segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A derrota caseira do Andebol manchou um fim-de-semana no qual as restantes modalidades de pavilhão obtiveram sucessos mais ou menos concludentes, como no caso do Futsal que teve de lutar e sofrer muito para continuar na liderança da pauta classificativa. 
Tenho que destacar a bonita comunhão que presenciei na Maia entre a nossa equipa de Voleibol e os Benfiquistas Ecléticos do norte do país que marcaram presença no apoio ao Glorioso. Orgulho! 

Confira, de seguida, o rescaldo de todos os encontros onde o "Manto Sagrado" foi interveniente. 

Ao início da tarde de Sábado, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol recebeu e bateu a formação do Illiabum por claros 90-65 para a 3ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
No meio de confrontos europeus de elevado grau de dificuldades, os comandados de Carlos Lisboa enfrentaram um conjunto até aqui invicto nesta competição. E os primeiros 10 minutos mostraram o porquê deste adversário contar com dois triunfos nas primeiras jornadas desta fase. Ofereceram uma boa réplica ao SL Benfica, ainda que já fossem os encarnados a liderar o marcador no final do primeiro período (24-19). 
A partir daí, a diferença de qualidade entre os plantéis notou-se - e de que maneira! - com os homens de "águia ao peito" a aplicarem um parcial de 21-9 e a levarem o encontro muito bem encaminhado para o intervalo (45-28). 
O recomeço da partida marcou o "cheque-mate" benfiquista. No terceiro parcial teve lugar o melhor período ofensivo dos encarnados que, ao converterem 31 pontos, decidiram a contenda a seu favor (76-42). Estivemos bem no capítulo defensivo, apesar de termos perdido a luta das tabelas. Ao nível do lançamento fizemos uma excelente percentagem na curta e média distância (26/38 - 68%). A somar a tudo isto, ainda merece destaque o melhor jogo colectivo do Benfica, provado pelas 24 assistências durante todo o desafio. 
Nota para a excelente actuação individual do poste Cláudio Fonseca, que foi o melhor marcador na equipa benfiquista (17 pontos), convertendo os oito lançamentos de campo que executou. 
Já amanhã tem lugar nova partida da EuroChallenge, desta feita em terras gaulesas, diante do adversário teoricamente mais forte do grupo. 

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 90-65 Illiabum
Algés 58-64 Maia Basket
Galitos Barreiro 88-97 CAB Madeira
Oliveirense 72-84 V. Guimarães
BC Barcelos 76-66 Sampaense
Ovarense 77-83 Lusitânia 


Em terras maiatas, o Bi-Campeão de Voleibol não defraudou todo o favoritismo que lhe era atribuído e derrotou o Castêlo da Maia por 0-3, em partida a contar para a 5ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Mais uma vez, quem quisesse seguir o resultado deste encontro só o podia fazer no pavilhão. A Federação respectiva trata muito mal a modalidade. É mais que tempo de mudar!
José Jardim lançou de início o "sete" habitual: Vinhedo, Hugo Gaspar, Roberto Reis, André Lopes, Honoré, Kibinho e Ivo Casas. 
O primeiro set foi dominado pelos encarnados desde o seu momento inicial. Conseguindo criar dificuldades à recepção contrária, o nosso bloco e ataque faziam o resto do trabalho. Por isso não foi de estranhar a facilidade com que chegámos ao 18-25. 
A história foi outra no segundo parcial. A equipa da casa empolgou-se e colocou grandes problemas ao nosso "side-out", onde Ivo Casas e Roberto Reis estiveram longe da perfeição. O nosso técnico optou - e bem - pela entrada do miúdo João Oliveira no lugar de Reis, uma opção que surtiu efeito. Estivemos a perder 17-21, quando André Lopes, no serviço, deu a reviravolta no marcador. Momentos fantásticos se viveram no pavilhão com aquela catadupa de pontos encarnados que veio a fechar o set com um grande bloco de João Oliveira, por 22-25. 
No terceiro e derradeiro parcial, o Castêlo foi-se animicamente abaixo e o SL Benfica não teve grandes problemas em vencer por concludentes 14-25. Deu para quase todos os atletas encarnados darem o seu contributo para mais três pontos importantes na nossa caminhada, rumo ao objectivo de conquistar o primeiro posto nesta fase da competição.

Resultados Finais da 5ª Jornada

Castêlo da Maia 0-3 SL BENFICA (18-25; 22-25; 14-25)
Leixões 0-3 Sp. Espinho (22-25; 20-25; 28-30)
Fonte Bastardo 3-0 Atl. Madalena (25-12; 27-25; 25-22)
Clube K 2-3 Ac. Espinho (20-25; 25-17; 25-22; 21-25; 13-15)
Vilacondense 3-1 SC Caldas (25-21; 26-28; 25-23; 25-20)
V. Guimarães 3-2 Esmoriz (22-25; 25-16; 17-25; 25-23; 15-9) 


No Pavilhão nº 2 da Luz, o Andebol encarnado perdeu frente ao ABC por 27-33, em encontro relativo à 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Que desilusão! Nunca pensei que, após um triunfo bem conseguido na Maia diante do Águas Santas, fossemos perder desta forma perante um dos históricos da modalidade. Acreditava que iríamos ter um "osso duro de roer" pela frente e que se perspectivava uma partida muito equilibrada. Mas a realidade ficou bem distante disto, para pior. 
A formação minhota foi a melhor equipa em campo ao longo dos 60 minutos. Mereceu a vitória. Mostrou que, na actualidade, é a terceira melhor equipa nacional, atrás de FC Porto e Sporting. 
Não quero alimentar desculpas, porém a aposta na formação tem destes riscos. Na quarta-feira não erámos os melhores do Mundo, hoje também não somos os piores. Não vamos deitar por terra um trabalho que tem sido bem positivo. 
Agora há muito para mudar. Continuo a achar que Cláudio Pedroso e Carlos Carneiro não rendem aquilo que podem. Mesmo os pontas Dario Andrade e António Areia parecem "fortes com os fracos e fracos com os fortes". Quem esteve bem foi novamente o lateral direito espanhol Javier Borragan, somando 8 golos e marcando praticamente tudo o que atirou à baliza contrária. 
O nosso próximo adversário - o ISMAI - protagonizou a maior surpresa da época, até ao momento, ao vencer fora de casa o candidato ao título Sporting, por 30-35. 
De salientar que, nesta temporada, o Campeão decide-se nos Playoffs. Portanto este tipo de resultados não se revela fundamental na decisão do título. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 27-33 ABC
GC Santo Tirso 24-34 FC Porto
Belenenses 28-25 Sp. Horta
Passos Manuel 29-26 Águas Santas
Sporting 30-35 ISMAI
Xico Andebol 24-24 Madeira SAD


A fechar um Sábado intenso, na Ilha do Pico, a equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica goleou o Candelária por 1-7 em jogo referente à 6ª etapa desta maratona que é o Campeonato Nacional. Desde já, agradeço à rádio local o excelente "stream" que disponibilizou e que permitiu assistirmos ao encontro. Isto sim, é fazer o que se pode por amor à modalidade.
Os pupilos às ordens de Pedro Nunes conseguiram a exibição mais consistente da época 2014-2015, a nível nacional. Não consentiram oportunidades ao adversário para criar grande perigo na baliza defendia por Guillem Trabal, excepção feita aos três penalties defendidos, de forma brilhante, por Pedro Henriques. 
No processo ofensivo, a eficácia foi a nota dominante, ao contrário que vinha sendo hábito nos jogos anterior. Carlos López, João Rodrigues (duas vezes), Valter Neves (duas vezes), Carlos Nicolia (duas vezes) demonstraram toda a superioridade encarnada ao longo dos 50 minutos disputados no ringue. Mais uma "Final" ultrapassada com sucesso. 
Segue-se novo embate decisivo - e muito complicado - com a recepção à Oliveirense. A linha exibicional tem que se manter a este nível para continuarmos na liderança da pauta classificativa. 
O desaire caseiro da Oliveirense e a derrota do Valongo em Paço de Arcos servem de aviso aos encarnados. Em qualquer desafio pode haver surpresas. Este Campeonato Nacional é muito competitivo. 

Resultados Finais da 6ª Jornada

Candelária 1-7 SL BENFICA
Oliveirense 4-5 Juv. Viana
CD Póvoa 3-9 FC Porto
Paço de Arcos 6-5 AD Valongo
CH Carvalhos 7-7 AD Sanjoanense
OC Barcelos 3-3 HC "Os Tigres"
HC Turquel 2-4 Sporting 


O Glorioso conseguiu conservar o primeiro lugar da Fase Regular do Nacional de Futsal ao triunfar, no Restelo, perante o Belenenses, por cinco bolas a duas. 
Em primeiro lugar quero recriminar os responsáveis da modalidade por marcarem o jogo para Domingo, às 17h. Sabiam que as equipas de Futebol de SL Benfica e Belenenses jogavam às 16h. Esperavam que alguém estivesse a ver o jogo? Não me parece. Atenção a isso, pois toda a gente sai a perder (adeptos, modalidade, televisão). 
O resultado não traduz as dificuldades sentidas pelo conjunto liderado por Joel Rocha diante de um adversário que mostrou grande atitude competitiva e que, se jogar sempre assim, irá subir bastantes lugares na classificação. 
Os encarnados assumiram a iniciativa de jogo, todavia encontraram pela frente uma equipa da casa bem organizada em termos defensivos e que saía em contra-ataque de forma pragmática. Desde cedo, os "rapazes da Luz" ficaram "tapados" de faltas e, aos 12 minutos, o Belenenses dispôs de um livre de 10 metros que desperdiçou, atirando a bola para fora. No entanto, no minuto seguinte, um erro infantil de Juanjo permitiu a Gonçalo Farinha fazer o 1-0, rematando para uma baliza deserta.
Ainda reagimos ao golo sofrido, contudo o guarda-redes Sérgio Alves esteve numa tarde de grande inspiração. Numa transição rápida, após um erro do regressado Ré, o Belenenses chegaria ao 2-0 e deixava em alerta máximo os encarnados. 
A poucos segundos do intervalo, Bruno Coelho amenizou os estragos e reduziu para 2-1, na sequência de uma bola parada bem trabalhada, com Jefferson a cobrar o livre e o número 3 a desviar de calcanhar para o fundo da baliza azul. 
O Benfica entrou muito forte na segunda metade do encontro, porém a eficácia encarnada deixou muito a desejar. Não se pode falhar tanto golo fácil em alta competição. Pode-se pagar bem caro...
A 8 minutos do fim, um erro na saída de bola do Belenenses foi aproveitado por Chaguinha para assistir Alan Brandi e este restabelecer a igualdade. Estava tudo em aberto para os instantes finais. 
Ficamos novamente "tapados" por faltas a 7 minutos do fim, o que não impediu o conjunto benfiquista de ir à procura do triunfo. Quando faltavam pouco mais de 2 minutos para o final, os encarnados arriscaram tudo, colocando Rafael Henmi como "guarda-redes avançado" e foram premiados com o terceiro golo da autoria de Alan Brandi, com um desvio felino no interior da área. O mais difícil tinha sido feito. 
O Belenenses respondeu com o seu "5 para 4", mas acabou por ser o Benfica a ampliar a diferença para números um pouco enganadores, na sequência de um livre directo bem executado por Alessandro Patias, cabendo a Bruno Coelho fechar as contas da partida.
Um lição para o futuro. Se não entrarmos com a concentração total podemos vir a ter dissabores no futuro. 

Resultados Finais da 9ª Jornada

Belenenses 2-5 SL BENFICA
Sp. Braga 6-4 Modicus
Boavista 3-6 Leões de Porto Salvo
AD Fundão 6-3 Unidos Pinheirense 
Burinhosa 2-5 Rio Ave
Sporting 10-0 Póvoa Futsal
SL. Olivais 3-4 Dramático de Cascais 


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Excelente foto no final, diz muito!
    Continuem o vosso excelente trabalho, e coloquem ainda mais informações(quando for possível) sobre as modalidades mais desconhecidas do Benfica.Sempre incentiva ao interesse dos benfiquistas, e à sua prática dentro do clube.Mesmo que seja mais um punhado de adeptos, são mais que no dia anterior.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas suas palavras. Continuaremos bem activos no apoio ao Mundo Eclético do SL Benfica.

    Saudações encarnadas

    ResponderEliminar