segunda-feira, 11 de maio de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A conquista do Tri-Campeonato Nacional por parte da nossa equipa de Voleibol foi o grande momento do fim-de-semana. Histórico! Pela positiva destaque ainda para a fulgurante entrada do Futsal encarnado nos Playoffs e o triunfo - contra tudo e todos! - dos novos campeões de Hóquei em Paredes. O Andebol entrou a vencer na luta pelo 3º lugar no Campeonato, enquanto no Basquetebol somamos um desaire e uma vitória nas meias-finais dos Playoffs. 

Confira o rescaldo de toda a jornada onde o Museu Cosme Damião ficou mais recheado! 

Entrada com o pé direito do Futsal encarnado nos Playoffs, ao golear o Leões de Porto Salvo, extra-muros, por oito bolas a duas, na primeira partida dos quartos-de-final da competição. 
As águias resolveram a contenda a seu favor na primeira metade do encontro. Ainda assim foram os homens da casa a criarem as primeiras ocasiões de perigo junto da baliza defendida por Juanjo. A resposta a esse atrevimento inicial do adversário foi a eficácia dos pupilos às ordens de Joel Rocha. Com 2 minutos, Gonçalo Alves bateu um canto que foi concluído com êxito por parte do internacional português Ré. Golos através de lances de laboratório nas bolas paradas já são imagem de marca do nosso colectivo. Poucos segundos depois, os encarnados ampliaram a vantagem com Juanjo a encontrar a cabeça de Patias para o internacional italiano desviar fora do alcance do guarda-redes contrário. Estavam jogados apenas quatro minutos de jogo. 
Apesar disso, o Benfica continuou num ritmo intenso que colocou muitas dificuldades ao processo defensivo do Leões. Rafael Henmi esteve perto do terceiro golo ao acertar na barra, mas não demorou muito a chegar o 0-3, com Bruno Coelho a aproveitar um ressalto da sequência de um canto para fazer abanar as redes adversárias. Logo aí ficou praticamente encontrado o vencedor deste duelo. 
Só a meio da primeira parte, a formação visitada reduziu as distâncias numa excelente execução de Cláudio Borges. Até ao descanso, o Benfica viria a marcar por mais três ocasiões, vincado bem a sua superioridade. O quarto golo surge de uma brilhante jogada colectiva finalizada por Alessandro Patias. Logo de seguida, novo lançamento de Juanjo e Ré a fazer o bis. Finalmente, Rafael Henmi também fez o gosto ao pé com enorme classe. 
Na etapa complementar, a formação benfiquista voltou a surgir muito forte, criando várias ocasiões para marcar. A formação do Leões procurou ainda reagir, mas Juanjo ia negando os problemas que apareciam junto à sua área. Acabou por ser o Benfica a fazer o 7-1 por intermédio de Alessandro Patias que fez o seu hattrick num livre um pouco consentido pelo guarda-redes do adversário. Na resposta, David reduziu as diferenças com um desvio subtil dentro da área. As contas ficaram fechadas com mais um golo de Henmi, na conclusão de um canto apontado por Jefferson. 
Passo firme em direcção às meias-finais da prova. Não nos podemos iludir por esta bela exibição, pois temos sobretudo que pensar em fechar esta série já no segundo jogo, no Pavilhão da Luz. 

Resultados Finais do Jogo 1 dos 1/4 de Final dos Playoffs

Leões de Porto Salvo 2-8 SL BENFICA (0-1)
AD Fundão 1-0 SL. Olivais (1-0)
Módicus 3-4 Sporting (0-1)
Burinhosa 4-3 Sp. Braga (1-0)


Em Lordelo, os novos Campeões Nacionais de Hóquei em Patins bateram o AD Valongo por 3-5, em jogo a contar para a vigésima quinta e penúltima ronda do Campeonato Nacional da modalidade. 
O emblema sediado no Norte do país começou melhor com a ajuda dos seus dois melhores "jogadores" (Luís Peixoto e Miguel Guilherme). Logo aos 2 minutos, através de um livre directo apontado por Nuno Araújo, o Valongo colocou-se na frente do marcador. 
A reacção encarnada foi pronta. Chegámos ao empate aos oito minutos com um golo do génio Carlos Nicolia. Até ao final do primeiro tempo, o marcador não sofreu alterações, apesar da equipa valonguense ter beneficiado de novo livre directo. 
Na entrada para a segunda parte, o Benfica veio disposto a resolver o encontro a seu favor. Assim, aos quatro minutos, o genial Carlos Nicolia colocou as águias, pela primeira vez, na frente do marcador. Nessa fase do jogo, os "tais artistas" reapareceram e resolveram marcar uma grande penalidade e três livres directos a favor do Valongo. Em resposta, o "muro" Trabal revelou-se intransponível, protagonizando grandes defesas. Numa exaltação da qualidade do Campeão, Carlos López fez o terceiro golo dos encarnados. Muito Bem!
O Valongo ainda reduziu para 2-3 com um golo de João Souto. Porém, de nada adiantou porque as águias "carregaram" e fixaram o resultado final com golos de Diogo Rafael e João Rodrigues. Telmo Pinto fez o terceiro dos homens da casa. 
Esta partida só prova que, contra tudo e todos, este Campeonato conquistado pela nossa equipa tem muito - mas mesmo muito - valor. Um Campeão Invicto!

Resultados Finais da 25ª Jornada

AD Valongo 3-5 SL BENFICA
Sporting 3-2 AD Sanjonanense
Paço de Arcos 5-5 FC Porto
CD Póvoa 2-1 CH Carvalhos
HC "Os Tigres" 1-9 Juv. Viana
HC Turquel 2-6 Oliveirense
OC Barcelos 3-1 Candelária 


Meia-final empatada entre SL Benfica e Ovarense nos Playoffs da Liga de Basquetebol. Em pleno Pavilhão Fidelidade, na tarde de Sábado, a Ovarense surpreendeu o Tri-Campeão e adiantou-se na eliminatória por um lugar na Final do Campeonato Nacional. 
O triunfo, após prolongamento, por 87-94 foi o culminar de uma exibição personalizada dos vareiros que estiveram quase sempre na frente do marcador durante o tempo regulamentar. A formação de Ovar soube lidar melhor com a pressão dos momentos decisivos e aproveitaram uma actuação totalmente desinspirada por parte da melhor equipa nacional. Carlos Lisboa e os seus rapazes estiveram em "dia não", cometeram imensos "turnovers", permitiram ao adversários vários ressaltos ofensivos e no capítulo do lançamento cifraram percentagens muito baixas. Uma partida em que se percebeu que sem um Jobey Thomas ao seu nível, a equipa benfiquista ressente-se e fica perdida em campo. Apenas Carlos Andrade e Frederick Gentry estiveram ao seu nível habitual. Vários jogadores (João Soares, Ronald Slay) "esconderam-se" quando o jogo "apertou" e outros como Cláudio Fonseca e Fábio Lima ficaram sentados no banco sem se perceber os motivos para tão poucos ou nenhuns minutos de utilização. 
Devido ao desaire na primeira partida, os encarnados apresentavam-se no jogo 2 desta série muito mais pressionados para não complicarem (ainda mais) esta eliminatória. Com uma boa entrada na segunda parte, as "águias" distanciaram-se no marcador acabando por garantir a vitória por 89-79 e assim igualar esta ronda de Playoff. 
Estivemos praticamente todo o jogo na liderança do placar mas sempre com o conjunto de Ovar a oferecer uma boa réplica, nunca deixando de lutar pelo resultado. A diferença final estabeleceu-se no terceiro período, no qual gerimos bem cada posse de bola e encontramos a melhor solução de lançamento. 
A dar razão a quem pedia que jogasse no jogo 1, Cláudio Fonseca foi o MVP da segunda partida ao somar 27 pontos e 8 ressaltos, dominando as áreas próximas do cesto. Doliboa também deu o passo em frente a acabou por ser uma peça fulcral na hora da decisão com 13 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências. 
A série continuará a disputar-se em Ovar com os vareiros a disporem o "factor casa" para fecharem a ronda a seu favor. Só o melhor Benfica continuará a acalentar o sonho do "Tetra". O jogo 3 pode ser fundamental para o desfecho desta eliminatória. É preciso jogar mais, muito mais!

Resultados Finais do Jogo 1 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 87-94 Ovarense
V. Guimarães 84-87 BC Barcelos

Resultados Finais do Jogo 1 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 89-79 Ovarense
V. Guimarães 81-74 BC Barcelos


Os encarnados adiantaram-se na luta pelo pódio do Campeonato Nacional de Andebol. Após duas derrotas na primeira fase, o SL Benfica recebeu e superou o ABC num duelo com muitos golos (42-37) relativo ao primeiro jogo de um playoff que vai decidir o terceiro e quarto lugares da tabela classificativa. 
As águias iniciaram por cima (2-0), mas os bracarenses deram a volta no resultado (3-5). Todavia a vantagem dos minhotos durou pouco tempo e, com dez minutos disputados, o Benfica voltou para a frente do marcador. O jogo seguiu numa toada de grande equilíbrio, com sucessivos empates até ao minuto 17, altura em que o grupo treinado por Mariano Ortega voltou a ter dois golos de vantagem (12-10). A reacção do ABC não tardou e, ao minuto 21, nova reviravolta no marcador com a equipa de Braga em vantagem que conseguiu levar para o intervalo (17-20). 
Quatro minutos foram suficientes para os encarnados restabelecerem a igualdade (21-21) e os instantes seguintes foram marcados por mais um sucessão de empates. A meio do segundo tempo, o Benfica conseguiu superiorizar-se e, a dez minutos do fim, já vencia por 5 golos de diferença (33-28). Até ao apito final, a nossa equipa conseguiu gerir a vantagem acabando por triunfar pela primeira vez frente a este adversário, na presente temporada. 
É verdade que o nosso adversário entrou em campo a pensar mais na final da Taça Challenge, aproveitando para gerir o esforço dos seus atletas. Mas não menos verdade é que o técnico encarnado lançou os nossos jovens oriundos da formação neste encontro, os quais até estiveram em evidência. Paulo Moreno fez sete golos e Alexandre Cavalcanti somou cinco tentos. 
O segundo jogo está agendado apenas para o dia 29 de Maio, devido ao compromisso europeu do ABC, e uma eventual terceira partida terá lugar igualmente em Braga, a 30 de Maio. 

Resultado Final do Jogo 1 do 3º/4º Lugar

SL BENFICA 42-37 ABC


Na Ilha Terceira, o SL Benfica sagrou-se Tri-Campeão Nacional de Voleibol após ter derrotado, pela margem máxima (0-3), a forte equipa da Fonte Bastardo na "negra" da Final dos Playoffs. HISTÓRICO!
Com a eliminatória empatada a dois, as duas melhores equipas nacionais encontraram-se num Complexo Vitorino Nemésio completamente lotado, para discutir quem seria o próximo Campeão Nacional da modalidade. 
Pedi aqui a José Jardim e seus rapazes que realizassem "o jogo das suas vidas". A resposta foi "à Benfica"! Uma exibição praticamente perfeita em todos os capítulos do jogo. Um serviço agressivo com poucos erros que criou muitos problemas à organização ofensiva do adversário. Uma defesa baixa do melhor que vi ao longo de toda a época. Um "side out" muito eficaz que colocou de forma excelente a bola em Vinhedo para este superar o bloco contrário. Um poder de remate e bloco enormes que a Fonte Bastardo não conseguiu contrariar. Brilhante!
Notou-se claramente que os jogadores estavam totalmente focados nesta decisiva partida. O objectivo era pertencer à mais bela temporada da história da secção do clube. O controlo emocional nas fases mais complicadas do encontro foi estupendo. Impressionante!
A qualidade do nosso grande rival Fonte do Bastardo ainda dá mais valor a todo este sucesso. Dignos vencidos numa grande promoção da modalidade. 
Está feito o inédito "Triplete". O sexto título e Tri-Campeonato soma-se à Supertaça e Taça de Portugal conquistadas esta época. Épico!
Os meus parabéns a toda a nossa secção. José Jardim é a cara de todo este projecto. Ele merece isto e muito mais. Está no Glorioso há mais tempo do que eu tenho de vida. Incrível! 
Este grupo de jogadores formam um colectivo coeso, muito unido, que funciona da melhor maneira. O respeito que têm pelos adeptos é lindo. A humildade de cada atleta é arrepiante. Vocês merecem tudo!
A comunhão que hoje existe entre a equipa e a bancada deve-se ao que nós vemos em campo, semana após semana. Aquela raça, querer e ambição à BENFICA! Muito Obrigado! São ENORMES!

Resultado Final do Jogo 5 da Final dos Playoffs

Fonte do Bastardo 0-3 SL BENFICA (22-25; 22-25; 20-25) 



Sem comentários:

Enviar um comentário