segunda-feira, 4 de maio de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim-de-semana, mais um troféu! O Museu Cosme Damião está mais recheado com a conquista da Taça de Portugal de Futsal. Quem também continua no seu caminho de sucesso é a nossa equipa de Basquetebol que, desta feita, assegurou o passaporte para as meias-finais dos Playoffs. Pela negativa, o Voleibol encarnado complicou as contas do título com novo desaire nos Açores. 

Confira, de seguida, o rescaldo de todas as partidas onde o Glorioso esteve presente.

Em Sines, o SL Benfica conquistou a sua sexta Taça de Portugal de Futsal. Quero destacar a excelente organização da prova por parte da FPF. Isto sim, é promover a modalidade! 
Tudo começou no Sábado de manhã com os encarnados a apurarem-se para a final da competição após terem batido o grande rival Sporting, por duas bolas a uma. Triunfo muito saboroso no derby!
As águias entraram mais fortes na quadra e Bruno Coelho foi o primeiro a visar a baliza defendida por Cristiano, mas o guarda-redes leonino levou a melhor. Contudo, uns segundos mais tarde, a formação benfiquista inaugurou o marcador num grande pontapé do internacional italiano Alessandro Patias, ao concluir um canto apontado por Gonçalo Alves. Estavam decorridos apenas dois minutos de jogo. 
Os leões procuraram reagir num início de jogo muito intenso entre os dois principais candidatos aos títulos nacionais. Aos 8 minutos, o Sporting acabou por empatar na sequência de um canto, com a bola a sobrar para Diogo que bateu Juanjo num remate rasteiro. 
Até ao intervalo, o equilíbrio foi a nota mais dominante, porém sempre com o Benfica a ser mais perigoso, tendo Ré desperdiçado mesmo uma grande ocasião para marcar. Desta forma, os dois emblemas recolheram aos balneários empatados a um golo. 
Na etapa complementar, nenhuma equipa quis arriscar e assistiu-se a um derby muito táctico. Os dois conjuntos optaram por recorrer ao jogo directo nas saídas para o ataque. A primeira grande oportunidade surgiu apenas a 13 minutos do fim, com Chaguinha primeiro e Alan Brandi depois a não conseguirem superar Cristiano.
O empate viria a ser desfeito aos 32 minutos, num momento em que Alan Brandi aproveitou alguma passividade da defensiva leonina para progredir no terreno e rematar em zona frontal, com Cristiano ainda a tocar na bola antes desta entrar na sua baliza. 
De novo em desvantagem, o Sporting colocou o seu "5 para 4" nos últimos seis minutos, mas apenas nos últimos instantes conseguiram criar perigo com Gonçalo Alves e Juanjo a evitarem o empate em cima da linha. 
Vitória justa da equipa que defendeu melhor e foi mais eficaz. Os jogos ganham-se no campo sem qualquer tipo de factura. 
Na segunda meia-final, o Fundão derrotou por 3-0 o Módicus e garantiu lugar, pelo segundo ano consecutivo, na decisão da prova "rainha". 
Mas o desfecho foi completamente diferente! O SL Benfica acabou por vencer a prova após superar o conjunto beirão por cinco bolas a duas e erguer a sexta taça do historial desta secção. 
As águias iniciaram o encontro de forma muito pressionante e, logo nos primeiros segundos, Chaguinha esteve perto do golo. Pouco depois, Juanjo defendeu um remate com as mãos, fora da área, e viu bem o cartão amarelo, pois tinha Bruno Coelho e Jefferson atrás de si, junto da baliza. 
Com 9 minutos de jogo, Bruno Coelho cobrou uma reposição lateral ofensiva e encontrou Ré que, sem marcação no interior da área, encostou para o fundo das redes. Em desvantagem, o Fundão resolveu subir as linhas, aproveitando também o facto do Benfica estar com 5 faltas averbadas. Ainda assim foram os encarnados a aumentar a vantagem num "frango" do guarda-redes contrário que não parou um remate inofensivo da autoria de Mancuso. 
As águias continuaram a carregar no acelerador e, num lance tirado a papel químico do tento inaugural, fizeram o 3-0, envolvendo nessa iniciativa os mesmos protagonistas. Chegávamos ao intervalo com uma supremacia inequívoca por parte do vencedor da fase regular do campeonato nacional.
Esperava-se uma reacção do Fundão na segunda parte, contudo foi novamente o Benfica a entrar mais forte com Patías a acertar no poste. Volvidos alguns minutos, Alan Brandi imitou o companheiro e levou a bola ao ferro da baliza contrária, após um excelente trabalho individual.
Aos 26 minutos de jogo, o energético Chaguinha brilhou e assistiu Bruno Coelho para o quarto golo benfiquista. Estava encontrado o vencedor da Taça.
Apesar de todas as contrariedades, o Fundão não baixou os braços e fez com que Juanjo fosse a figura do jogo na fase final da partida. Contra a corrente do jogo, surgiu o quinto golo dos encarnados, com Ré a tirar um adversário do caminho, antes de assistir Jefferson ao segundo poste. Resultado demasiado pesado face à qualidade do nosso adversário. 
Na fase final do jogo, o Fundão acabou por fazer dois golos que trouxeram mais justiça ao marcador. 
A Taça é Nossa! Ganhou a melhor EQUIPA. Um plantel às ordens de Joel Rocha que sabe vestir o "fato-macaco" e que revela uma enorme coesão, sentido de entre-ajuda e pragmatismo na hora de atacar a baliza adversária. Parabéns a toda a secção! Estamos de volta aos títulos. Agora temos que lutar pelo grande objectivo da temporada: o Campeonato Nacional. 

Resultados Finais das Meias Finais

SL BENFICA 2-1 Sporting
AD Fundão 3-0 Modicus

Final

SL BENFICA 5-2 AD Fundão 


Estamos nas meias-finais dos Playoffs. No terceiro jogo da série, disputado em Oliveira de Azeméis, o Tri-Campeão de Basquetebol confirmou todo o favoritismo que lhe era apontado e fechou a eliminatória com um triunfo categórico por 60-96. Acabou a época para a Oliveirense. 
Tal como aconteceu nos jogos realizados em Lisboa, a partida começou a muito bom ritmo do ponto de vista ofensivo, com os pontos a sucederem-se nas duas tabelas. No final do primeiro período, o Benfica já vencia por 21-27. 
A bola réplica oferecida pela Oliveirense foi-se desvanecendo perante um conjunto encarnado a colocar em prática todo o seu poderio ofensivo. A vantagem das águias foi aumentando para números que retiraram quaisquer hipóteses da equipa da casa entrar na discussão do resultado. À entrada para os últimos 10 minutos, o Benfica vencia por 26 pontos de diferença!
Com o jogo completamente resolvido, os dois técnicos aproveitaram para colocar em campo os elementos menos utilizados dando-lhes oportunidade para mostrar todo o seu valor. 
Do ponto de vista individual, João Soares (17 pontos, 5 ressaltos, 4 roubos de bola) fez uma exibição muito positiva e foi bem auxiliado por Carlos Andrade, autor de 15 pontos 7 ressaltos e 2 assistências. 
Vamos encontrar a histórica Ovarense na meia-final destes Playoffs, jogados à melhor cinco partidas. A formação vareira venceu os três primeiros jogos diante de uma débil Lusitânia.
Nas restantes eliminatórias está tudo igualado e será preciso um quinto jogo para encontrar os restantes semi-finalistas entre V.Guimarães/CAB Madeira e BC Barcelos/Algés. 

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

Oliveirense 60-96 SL BENFICA 
CAB Madeira 74-72 V. Guimarães 
Algés 80-68 BC Barcelos
Lusitânia 73-86 Ovarense 


Na Ilha Terceira, o Voleibol encarnado saiu novamente derrotado frente à Fonte do Bastardo por 3-1, no terceiro jogo da Final dos Playoffs. 
O resultado do primeiro set foi fundamental para este desfecho. Os açorianos começaram melhor, mas os bi-campeões nacionais conseguiram dar a reviravolta e passaram para a frente na fase final desta parcial (24-25). Tivemos bola para fechar a primeira partida, mas não o conseguimos fazer, permitindo que o adversário acabasse por vencer 27-25 e ganhasse uma vantagem enorme do ponto de vista emocional. 
Já no segundo set, o domínio foi total dos homens da casa. A agressividade do seu serviço e a eficácia do seu bloco fizeram a diferença, fechando o parcial a seu favor por 25-20. 
Quando se esperava novo desfecho pela margem máxima, os comandados de José Jardim reagiram e protagonizaram um set muito regular, sem grandes falhas, acabando por reduzir distâncias (22-25). 
Contudo, no derradeiro parcial, a Fonte Bastardo conseguiu ser mais eficaz na recepção, o que se revelou fundamental para acabar com o jogo, superando novamente o Benfica por 25-20. 
Estamos entre a "espada e a parede". Temos que vencer na Luz, na próxima quarta-feira, para levar a decisão do título para a negra. Não podemos baixar os braços. Eu acredito em vocês. 

Resultado Final do 3º Jogo da Final dos Playoffs

Fonte do Bastardo 3-1 SL BENFICA (27-25; 25-20; 22-25; 25-20)


Sem comentários:

Enviar um comentário