com alguma expectativa o comportamento das águias na recepção ao histórico Águas Santas, que tantas vezes nos tem criado dissabores ao longo das últimas temporadas. Portanto, tratava-se indubitavelmente do teste mais complicado para os rapazes orientados por Mariano Ortega até este momento.
Uma entrada de rompante, decidida, por parte da turma encarnada levou a concluir que o desfecho da partida iria sorrir aos da casa, com um 12-6 à passagem do min 17, contudo os nortenhos nunca viraram a cara à luta e valorizaram ainda mais a vitória do SL Benfica. Até ao descanso houve reacção maiata através de um parcial 0-5, contudo as águias viriam a chegar ao intervalo ainda com uma vantagem satisfatória, 17-14. Os 30 min que se seguiram foram perfeitamente controlados pelos rapazes de vermelho, face ao estoiro físico revelado pelo opositor, que comandaram sempre o marcador, com o resultado final de 33-27. Em síntese, apresentamos boas indicações quer a nível ofensivo quer a nível defensivo, com circulação de bola e explorando as melhores situações para finalizar, mas ainda há muito a afinar...
Para que o SL Benfica mantivesse a dinâmica de vitórias importou sobretudo as actuações de Elledy Semedo e Uelington, ambos com 6 golos, que assim dividiram o papel de protagonista do jogo. Mas neste Benfica, creio ser unânime, ao invés de outros anos, prevalece o colectivo sobre as individualidades.
Como o Porto, nosso próximo adversário já nesta Quarta-feira, levou a melhor no Clássico, e contabiliza menos um jogo, o SL Benfica isolou-se no 1.º lugar, ainda que de forma provisória.

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 33-27 Águas Santas
ISMAI 21-25 Sp. Horta
Belenenses 18-22 AA Avanca
AC Fafe 29-29 Passos Manuel
Sporting 26-27 Porto
ABC 35-27 Madeira SAD


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário