quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mais SLB

Rui Pinto foi o grande vencedor da 10.º edição da Corrida Benfica António Leitão, tendo se registado um novo máximo de inscrições, com mais de 14600 participantes. Na vertente feminina, Catarina Ribeiro foi a mais rápida mas o pódio não foi totalmente benfiquista, ao inverso do que se sucedeu entre os homens.
Excelentes desempenhos dos benfiquistas presentes no Campeonato Nacional de Marcha e, pese embora as marcas de qualificação para os Europeus e a pulverização de records pessoais, com Sérgio Vieira a merecer claramente todo o protagonismo pois é o novo Campeão Nacional de 20 Km de Marcha!
O piloto da Honda, Paulo Gonçalves, venceu a 3.ª tirada da 2.ª jornada do Campeonato do Mundo de Rallys Todo-o-Terreno que decorre até Sexta-Feira e ocupa o 4.º lugar da geral.
Complicaram-se as contas, na luta pela manutenção do 2.º lugar na 2.ª Fase do Campeonato Nacional Divisão I de Pólo Aquático, para as águias que cederam na deslocação à piscina do Gondomar. Resta uma jornada e logo no reduto do líder destacado, e temos de vencer para assegurar a presença no Playoff de Apuramento do Campeão Nacional.
A formação de Rugby do SL BENFICA foi eliminada dos Playoffs, em solo alentejano pelo CR Évora, e portanto impedida quer de discutir o título da I Divisão quer da promoção ao principal escalão nacional da modalidade. Mas está para breve o regresso à Divisão de Honra, visto que a renovação da equipa está a dar frutos.


O acontecimento mais marcante do Atletismo nacional no passado fim de semana recaiu evidentemente na 10.ª edição da Corrida Benfica, constituída pela prova máxima de 10 Km, pela Caminhada/Légua António Leitão de 5 Km e pela habitual Corrida da Pequenada (que envolvia os escalões situados entre os benjamins e juvenis incluídos), esta última realizada na manhã deste Sábado. Registou-se um record de participação, com mais de 14600 pessoas inscritas, o que se tornou numa excelente forma de celebrar o 10.º aniversário de um evento que se assume cada vez mais com um papel relevante no calendário nacional da modalidade. O jovem, que já é uma certeza do Atletismo português, Rui Pinto sagrou-se, sem surpresa, vencedor ao cumprir a distância de 10 Km em 30:22 min, seguido de José Moreira e Miguel Moreira, respectivamente. No sector feminino, o pódio não foi totalmente composto por atletas do SL BENFICA, contudo Catarina Ribeiro foi a primeira a cortar a meta (34:39 min), com Susana Godinho e alcançar o 3.º lugar.
No Domingo de manhã, perto do Hospital da Luz, às 11h foi dado o tiro de partida para a prova de 10 Km, sendo que a de 5 Km, que contou com várias figuras conhecidas do universo benfiquista, teve início exactamente 15 min depois. Ambos os percursos coincidiam até à passagem pelo relvado da Luz, sendo que à saída enquanto os de 5 Km se encaminhavam para a meta situada na Praça Centenário, junto à Estátua do Eusébio, os restantes atletas inscritos na prova principal deslocavam-se para Telheiras e posteriormente regressavam para completarem os 10 Km justamente numa meta contígua à de 5 Km, no interior da área envolvente do Estádio do Sport Lisboa e Benfica.
Uma palavra final de sincero elogio para a inolvidável Professora Ana Oliveira, Directora do Atletismo e do Projecto Olímpico encarnados, e restante organização, que contou com o apoio de inúmeros voluntários, entre eles vários atletas do SL Benfica como por exemplo, Ricardo Ribas, que se lesionou gravemente e falhará quer a Maratona de Hamburgo quer os Mundiais de Pequim em Agosto. 
Resultados oficiais em: http://www.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/24251-10a_corrida_benfica_antonio_leitao-estadio_da_luz/Classificacoes

Classificações finais (Top 10):
Feminino
Catarina Ribeiro - 1.º Lugar
Susana Godinho - 3.º Lugar
Mónica Silva - 4.º Lugar
Dulce Félix - 6.º Lugar
Vera Nunes - 7.º Lugar
Diana Almeida - 8.º Lugar

Masculino
Rui Pinto - 1.º Lugar
José Moreira - 2.º Lugar
Miguel Moreira - 3.º Lugar
Miguel Borges - 4.º Lugar
Youssef El Kalai - 7.º Lugar
Andralino Furtado - 8.º Lugar
João Pedro Pereira - 9.º Lugar (melhor Júnior)










A estada de Ricardo dos Santos pelos EUA está a ser bastante proveitosa para o jovem atleta. O mais recente bom resultado foi alcançado no Meeting de Clermont, concretamente a 3.ª melhor marca pessoal nos 400 m - 46,26 s -, que lhe valeu o 2.º lugar entre os presentes.

A cidade de Rio Maior acolheu os Campeonatos de Portugal de Marcha Atlética em Estrada, em simultâneo com o 24.º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética e com a 13.ª Challenge de Marcha da Federação Internacional de Atletismo, e que contaram com a participação e excelente perfomance das águias presentes. Sérgio Vieira, sagrou-se Campeão Nacional de 20 Km Marcha, conforme já se tinha sucedido em 2010 e 2012, com o tempo de 1.23:24 h (melhorando a marca com que já se tinha apurado para a Taça da Europa de Marcha, marcada para o dia 17 do mês que se avizinha) e evidentemente cotou-se como o melhor português em Absolutos ao terminar na 11.ª posição, à frente do também benfiquista Pedro Isidro (17.º posto da Geral e record pessoal com 1.24:53 h) que se contentou com a conquista da medalha de prata. A atleta Mariana Mota arrecadou o 20.º melhor resultado nos 20 Km Femininos (7.º melhor tempo entre as Séniores portuguesas e 2.º lugar entre as lusas Sub-23) e bateu o record pessoal (1.42:41 h) que lhe valeu a qualificação para o Europeu da sua categoria, por sua vez o Júnior Vítor Ramos competiu na distância de 10 Km referente ao seu escalão e subiu ao degrau mais baixo do pódio.
Resultados oficiais em:
http://gpmarchariomaior.desmor.pt/RioMaiorIAAFChallenge2015.pdf







Depois da estreia infeliz e azarada do piloto de motos todo-o-terreno, Paulo Gonçalves, na jornada inaugural, esperamos melhor sorte para o benfiquista na 2.ª etapa do Campeonato do Mundo de Rally 2015, disputada no Qatar e que decorre desta Segunda-feira até Sexta-feira. Até ao momento já se ultrapassaram três num total de cinco tiradas. No 1.º dia o motard arrancou um 5.º lugar e no dia seguinte completou na 8.ª posição. Esta Quarta-feira, a aposta encarnada venceu e subiu ao 4.º posto da geral. O pódio está perfeitamente ao alcance. Força Campeão!



Aguardava-se um desafio importante para a formação feminina do SL BENFICA na luta pela manutenção do 2.º lugar, mas ficou tudo adiado para a próxima semana. Infelizmente consentimos um desaire e complicamos as contas, quando resta uma jornada por disputar com a visita ao líder e já consagrado vencedor da 2.ª Fase do Campeonato Nacional Divisão I de Pólo Aquático. Continuamos no 2.º lugar, mas, uma vez que o Gondomar previsivelmente deverá somar mais um triunfo, temos obrigatoriamente de suplantar com sucesso a melhor equipa nacional no seu reduto, com vista a podermos discutir o título nacional com o Fluvial Portuense, que já se encontra apurado para o Playoff do título. 5 jogos, 3 vitórias.

5ª Jornada do Campeonato Nacional Divisão I - 2ª Fase 

Resultado final: Gondomar 9 - 8 SL BENFICA


O conjunto treinado por José Mendes Silva foi afastado nas Meias-Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Rugby I Divisão, pelo anfitrião e favorito CR Évora. Os chaparros demonstraram a superioridade demonstrada durante o resto da época e foram justos vencedores. Aproveitamos para desejar rápidas melhoras ao jogador encarnado Filipe Grenho que sofreu uma lesão grave. Deste modo, estamos impedidos da promoção ao principal escalão nacional da modalidade. A temporada chega assim ao fim e o balanço é positivo, apesar das oscilações exibicionais, pois cumprimos o objectivo de marcarmos presença nos Playoffs. O caminho trilhado permite encarar o futuro com boas perspectivas, tendo em consideração o processo de renovação e revitalização da secção, nomeadamente, através de uma aposta clara na Formação. O Rugby benfiquista que celebra o 90.º aniversário, com um jantar no Estádio da Luz e uma homenagem ao saudoso Carlos Nobre (figura incontornável do Rugby BENFICA, onde foi jogador, treinador e dirigente) no dia 24 de Abril, está de pedra e cal!

1/2 Final do Campeonato Nacional I Divisão - Playoffs

Resultado final: CR Évora 27 - 17 SL BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário