segunda-feira, 15 de junho de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O Campeão voltou! A equipa de Futsal do SL Benfica sagrou-se, este Domingo, Campeã Nacional da modalidade, depois de ter vencido os dois jogos realizados na casa emprestada do nosso eterno rival Sporting CP.

Depois de uma vitória para cada lado no Pavilhão da Luz, a final mudou-se para o pavilhão alugado pelos leões, em Odivelas. Sabia-se que seria Cristiano, o terceiro guarda-redes encarnado, a defender as nossas redes, em virtude das expulsões de Juanjo e Bebé no jogo 2, mas, ainda assim, estava tudo em aberto na decisão do título. E foram mesmo os encarnados quem voltaram a ficar de novo na frente do playoff, após terem derrotado o conjunto leonino por três bolas a uma, no terceiro encontro desta série. 
As águias entraram melhor na quadra e deixaram logo um aviso no primeiro minuto do encontro, com Gonçalo Alves a rematar de fora da área para defesa apertada de André Sousa. Na recarga, Bruno Coelho errou o alvo, já com o guarda-redes contrário batido. 
A coroar a supremacia benfiquista, os pupilos de Joel Rocha inauguraram o marcador à passagem do minuto 5, aproveitando uma má reposição lateral do Sporting. Alan Brandi recuperou a bola, disparou para um contra-ataque de 2xGR, o qual foi concluído com sucesso por Bruno Coelho ao segundo poste. 
Contra a corrente do jogo, os homens da casa restabeleceram a igualdade, através de um disparo de pé direito, forte e colocado, de Pedro Cary que fez entrar a bola junto ao poste direito. 
O empate viria a ser desfeito pouco tempo depois com Rafael Henmi a aparecer sozinho no meio da área verde e branca para finalizar um canto apontado por Chaguinha. Estava reposta a justiça no marcador. 
Nos últimos minutos da primeira parte e com o Benfica a somar cinco faltas, o Sporting tentou chegar novamente ao golo. Porém tinha pela frente uma formação muito unida, solidária e concentrada em não deixar o adversário criar perigo junto da sua baliza. Que fantástica coesão defensiva!
Chegámos ao descanso com os encarnados na frente do marcador com todo o merecimento, pois foram a equipa mais inteligente a todos os níveis diante de um Sporting muito dependente dos desequilíbrios provocados por Diogo ou Alex. 
Na etapa complementar, o Benfica continuou com o controlo do jogo frente a uns leões sem soluções para chegar à nossa área com perigo. Não restou outra solução ao técnico Nuno Dias se não apostar na situação de "5 para 4" nos últimos cinco minutos de jogo. Neste período, o destaque vai para o jovem Cristiano que, para além de ter protagonizado boas intervenções, ainda fez a assistência para o golo da confirmação do triunfo encarnado, apontado pelo internacional italiano Alessandro Patias. 
Triunfo justíssimo da melhor equipa em campo. Mais uma vez, o Benfica mostrou que a sua força é o colectivo. Ficamos a uma vitória do título. O Sporting ia disputar o jogo 4 (ainda) mais pressionado. 

No dia seguinte, com Juanjo de regresso à baliza, os encarnados sagraram-se os novos Campeões Nacionais, fechando a eliminatória com um total de 3-1 em jogos a seu favor. Foi um grande espectáculo de futsal. Um hino à modalidade!
Entre a "espada e a parede", o Sporting apareceu disposto a levar a decisão para a "negra", pressionando as águias com enorme intensidade. Na sequência de um raro erro na transição ofensiva por parte do Benfica, Diogo aproveitou e à terceira tentativa colocou os leões na frente do resultado. 
Nesta partida, os dois emblemas tiveram uma abordagem menos táctica e mais ofensiva, o que permitiu um jogo muito vivo de grandes emoções. O capitão Gonçalo Alves esteve perto do empate, porém, mesmo sem André Sousa na baliza, atirou ao lado. Volvidos poucos instantes, Marcelinho acertou no poste e, na resposta, o remate de Patias teve o mesmo destino. Que jogo electrizante! O Benfica não podia contar com o seu "motor" Chaguinha e o pivot Alan Brandi, devido a lesão. O intervalo chegou sem que o placar registasse alguma alteração. 
À semelhança da primeira metade, o Sporting voltou a entrar forte na quadra e, na sequência de um livre batido por Diogo, Caio Japa aumentou a vantagem leonina. A tarefa das águias ficada ainda mais complicada. Todavia, felizmente uma das grandes virtudes do nosso colectivo é a sua capacidade de luta. Nunca se deixam entregar!
Fomos atrás do prejuízo e não demorámos muito a reduzir a desvantagem. Após uma recuperação de Bruno Coelho, este assistiu o brasileiro Xande que atirou cruzado e bateu André Sousa, pela primeira vez.  
Nesta fase, o Sporting estava com a iniciativa do jogo e Marcelinho acertou por duas vezes nos postes. A incerteza do resultado mantinha-se para os derradeiros minutos do encontro. 
Quando faltavam 4 minutos para o apito final, Djô derrubou Ré numa situação que devia ter resultado na exibição do cartão vermelho ao jogador leonino. Na cobrança da bola parada, Patias executou um remate "bombástico" e adiou a decisão deste embate para o prolongamento. 
No entanto nada ficou resolvido no tempo extra. Nos primeiros cinco minutos, o Sporting foi superior, com Fábio Aguiar e Miguel Ângelo a rematar aos postes da baliza defendida por Juanjo. Já na segunda parte do prolongamento, os encarnados estiveram mais perto do golo, contudo André Sousa impediu uma grande oportunidade de Ré. Tudo adiado para as grandes penalidades: série de três penalties para encontrar o vencedor.
Djô falhou o primeiro penalty e Patias colocou as águias na frente. Seguiu-se Diogo que marcou para os leões; na resposta, Bruno Coelho não desperdiçou, exibindo enorme classe na execução. Fábio Aguiar marcou a terceira grande penalidade dos leões; com a decisão nos pés, Xande atirou para a defesa de André Sousa. Os árbitros mandaram repetir - e muito bem - a marcação da grande penalidade, pois o guarda-redes leonino adiantou-se muito em relação à linha de golo. Na repetição, Xande rematou e o guarda-redes do Sporting defendeu novamente para além das regras. Só que, desta feita, os árbitros nada assinalam. Fomos para o "mata-mata".
Fábio Lima assumiu a execução da quarta grande penalidade e Juanjo defendeu. Jefferson tinha nos pés a decisão do título. Após nova repetição - André Sousa voltou a adiantar-se para além da linha de baliza - o ex-atleta do Póvoa Futsal acabou por marcar e garantir a festa merecida para todos os Benfiquistas. 

Sem frases, sem choradeiras, sem comunicados, provámos que fomos a melhor equipa nacional ao longo de toda a temporada. Comandados por um grande líder, as águias conquistaram o sétimo título da sua história, acabando por fazer a dobradinha. Fantástico! 

Parabéns a todos o staff directivo, direcção técnica e jogadores por termos voltado ao sucesso! Este colectivo faz jus ao lema: De todos, um. O Benfica! 

Resultado Final do Jogo 3 da Final dos Playoffs

Sporting 1-3 SL BENFICA (1-2)

Resultado Final do Jogo 4 da Final dos Playoffs

Sporting 4-5 SL BENFICA (1-3) (Após grandes penalidades)



2 comentários:

  1. Quero só aproveitar para congratular o(s) autor(es) deste blog! O Benfica não é só futebol e o benficaecletico é também responsável pelo enorme sucesso das "amadoras" esta época. E não teria menos valor se a época não fosse tão Gloriosa.

    Obrigado!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas e lisonjeadoras palavras. É um prazer enaltecer os feitos do ecletismo do Benfica, que felizmente têm sido muitos nos tempos mais recentes. O mérito das conquistas deve ser partilhado por todo o universo benfiquista.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar