segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os Pavilhões da Luz foram o palco de todas as emoções para as modalidades do SL Benfica no último fim-de-semana. Apenas o Futsal não alcançou os seus objectivos. Destaco, desde já, a boa afluência de público quer no Sábado, quer no Domingo nos encontros que se disputaram na nossa casa. 

Fique, agora, com o rescaldo de todos os encontros onde os encarnados foram protagonistas nos últimos dias. 

Dois jogos, duas vitórias para o Tri-Campeão de Basquetebol. Foi desta forma que os comandados de Carlos Lisboa carimbaram o acesso à Final Four do Troféu António Pratas. 
Na noite de sexta-feira, as águias receberam e bateram o Algés por 91-65 na 1.ª Jornada do Grupo Sul. O equilíbrio foi a nota dominante dos primeiros vinte minutos. O Benfica apostou no jogo interior, pois o lançamento exterior não funcionava, e o Algés surgiu aguerrido com qualidade na selecção do tiro e a ganhar a luta dos ressaltos. Foi Jobey Thomas que, com dois triplos, determinou uma vantagem de 6 pontos favorável aos encarnados ao intervalo (44-38).
Na segunda parte, mais propriamente no último período, um Cláudio Fonseca dominador nas áreas perto do cesto e um João Soares muito agressivo e eficaz nas penetrações ajudaram - e muito! - o colectivo a demonstrar toda a sua superioridade. A diferença de 26 pontos no resultado final não traduz as dificuldades sentidas pelos tri-campeões durante 30 minutos. 
Já na tarde de Domingo, na deslocação ao Barreiro, nova vitória, "arrancada a ferros", diante do Galitos por 83-85.
Uma nota prévia em relação ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol. Estamos no início de temporada, mas o site do órgão máximo da modalidade em Portugal continua a não funcionar. É a modalidade que perde com estas falhas. Desta forma, os adeptos não conseguem sequer acompanhar o desenrolar de um mero resultado da sua equipa. Estamos em 2014! Façam algo pelo Basquetebol! 
Quanto ao jogo, os encarnados revelaram novamente muitas dificuldades no processo defensivo e na luta das tabelas. Temos que fazer mais e melhor. O reforço João Soares cotou-se novamente como umas figuras do encontro. 
BC Barcelos, Ovarense e Lusitânia acompanham o Tri-Campeão na Fase Final do 1º troféu oficial da época 2014-2015. O conjunto de Ovar é o nosso adversário na meia-final da competição. 
Os primeiros jogos oficiais mostram que será um ano bem mais competitivo e no qual não poderá haver lugar para facilidades, caso contrário seremos confrontados com várias surpresas desagradáveis. 

Troféu António Pratas - Grupo Sul

1ª Jornada 

SL BENFICA 91-65 Algés

2ª Jornada

Algés 66-53 Galitos Barreiro

3ª Jornada

Galitos Barreiro 83-85 SL BENFICA


Infelizmente fez-se história no Pavilhão n.º 2 da Luz no último Sábado. Pela primeira vez, o Modicus pontuou em confronto com o SL Benfica, graças ao empate a uma bola no jogo de abertura da 4.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal
Os pupilos liderados por Joel Rocha encalharam perante Sandro. É o melhor resumo que posso fazer desta partida. 
Após um começo de jogo equilibrado, a turma de Sandim chegou à vantagem aos 5 minutos, na sequência de um bom lance individual de André Gomes, o qual culminou num remate rasteiro que bateu Juanjo.
O golo sofrido fez soar o alarme junto dos encarnados. E o nosso colectivo foi em busca do empate. Contudo, na baliza contrária, estava um Sandro quase intransponível ao longo dos primeiros vinte minutos. Apenas não conseguiu deter o remate de ângulo muito apertado de Alan Brandi, à passagem do minuto 10. 
A igualdade castigava a ineficácia benfiquista e premiava a fantástica exibição de Sandro. Incrível!
Na etapa complementar continuou o "espectáculo Sandro" na baliza do Modicus, numa das melhores tardes da sua carreira profissional. O golo não surgia e os nossos jogadores entravam em desespero, acusando muita ansiedade na hora do remate à baliza. 
O técnico benfiquista resolveu arriscar tudo, colocando Rafael Henmi como "guarda-redes avançado" nos últimos minutos. Esta estratégia não resultou. Fomos muito previsíveis e lentos na troca de bola, não conseguindo criar perigo e provocar desequilíbrios na defesa do nosso opositor. 
Em resumo, podemos dizer que este encontro é um daqueles em que poderíamos estar ali até "à meia-noite" que não iríamos marcar. De todo o modo, assinalo que estamos num processo de crescimento e a exibição foi mesmo a melhor da temporada até ao momento. Portanto, boas indicações para o futuro.
Uma última nota para um aspecto importante prende-se com os cinco jogadores lesionados do nosso plantel - Vitor Hugo, Pablito, Bruno Pinto, Ré e Paulinho. Na fase final do jogo vislumbrou-se uma equipa muito cansada, fruto da pouca rotação existente. 

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 1-1 Modicus
Belenenses 2-4 AD Fundão
Rio Ave 3-2 Unidos Pinheirense
Burinhosa 4-5 SL. Olivais
Leões de Porto Salvo 6-7 Sp. Braga
Dramático de Cascais 4-3 Póvoa Futsal
Boavista 1-3 Sporting 


O Hóquei em Patins encarnado venceu por 3-2 no "derby" e jogo "grande" da ronda inaugural do Campeonato Nacional da modalidade. Nota para a excelente qualidade da transmissão televisiva assegurada pela nossa BTV. 
Pedro Nunes optou - e bem - por iniciar o encontro com Nicolia no banco, passando uma mensagem ao grupo que este não pode nem deve estar totalmente dependente do grau exibicional do génio argentino. 
Logo nos primeiros minutos, por força de um stick partido pelo excelente guarda-redes leonino Ângelo Girão, o SL Benfica teve ao seu dispor uma grande penalidade. O castigo máximo foi convertido com sucesso por João Rodrigues. Grande início no Pavilhão Fidelidade!
Quando se pensava que o jogo ia ficar mais "aberto", saiu tudo ao contrário. As duas formações decidiram entrar numa partida muito táctica, sem correr grandes riscos. À passagem do minuto 17, Valter Neves, na sequência de uma boa execução individual, sofreu falta dentro da área. Novo penalty para os homens da casa e eis que João Rodrigues voltou a colocar a bola dentro da baliza, numa execução inapelável que deixou o pavilhão ao rubro.
Nos últimos minutos da primeira parte, uma desatenção da defesa encarnada permitiu a André Pimenta reduzir as distâncias no marcador. Erros como este têm sido habituais na nossa equipa, infelizmente. E teimam em não corrigi-los. 
Ainda assim, com génios em campo tudo se torna mais fácil. A poucos segundos do intervalo, Nicolia, num rasgo individual, construiu uma jogada que foi finalizada, de forma eficaz, por Carlos López. Golo muito importante pela altura em que foi concretizado. 
Logo no reatamento do encontro, o Sporting fez o 3-2 por intermédio de André Moreira, em mais um erro infantil da defesa benfiquista. 
A partir deste momento, o jogo passou a ser disputado de forma mais quezilenta e as duas equipas aproximaram-se das 10 faltas. Ninguém arriscava. Apostavam todas as "fichas" nas bolas paradas. 
A 5 minutos do fim, eis que o Benfica comete a 10.ª Falta. Tiago Losna, na transformação de um livre directo, falhou perante a oposição de Pedro Henriques (finalmente!!!). Na resposta, teve também lugar a 10.ª falta do Sporting. Mas também Nicolia não conseguiu destronar o guarda-redes contrário. O jogo estava louco! No minuto seguinte, é exibido um cartão azul a Diogo Rafael - um pouco exagerado -, o qual motivou novo livre directo ao nosso adversário. Ricardo Figueira não superou a "muralha" Pedro Henriques, a 3 minutos do fim. Ainda nesta fase do jogo, Tiago Losna é admoestado com cartão azul por protestos. 
Até final, os encarnados passaram por alguns calafrios, porque não souberam controlar, devidamente, o resultado e o tempo de jogo, não obstante a justiça do resultado. 
Reitero a opinião de que ainda estamos muito, muito longe daquilo que este plantel pode e deve render. É preciso jogar muito mais e defender muito melhor. Estamos envolvidos num Campeonato duro e não podemos facilitar em nenhum campo. 

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-2 Sporting
FC Porto 10-1 Candelária
Oliveirense 5-2 Paço de Arcos
CH Carvalhos 2-4 OC Barcelos
AD Valongo 5-1 HC "Os Tigres"
HC Turquel 7-3 AD Sanjoanense
Juv. Viana 8-2 CD Póvoa 


Na partida de fecho da 4.ª Jornada da 1.ª Fase Final do Campeonato Nacional, o Andebol encarnado derrotou, de forma confortável, a formação do Passos Manuel por esclarecedores 38-19. 
Do início ao fim, o domínio do conjunto às ordens de Mariano Ortega não deixou margem para qualquer dúvida. Apoiados numa defesa agressiva, os homens de "águia ao peito" conseguiram sair várias vezes em contra-ataque e protagonizar finalizações fáceis diante de Miguel Espinha. O nosso opositor sentiu muito a falta do seu lateral Belone Moreira. No descanso, o placard marcava uma diferença muito assinalável (20-6). 
Nos derradeiros 30 minutos, concedendo minutos a todos os jogadores, o Benfica tirou naturalmente um pouco o "pé do acelerador", terminando o encontro com uma vantagem de 19 golos. É isto que peço nestes encontros em que o desnível previsto é elevado. Sofrer menos de 20 golos e marcar mais de 30. Gostei daquilo que vi no Pavilhão da Luz. 
A aposta na Formação prossegue, permitindo aos jovens Tiago Ferro, Paulo Moreno, Ivo Santos, Flávio Fortes e Gonçalo Ribeiro colocarem o seu nome na lista dos marcadores.
O destaque individual vai para António Areia e os seus 7 golos. Será que continua a ser forte com os fracos e fraco com os fortes? Veremos nos próximos desafios...

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 38-19 Passos Manuel
GC Santo Tirso 27-21 ISMAI
Sporting 31-25 Belenenses
FC Porto 26-23 Águas Santas
Madeira SAD 21-31 ABC
Sp. Horta 28-23 Xico Andebol 



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário