segunda-feira, 1 de junho de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Findo mais um fim-de-semana, continuamos a conquistar troféus para as vitrines do Museu Cosme Damião. Desta feita, a nossa equipa de Basquetebol sagrou-se Tetracampeã, encerrando com chave de ouro uma época marcada pela conquista dos cinco troféus nacionais. No Futsal alcançamos a Final dos Playoffs, enquanto o Andebol acabou a temporada no lugar mais baixo do pódio no Campeonato Nacional. 

Confira todo o rescaldo de mais uma jornada onde o SL Benfica aumentou o seu pecúlio de títulos. Fantástico!

Em Braga, o Andebol encarnado bateu o ABC por 31-33 e assegurou o terceiro posto do Campeonato Nacional. 
A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio, o qual apenas foi desfeito pelas águias, na sua fase terminal, com um parcial de 0-4 nos últimos sete minutos. Ao intervalo, o conjunto às ordens de Mariano Ortega vencia por dois golos de diferença (12-14). 
No início do segundo tempo, novo parcial favorável aos benfiquistas (0-3), o qual elevou o resultado para os 12-17, resultante também do facto da formação bracarense ter estado 10 minutos sem marcar qualquer golo. 
A nossa vantagem chegou mesmo aos nove golos (19-28, 52 minutos), mas os homens da casa também reagiram e reduziram para quatro os golos de diferença (26-30) na entrada dos últimos cinco minutos. 
Já nos derradeiros instantes, o SL Benfica conseguiu gerir a boa vantagem conseguida, acabando com um triunfo que lhe dá o último lugar do pódio. 
Destaque individual para o ponta-direito António Areia que, com 11 remates certeiros, foi o melhor elemento em campo. Realce ainda para a boa exibição do nosso jovem guarda-redes Miguel Espinha, que terminou com 33% de eficácia na defesa das nossas redes. 
Espero que, após mais uma temporada a "seco" pautada por exibições que não honraram o Manto Sagrado, se conclua a necessária "limpeza" sobre quem não tem compromisso total com o clube. 

Resultado Final do Jogo 2 do 3º/4º Lugar

ABC 31-33 SL BENFICA (0-2) 


À semelhança da época passada, o Sport Lisboa e Benfica voltou a sagrar-se Campeão da Liga Portuguesa de Basquetebol em Guimarães, ao cabo de três jogos da Final dos Playoffs. A vitória por 63-71 proporcionou a felicidade suprema aos encarnados, pois a época terminou com um registo cem por cento vitorioso no que diz respeito às competições nacionais desta época. Hegemonia!
Tal como tinha acontecido no complexo da Luz, o Pavilhão do Vitória SC encheu-se para acompanhar esta Final. Infelizmente, algumas atitudes vergonhosas (e habituais) dos adeptos da casa - arremesso de pedras e garrafas para o recinto - estragaram uma excelente promoção da modalidade. 
Ainda assim, cedo Jobey Thomas (29 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) acalmou os ânimos do público da casa com as suas "bombas" de três pontos (4 consecutivas e 17 pontos iniciais dos encarnados). O norte-americano foi claramente o atleta que desequilibrou o encontro a nosso favor e permitiu que as águias liderassem no final do primeiro período (15-24). 
Mas quem também brilhou foi a nossa defesa, tal como aconteceu nas duas primeiras partidas. É nesse momento do jogo que se ganham os Campeonatos. E assim foi. Colocamos imensos problemas ao conjunto vimaranense, na medida em que não permitimos que o base contrário Doug Wiggins estivesse à vontade para organizar o ataque contrário. 
Os comandados de Carlos Lisboa iam alternando com todo o sucesso a aposta no jogo interior, com Fred Gentry (12 pontos e 7 ressaltos) e Carlos Andrade (12 pontos e 11 ressaltos) em evidência, e o tiro de longa distância, fruto da paciência ofensiva revelada pelas águias. Aos poucos, o nosso adversário também imprimiu maior agressividade defensiva ao seu jogo. De todo o modo, no momento de recolher aos balneários, a vantagem benfiquista estava na casa das dezenas (31-42). 
Durante o terceiro período, o SL Benfica deu a sensação que ia "fugir" no marcador, pois deteve uma vantagem de 17 pontos, mas a equipa da casa não permitiu que tal intento se consumasse, em boa parte graças ao seu público entusiástico. A diferença pontual mantinha-se então estável e à partida para os derradeiros dez minutos estava tudo em aberto, com as águias na frente do marcador (48-59). 
Sem margem de erro e com pouco tempo para recuperar, o Guimarães iniciou o último quarto de uma forma muito agressiva em todos os capítulos do jogo (defesa, ataque e ressalto). A experiente equipa encarnada, de forma algo surpreendente, sentiu a pressão e começou a cometer turnovers em catadupa, permitindo a recuperação do Vitória. A diferença chegou a ser de apenas dois pontos, numa fase em que os minhotos desperdiçaram quatro lances livres. Com os encarnados pressionados pela curta vantagem no resultado, Jobey Thomas, após uma penetração para o cesto e a menos de um minuto para o fim, encontrou Mário Fernandes que converteu o triplo que selou a conquista de mais um título. Lindo! 
Parabéns a toda a secção (Dirigentes, Técnicos e Jogadores) pela melhor época da sua história. Vencemos TUDO! Novo troféus consecutivos em Portugal é obra! Basquetebol é BENFICA! 

Resultado Final do Jogo 3 da Final dos Playoffs

V. Guimarães 63-71 SL BENFICA (0-3)


No Pavilhão Fidelidade, o Futsal benfiquista assegurou um lugar na Final dos Playoffs após derrotar a AD Fundão, por quatro bolas a zero, no segundo encontro das meias-finais da competição. 
Tal como tinha acontecido nos duelos anteriores entre os dois emblemas, o ritmo da partida foi elevado, com os atletas a imprimirem muita intensidade dentro da quadra. E foi mesmo a formação da Beira Baixa a primeira a ameaçar marcar o primeiro golo do encontro, com um remate de Mário Freitas que obrigou Juanjo a uma defesa apertada. A resposta encarnada surgiu do pé direito de Rafael Henmi que quase era feliz na execução de chapéu que fez a bola embater na barra da baliza contrária. As oportunidades sucediam-se, mas o guarda-redes adversário ia impedindo a festa vermelha. 
Até que, aos 14 minutos, Chaguinha rouba a bola a Mário Freitas perto da área do Fundão, assistindo Ré para este empurrar o esférico para uma baliza totalmente aberta. Este golo aumentou a confiança do Benfica que esteve muito próximo de aumentar a vantagem, com Ré a criar muitas dificuldades ao último reduto da formação fundanense. No entanto, o marcador não voltou a sofrer alterações antes do intervalo. 
O Fundão entrou pressionante na segunda parte, mas a pontaria dos seus jogadores não estava afinada. Aos poucos, as águias foram crescendo e aproximaram-se da baliza adversária com muito perigo. No espaço de um minuto, enviamos duas bolas aos ferros, primeiro num cabeceamento de Patias, depois através de um "bico" de Chaguinha. 
A justiça tardou mas chegou. A quatro minutos do fim, o Benfica fez o 2-0 numa transição rápida conduzida por Rafael Henmi e concluída com sucesso por parte do internacional português Ré. 
Na fase final, o Fundão colocou o seu "5 para 4" em campo para tentar dar a volta, mas foram os encarnados a marcar por duas vezes. Bruno Coelho imitou o seu companheiro Ré e também bisou na partida. 
Triunfo justo do plantel liderado por Joel Rocha que agora encontrará o Sporting na decisão do título, à melhor de 5 jogos. 

Resultados Finais do Jogo 2 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 4-0 AD Fundão (2-0)
Sp. Braga 0-1 Sporting (0-2) 



Sem comentários:

Enviar um comentário