terça-feira, 21 de abril de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A conquista do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins foi o grande momento do último fim-de-semana desportivo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Pela negativa, temos que destacar o arranque "em falso" da nossa equipa de Voleibol na Final dos Playoffs e a eliminação do Andebol encarnado nas meias-finais da Taça Challenge. Futsal e Basquetebol encerraram com sucesso as respectivas Fases Regulares e irão preparar, daqui para a frente, a fase decisiva da época. 

Confira o rescaldo de mais um jornada eclética do Glorioso na qual o Museu Cosme Damião ficou mais recheado! Viva o Benfica! 

Apesar de já ter assegurado o primeiro posto da Fase Regular, o Futsal encarnado quis acabar a primeira fase do Campeonato com "chave de ouro" e goleou o Rio Ave por oito bolas a uma, em pleno pavilhão da Luz. 
Entrada avassaladora dos comandados de Joel Rocha que, aos 13 minutos, já venciam por 3-0. Rafael Henmi abriu o activo após bom passe de Xande. Bruno Pinto e Bruno Coelho, em dois minutos seguidos, aumentaram a vantagem vermelha. Perto do intervalo, Mancuso num belo trabalho individual, ainda fez o gosto ao pé, levando para o descanso uma diferença no marcador que espelhava bem o que se tinha passado em campo. A diferença para outros jogos do nosso conjunto foi a eficácia na hora da finalização. 
Na segunda metade do encontro, a formação vilacondense ainda reduziu a desvantagem aos 28 minutos, mas a resposta das águias chegou com mais quatro golos, da autoria de Ré (2), Rafael Henmi e Bruno Pinto. De referir que, na fase final do embate, o Rio Ave colocou infrutiferamente o seu "5 para 4" na quadra, visto que não conseguiu superar a organização defensiva dos homens da casa. 
Com mais um triunfo, o Benfica termina a Fase Regular na liderança invicta da classificação, fruto de 23 vitórias e 3 empates. Melhor ataque e defesa da competição. 
Após a última ronda, ficamos a saber que, nos quartos-de-final dos Playoffs (jogados à melhor de três partidas), iremos defrontar a sempre complicada equipa do Leões de Porto Salvo. 
O nosso objectivo mais imediato passa pela Final Four da Taça de Portugal, em Sines, no primeiro fim-de-semana de Maio, onde teremos pela frente um "derby" na luta por um lugar na final da prova. 

Resultados Finais da 26ª Jornada

SL BENFICA 8-1 Rio Ave
Póvoa Futsal 2-5 Boavista
Modicus 5-1 Burinhosa 
Unidos Pinheirense 5-1 Belenenses
Sp. Braga 4-1 SL. Olivais
Dramático de Cascais 5-6 Leões de Porto Salvo
AD Fundão 4-4 Sporting 


O Tri-Campeão de Basquetebol acabou a Fase Regular com um registo de 20 vitórias e somente dois desaires. Na deslocação até Oliveira de Azeméis, os encarnados bateram a Oliveirense por 61-86, fazendo "cair" a equipa da casa para a oitava posição da pauta classificativa. Por conseguinte, os dois emblemas reencontrar-se-ão na primeira ronda dos Playoffs. 
Desde o primeiro período, os rapazes às ordens de Carlos Lisboa não deram hipóteses ao seu adversário de discutir o resultado. Com uma elevada eficácia ofensiva, o conjunto benfiquista já vencia por 18 pontos de diferença (14-32) no final dos primeiros 10 minutos do desafio. Logo aí ficou praticamente definido o vencedor do jogo. 
Ao intervalo, o Benfica aumentou um pouco a vantagem e vencia por 20 pontos (49-29). Realce para a excelente capacidade defensiva demonstrada pela melhor equipa nacional. 
Na etapa complementar, a equipa da casa revelava-se sem soluções, e num terceiro período pouco produtivo (7-13), os encarnados tinham o dobro dos pontos (36-62) do seu opositor à entrada do derradeiro parcial. 
O último período pouca história tem para contar, para além da confirmação da superioridade benfiquista. 
Mais uma vez, o lançamento exterior dos encarnados foi preponderante para o resultado final, pois as águias somaram 12 triplos, com destaque para a máquina Jobey Thomas (21 pontos, 4/8 de 3 pontos) e Carlos Andrade, que ficou muito perto de um duplo-duplo (18 pontos e 8 ressaltos). 
Com o término da Fase Regular, ficaram ainda definidos os restantes duelos dos quartos-de-final dos Playoffs: V. Guimarães x CAB Madeira, BC Barcelos x Algés e Ovarense x Lusitânia. 
Para a semana já iniciamos, com dois jogos em Lisboa, a luta pelo Tetra. Vamos lutar pela melhor época da nossa história!

Resultados Finais da 22ª Jornada

Oliveirense 61-86 SL BENFICA
Sampaense 66-78 Lusitânia
Maia Basket 70-85 V. Guimarães
Algés 85-63 Galitos Barreiro
Ovarense 83-61 Illiabum
BC Barcelos 88-83 CAB Madeira 


Na Ilha Terceira, o Bi-Campeão entrou da pior forma da Final do Campeonato de Voleibol ao perder por concludentes 3-0 no primeiro jogo da decisão do título. 
O primeiro set do encontro acabou por ser o mais equilibrado, com a Fonte Bastardo a revelar-se mais forte na parte decisiva do parcial, triunfando por 25-22. 
Nos sets seguintes, a superioridade açoriana foi evidente em todos os capítulos do encontro, conseguindo ganhar por números pouco esperados, dado o equilíbrio entre as duas equipas (25-17, 25-19). 
Apesar de não ter visto o encontro, resulta claro que a Fonte Bastardo mereceu claramente a vitória. Foi a equipa mais forte ao longo de todo o jogo. Os encarnados estiveram muito longe do seu melhor nível. Na recepção fomos pouco eficazes, falhámos muito no serviço, não colocamos problemas na organização ofensiva do adversário, o qual, por seu turno, nos conseguiu parar na acção atacante, fruto de um bloco muito poderoso. 
A ressaca europeia ainda esteve na cabeça dos nossos jogadores. Não nos podemos esquecer que o grande objectivo desta temporada dá pelo nome de "Tri". 
Pelo que pude apurar, o nosso opositor não teve fair-play quando um jogador nosso (Ché) estava lesionado. No Desporto, mais importante que saber perder, é saber ganhar. Espero que não se voltem a repetir situações dessas. Para isso já chega o Sp. Espinho. 
Agora é obrigatório vencer o segundo jogo desta Final, jogado no próximo Sábado, no Pavilhão nº 2 da Luz. Temos que empatar este Playoff. Uma derrota significa praticamente o adeus ao título. 

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

Fonte Bastardo 3-0 SL BENFICA (25-22; 25-17; 25-19) 


Está conquistado aquilo que nos tinham roubado em Valongo, na época transacta! O SL Benfica é Campeão Nacional de Hóquei em Patins após ter derrotado o grande rival FC Porto por 5-1, num Pavilhão Fidelidade completamente lotado e a transbordar de benfiquismo. 
Nesta partida decisiva, os encarnados entraram mais fortes em ringue e golo não tardou. Excelente combinação entre Carlos López e Diogo Rafael, com o internacional português a bater o animal Bosh para delírio das bancadas da Luz. 
O ritmo era intenso, os ânimos estavam ao rubro e os guarda-redes exibiam-se a grande nível, negando o golo em várias ocasiões. A sete minutos do descanso, Hélder Nunes, numa boa stickada de meia distância, restabeleceu a igualdade com que se chegava ao intervalo. Diga-se que a dupla de arbitragem esteve horrível com um critério azul na marcação de faltas e não assinalando uma grande penalidade evidente sobre o génio Carlos Nicolia. 
Entrada para a segunda parte muito semelhante àquilo que tínhamos assistimos na primeira. As águias imprimiram um ritmo muito alto e a consequência foi a obtenção do golo. Jogada fabricada ao ritmo do tango, com Carlos López a servir Tuco para este colocar novamente os encarnados na frente do marcador. O Inferno da Luz estava ao rubro!
Ainda se festejava o 2-1 e o genial Carlos López, após ter feito duas assistências, chamou a si a responsabilidade e fez o 3-1 numa finalização de grande avançado. Volvidos 3 minutos, o Benfica faz a 10ª falta e Hélder Nunes tem a oportunidade de reduzir na transformação de um livre directo. Falhou perante o Muro Trabal! Logo na resposta, foi exibido cartão azul para um jogador portista e Carlos Nicolia, num lance de puro génio, vê a bola a embater na trave na execução do livre directo. Faltavam 15 minutos para o fim.
Não foi de bola parada, mas num fantástico tiro de longa distância por parte de Tuco (que fez a sua melhor exibição do ano) que o Benfica chegou ao quarto golo. Brutal!
O conjunto azul e branco nada poderia fazer perante um Glorioso tão superior. O SL Benfica colocou em prática toda a sua enorme qualidade e o melhor jogador português da actualidade (Diogo Rafael) resolveu colocar um ponto final do encontro. Bisou e colocou o placar com contornos de goleada (5-1). Triunfo justo e merecido. 
Parabéns a todos os dirigentes, treinadores, jogadores e restante staff que ajudaram nesta fantástica conquista. São 23 vitórias e 1 empate. Melhor ataque e defesa da prova. Não há duvidas quanto à justiça deste Campeonato! Fomos claramente a melhor equipa da competição. 
Numa prova onde existem FC Porto, Sporting, Oliveirense, OC Barcelos, AD Valongo, Paço de Arcos, Juventude Viana, José Pinto, Joaquim Pinto, Paulo Rainha, Peixoto, Ilídio Pinto, o que nós fizemos foi um registo absolutamente impressionante. 
O CAMPEÃO VOLTOU!

Resultados Finais da 24ª Jornada

SL BENFICA 5-1 FC Porto
Paço de Arcos 6-4 OC Barcelos
Candelária 3-2 HC Turquel
Oliveirense 7-2 CD Póvoa
CH Carvalhos 3-4 Sporting
AD Sanjoanense 7-2 HC "Os Tigres"
Juv. Viana 4-4 AD Valongo


Em pleno Pavilhão nº 2 da Luz, o Andebol benfiquista não conseguiu garantir a presença na Final da Taça Challenge, depois de perder por 25-27 diante dos romenos do Odorhei, em jogo da 2ª Mão das meias-finais desta competição. 
Com desvantagem de dois golos (31-29) vinda do Leste da Europa, o conjunto orientado por Mariano Ortega entrou melhor em jogo e, aos 8 minutos, vencia por 6-3 em resultado de uma defesa agressiva que permitiu que saíssemos em transições rápidas para o ataque. Contudo, o adversário recuperou e, a meio da primeira parte, igualou a sete golos. O Odorhei é uma equipa muito física que usa e abusa da agressividade e que tem em Rusia a sua grande arma ofensiva. 
Entramos numa fase onde o equilíbrio era a nota dominante. Porém, na fase final da primeira parte, os encarnados conseguiram uma vantagem de 2 golos (15-13) que dava boas esperanças para os derradeiros 30 minutos. 
Tudo mudou na segunda metade da partida. O Benfica entrou em inferioridade numérica, fruto de uma exclusão estúpida de Tiago Pereira a poucos segundos do fim da primeira parte. E pior ficou quando Carlos Carneiro também foi excluído logo no reinício do encontro. Os romenos aproveitaram a situação de superioridade numérica para dar a reviravolta no jogo (15-17). As águias entraram numa fase de desnorte completo, cometendo algumas falhas técnicas, sendo ineficazes aos 6 metros e atacando sem qualquer critério a baliza contrária. O Odorhei ia fazendo o seu jogo e aumentando a vantagem que dispunha para os 5/6 golos de diferença. Fizemos 2 golos em 15 minutos. Ninguém ganha jogos com este registo. Aí ficou entregue a eliminatória.
No último quarto de hora, o Benfica tentou reagir e ainda reduziu a diferença para os três golos (18-21) quando faltavam 10 minutos para o fim. O nosso técnico fez algumas alterações no sistema defensivo colocando o jovem Flávio Fortes à frente num 5x1, e ainda chegamos a acalentar esperanças quando fizemos o 24-26, a 4 minutos do apito final. 
Nos instantes finais, os romenos foram mais "frios" e carimbaram o passaporte para a decisão da prova. 
Isto ainda não está totalmente decidido pois o Benfica protestou o jogo em função de um erro técnico da mesa durante a segunda parte. O delegado da mesa não só confundiu Elledy Semedo com Paulo Moreno, como considerou que os encarnados estavam com 7 elementos em campo numa altura que deveriam estar 6 (como estavam). 
Uma coisa não apaga a outra. Merecemos perder, pois fizemos uma segunda parte horrível. Agora parece-me claro que houve um erro técnico e o Benfica só tem que protestar o jogo. Veremos qual será a decisão da EHF, na próxima semana. 
Na outra meia-final, o ABC, apesar de ter perdido na Noruega, está na final desta competição europeia. Fantástico trabalho de Carlos Resende. 

Resultados Finais da 2ª Mão das Meias Finais

SL BENFICA 25-27 Handball club Odorhei
Stord Handball 27-25 ABC


Sem comentários:

Enviar um comentário