quinta-feira, 21 de maio de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Assim, sim! O Tri-Campeão fez jus ao favoritismo que lhe era atribuído e derrotou a Ovarense, de forma inapelável, por 100-67, no quinto jogo da meia-final dos Playoffs de Basquetebol. Estamos na Final do Campeonato Nacional!

É justo que as minhas primeiras palavras sobre esta "negra" sejam dedicadas ao fantástico ambiente vivido no Pavilhão Fidelidade. Os Benfiquistas sentiram que a nossa equipa precisava deles; do outro lado, os vareiros viajaram até Lisboa à procura de um sonho, retribuindo a excelente prestação do seu emblema nesta eliminatória. Excelente promoção da modalidade!

Quanto ao jogo, assistiu-se a um domínio absoluto do SL Benfica em todas as áreas do jogo. Principalmente no capítulo do ressalto, os encarnados foram muito superiores, beneficiando de muitos segundos lançamentos e posses de bolas para somar mais pontos. 

As águias entraram a mandar na partida com um parcial de 9-2. Totalmente focados na sua missão, os encarnados não deram hipóteses ao adversário. Defenderam de forma muito agressiva e no ataque revelaram-se muito eficazes no lançamento. No final dos primeiros 10 minutos, já venciam por 29-14.
Ronald Slay e Jobey Thomas continuavam certeiros nas acções ofensivas e alargaram ainda mais a vantagem benfiquista. Por seu turno, o conjunto de Ovar pautava-se pela fraca inspiração no tiro exterior. Só os postes Miguel Miranda e Sergi Brunet iam tentando equilibrar as contas do encontro. Chegámos ao descanso com os rapazes da Luz na frente do marcador por dezassete pontos de diferença (45-28).
A etapa complementar ficou marcada por uma melhoria atacante das duas formações, ainda assim o Benfica continuava a mostrar que estudou bem a lição e, como tal, conseguiu bloquear quase todos os movimentos dos vareiros. Como já referi, ganhamos a luta das tabelas e apostamos muito no jogo interior, onde conseguimos cavar uma diferença acima dos vinte pontos (59-32) à entrada dos últimos 10 minutos. Estava encontrado o vencedor deste duelo. 
Apesar da desvantagem significativa, a Ovarense - como é seu apanágio - nunca desistiu da discussão do encontro, contudo uma sucessão de três triplos de Slay deitaram por terra as ténues esperanças dos visitantes em conseguir reverter a marcha do resultado (91-62). Os últimos minutos foram aproveitados pelos dois técnicos para rodas os plantéis, sendo também aproveitados pelos adeptos para ovacionarem os seus atletas que proporcionaram uma série muito emotiva e competitiva. 
O destaque individual vai para a fiabilidade de Fred Gentry (17 pontos e 8 ressaltos) nestes jogos de grande pressão. O norte-americano Ronald Slay teve uma daquelas noites de grande inspiração onde deu "show" no capítulo do lançamento (24 pontos). O craque Jobey Thomas (14 pontos e 4 assistências) acabou por ser importante na fase inicial da partida ao empurrar a equipa para uma excelente exibição. Também tenho que realçar o melhor jogador encarnado desta série - Carlos Andrade. Chega a hora da decisão e sabemos que podemos contar com este experiente jogador. Defende, ressalta, marca. Um exemplo para os seus colegas!

Pelo segundo ano consecutivo encontramos o Vitória SC de Guimarães na decisão do título. A final será disputada à melhor de cinco jogos e pautar-se-á certamente pelo equilíbrio, logo só um Benfica ao nível daquele de que podemos desfrutar na última noite conquistará o Tetra. 

Resultado Final do Jogo 5 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 100-67 Ovarense (3-2) 




Sem comentários:

Enviar um comentário