segunda-feira, 8 de junho de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana de sabores distintos para o Futsal encarnado na decisão do título. O empate na série deixa tudo em aberto para os próximos dois confrontos no pavilhão de Odivelas, casa emprestada do nosso adversário. 

O SL Benfica entrou com o pé direito na Final dos Playoffs, após receber e bater o Sporting por duas bolas a uma. Quero destacar o excelente ambiente vivido no Pavilhão Fidelidade durante os dois primeiros jogos. 
Como previ, as duas equipas entraram muito preocupadas em não cometer erros. Mas foi precisamente na sequência de uma falha clamorosa por parte do guarda-redes André Sousa que Bruno Coelho aproveitou para inaugurar o marcador num remate por entre as pernas do keeper leonino. 
A vantagem deu uma enorme confiança aos comandados de Joel Rocha, que assim partiram para uma primeira parte completamente dominadora. Aos cinco minutos, já vencíamos por 2-0, através de uma reposição lateral de Chaguinha, à qual Rafael Henmi deu a melhor sequência para atirar a bola para o fundo das redes leoninas. 
A pressão encarnada deixou a equipa do Sporting completamente desorientada. Estávamos mais rápidos e agressivos sobre a bola. As águias ganhavam quase todas as bolas dividas e o terceiro golo estava perto. O técnico adversário pediu desconto de tempo para os seus atletas aumentarem a sua agressividade. 
Aos poucos, os "leões" tentaram equilibrar a contenda, mas nunca criaram muito perigo junta da baliza defendida por Juanjo. A solidariedade defensiva dos jogadores encarnados e a segurança do nosso guarda-redes iam ajudando a superar as dificuldades que surgiam no último reduto da formação encarnada. 
A primeira parte acabou com uma ocasião soberana para a formação benfiquista chegar ao terceiro golo. Contudo, Rafael Henmi desperdiçou-a de forma escandalosa, atirando ao poste na conclusão de um contra-ataque de dois atletas benfiquistas perante o guarda-redes adversário, conduzido por Bruno Coelho. 
O triunfo ao intervalo era justo, mas pecava por escasso, dada a superioridade das "águias" ao longo dos primeiros vinte minutos. 
No segundo tempo, a qualidade de jogo desceu e foi valendo a incerteza no resultado para dar alguma emoção à partida. O equilíbrio foi a nota dominante, tendo o Sporting reduzido o marcador para a desvantagem mínima, através de uma grande pontapé de Marcelinho. Nos últimos cinco minutos, a formação leonina correu maiores riscos com a utilização da situação de jogo "5x4", mas a consistência defensiva demonstrada pelo Benfica garantiu uma vitória completamente merecida diante dos seus adeptos.
Os encarnados levavam assim uma importante vantagem na véspera do segundo confronto entre os velhos rivais. 

No Domingo, o Sporting infligiu a primeira derrota da época ao SL Benfica e empatou a Final de discussão do título nacional de Futsal. Os leões venceram no segundo jogo disputado na Luz por sete bolas a quatro, após prolongamento. 
A primeira metade começou com muita polémica. Primeiro, Gonçalo Alves usa e abusa do cotovelo, à semelhança do que Caio Japa havia feito no jogo 1. Os árbitros não agiram em conformidade. Depois, o capitão encarnado viu a dupla de arbitragem anular-lhe um golo limpo, por pretensa falta de Rafael Henmi sobre Djô no início do lance. Poucos segundos depois, o guarda-redes espanhol Juanjo foi expulso por defender a bola fora da área, deixando o Benfica em inferioridade numérica e sem um dos elementos mais preponderantes da equipa. Ainda assim, o Sporting não aproveitou a superioridade durante os dois minutos e as águias conseguiram manter a sua baliza inviolável. 
De seguida veio uma "maré de azar" para os encarnados. Patias fez estremecer o poste da baliza contrária na transformação de um livre. Pouco tempo depois, Ré acertou na trave da baliza defendida por André Sousa. 
Pelo meio, a equipa verde e branca ganhou vantagem numa partida muito equilibrada, disputada a um ritmo muito mais lento do que aquele exibido no dia anterior. Diogo tirou Patias do caminho e rematou por entre as pernas de Bebé, fazendo o 0-1 com que se chegou ao intervalo. 
Na etapa complementar, os leões conseguiram controlar a iniciativa do jogo até à altura em que atingiram as cinco faltas. A partir desse momento, o Benfica dificultou a vida ao adversário e esteve muito perto do empate. Destaque para mais dois tiros aos postes de Patias e Bruno Coelho. E foi contra a corrente do encontro que o Sporting chegou ao segundo golo, com Caio Japa a aproveitar uma atrapalhação defensiva as águias. 
Em desvantagem por dois golos, Joel Rocha resolveu assumir o risco da situação de "5 para 4" nos derradeiros seis minutos. Porém, a estratégia das águias foi sendo controlada pelo Sporting que fechava todos os caminhos para a sua baliza. Até que, a 44 segundos do fim, Bruno Coelho desviou ao segundo poste, encurtando a diferença para a margem mínima. A 8 segundos do fim, quando pouca gente já acreditava no empate, Chaguinha protagonizou um remate rasteiro que fez "explodir" as bancadas da Luz e adiar a decisão para o tempo extra. 
O prolongamento foi uma "loucura" e começou com a concretização da reviravolta dos encarnados com novo golo de Chaguinha. Mas a resposta leonina foi pronta e Marcelinho virou de novo o resultado com um "bis" no espaço de poucos segundos. Bebé ficou mais uma vez muito mal na fotografia, principalmente no quarto golo da formação de Alvalade. 
A tarefa dos encarnados ficou novamente complicada e pior ficou com a expulsão de Bebé por defender a bola fora da área. Um guarda-redes tão experiente não pode cometer tantos erros infantis. Podem-nos custar muito caro. O jovem Cristiano foi lançado para a baliza e os leões aproveitaram a superioridade numérica para aumentar a sua vantagem para dois golos, com um desvio oportuno de Alex junto ao poste. 
Até ao apito final, o Benfica tentou reverter novamente a situação e reduziu mesmo o marcador na transformação de um livre de 10 metros por parte de Alessandro Patias. Todavia, com Bruno Coelho como guarda-redes avançado, Alex ainda aproveitou algum desnorte/cansaço encarnado para desfazer todas as dúvidas ao marcar por duas vezes nos últimos segundos da partida. 
O "factor casa" passou para o lado leonino mas nada está perdido. A qualidade que a nossa equipa exibiu e a garra, querer e ambição demonstrados ao longo da época fazem-me acreditar que podemos ganhar em Odivelas. 

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 2-1 Sporting (1-0)

Resultado Final do Jogo 2 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 4-7 Sporting (1-1)


Sem comentários:

Enviar um comentário