sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fantástica vitória no Clássico de Hóquei em Patins, qualificação europeia do Voleibol e triunfo europeu a fechar a participação na Europa do Basquetebol. Eis o resumo de terça e quarta-feira onde "só deu Benfica". Que grande orgulho sinto no Ecletismo do clube! Raça, Querer e Ambição estão sempre presentes quando estes rapazes entram em campo! 

Confira a análise das três partida onde o Glorioso foi claramente mais forte. 

No encontro que encerrou a participação dos encarnados nas competições europeias 2014/2015, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol viu os finlandeses do Kataja Basket iniciarem a partida da melhor maneira. Entrou muito permissivo a nível defensivo e permitiu ao adversário assumir alguma vantagem no marcador. No entanto, ainda no primeiro período, o Benfica reagiu e, com uma alta percentagem no tiro exterior, conseguiu terminar o parcial na frente (24-23), fruto de um lançamento de três pontos do extremo João Soares, mesmo a terminar o primeiro período.
Carlos Lisboa já não podia contar (por lesão) com Carlos Andrade, Diogo Carreira e Carlos Ferreirinho, e ainda viu João Soares ser expulso por um desentendimento com o capitão da equipa contrária. Apesar destas contrariedades, o colectivo encarnado soube responder da melhor forma. Perante a defesa "zona" por parte do nosso opositor, o Benfica circulou muito bem a bola, encontrando sempre soluções confortáveis de lançamento de três pontos. Nesta fase, Ronald Slay foi o principal impulsionador dos encarnados. Com os seus lançamentos exteriores permitiu que os tri-campeões fugissem no marcador e chegassem ao intervalo a vencer por 17 pontos (53-36). 
Na entrada para o segundo tempo, o Kataja tentou reagir e diminuir as diferenças. Todavia encontrou pela frente um Benfica muito inteligente no controlo da bola, procurando ser bem sucedido através do jogo interior (Fred Gentry) ou da insistência em movimentos ofensivos que culminaram em triplos que surgiam com toda a naturalidade, da autoria de Jobey Thomas, Tomás Barroso e Seth Doliboa. Foi, sem surpresa, que a vantagem pontual das águias se avolumou e, no final do terceiro período, o placar marcava 78-54. 
Já no derradeiro período, a toada do encontro manteve-se e o nosso técnico aproveitou para dar bons minutos aos mais jovens do seu plantel (Diogo Gameiro e Artur Castela). Excelente!
Em jeito de balanço posso afirmar que tivemos uma prestação muito digna. Competimos a um nível muito mais competitivo que nos permitiu aumentar a intensidade do nosso jogo. Foi, indiscutivelmente, uma participação positiva, apesar da eliminação nesta fase de grupos. Face ao notório poderio de Nanterre e Belfius Mons-Hainaut, não se pode exigir mais à nossa secção. 
Agora o foco total está apontado para as competições internas, com o objectivo de repetir tudo o que de bom fizemos na temporada transacta. 

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 107-82 Kataja Basket
Belfius Mons-Hainaut 94-86 JSF Nanterre 


O Bi-Campeão Nacional de Voleibol garantiu, na noite de quarta-feira, a presença nos oitavos-de-final da Taça Challenge, após vencer o Partizan Vizura por 3-1. 
Quero destacar o excelente ambiente vivido no Pavilhão nº 2 da Luz. A provar que nós, adeptos, podemos contribuir, de forma decisiva, para o sucesso das nossas equipas. Excelente!
Dado o triunfo alcançado pelos comandados de José Jardim na Sérvia por 1-3, os encarnados "apenas" precisavam de ganhar dois sets para se qualificarem para a fase seguinte da prova. 
No entanto, quem entrou melhor neste encontro foi o nosso adversário. Aproveitou muito bem os nossos erros na recepção e alguma passividade na defesa baixa para vencer o primeiro parcial por 17-25. Merece destaque a acção do oposto Milija Mrdak, pela eficácia enorme no remate.  
Com Perini na distribuição (dada a lesão do titular, Vinhedo), as águias melhoraram muito a qualidade do seu jogo no set seguinte. Houve muito equilíbrio ate à fase decisiva deste parcial (8-7, 16-14). Já na recta final do set, os encarnados foram superiores, pois melhoraram a eficácia da recepção e, por consequência, o remate saiu em melhores condições, acabando assim por igualar o marcador (25-19). 
O terceiro set carimbou a presença na eliminatória seguinte desta competição. Domínio total do SL Benfica que não deu qualquer chance ao Partizan e triunfou por categóricos 25-14. Estava atingido o nosso objectivo. 
Com a qualificação garantida, e na frente do placar, o colectivo benfiquista fechou o encontro no quarto set por 25-18. 
Batemos o líder da Liga Sérvia. Ultrapassamos uma excelente equipa. Fizemos novamente uma boa exibição, pese embora algumas ausências importantes. 
Segue-se um duelo português na próxima ronda desta prova, com as duas melhores equipas nacionais frente-a-frente (SL Benfica e Fonte Bastardo) a lutarem por um lugar nos quartos-de-final desta competição europeia. Vai ser duro. 

Resultado Final dos 1/16 Final (2ª Mão)

SL BENFICA 3-1 Partizan (17-25; 25-19; 25-14; 25-18)


A equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica venceu, no Dragão Caixa, o FC Porto por 3-7 em jogo da 11ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Num pavilhão lotado, mas fraco no apoio (porque será?), os primeiros minutos do encontro foram muito intensos e rápidos, com o guarda-redes dos portistas Nélson Filipe a ser o grande protagonista, ao evitar por várias vezes o golo dos encarnados. 
Porém, aos 16 minutos, num contra-ataque, Carlos Nicolia começou o seu "show" particular e abriu o marcador. Facto importante é que, logo nesta fase da partida, as águias somavam 8 faltas. Foi mesmo contra tudo e contra o Peixoto de Valongo. 
Poucos minutos depois, fruto da supremacia encarnada, Diogo Rafael ampliava a nossa vantagem numa excelente transição ofensiva. Logo na resposta, os homens da casa reduziram distâncias com Vitor Hugo, à boca da baliza, a bater o espanhol Guillem Trabal. Um golo claramente contra a corrente do jogo. 
Mas os encarnados não se deixaram abater e perto do descanso, a dupla Diogo Rafael e Carlos Nicolia fez novamente estragos na estrutura portista. O génio argentino fez o 1-3 com um classe incrível, quando faltava cerca de 1 minuto para recolhermos aos balneários.
Ainda antes do intervalo, Peixoto apitou a 10.ª falta benfiquista, mas Rafa viu Trabal defender o livre directo. Resultado justo face àquilo que se passava no ringue. 
No reatamento, continuou a só haver Benfica em campo. Carlos López, numa execução individual do "outro mundo" fez o 1-4 e Carlos Nicolia, na transformação de uma grande penalidade aumentou, uma vez mais, a vantagem encarnada. Foi tudo tão natural... 
A única forma que os portistas tinham para entrar no jogo era chamarem o seu melhor jogador: Luís Peixoto. E assim foi. Três penalties e dois livres directos a favor dos dragões traduziram-se num rotundo "zero", pois na baliza mora uma "parede" chamada Guillem Trabal. Ainda assim, o FC Porto conseguiu chegar aos 3-5, fruto de uma remate da meia distância de Hélder Nunes e um auto-golo do nosso capitão Valter Neves. Cinco minutos faltavam jogar até ao fim. 
Na recta terminal do encontro, uma combinação entre João Rodrigues e Diogo Rafael, com este último a marcar o 3-6, foi a estocada final neste Clássico. Até final, ainda deu para o genial Nicolia humilhar o "animal" Edo Bosh, na execução primorosa de um livre directo, fechando assim as contas da partida (3-7). 
Estamos isolados no topo da tabela classificativa. Nada está ganho. Vem aí mais uma guerra contra o Valongo. Encham o pavilhão da Luz. É a melhor homenagem que podem fazer a estes bravos rapazes que honram o Manto Sagrado, semana após semana. 

Resultados Finais da 11ª Jornada


FC Porto 3-7 SL BENFICA 
AD Valongo 6-4 Juv. Viana 
OC Barcelos 3-0 Paço de Arcos
HC Turquel 3-2 Candelária
CD Póvoa 2-4 Oliveirense
Sporting 6-1 CH Carvalhos
HC "Os Tigres" 8-4 AD Sanjoanense 





Sem comentários:

Enviar um comentário