quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mais SLB

A actividade do Atletismo encarnado mantém-se imparável, dentro e fora do território nacional. À quantidade de atletas que competem nos mais variados meetings, alguns deles bem referenciados no panorama internacional, alia-se a qualidade demonstrada através de excelentes resultados arrebatados, especialmente os records pessoais e nacionais alcançados. Por conseguinte, torna-se complicado, e é bom sinal, sintetizar e seleccionar a actualidade eclética extra-pavilhões.
Começamos pelos escalões mais jovens, particularmente pela jovem versátil e encantadora Marisa Vaz Carvalho, juvenil de 1.º ano, que esteve brilhante no Campeonato do Mundo de Juvenis, ao estabelecer largamente novo record nacional da categoria no Heptatlo com 5666 pontos, terminando a participação no honroso 8.º lugar. Além disso, averbou records pessoais nas provas de 800 m e Lançamento do Peso. Talento não lhe falta!
Depois surgem os Júniores, concretamente as cinco águias que alinharam no Campeonato Europeu relativo à faixa etária indicada. Em solo sueco, Rafael Jorge bateu o record pessoal nos 100 m, porém, tendo em consideração que ficou arredado da final, o melhor resultado pertenceu ao fundista João Pereira, 14.º classificado na prova de 10000 m.
Relativamente aos Séniores, o foco desta gloriosa secção, reiteramos, esteve voltado para várias frentes, incluindo a nível internacional. Na Liga Diamante, desta vez disputada no Mónaco, Nelson Évora ultrapassou a barreira dos 17 m, contudo foi 4.º classificado e  prossegue de forma sólida a sua preparação tendo em vista os Mundiais em Agosto. A estafeta nacional, onde constam Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, atravessa definitivamente uma excelente fase e, volvidos escassos dias após assegurar novo record nacional, garantiu o 2.º lugar nesta prestigiante prova mundial. Nota ainda para o 8.º lugar de Tsanko Arnaudov, que, esta Terça-feira, venceu o concurso do Lançamento do Peso no Meeting de Bellinzona, na Suíça, revelando regularidade nos arremessos acima dos 19 m.
Por terras de "nuestros hermanos", houve quem representasse condignamente o nosso clube. No Meeting de Ávila, o velocista Arnaldo Abrantes distinguiu-se dos demais companheiros de equipa igualmente em competição depois de vencer os 200 m com o tempo de 20,87 s, a par de Diogo Ferreira que levou de vencida a disciplina de Salto com Vara. Enquanto no XX Meeting de Mataró, Hélio Gomes foi 4.º classificado nos 1500 m e Rui Pinto fechou a corrida de 5000 m na 8.ª posição.
Depois de nos debruçarmos sobre as prestações dos nossos atletas além-fronteiras, o foco desvia-se para as competições internas. António Vital e Silva apresentou-se, sem margem para dúvidas, em plano de evidência ao bater o record pessoal no Lançamento do Martelo por duas vezes! Primeiro, venceu sem surpresa o concurso no Campeonato Regional de Lisboa, tal como Yazaldes Nascimento que gastou 20,90 s para se impor nos 200 m, e posteriormente viria a suceder-se o mesmo na deslocação a Elvas onde decorreu um meeting local, ou seja, tendo o endiabrado poveiro voltado a conseguir o êxito com uma nova melhor marca (69,50 m). Quer nas provas de observação do CAR Jamor, quer no Regional de Lisboa, vários atletas do SL Benfica lograram um desfecho feliz, com particular ênfase para o novo record pessoal de Samuel Barata nos 1500 m. Restando salientar o triunfo de Miguel Moreira nos 1500 m do Campeonato Regional de Setúbal. Estamos em vésperas do Campeonato de Portugal, agendado para o próximo fim de semana em Leiria, e não faltam provas de que os nossos atletas se encontram devidamente preparados.
Com uma notável recuperação no derradeiro segmento da jornada, a Corrida, João Pereira, foi 9.º classificado e obteve a melhor prestação no que diz respeito ao trio luso presente, composto integralmente por triatletas do SL Benfica, na 7.ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, disputada em Hamburgo, Alemanha, e ocupa firmemente o 13.º posto do Ranking Mundial. A 4.ª edição do Triatlo de Esposende, pontuável para a Taça de Portugal, sorriu ao benfiquista Gil Maia, ao passo que colectivamente encerramos a participação no 2.º lugar, valendo as exibições de Bernardo Aguiar e Leonardo Aniceto, que entretanto se sagraram Campeão Nacional de Juvenis e Vice-Campeão Nacional de Júniores, respectivamente, depois de arrecadarem a medalha de Ouro e de Prata referentes ao seu escalão na Taça do Mundo que decorreu em simultâneo em Setúbal. O esforçado Tiago Maia bem tentou um final mais positivo, no entanto terminou o Campeonato da Europa de Triatlo Cross no 20.º lugar, justificado pela quebra física que sofreu na parte decisiva do percurso.
O azar parece não prescindir de seguir o piloto André Rodrigues, que após uma fuga de água se viu obrigado a desistir quando faltavam apenas duas tiradas para fechar a participação no Rally de Aguiar da Beira/Sernancelhe, pontuável para o Troféu DS3 R1.



A grande sensação lusa, pese embora a curta delegação nacional, do Campeonato do Mundo de Atletismo na categoria de Juvenis, disputado em Cali, Colômbia, é detentora de uma versatilidade e potencialidade assinaláveis e não pára de nos surpreender. Referimo-nos a Marisa Vaz Carvalho que garantiu o 8.º posto no Heptatlo - 7 provas combinadas -, num total de 38 atletas presentes, e melhorou categoricamente o, seu, record nacional de Juvenis na especialidade ao amealhar 5666 pontos.
Ademais, a talentosa atleta pulverizou a marca de referência nacional no escalão de Juvenis, ao confirmar a presença nas Meias-finais dos 100 m Barreiras com o tempo de 13,36 s. Depois garantiu lugar na final da disciplina tendo concluído com o 5.º melhor tempo. Excelente resultado, uma vez que era claramente a mais jovem entre as concorrentes! Ainda houve tempo e espaço para novo record pessoal no Lançamento do Peso - 14,46 m. Tem um futuro risonho a seus pés...


Em Eskilstuna, Suécia, houve lugar ao Campeonato da Europa de Júniores com especial atenção para os cinco atletas do SL Benfica presentes. Victor Korst não avançou para a final do Salto em Altura. No hectómetro, Rafael Jorge, ao invés de Ricardo Pereira, qualificou-se, com record pessoal de 10,63 s, para as Meias-Finais mas não conseguiu levar mais longe a sua participação. Na final dos 10000 m, João Pereira cortou a meta no 14.º lugar, ao passo que André Cunha desistiu.



A excêntrica cidade do Mónaco acolheu a Liga Diamante, que integra alguns dos Meetings mais reputados do Mundo. Evidentemente que esta competição "chama" alguns dos nomes mais consagrados do Atletismo Mundial e que justamente se encontram em preparação para o Campeonato do Mundo que se avizinha, entre eles constam quatro atletas do SL Benfica.
Volvidos poucos dias após ter arrecadado o melhor registo pessoal do ano, Nelson Évora, suplantou novamente a barreira dos 17 m (17,11 m) e garantiu o 4.º posto na disciplina do Triplo Salto, enquanto Tsanko Arnaudov (que entretanto venceu no Meeting Bellinzona, Suíça, ao arremessar o engenho até aos 19,92 m) não foi além, com a marca de 19,45 m, do 8.º lugar no Lançamento do Peso. Os velocistas Arnaldo AbrantesYazaldes Nascimento voltaram a integrar o quarteto português que recentemente, em Madrid, bateu o record nacional na estafeta 4x100 m - 38,94 s. Desta vez, precisaram de 39,05 s para concluir o percurso, tendo assim finalizado no 2.º lugar.
Resultados oficiais em:
http://monaco.diamondleague.com/en/programme-resultats/programme-2015/





No XVII Gran Premio Ciudad de Avila, Espanha, o destaque vai para os desempenhos vitoriosos de Arnaldo Abrantes, ao cabo de 20,87 s, na especialidade dos 200 m e de Diogo Ferreira, depois de transpor legalmente a fasquia colocada a 5,55 m, no Salto com Vara. Confira seguidamente as classificações finais dos vários atletas benfiquistas presentes:
Masculino
400 m
António Rodrigues - 3.º Lugar
200 m
Arnaldo Abrantes - 1.º Lugar
110 m Barreiras
Rasul Dabó - 2.º Lugar
100 m
Diogo Antunes - 2.º Lugar
Salto com Vara
Diogo Ferreira - 1.º Lugar
Rubem Miranda - 3.º Lugar
Ícaro Miranda - 4.º Lugar
Samuel Remédios - 5.º Lugar
Feminino
Salto em Comprimento
Teresa Vaz Carvalho - 2.º Lugar
Resultados oficiais em:
http://resultados.rfea.es/2015/resultados/airelibre/al_avila.pdf

Ainda em solo castelhano, designadamente no XX Meeting "Ciutat de Mataró", competiram Rui Pinto, que terminou a prova de 5000 m no 8.º lugar, e Hélio Gomes, que assegurou a 4.ª posição na corrida dos 1500 m com um tempo que lhe permite plenamente intrometer-se na luta pelo apuramento para o Campeonato do Mundo.
Resultados oficiais:
http://resultados.rfea.es/2015/resultados/airelibre/al_mataro.pdf



Seguramente que o fim de semana que passou ficará guardado na memória para o poveiro e benfiquista António Vital e Silva, que tem vindo a atravessar uma boa forma, acumulando logicamente bons resultados. Isto porque estabeleceu, por duas vezes, novo record pessoal no Lançamento do Martelo. Primeiramente, em Lisboa, no Campeonato Regional, conseguiu arremessar o engenho até aos 68,92 m e, posteriormente, na 4.ª edição do Meeting Cidade de Elvas, aos 69,50 m.


Como indicado acima, este fim de semana decorreu o Campeonato Regional de Lisboa, e obviamente diversos atletas encarnados marcaram presença, alguns dos quais foram consagrados como vencedores, e inclusive bateram records pessoais, nomeadamente:
- Samuel Barata nos 1500 m, que bateu o record pessoal com 3:50,61 min.
António Vital e Silva no Lançamento do Martelo, que também melhorou a sua marca de referência conforme já descrito.
Yazaldes Nascimento nos 200 m (20,90 s).
Jorge Grave que fez 57,20 m (melhor do que os 56,07 m no Regional de Setúbal) no Lançamento do Disco.
Realce ainda para os jovens Diogo Mestre e Rivinilda Mentai que também ultrapassaram o seu melhor registo pessoal.
Nas provas de observação que decorreram no Centro de Alto Rendimento do Jamor, há a sublinhar os triunfos de Elias Leal no Lançamento do Dardo com 59,98 m, e de Jorge Grave no Lançamento do Disco com 58,34 m, enquanto Rubem Miranda e Ícaro Miranda se ficaram pelo 2.º e 3.º lugares,respectivamente, no Salto com Vara.
Para o próximo fim de semana está agendado o Campeonato de Portugal em Leiria.




Depois do excelente 4.º lugar nos Jogos Mundiais Universitários de Verão 2015, Miguel Moreira venceu a prova de 1500 m, à frente do benfiquista Ricardo Paixão, na pista da Sobreda, em Almada, onde se disputou o Regional de Setúbal, com o tempo de 3:45,82 min, que equivale a novo record pessoal.
Resultados oficiais em:
http://www.setubal-asas.com.pt/docum.php?idp=c68a31eb63eb6d17980a64a8d0cfec25&idM=aalResProvas?idM=


Em mais uma etapa do Circuito Mundial de Triatlo, discutida em Hamburgo, Alemanha, foram seleccionados triatletas benfiquistas, os únicos representantes lusos na prova de elite masculina. A melhor prestação deveu-se a João Pereira (13.º classificado do Ranking Mundial) que, com uma fantástica recuperação no derradeiro segmento da Corrida, completou o percurso no 9.º lugar, depois surgiu João Silva na 17.ª posição e Miguel Arraiolos abandonou.
Resultados oficiais em:
http://www.triathlon.org/results/result/2015_itu_world_triathlon_hamburg/270966

A localidade de Esposende recebeu o IV Triatlo, prova pontuável para a Taça de Portugal, com amplo destaque para o resultado de Gil Maia, uma vez que se sagrou vencedor com o tempo de 54:33 min. Colectivamente, fechamos nos 2 .º lugar, devido também às exibições dos jovens Bernardo Aguiar e Leonardo Aniceto, sendo que estes arrecadaram as medalhas de Ouro (Juvenis) e Prata (Júniores), respectivamente, na Taça do Mundo de Biatle, em Setúbal, em simultâneo com o Campeonato Nacional da modalidade. Parabéns aos três!
Resultados oficiais:
http://federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/917/resultados/MASCULINA.pdf




No Campeonato da Europa de Triatlo Cross, a jovem águia Tiago Maia concluiu a dura prova no 20.º lugar, contudo a sua prestação foi positiva. Não fosse a quebra física no segmento da corrida e poderia ter alcançado outro resultado.


Depois de não ter participado no Rally do Vidreiro, aparentemente porque o carro não se encontrava pronto, o piloto André Rodrigues compareceu em mais uma prova pontuável para o Troféu DS3 R1, o Rally Aguiar da Beira/Sernancelhe, no entanto uma fuga de água impediu o benfiquista de concluir as duas derradeiras especiais. Resta disputar o Rally de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário