terça-feira, 14 de abril de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A não conquista da Taça Challenge de Voleibol foi o momento mais marcante do último fim-de-semana desportivo. Uma grande tarde de Benfiquismo merecia outro desfecho! Os rapazes do Andebol deixaram tudo em aberto para lutarmos pelo acesso à final da Taça Challenge. No Hóquei em Patins asseguramos um lugar na Final Four da Taça. Já a secção de Futsal garantiu a vitória na Fase Regular. Por último, a equipa de Basquetebol continua na senda dos triunfos, tendo já no horizonte a disputa dos Playoffs. 

Confira o rescaldo de mais uma jornada onde o ecletismo do Glorioso saiu mais reforçado. 

Apesar de já estar tudo definido no topo da tabela classificativa, o Tri-Campeão de Basquetebol recebeu e venceu a Ovarense por 94-73 na penúltima ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Como já vem sendo hábito quando jogamos no Pavilhão Fidelidade, os comandados de Carlos Lisboa iniciaram o encontro a todo o gás. No final do primeiro período já tínhamos construído uma vantagem de doze pontos (28-16). Durante toda a primeira parte, a eficácia ofensiva dos encarnados foi muito elevada. Prova disso mesmo foram os 53 pontos marcados durante os primeiros 20 minutos da partida. Recolhemos aos balneários a vencer por 19 pontos, portanto bem encaminhados para mais um sucesso caseiro. 
A tarefa dos vareiros era muito complicada e ainda se tornou mais difícil no final do terceiro quarto, pois a liderança encarnada ainda ficou mais consolidada (77-53). O jogo estava resolvido. 
No derradeiro parcial, a histórica Ovarense ainda tentou correr atrás do prejuízo. Vitória justa da melhor equipa em campo ao longo de todo o encontro. 
A diferença esteve essencialmente na eficácia de lançamento, parâmetro onde as águias conseguiram percentagens de 66% nos 2 pontos e 48% no tiro exterior. Concretizamos 15 triplos! 
O norte americano Jobey Thomas foi novamente o nosso melhor jogador, somando 24 pontos e 5 assistências. Importa também salientar os bons desempenhos do base Tomás Barroso e do extremo Fábio Lima, ambos autores de 13 pontos. 
Uma última nota ainda para as descidas confirmadas à Proliga por parte de Illiabum e Sampaense. 
Agora temos que fechar esta fase da melhor maneira, com a conquista de mais uma vitória na deslocação até Oliveira de Azeméis. Aproveitaremos esse encontro para prepararmos a discussão dos Playoffs, nos quais buscaremos a conquista do grande objectivo, o Tetra.

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 94-73 Ovarense
V. Guimarães 90-69 Sampaense
CAB Madeira 110-93 Maia Basket
Lusitânia 66-76 Algés
Galitos Barreiro 86-88 Oliveirense
Illiabum 70-75 BC Barcelos


O SL Benfica é o vencedor da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, estatuto que adquiriu com o triunfo por duas bolas a uma, em Porto Salvo, na penúltima jornada da prova. 
A partida começou numa toada de equilíbrio, mas os pupilos liderados por Joel Rocha foram assumindo o controlo das operações e criando várias ocasiões de golo. A pressionar alto desde o apito inicial, só uma grande exibição do guarda-redes da casa Carlo ia evitando a festa benfiquista. Porém, quando estavam jogados 13 minutos do primeiro tempo, Ré abriu o activo num bom remate de meia distância. Até ao intervalo, não existiram alterações no marcador com os dois guarda-redes a fecharem muito bem as suas balizas. 
Na etapa complementar, os encarnados voltaram a carregar, mas os postes e o guarda-redes contrário iam impedindo que a vantagem fosse ampliada. A dupla de arbitragem também foi protagonista pela negativa, ao assinalar muitas faltas sem qualquer nexo, adoptando um critério pouco coerente. 
A poucos minutos do fim, o Leões resolveu colocar o seu 5x4 em acção. E foi nesse contexto que, numa transição rápida, Alessandro Patias praticamente deu a vitória ao líder da classificação. Ainda assim, dentro do último minuto, no 2º livre de 10 metros que dispôs, Fábio Armando reduziu a desvantagem do Leões para a margem mínima. Por esta altura, o seu colega David já tinha sido expulso. 
Emoção para os últimos segundos. As águias, em superioridade numérica, não deram hipóteses ao seu opositor e souberam conservar uma vitória importante que lhes garante, matematicamente, o primeiro posto da pauta classificativa. Teremos a "vantagem casa" nos Playoffs. O primeiro objectivo da época está conquistado. Contudo, nada está ganho. Protagonizamos uma fase regular de muita qualidade, com 22 triunfos e apenas três empates. Fomos a melhor equipa desta temporada, até ao momento. 
Realce para o desaire caseiro do Sporting, frente ao SC Braga, que permitiu aos minhotos ascender ao segundo lugar da classificação. Nesta ronda ficou-se a saber que Póvoa Futsal e Unidos Pinheirense desceram ao segundo escalão nacional.

Resultados Finais da 25ª Jornada

Leões de Porto Salvo 1-2 SL BENFICA
Burinhosa 5-4 Póvoa Futsal
SL. Olivais 8-5 Unidos Pinheirense
Rio Ave 3-3 AD Fundão
Belenenses 10-6 Modicus
Boavista 3-5 Dramático de Cascais
Sporting 3-6 Sp. Braga 


Em Paços de Ferreira, o Hóquei em Patins encarnado carimbou o passaporte para a Final Four da Taça de Portugal após golear a Juventude Pacense por 4-11, em partida relativa aos quartos-de-final da competição. 
Motivados pelo seu público, os anfitriões iniciaram o embate da melhor forma ao adiantarem-se no marcador, para gáudio dos seus adeptos. Contudo, os encarnados responderam de imediato e deram a volta no placar através de uma grande penalidade concretizada por Carlos Nicolia, e de uma boa finalização de João Rodrigues no 1-2.
No entanto, os homens da casa não se atemorizaram. Neste encontro a eliminar, ainda conseguiram repor a igualdade, porém Nicolia, num lance de bola parada, voltou a colocar as águias na frente. 
A partir desse momento, a maior qualidade e poderio dos encarnados impôs-se no ringue não dando hipótese de discussão do jogo ao adversário. Miguel Rocha, por três ocasiões, Tiago Rafael e Tuco, definiram quem seria a equipa a seguir em frente na prova. Recolhemos aos balneários com 2-8 a favor do conjunto às ordens de Pedro Nunes. 
Já na segunda parte, o Benfica aproveitou para gerir a capacidade física de todos os seus atletas, lançando no encontro o guarda-redes Pedro Henriques. De todo o modo, ainda conseguimos fazer mais golos perante uma Juventude Pacense que, pela forma como se bateu em campo, dignificou muito a vitória do Glorioso. Miguel Rocha completou o "Poker", João Rodrigues bisou e Valter Neves também colocou o seu nome na lista de marcadores, dando mais colorido à goleada encarnada. Não houve surpresas nesta eliminatória. Sporting, Oliveirense e OC Barcelos também se qualificaram para a fase das derradeiras decisões nesta competição. O emblema minhoto será o nosso adversário na meia-final. O local desta "final four" ainda não é conhecido. 
No próximo Sábado, joga-se o grande "Clássico" da modalidade, no Pavilhão da Luz. Uma vitória benfiquista garante, desde logo, o título aos encarnados. Quero uma vitória do bem contra o mal. Vamos à luta, Rapazes!

Resultados Finais dos 1/4 de Final

Juv. Pacense 4-11 SL BENFICA
Sporting 4-2 Valongo
Sp. Tomar 4-6 Oliveirense
HC Turquel 1-5 OC Barcelos 


Uma derrota por 31-29 faz acalentar as esperanças ao Andebol benfiquista em chegar à Final da Challenge Cup. 
Na primeira mão da meia-final, jogada em território romeno, Mariano Ortega e os seus rapazes conseguir um resultado que deixa tudo em aberto para Lisboa, frente a um emblema que lidera o campeonato do seu país e foi apoiado por 1500 adeptos num recinto totalmente esgotado.
Foi uma partida muito equilibrada, para a qual os encarnados partiram sem uma das suas peças mais importantes, o pivô José Costa. 
Apesar disso, as águias bateram-se de forma aguerrida, não deixando a equipa da casa fugir no marcador. Com 12 minutos de jogo, perdíamos por 6-5. Na fase final dos primeiros 30 minutos, o Odorhei conseguiu uma vantagem de 4 golos (16-12) à qual os encarnados responderam de forma exemplar, levando para o intervalo uma desvantagem mínima (16-15).
No reatamento do encontro, a formação romena teve um primeiro quarto de hora muito forte, passando a liderar por 6 golos de diferença (27-21). Mas o SL Benfica nunca deixou de acreditar. Nunca baixámos os braços. Começámos por reduzir a desvantagem (28-24) a 10 minutos do fim e entramos nos últimos 5 minutos a perder somente por dois golos. Ainda conseguimos reduzir o marcador para a diferença mínima através de Paulo Moreno (30-29), mas, nos instantes finais, os romenos marcaram um golo que fixou o resultado final. 
Acredito que um Benfica ao seu melhor nível irá conseguir dar a volta nesta eliminatória e assegurar um lugar na final desta competição europeia. Temos capacidade para conseguir tal desiderato. 
Destaque para as boas exibições de António Areia e Javier Borragan que, com 8 e 6 golos, respectivamente, foram os nossos melhores jogadores. 
Na outra meia-final, o ABC deu um passo de gigante rumo à final ao vencer, em casa, os noruegueses do Stord Handball por 25-18.

Resultados Finais da 1ª Mão das Meias Finais

Handball Club Odorhei 31-29 SL BENFICA
ABC 25-18 Stord Handball 


Orgulho! É a palavra que melhor define o que senti por aquela secção de Voleibol que caiu de cabeça bem erguida na Final da Taça Challenge. 
As minhas primeiras palavras vão para os 1700 Benfiquistas que me fizeram reviver o Inferno da Luz. Um pavilhão a rebentar pelas costuras, com um apoio magnífico que só quem lá esteve - como eu - consegue explicar o que se sentiu. Foi realmente fantástico! Mesmo após os dois primeiros sets que deram a vitória aos sérvios, quase ninguém arredou pé do recinto e continuou a mostrar todo o seu Benfiquismo! Daqueles dias que nunca mais me esquecerei. 
A ansiedade/nervosismo foi o factor-chave para o desfecho desta final. Cedo se percebeu que os nossos rapazes acusaram a pressão deste enorme desafio. Apesar de sermos uma equipa experiente, não possuímos grande rodagem a este nível. E isso notou-se de forma bem gritante. Principalmente ao nível do serviço, estivemos muito aquém das expectativas. Do outro lado esteve um conjunto que não se deixou atemorizar pelo ambiente e foi muito eficaz em todos os capítulos do jogo. A agressividade do serviço sérvio e o poder de ataque do seu oposto Luburic fizeram a diferença nesta final. Ganhou a melhor equipa. Há que dar os parabéns a quem merece. Mas o senhor camisola 17 do Vojvodina Novi Sad (Stankovic) vai perceber um dia que mais importante que saber perder é saber ganhar, coisa que ele não sabe fazer. 
Mesmo com os dois primeiros parciais perdidos e o adversário já com a Taça assegurada, os encarnados conseguiram ganhar o jogo com uma formação renovada e dar um alegria merecida a todos aqueles que os apoiaram. 
O percurso desta secção foi brilhante. Perderam somente um jogo em toda a prova. Ninguém acreditava que iríamos chegar à decisão da prova. Mas depois de termos conseguido um lugar na final, não concretizar o sonho de conquistar a Taça foi uma desilusão. Temos que o reconhecer. No entanto, eu acredito que um dia podemos lá voltar e dessa feita sermos felizes como tanto merecemos. 
Custou-me muito ver aquelas lágrimas do Prof. José Jardim, de Rui Mourinha e de Rui Guedes. Sei bem o seu amor à modalidade e ao clube. O trabalho que fazem diariamente para atingirmos os objectivos. Foi arrepiante e todos estamos orgulhosos do vosso trabalho! Uma secção à Benfica!
A ti, André Lopes, e restantes companheiros: baixar a cabeça só para beijar o nosso símbolo. Há um Campeonato para conquistar. A luta vai ser dura, mas o Tri tem que ser nosso. Muita Força!!! 

Resultado Final da 2ª Mão da Final

SL BENFICA 3-2 Vojvodina Novi Sad (24-26; 21-25; 25-16; 25-23; 15-10) 


Sem comentários:

Enviar um comentário