quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mais SLB

Mais glória para o Atletismo encarnado, nomeadamente com os títulos nacionais de Estrada - o Tri-Campeonato alcançado pelos homens e o Bi-Campeonato arrecadado pelas mulheres - e com a conquista em Masculinos da 1.ª Taça de Portugal de Saltos em Pista Coberta. Parabéns pelo sucesso! Orgulho benfiquista.
No Rally Dakar 2015, Paulo Gonçalves continua a exibir-se a excelente nível e a dignificar as cores do Benfica. É o actual 2.º classificado e encontra-se com legítimas possibilidades de sonhar com o título das motos.
No Campo da Sobreda, após três semanas de pausa, a formação encarnada de Rugby foi derrotada no confronto com o CR Évora, 2.º classificado da 1.ª Divisão.
A equipa feminina de Pólo Aquático perdeu a hipótese de subir ao 2.º lugar da 1.ª Fase do Campeonato Nacional Divisão I depois de empatar a 11 bolas na recepção ao Gondomar Cultural.
Já no Ténis de Mesa, a dupla do Benfica composta por Dinis Cunha e Vítor Gouveia celebrou no Domingo a conquista do título Distrital de Pares Séniores. Parabéns aos Campeões!

Na manhã do passado Domingo, as atenções da incansável secção de Atletismo do SL Benfica viraram-se para a cidade da Maia, no Norte de Portugal, onde as águias revalidaram os títulos de Estrada, quer em Masculinos, pela 3.ª vez consecutiva, quer em Femininos, pela 2.ª vez consecutiva, e se registaram várias vitórias a nível individual.
O aguardado duelo com o Sporting na luta pelos títulos nacionais colectivos em Séniores constituiu o foco de interesse para a corrida de 10 Km. No final não restou dúvidas sobre o vencedor do derby alfacinha, dado o modo dominador como vencemos nos dois géneros. Excelente jornada ao nível táctico, com todos os atletas encarnados imbuídos no espírito colectivo e cientes do objectivo primordial da equipa.
Recordamos que para o apuramento da classificação final colectiva somou-se a posição final dos quatro primeiros atletas de cada equipa. Portanto, em Masculinos averbamos 13 pontos (seis atletas nos 11 primeiros lugares) e em Femininos obtivemos também 13 pontos (oito atletas nos 11 primeiros lugares). Em ambos os géneros foi larga a vantagem pontual para com os rivais, justificado pelas excelentes prestações dos atletas que envergaram o manto sagrado.
Individualmente, Rui Pedro Silva, volvidos 28:59 min, foi sem surpresa o mais rápido entre os homens conforme se sucedeu com Dulce Félix (a meio da prova já detinha larga vantagem sobre as perseguidoras e, por conseguinte, já estava com uma mão no troféu mais desejado), candidata a Atleta Europeia do mês de Dezembro de 2014 (toca a votar na nossa Campeã em https://www.facebook.com/EuropeanAthletics/app_1601993326700020?pnref=story) gastando 31:25 min, na prova feminina. Ambos venceram francamente isolados, sem concorrência capaz de os suster e alcançaram respectivamente o 3.º e 4.º título nacional de Estrada. Uma das apostas para a época que se encontra na sua fase inicial, Silvana Dias (35:10 min), sagrou-se Campeã Nacional de Estrada Sub-23 pelo 2.º ano consecutivo, à frente da igualmente benfiquista Diana Almeida.
O jovem Rui Pinto, a atravessar um bom momento de forma, garantiu de modo espectacular praticamente em cima da linha de chegada o 2.º posto, ao ultrapassar com um sprint vigoroso aquele que viria a subir ao último lugar do pódio. Tornou-se merecidamente Vice-Campeão Nacional de Estrada. No sector feminino a medalha de Bronze ficou na posse da benfiquista Salomé Rocha.
No escalão Sub-23, a vitória pertenceu a Samuel Barata (29:41 min) e André Pereira é o novo Vice-Campeão Nacional de estrada. Enquanto em Júniores, André Cunha completou o percurso no 2.º lugar, recebendo assim a respectiva medalha, sendo importante na conquista a nível colectivo do título nacional de Estrada em Júniores Masculinos.
O triatleta João Pereira, 5.º classificado do ranking mundial da modalidade de 2014, confirmou as suas qualidades como corredor e prossegue a sua preparação para a temporada que se avizinha.
Uma palavra de apreço para com a prof. Ana Oliveira. Notável o seu trabalho! Com pouco faz muito. A sua ambição é inesgotável. Tantas e tantas conquistas. Impressionante a forma como as nossas equipas massacraram os adversários.
Nota para o amadorismo presente na organização do evento por parte da FPA (neste aspecto perde largamente quando comparado com a Corrida Benfica ) e ainda para a presença de alguns adeptos benfiquistas, sobretudo no apoio junto à meta e, posteriormente, nos festejos com os Campeões.

Classificações finais:

Masculinos
Rui Pedro Silva - 1.º Lugar
Rui Pinto - 2.º Lugar
Alberto Paulo - 4.º Lugar
José Moreira - 6.º Lugar
Ricardo Ribas - 10.º Lugar
Samuel Barata - 11.º Lugar
João Pereira - 17.º Lugar
André Pereira - 23.º Lugar
Miguel Arraiolos - 40.º Lugar
André Cunha - 48.º Lugar
Daniel Moreira - 51.º Lugar
Jorge Moreira - 56.º Lugar
Hugo Ganchas - 65.º Lugar
João Pereira - 101.º Lugar
Cláudio Ribeiro - 107.º Lugar

Femininos
Dulce Félix - 1.º Lugar
Salomé Rocha - 3.º Lugar
Catarina Ribeiro - 4.º Lugar
Vanessa Fernandes - 5.º Lugar
Susana Godinho - 8.º Lugar
Mónica Silva - 9.º Lugar
Vera Nunes - 11.º Lugar
Silvana Dias - 12.º Lugar
Diana Almeida - 28.º Lugar











Desengane-se quem pensa que os sucessos por parte do Atletismo encarnado no pretérito fim de semana ficaram pelos diversos títulos na 22.ª edição do Campeonato Nacional de Estrada. No Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, o Benfica foi o vencedor da 1.ª Taça de Portugal de Saltos em Pista Coberta no género Masculino.
Para a vitória colectiva entre os homens (3026 pontos acumulados), contaram fundamentalmente as vitórias individuiais de Paulo Conceição no Salto em Comprimento, de Tiago Pereira no Triplo Salto e de Marcos Caldeira no Salto em Comprimento. Já a equipa feminina foi lanterna vermelha, visto que somente participaram duas atletas.
Rubem Miranda elevou a fasquia a 5,35 m e estabeleceu novo recorde de Portugal no Salto com Vara em Sub-23. Confira no vídeo abaixo colocado.

Classificações Finais:

Masculinos
Salto em Altura
Paulo Conceição - 1.º Lugar
Tiago Pereira - 2.º Lugar
Victor Korst - 4.º Lugar
Salto com Vara
Rubem Miranda - 2.º Lugar
Diogo Ferreira - 3.º Lugar
Icaro Miranda - 4.º Lugar
Triplo Salto
Tiago Pereira - 1.º Lugar
Gil Manuel - 5.º Lugar
Salto em Comprimento
Marcos Caldeira - 1.º Lugar
Danilo Almeida - 4.º Lugar
Adam Ferreira - 9.º Lugar
Gabriel Potra - 10.º Lugar

Femininos
Salto em Altura
Nádia Sena - 5.º Lugar
Triplo Salto
Tânia Carvalho - 5.º Lugar
Salto em Comprimento
Tânia Carvalho - 7.º Lugar




Durante este fim de semana decorreu também a 1.ª edição da Taça de Portugal de Velocidade e Barreiras, na ExpoCentro de Pombal.
O resultado encarnado mais positivo da prova disputada no distrito de Leiria, foi a vitória de António Rodrigues nos 400 m. Colectivamente a prestação foi bastante modesta, designadamente com o 6.º lugar em Femininos e o 9.º lugar em Masculinos.
Consulte todos os resultados oficiais em: http://www.fpatletismo.pt/pt/1659/resultados-2015


O piloto da Honda Paulo Gonçalves mantém-se na luta pela vitória final na 37.ª edição do Rally Dakar. Actualmente é o 2.º classificado, bem perto do líder das motos.
Na 5.ª tirada, o motard luso concluiu com o 5.º melhor tempo e manteve-se no 3.º lugar da geral. No dia seguinte, não houve alterações na classificação apesar do 3.º posto do benfiquista obtido nesta jornada.
A 7.ª etapa foi ganha por Paulo Gonçalves, naquela que se traduziu na 1.ª vitória do benfiquista na presente edição do Dakar e que lhe permitiu encurtar as distâncias para os dois pilotos da frente.
Ficou para a 8.ª jornada a ascensão do piloto português ao 2.º lugar da classificação geral das motos, apesar de ter chegado à meta com o 15.º melhor registo.
Ontem, Paulo Gonçalves consolidou a 2.º posição ao terminar a 9.ª etapa igualmente no 2.º lugar e está agora a 5:28 min da dianteira.
Relembramos que 17 de Janeiro termina o Dakar 2015. Força Paulo, estamos contigo!





No Sábado, o SL BENFICA perdeu na condição de visitado, na 10.ª e primeira jornada da 2.ª Volta da Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão de Rugby. Tratou-se do jogo grande da jornada com os rapazes sob o comando de José Mendes Silva a desperdiçarem a possibilidade de reduzirem distâncias para as equipas que se encontram à sua frente na pauta classificativa. Os nossos jogadores tentaram equilibrar a partida todavia ao intervalo (3-10) a desvantagem para com o actual 2.º classificado já era uma evidência. Continuamos no 3.º posto da Fase Regular do Campeonato Nacional I Divisão. 10 jogos, 7 vitórias.

10ª Jornada do Campeonato Nacional I Divisão - Fase Regular

Resultado final: SL BENFICA 6-13 CR Évora, (0-1 em ensaios)




O conjunto feminino do Benfica empatou com o Gondomar Cultural por 11-11, em jogo a contar para 6.ª Jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional Divisão I de Pólo Aquático!
Um resultado justo face ao equilíbrio registado durante o tempo regulamentar. Ocupamos o 3.º lugar da tabela classificativa. 4 jogos, 1 vitória.
Partilhamos aqui o texto do fantástico e credível Blog "Em Defesa do Benfica". Consulte o texto que se incidiu sobre o Pólo Aquático benfiquista em: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/01/faltou-tao-pouco.html


No Ténis de Mesa, a dupla encarnada formada por Dinis Cunha e Vítor Gouveia sagrou-se Campeã Distrital de Pares Séniores, após ultrapassarem com êxito no encontro decisivo a também dupla benfiquista composta por José Monteiro e Gonçalo Castanheira. Quanto aos restantes benfiquistas, Pedro Silva e Tiago Nunes ficaram no 3.º lugar e Júlio Ferreira e Juan Marin no 5.º posto. Só deu BENFICA! Parabéns a todos!

3 comentários:

  1. Caro Hugo1904,

    Sabe-me dizer qual o motivo da falta de comparência no jogo de Rugby com o CR Evóra na 1ª volta? Obrigado.

    Saudações benfiquistas,
    jag

    ResponderEliminar
  2. Caro jag,

    Partilho de seguida a notícia que o Jornal desportivo Record publicou:

    "O Benfica e o Santarém foram penalizados com uma “falta de comparência justificada” nos encontros da 1.ª jornada do campeonato da 1.ª Divisão – segundo escalão nacional. A decisão foi comunicada no site da FPR, sem mais quaisquer explicações, remetendo simplesmente para o Artigo 40.º do Regulamento Geral de Competições.

    Ao que apurámos, a falta de comparência tem a ver com o facto de águias e cavaleiros não terem inscrito um número de jogadores suficientes dentro do prazo regulamentar, pelo que serão punidos com uma derrota e 4 ensaios sofridos. Em termos práticos, o Benfica perde 2 pontos – fica sem o bónus defensivo que obtivera em Évora, onde perdeu 14-15, mais um ponto de penalização pela infração – e o Santarém perde um ponto pela regulamentar falta de comparência no encontro que perdera por 19-31 com o Loulé. Por sua vez, os alentejanos e os algarvios beneficiam de um ponto de bónus ofensivo extra que não haviam conseguido em campo."

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar