terça-feira, 18 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

No dia de hoje, a equipa de Basquetebol do SL Benfica bateu o Kataja Basket por 90-93, na qualidade de visitante, em jogo da terceira jornada do Grupo E da EuroChallenge. 

O Tri-Campeão voltou a triunfar em grandes palcos europeus. Orgulho! É muito saboroso e totalmente merecido este sucesso que coloca o Benfica numa posição que permite ainda lutar pelo apuramento para a próxima fase da competição. 

Duas etapas distintas marcaram a primeira parte desta partida. Os comandados de Carlos Lisboa entraram muito fortes em jogo. Muito eficazes no lançamento exterior, construíram um boa vantagem nos primeiros 10 minutos (21-31). 
Por outro lado, o segundo período foi totalmente dominado pelo conjunto da casa. Aproveitaram muito bem os inúmeros "turnovers" do conjunto encarnado e conseguiram protagonizar uma grande reviravolta no marcador até ao descanso (49-42). 

No reatar do encontro, o equilíbrio foi a nota dominante. Os americanos do Kataja Basket estiveram em destaque (Horton e Arnold) e o Benfica procurou sempre reagir às adversidades, com excelentes percentagens de eficácia de lançamentos. O resultado encontrava-se em 70-66 à entrada do último quarto, assim espelhando um jogo onde a qualidade dos ataques superou largamente as defesas. Um grande jogo!

Estava tudo em aberto. Mas, por esta altura, valeu um atirador que veste o "Manto Sagrado" chamado Jobey Thomas. Foram 32 pontos (7/10 em lançamentos de 3 pontos!), 4 ressaltos e 3 assistências. A forma fácil e felina com lança ao cesto é qualquer coisa de extraordinário! Quando o jogo se encontrava na fase decisiva, lançou ainda melhor do que no resto do encontro e "deu" a primeira vitória europeia aos homens de "águia ao peito". Demonstrou (eu já não tinha dúvidas...) que estamos perante um dos melhores jogadores de sempre do Basquetebol português. Só para o ver jogar, o Pavilhão Fidelidade devia estar sempre cheio. Não sabem o que perdem. Obrigado, Senhor Jobey Thomas! 

Quero ainda destacar a exibição de Cláudio Fonseca. É o melhor poste português e demostrou-o quando foi chamado com 14 pontos e 5 ressaltos. Provou assim que devia ter jogado frente aos belgas, na Luz, e diante do Nanterre, em França. Também Seth Doliboa e Carlos Andrade foram muito importantes na luta dos ressaltos e nos lançamentos em alturas do jogo em que estávamos por baixo. 

Em suma, mostramos a fibra dos Campeões. Mesmo sem grande experiência europeia merecemos ser felizes. Daquilo que vi nesta primeira volta, temos chances para lutar pelo apuramento. Também podemos perder qualquer jogo - é certo -, mas revelámos qualidade para bater os outros rivais neste grupo. Parabéns, Rapazes!

Resultados Finais da 3ª Jornada

Kataja Basket 90-93 SL BENFICA
JSF Nanterre 88-68 Belfius Mons-Hainaut 


Sem comentários:

Enviar um comentário