quinta-feira, 4 de junho de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Com a época das restantes modalidades terminada, o próximo fim-de-semana fica marcado pelo duplo derby na Final do Campeonato Nacional de Futsal. Os dois velhos rivais de Lisboa defrontam-se na luta pelo título que será decidida à melhor de cinco partidas. No Pavilhão Fidelidade jogam-se os dois primeiros duelos e todo o apoio dos Benfiquistas será fundamental para empurrar os nossos rapazes para o sucesso. 

Estarão frente-a-frente as duas melhores equipas nacionais. Perspectivo que todos os encontros serão muito equilibrados, sendo mesmo decididos nos pequenos pormenores e detalhes. Penso que nenhuma das formações se pode assumir como favorita à conquista do título, pese embora tenhamos a "vantagem casa" do nosso lado. 

Os "leões" têm dominado a modalidade nos últimos anos, algo que se traduz no facto de serem os actuais bi-campeões. Nuno Dias lidera um grupo há várias temporadas que tem sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Os jogadores conhecem-se muito bem e cada um sabe muito bem qual a sua missão em campo. Este época perderam muita criatividade e velocidade com as saídas de Divanei e Deo. Diogo tem provado ser um bom reforço, mas não tem feito a diferença que os responsáveis leoninos esperavam dele. 
Na Luz, irão pressionar a todo o campo para recuperarem a bola cedo e criarem imediatamente perigo junto da baliza defendida por Juanjo. As suas mais-valias são a qualidade das bolas paradas e o pragmatismo das transições ofensivas. Em dois ou três passes conseguem criar oportunidades para finalizar. 

Do nosso lado o objectivo é obviamente sermos Campeão. Para tal, é muito importante conquistar dois triunfos nestes primeiros desafios. Dar valor à vitória na fase regular é pelo menos ter a decisão no nosso pavilhão. A nível emocional, os comandados de Joel Rocha não se podem deixar influenciar, de forma negativa, pelo ambiente que irá estar na Luz. Isto é, temos que jogar com muita cabeça, pois pela frente teremos um adversário muito inteligente à espera dos nossos erros. Portanto, a consistência defensiva demonstrada ao longo da temporada será fundamental para superarmos o nosso rival. Não podemos cometer falhas na transição para o ataque. Se tivermos que jogar "feio", assim seja. 
Eu optaria por dar a iniciativa de jogo ao Sporting para os surpreender com transições rápidas ofensivas, operadas por Chaguinha ou Ré. Importa colocar a máxima intensidade na quadra, revelar pragmatismo na hora de atacar e elevados níveis de eficácia na finalização: eis a chave para nossa felicidade. 

Andamos todo o ano à espera desta grande Final. Chegou o momento de provarem porque temos sido a melhor formação ao longo de toda temporada. Força Rapazes!


Sem comentários:

Enviar um comentário