quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mais SLB

A Canoagem portuguesa voltou a revelar qualidade com várias performances de relevo na I Taça do Mundo de Velocidade de 2015, naquela já reconhecida como a melhor prestação nacional de sempre na prova, disputada no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Todos os canoístas encarnados deixaram boas indicações, fundamentalmente Joana Vasconcelos, medalha de Ouro em K4 200 m e medalha de Bronze em K4 500 m, mas também João Ribeiro, medalha de Bronze em K2 1000 m.
Em terras nipónicas, Yokohama, o regular Miguel Arraiolos foi 29.º classificado na difícil 5.ª etapa do Circuito Mundial de Triatlo. João Pereira desistiu aquando do segmento de Ciclismo. Tiago Maia concluiu apesar dos vários percalços o X Terra Portugal, prova de Triatlo Todo-o-Terreno disputada na Golegã.
No Atletismo os últimos dias têm sido recheado de emoções, quando restam duas semanas para a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Todo o destaque para Tsanko Arnaudov pois tornou-se no melhor português do Lançamento do Peso, ultrapassando Marco Fortes, depois de arremessar o engenho até aos 21,06 m. Fantástico e histórico registo! Tiago Pereira bateu o record nacional de Salto em Altura em Sub-23 (2,21 m) e o jovem Rubem Miranda esteve próximo de igualar o, seu, record nacional de Salto com Vara em Sub-23, tendo ambos comparecido nas provas realizadas no Estádio 1.º de Maio na capital de Portugal. Nelson Évora abriu a época de verão com o 5.º posto na disciplina de Triplo Salto, em Doha, Qatar no início da Liga Diamante 2015. Quer Sérgio Silva, quer Pedro Isidro não completaram as suas provas na 11.ª Taça da Europa de Marcha Atlética. A região do Douro Vinhateiro acolheu a 10.ª edição da Meia-Maratona, com Rui Pedro Silva, resultado igual ao de Dulce Félix na vertente feminina, e José Moreira a subirem aos dois últimos lugares do pódio, respectivamente.
Paulo Gonçalves já se encontra a preparar o mítico Dakar 2016. O motard está na Argentina e neste momento lidera o Desafio Ruta 40 que integra o Dakar Series, ao fim de três etapas.
O ciclista Ricardo Marinheiro ascendeu novamente ao pódio, desta vez ao degrau mais baixo, na terceira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico 2015.
A formação gloriosa de Rugby terminou a 2.ª ronda do Circuito Nacional de Sevens no expectável 6.º lugar, repetindo o resultado da jornada inaugural.


A localidade de Montemor-o-Velho, situada do distrito de Coimbra, serviu de palco à I Taça do Mundo de Canoagem de 2015, organizada pela Federação Internacional da modalidade e onde pontificaram naturalmente algumas das estrelas do globo. Novamente os portugueses têm motivos para sentir orgulho.
A nível das prestações individuais e particularmente focando os canoístas benfiquistas, Joana Vasconcelos esteve indubitavelmente em plano de evidência com a conquista de duas medalhas. Juntamente com Beatriz Gomes, foi 6.ª classificada na decisão de K2 500 m. As proezas viriam a surgir depois. Primeiro fez parte da tripulação portuguesa que ganhou a medalha de Bronze na disciplina de K4 500 m, e mais tarde integrou o quarteto que gastou 34,54 s para percorrer a distância e, consequentemente, subir ao lugar mais alto do pódio relativo à prova de K4 200 m. Brilhante!
João Ribeiro, recentemente consagrado Vice-Campeão Europeu na especialidade de K4 1000 m, foi galardoado com a medalha de Bronze depois do desempenho em K2 1000 m, disciplina em que formou dupla com Emanuel Silva. Posteriormente integrou as embarcações lusas que competiram em K4 1000 m e K4 200 m e que finalizaram no 4.º e 5.º lugares, respectivamente.
Teresa Portela atingiu a Final A quer de K1 500 m, tendo concluído próximo das medalhas, quer de K1 200 m, onde alcançou o 6.º melhor tempo.
Resultados oficiais em:
http://canoesprintportugal.com/index.php?page=timetable-results


Classificações finais:
Masculino
João Ribeiro - 3.º Lugar em K2 1000 m, 4.º lugar em K4 1000 m e 5.º Lugar em K4 200 m

Feminino
Joana Vasconcelos - 1.º Lugar em K4 200 m, 3.º lugar em K4 500 m e 6.º lugar em K2 500 m
Teresa Portela - 4.º Lugar em K1 500 m e 6.º Lugar em K1 200 m







João Pereira e Miguel Arraiolos alinharam, este Sábado, à partida para cumprir a 5.ª etapa do Circuito Mundial de Triatlo, realizada em Yokohama, Japão. O 1.º não completou a prova, abandonando no segmento de Ciclismo, e o 2.º cortou a meta no razoável 29.º lugar, amealhando mais uns pontos tendo em vista o apuramento olímpico. A próxima etapa está marcada para o derradeiro fim de semana de Maio, em Londres.
Resultado oficial em:
http://www.triathlon.org/results/result/2015_itu_world_triathlon_yokohama/270688


Na Golegã, Tiago Maia, estreou-se na competição dura de Triatlo Todo-o-Terreno, X Terra, pontuável para o Campeonato do Mundo e o da Europa. Perante uma concorrência de triatletas internacionais e experientes, o triatleta encarnado sentiu na pele algumas dificuldades naturais do percurso que lhe causaram contratempos, todavia teve o condão de nunca desistir e completar a prova.



A secção encarnada de Atletismo registou nos últimos dias bastante assunto com vários atletas em acção espalhados em competições nacionais e internacionais.
Que momento de forma Tsanko Arnaudov atravessa actualmente! Passou a deter o melhor registo nacional no Lançamento do Peso, 21,06 m (!) efectivado na Pista Prof. Moniz Pereira, pulverizando a marca (21,02 m) de Marco Fortes que esteve em Halle, Alemanha, e foi 7.º classificado com 18,96 m. Este resultado, o 9.º melhor mundial do ano, permitiu ao atleta garantir os mínimos para o Mundial de Pequim e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Fantástico, vindo de um jovem de 23 anos! Relembramos que na semana transacta o mesmo Tsanko Arnaudov tinha estabelecido o record pessoal, ao arremessar o engenho até aos 19,87 m. Fabulosa e impressionante evolução! Numa prova de preparação disputada em Setúbal, Jorge Grave atingiu a melhor marca pessoal do ano no Lançamento do Disco com 58,61 m.
O recém consagrado Campeão Europeu de Pista Coberta na disciplina de Triplo Salto, Nelson Évora, já entrou na época de Pista ao Ar Livre, nomeadamente no Meeting inaugural da Liga Diamante em Doha, Qatar. A concorrência foi de topo, conforme se verificou pelo resultado final do atleta benfiquista que saltou 17,12 m, marca bem satisfatória, mas que apenas lhe valeu a 5.ª melhor prestação entre os presentes.
Tiago Pereira melhorou o record nacional do Salto em Altura na categoria de Sub-23, que pertencia anteriormente ao benfiquista Paulo Conceição, porém agora, no Estádio 1.º Maio em Lisboa, no decorrer das provas de preparação integradas no Festival de Estafetas da FPA, Tiago Pereira transpôs legalmente a fasquia colocada a 2,21 m e aproximou-se do record absoluto nacional - 2,24 m. No mesmo local, Rubem Miranda, também a iniciar a temporada de verão, obteve a marca de 5,40 m, a escassos 5 cm do record nacional de Salto com Vara em Sub-23 que o próprio detém, que lhe valeu o 2.º lugar na disciplina, pese embora com o mesmo melhor registo do vencedor, e lhe permitiu renovar a marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-23 na Estónia.
Em território americano, no Meeting de Clermont, os velocistas Yazaldes Nascimento, Diogo Antunes (10,33 s e 10,39 s no hectómetro) Arnaldo Abrantes (100 m - 10,44; 200 m - 21,02 s) alcançaram marcas razoáveis. Realce também para a presença nas Finais de 800 m e 1500 m por parte da jovem Marta Pen nos Southeastern Conference Championships, realizado em Starkville, Mississippi.
O barreirista João de Almeida acumulou 2.º e 3.º lugares numa prova internacional, obviamente nos 110 m Barreiras.
Na 10.ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro, repleta de paisagens belíssimas, Rui Pedro Silva subiu ao 2.º lugar do pódio e José Moreira foi 3.º classificado, enquanto entre as mulheres Dulce Félix assegurou o 2.º posto. A grande vencedora da 10.ª Corrida da Mulher no Porto foi a benfiquista Silvana Dias.
Em solo castelhano, Murcia, decorreu a Taça da Europa de Marcha. Compuseram a comitiva portuguesa presente, Sérgio Vieira e Pedro Isidro, porém, este último devido a indisposição, ambos desistiram na prova de 20 Km e de 50 Km, respectivamente.




O Vice-Campeão do Rally Dakar 2015, Paulo Gonçalves, encontra-se ao serviço da Honda em solo argentino a participar numa das três provas do Dakar Series, composta por cinco etapas e que se desenrola até Sábado, 23 de Maio. O motard entrou definitivamente com o pé direito ao sagrar-se vencedor da 1.ª tirada e com uma larga vantagem sobre os mais directos perseguidores. Na jornada seguinte, esta Quarta-feira, manteve a liderança da pauta classificativa ao completar o percurso com o 3.º melhor tempo. Já na 3.ª etapa, logrou ser o 2.º mais rápido a percorrer a distância, cimentando a sua posição na dianteira.
Aproveitamos para desejar a maior sorte a Bernardo Sousa, que compete ao comando de um Peugeot 208 T16 na classe WRC2, respeitante ao 2.º escalão nacional do Mundial da modalidade, na 49.ª edição do Rally de Portugal que se realiza entre 21 e 24 de Maio e que contará com 16 provas especiais de classificação.



O ciclista Ricardo Marinheiro, da variante BTT, esteve novamente em acção, concretamente na cidade do Fundão que acolheu a 3.ª etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) 2015, pontuável para o ranking de apuramento olímpico, tendo repetido o resultado da 1.ª etapa, discutida em Marrazes, Leiria, onde tinha sido 3.º classificado. Nos dois próximos fins de semana representará Portugal em duas Taças do Mundo.



Realizou-se no Campo do Santa Cruz, em Coimbra, a 2.ª etapa do Circuito Nacional de Sevens. As águias do Rugby repetiram o 6.º lugar, mantendo a posição na classificação geral, arrecadado na ronda inaugural que decorreu na Moita. A próxima e última etapa jogar-se-á no fim de Maio em Cascais.

2.ª Etapa do Circuito Nacional de Sevens:
Grupo B
Resultado final: SL BENFICA 21 - 12 CR Técnico
Resultado final: SL BENFICA 5 - 33  Belenenses
Resultado final: SL BENFICA 5 - 33 Cascais
Apuramento do 5º/6º Lugar
Resultado final: SL BENFICA 7 - 26 CDUP

Sem comentários:

Enviar um comentário