segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana positivo, com pleno de vitórias, para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. O Futsal encarnado, na condição de visitante, derrotou o Boavista. Já o Voleibol e o Basquetebol, entraram a ganhar na defesa do título máximo nacional. Por fim, a nossa formação de Hóquei em Patins não cedeu na difícil deslocação a Viana do Castelo.

Confira o rescaldo de todos os encontros onde o Glorioso esteve em grande evidência.



No Pavilhão do Infante de Sagres, o Futsal encarnado somou mais três pontos ao derrotar o Boavista por 3-7, num encontro da 6.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Logo no primeiro minuto, um erro clamoroso de Fernando Wilhelm permitiu ao conjunto da "casa" colocar-se na frente do marcador, graças a um passe errado do internacional argentino que foi interceptado e deixou o jogador adversário isolado. De seguida, o pivot Alessandro Patias enviou uma bola ao poste, na sequência de um remate seu devolvido pelo "portero" local. O SL Benfica viria a restabelecer o empate através de um canto ensaiado, batido pelo Capitão Gonçalo Alves e finalizado pelo pivot Alan Brandi dentro de área.
Com Juanjo de fora dos convocados, a tratar de assuntos pessoais, Bebé foi titular na baliza encarnada. O internacional português poderia ter feito mais quando os axadrezados assumiram novamente a vantagem no marcador.
Posteriormente, o SL Benfica igualou novamente a partida, num canto tirado a papel químico do lance do primeiro golo, com Ré desta vez a rematar para o interior da baliza da turma boavisteira.
Depois de um mau passe de Bebé, o Boavista fez o 3-2, fruto de uma boa jogada colectiva.
A cerca de 6 min do descanso, as coisas complicaram-se para as hostes encarnadas. Rafael Henmi recebeu ordem de expulsão, e consequente vermelho directo, por agressão e viu-se afastado do derby ante o Sporting, agendado para o próximo fim de semana. A pouco mais de 2 min do intervalo, o SL Benfica ficou ainda numa posição mais desfavorável ao atingir a 5.ª falta, mas nada mais aconteceu até ao momento de recolher aos balneários. Os Campeões Nacionais perdiam, única e exclusivamente por sua culpa, sobretudo devido à desorganização defensiva apresentada. Facilitamos e ao intervalo havia surpresa no "placar".
Nos 20 min que restavam, naturalmente a equipa anfitriã quebrou fisicamente e o SL Benfica partiu em busca da 5.ª vitória no Nacional.
O empate benfiquista ainda demorou a ser alcançado. Os comandados de Joel Rocha tomaram as rédeas da partida sem grande oposição, contra um rival que defendia cada vez mais próximo da sua área, e os remates foram-se sucedendo. O sufoco provocado pelas águias era uma realidade, mas nesta altura o guarda-redes do Boavista exibia-se a excelente nível, negando o golo do SL Benfica por diversas ocasiões. Até que a 13:47 min do final do jogo, é assinalada grande penalidade a favor dos homens de vermelho, que resultou na expulsão, por acumulação de amarelos, de um jogador do Boavista. O internacional italiano Patias repôs finalmente a igualdade e, cerca de 2 min depois, colocou o SL Benfica em vantagem, pela primeira vez no desafio, novamente através de um penalty, por mão na bola. Pedia-se pelo menos mais um golo em busca de uma vantagem mais confortável, mas isso só aconteceu a cerca de 4 min do apito final, numa bonita jogada de entendimento entre Alessandro Patias e Fábio Cecílio, com o internacional luso a servir Bruno Coelho de bandeja que não teve problemas em concretizar o 5.º tento benfiquista. Entretanto, o Boavista arriscou a situação de "5 para 4", e Mário Freitas quase aproveitou a baliza deserta para sentenciar a partida, mas a bola foi devolvida pelo poste. Já dentro dos últimos 2 min de jogo, Fábio Cecílio, após passe de Fernando Wilhelm, aumentou a vantagem e, a 28 segundos do fim, Alessandro Patias completou o "hat-trick", fechando as contas do embate.
Em suma, não desarmamos, é verdade, mas, conforme as palavras do técnico Joel Rocha, uma exibição pouco convincente, sobretudo na 1.ª parte, onde facilitamos a nível defensivo e faltou organização no ataque. 
Para além de Juanjo, de fora, também ficou Chaguinha. O preponderante e energético brasileiro lesionou-se no último jogo da Fase Principal da UEFA Futsal Cup e irá estar ausente durante alguns dias. Tem um problema muscular e deve falhar o derby, não se sabendo ainda o período ao certo que estará afastado das quadras.
Num pavilhão, praticamente lotado, onde os árbitros tiveram jogo difícil face à má conduta dos adeptos axadrezados, com os habituais e lamentáveis cânticos anti-Benfica, é justo salientar o apoio das várias dezenas de benfiquistas que se deslocaram ao pavilhão na cidade portuense.

Resultados Finais da 6ª Jornada

Boavista 3-7 SL BENFICA
Burinhosa 6-4 CS São João
Quinta dos Lombos 4-0 Leões de Porto Salvo
Belenenses 3-5 Rio Ave
Gualtar 4-3 Sp. Braga
SL. Olivais 3-1 Módicus
Fundão 1-4 Sporting



Ao invés do que se sucedeu na temporada transacta, o Tetra-Campeão Nacional de Basquetebol assegurou um desfecho feliz na estreia na Fase Regular, ao ultrapassar o Maia Basket por 50-64.
Este fim de semana a modalidade viveu um dia negro na sua história e que deve de forma veemente envergonhar as entidades responsáveis. Supostamente, o SL Benfica enfrentava uma jornada dupla, com a recepção ao V. Guimarães, em jogo da jornada inaugural, no Sábado, e a viagem até ao Norte, para defrontar o Maia Basket, no Domingo. Face à ausência da equipa de arbitragem, devido a greve, o embate com os vitorianos foi cancelado e adiado, data a definir, tal como o confronto entre a Ovarense e Maia Basket.
Mas, enfim, passamos à análise do que realmente importa. No dia seguinte, em território maiato, os pupilos às ordens de Carlos Lisboa realizaram o 1.º jogo para o Nacional e começaram bem a luta pela renovação do título. A formação maiata teve, sem surpresa, em Nuno Marçal a sua principal referência ofensiva (17 pontos) e ofereceu uma boa réplica aos detentores da hegemonia nacional da modalidade, num jogo fraco, que se caracterizou sobretudo pela baixa pontuação registada (22-30 ao intervalo). O SL Benfica cumpriu os serviços mínimos, e depois de estar a perder por 8-4 esteve sempre na liderança do marcador, com as maiores vantagens a serem cavadas no 2.º período (10-22) e no 3.º período (27-40). O jogo só ficaria resolvido nos derradeiros 10 min, visto que a diferença pontual foi regularmente curta, com um triplo do norte-americano Jeremiah Wilson a sentenciar praticamente o encontro. A ineficácia benfiquista na linha de lance livre (10/21 - 47,6%), a boa coesão defensiva revelada e o jogo interior através de penetrações felizes, com Cláudio Fonseca a distinguir-se na concretização, foram factores determinantes na partida. Na próxima jornada exige-se uma exibição mais conseguida no Clássico com o Porto, no Pavilhão Fidelidade.
A título individual destacaram-se o internacional português Cláudio Fonseca (16 pontos e 11 ressaltos) e Jeremiah Wilson (14 pontos e 7 ressaltos).

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA-V. Guimarães (adiado)
Barcelos 70-53 Lusitânia
Oliveirense 69-58 CAB Madeira
Eléctrico 61-78 Porto
Ovarense-Maia Basket (adiado)

Folga: Galitos Barreiro

Resultados Finais da 2ª Jornada

Maia Basket 50-64 SL BENFICA
Barcelos 93-46 Eléctrico
Galitos Barreiro 63-69 CAB Madeira
Oliveirense 80-62 Lusitânia
Porto 64-59 Ovarense

Folga: V. Guimarães


No Pavilhão N.º 2 da Luz, os Tri-Campeões Nacionais de Voleibol iniciaram a caminhada no Campeonato Nacional com um esperado triunfo sobre o Vilacondense, mas num jogo que não foi conseguido de todo. Alguma irregularidade dos encarnados custou a derrota no 2.º set, e um susto no 3.º set.
Entrando com a mesma equipa inicial da Supertaça, os encarnados dominaram o primeiro set de forma esmagadora, ganhando cedo vantagem e dilatando-a de forma incrível na rotação de serviço de André Lopes, o internacional português estava de mão quente e com uma dezena de serviços consecutivos foi somando ases ou colocando enormes dificuldades à recepção vilacondense, que comprometia a sua resposta. Sem espanto, o set terminou com um esclarecedor 25-11, e pensava-se que o SL Benfica teria uma tarde descansada.
Puro engano, a jovem formação do Vilacondense não se deixou abater, e veio com tudo para o 2.º set, onde soube tirar proveito de uma série de erros dos encarnados, nos mais variados quadrantes do jogo. O SL Benfica cedo ficou em posição complicada neste set, e nem as trocas vindas do banco mudaram o rumo dos acontecimentos, a derrota no set chegou de forma natural aos 19-25.
Para o 3.º parcial, José Jardim deixou Ivan Kolev em campo no lugar de João Oliveira, cujo 2.º set tinha sido desastrado. O SL Benfica entrou melhor, mais concentrado nas suas acções e naturalmente foi ganhando uma vantagem esclarecedora, liderando por 16-8 ao segundo tempo técnico. Nesse momento, e numa incrível paragem mental, os encarnados consentiram um inacreditável parcial de 1-12, passando o marcador para 17-20. O treinador demorou a mexer na equipa, mas fez então a troca decisiva, trocando Paulo Renan por Danilo Gelinski. Esta fase do set não estava a correr nada bem a Renan, com escolhas previsíveis. Danilo deu uma lufada de ar fresco nas opções de jogo, aumentou a confiança dos atacantes encarnados e a troca também mexeu psicologicamente com o adversário, que com um par de erros comprometeu a sua vantagem, e com um parcial de 8-2, os encarnados fecharam o set em 25-22.
No derradeiro set, com Danilo e Kolev de início, os encarnados estiveram em óptimo plano, e tal como no set inicial não deram qualquer hipótese a um adversário que atirou a toalha ao chão, acabando por perder novamente por margem larga. Os três pontos ficaram assim carimbados, depois de um susto inesperado. Houve assim matéria para a equipa técnica reflectir, há muito para melhorar e a equipa tem muito por onde crescer, até dado o número de caras novas desta temporada! Para a semana, tempo de jornada dupla, Sábado em Espinho frente ao SCE, Domingo na Luz frente ao Castêlo da Maia.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-1 Vilacondense (25-11; 19-25; 25-22; 25-12)
Esmoriz 1-3 Castêlo da Maia (23-25; 29-27; 17-25; 11-25)
SC Caldas 1-3 Ac. Espinho (21-25; 25-21; 16-25; 21-25)
Fonte Bastardo 3-0 Sp. Espinho (25-13; 25-23; 25-23)
V. Guimarães 3-1 Ac. São Mamede (25-22; 25-23; 12-25; 25-18)

Quarta - dia 21:

Leixões-Atl. Madalena 21h


Os Campeões Nacionais de Hóquei em Patins garantiram uma importantíssima vitória, na deslocação a Viana do Castelo, no jogo "grande" da 2.ª jornada do Campeonato Nacional.
Como vaticinamos na antevisão, este desafio revestia-se de particular interesse para o conjunto liderado por Pedro Nunes, tendo em consideração de tratar-se de um encontro de elevado grau de dificuldade. O Pavilhão de Monserrate é tradicionalmente um local complicado, conforme atestam os últimos resultados de lá trazidos (derrota por 9-5 em 2013/2014; vitória por 4-5 em 2014/2015). Ademais, a Juv. Viana vinha de uma derrota tangencial no reduto da Oliveirense.
Os primeiros 25 min do desafio foram equilibrados, com poucas oportunidades de golo e com o nulo no marcador a ser desfeito aos 11 min, por intermédio do suspeito do costume, João Rodrigues, após uma assistência de Tiago Rafael, titular nesta partida, que optou por passar ao colega de equipa num momento em que se lhe pedia o remate, iludindo assim a defesa adversária. A 1.ª parte foi então dividida, com a equipa da casa a conseguir de alguma maneira responder à maior intensidade colocada em campo por parte da turma benfiquista nos minutos iniciais. A formação vianense apostou nas transições rápidas atacantes por via de lance individuais, dispondo inclusivamente de oportunidades de golo, numa fase em que os encarnados registaram várias perdas de bola e se mostraram passivos no processo defensivo, valendo, aqui e ali, as boas intervenções de Guillem Trabal.
No 2.º tempo, a toada do encontro manteve-se nos primeiros instantes, porém depois o SL Benfica impôs-se definitivamente e arrancou para o desejado êxito.
O ex-FC Barcelona, Marc Torra, aumentou a vantagem para 0-2 numa iniciativa individual que resultou num remate certeiro de meia distância em plena zona central. Logo de seguida, o avançado internacional espanhol desperdiçou um livre directo, pela 10.ª falta da equipa visitada. Ficou por exibir um cartão azul ao infractor pela falta perigosa sobre Valter Neves. Na resposta, a Juv. Viana reduz para 1-2, num tiro de fora de área.
A equipa da casa estava então claramente na discussão do resultado e naturalmente empolgada, com a ajuda do seu fervoroso público. Felizmente apareceu a capacidade de finalização de João Rodrigues, que depois de enviar uma bola ao poste, o que veio a acontecer a Nicolia antes do 1-4, não desanimou. Numa das habituais incursões de Carlos Nicolia, o argentino dirigiu-se para a zona entre a tabela de fundo e a baliza adversária, descobrindo dentro de área e solto de marcação João Rodrigues que, novamente de primeira, repôs a diferença em dois golos, 1-3.
A partir daqui, o jogo ficou partido, e mais ficou quando João Rodrigues completou o "hat-trick", oportuno numa recarga após remate de Valter Neves. Num lance fortuito, Tó Silva aproveitou para bisar e encurtar as distâncias, 2-4. Gonçalo Suissas viria ainda a falhar um livre directo, a penalizar a 10.ª falta cometida pelos benfiquistas.
Foi então que o técnico Pedro Nunes solicitou o desconto de tempo para que o SL Benfica acalmasse e controlasse o jogo, privilegiando a posse da bola, segurando assim os três cruciais pontos. E assim aconteceu até ao apito final. Os encarnados souberam de certa maneira gerir o jogo, aproveitando os erros do adversário que arriscou ofensivamente e se expôs defensivamente. 
O astro Nicolia concluiu uma jogada de insistência de Diogo Rafael, que viu por duas vezes o seu disparo ser parado. Seria, então, o Capitão Valter Neves a carimbar a excelente vitória, com nota artística, numa bela execução através de uma "picadinha" que levou a bola a embater no poste antes de se aninhar no interior da baliza caseira. Nos últimos momentos da partida, Diogo Rafael desperdiçou três situações de golo iminente, com o guarda-redes pela frente, e a turma vianense ainda fez mais um golo, fechando as contas em 3-6. Triunfo muito importante, reitero, e que permite encarar com maior motivação o grande "Derby" da próxima jornada.
Um nota para o regresso de Pedro Henriques aos convocados, volvidos dois jogos cumpridos de castigo.

Resultados Finais da 2ª Jornada

Juv. Viana 3-6 SL BENFICA
Paço de Arcos 5-3 Candelária
HA Cambra 0-12 Oliveirense
AE Física 0-4 Porto
HC Turquel 2-4 Valongo
AD Sanjoanense 4-7 OC Barcelos
HC Braga-Sporting (14/10)


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. E as meninas do hóquei venceram as raparigas do clube do Pátio das Cantigas e Lamentações.
    As modalidades femininas também merecem ser lembradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Está equivocado. Refere-se ao derby de futsal feminino, em que derrotamos a formação do Sporting por 0-2.
      Em Hóquei em Patins, conquistamos o Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa e vencemos a Salesiana, por 0-12, no 1ª Jornada do Campeonato Nacional - Zona Sul.

      Como habitualmente, daremos a devida atenção ao Feminino na rubrica semanal "Modalidades de Salto Alto".

      Obrigado pela atenção!

      Saudações benfiquistas

      Eliminar