segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana à Benfica! A conquista da 12ª Supertaça de Basquetebol do nosso palmarés foi o ponto mais alto da jornada. Destaque ainda para as equipas de Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol, as quais obtiveram excelentes resultados perante adversários bem complicados. O Museu Cosme Damião ficou mais recheado. Assim sou feliz :)

Confira o rescaldo de todos os encontros onde o Glorioso esteve em grande evidência. 

Dois jogos, duas vitórias pela margem máxima. Eis o pecúlio dos comandados de José Jardim no arranque do Campeonato Nacional de Voleibol
Ao início da tarde de Sábado, os encarnados derrotaram o Leixões por 3-0. O nosso treinador fez - e bem - a gestão do magnífico plantel que tem ao seu dispôr. Perini, João Oliveira, André Lopes, Ché e Zelão foram opções iniciais, as quais se juntaram a Honoré e Ivo Casas. Pela frente um adversário muito aguerrido e eficaz na recepção, que nos colocou maiores problemas no primeiro parcial até aos 17-17. Na fase decisiva deste set, e após um desconto de tempo, o Benfica colocou em campo todos os seus argumentos e acabou por vencer 25-20. 
No segundo e terceiro sets, os homens da Luz entraram mais determinados e exponenciaram a sua eficácia, principalmente ao nível do bloco. Os jovens de Matosinhos não tiveram quaisquer hipóteses e foram vergados por esclarecedores 25-14 e 25-15. Missão cumprida. 
No Domingo, teve lugar a recepção ao histórico e "outsider" na luta pelo título Sp. Espinho. Novo triunfo por esclarecedores 3-0. 
Com Vinhedo, Flávio Cruz, Roberto Reis, Kibinho, Honoré, Hugo Gaspar e Ivo Casas de início, o Bi-Campeão teve algumas dificuldades iniciais ao nível do "side-out", possibilitando ao adversário uma vantagem de 3 pontos (2-5). A partir daí, os encarnados reagiram, recuperaram da desvantagem e venceram o parcial por 25-19. O serviço agressivo e a melhor organização do colectivo benfiquista fizeram a diferença. 
No segundo set, o equilíbrio foi a nota dominante. Embora sempre com o Benfica na frente, o conjunto sediado em Espinho teimava em manter-se na discussão do jogo com todas as suas forças. Mas a diferença no centro da rede e a maior qualidade dos nossos atacantes acabaram por prevalecer (25-23). 
Em vantagem por 2-0, os pupilos de "águia ao peito" arrancaram para o terceiro e derradeiro set cheio de "ganas", não permitindo veleidades ao opositor (que optou por rodar o seu plantel), fechando a partida por esclarecedores 25-11. 
Em suma, dois triunfos, seis sets ganhos, nenhum perdido, rumo ao Tri-Campeonato. Para a semana é repetir a mesma dose na viagem até aos Açores. 

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Leixões (25-20; 25-14; 25-15)
Castêlo da Maia 1-3 Fonte Bastardo (20-25; 24-26; 25-22; 12-25)
Sp. Espinho 3-0 Clube K (25-12; 25-14; 25-15)
Atl. Madalena 0-3 Vilacondense (23-25; 19-25; 22-25)
Ac. Espinho 1-3 Esmoriz (25-21; 23-25; 21-25; 22-25)
SC Caldas 3-1 V. Guimarães (25-27; 25-15; 28-26; 25-21)

Resultados Finais da 2ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-19; 25-23; 25-11)
Atl. Madalena 3-1 Castêlo da Maia (25-22; 23-25; 25-14; 25-23)
Ac. Espinho 1-3 Leixões (25-19; 21-25; 18-25; 16-25)
SC Caldas 0-3 Fonte Bastardo (11-25; 11-25; 18-25)
V. Guimarães 3-1 Clube K (25-13; 25-20; 21-25; 25-21)
Esmoriz 0-3 Vilacondense (21-25; 22-25; 22-25)


Na catedral do Hóquei em Patins, o Palau Blaugrana, empatámos a uma bola frente ao FC Barcelona na 1ª Jornada do Grupo A da Liga Europeia. 
Numa partida que opunha os dois últimos Campeões da Europa, a intensidade e emoção foram enormes. O embate foi dividido com o conjunto encarnado a optar - e bem - por dar a iniciativa do jogo aos catalães. Aos 8 minutos, na conversão de uma grande penalidade, João Rodrigues colocou os encarnados em vantagem. Até ao intervalo assistiu-se a uma jogo de parada e resposta, mas com os guarda-redes a superiorizarem-se aos seus adversários. 
Para a segunda metade estava marcado o "assalto" do Barcelona à baliza de Guillem Trabal. Mas o nosso guardião esteve imperial e foi impedindo o golo. Apenas de livre directo, após a 10ª falta benfiquista, Raul Marin restabeleceu a igualdade. 
Nos minutos finais, o conjunto blaugrana tudo tentou para chegar à vitória, porém a excelente prestação defensiva dos encarnados impediu qualquer alteração no marcador. 
Um empate em Barcelona não é um bom resultado. É um excelente resultado! Abrem-se boas perspectivas para os comandados de Pedro Nunes lutarem pelo primeiro lugar do grupo. 
Nota final para a não transmissão do desafio por parte da Barça TV. A modalidade é que fica a perder. 
No outro embate do grupo, o Bassano confirmou o estatuto de favorito e venceu, apesar das dificuldades sentidas, os franceses do Quevert por 6-5. 
Agora as atenções passam para o Campeonato, com mais uma "Final" marcada já para a próxima quarta-feira. 

Resultados Finais da 1ª Jornada

FC Barcelona 1-1 SL BENFICA
Bassano 6-5 Quevert 


O Andebol encarnado venceu, com muitas dificuldades, o Sporting da Horta por 30-25, em jogo a contar para a 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Este é daqueles jogos em que o resultado não confirma as dificuldades que os homens às ordens de Mariano Ortega sentiram para alcançarem os três pontos. 
Os açorianos entraram a todo o gás e, aproveitando a permissividade da defesa benfiquista, chegaram a uma vantagem de 6 golos (1-7) nos primeiros minutos. Um Benfica mais concentrado reagiu e reduziu a diferença, todavia o conjunto insular soube gerir a diferença conquistada ao longo de todo o primeiro tempo e chegou ao intervalo a ganhar por 11-15. Por esta altura, o destaque ia para o veterano (42 anos!) Yuri Kostetsky (11 golos) que continua a ser um "senhor jogador". Um prazer ver o ucraniano continuar a dar "água pela barba" às defesa contrárias. Craque!
Na etapa complementar, os encarnados jogaram com muito coração, conseguindo assim chegar à igualdade no marcador aos 42 minutos (19-19). O Sp. Horta acumulava muito desgaste e um Benfica mais inteligente e eficaz na hora de atirar à baliza atingiu a liderança do placar, a qual nunca mais largou. 
As entradas de Cláudio Pedroso e Carlos Carneiro foram fundamentais para o Glorioso continuar na senda dos triunfos. 
Continuo a dizer que os reforços espanhóis estão muito aquém daquilo que se pretende. Uma desilusão!
Durante a próxima semana, as competições nacionais irão sofrer uma paragem em virtude dos compromissos oficiais da Selecção Nacional. O Campeonato volta a 5 de Novembro.

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 30-25 Sp. Horta 
FC Porto 32-21 ISMAI
Xico Andebol 27-29 ABC
Passos Manuel 26-29 Belenenses
GC Santo Tirso 28-31 Madeira SAD
Águas Santas-Sporting 22/10 21h 


Segundo troféu da época para o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol. Em Albufeira, os pupilos às ordens de Carlos Lisboa ergueram a Supertaça, depois de baterem o Galitos Barreiro por 82-63. A Hegemonia da modalidade é nossa! Somos detentores de todos os títulos nacionais!
O SL Benfica partia para este encontro sem Ronald Slay e Jobey Thomas. Doliboa (com uma máscara de protecção) e Fred Gentry recuperaram, mas apenas tinham treinado quinta e sexta-feira. Exigia-se que outros elementos dessem o "passo em frente".
À semelhança do ocorrido na final do Troféu António Pratas, o primeiro período foi desastroso. Uma equipa pouco concentrada, a defender com pouca agressividade e muito trapalhona na gestão da bola. Os homens do Barreiro aproveitaram estas facilidades e sob a liderança do base Miguel Minhava, colocaram-se em vantagem por 18-10 no final dos primeiros 10 minutos. 
Mesmo sem o nosso melhor atirador (Jobey Thomas), foi através do lançamento exterior que os encarnados equilibraram as contas da partida. As soluções estavam no banco. Carlos Ferreirinho e Diogo Carreira mexeram no jogo, trouxeram qualidade e pontos aos nossos momentos ofensivos. Do lado oposto, a rotação feita pelo Galitos colocava a "nu" a diferença de extensão qualitativa dos plantéis.
Com os triplos a caírem de todo o lado, a defesa benfiquista a subir de agressividade, o Galitos passou a sentir muitas dificuldades para encontrar o caminho do cesto. Assim, o Benfica não só conseguiu dar a reviravolta no marcador, como chegou ao descanso com uma vantagem na casa das dezenas (39-29). 
No recomeço da partida, a eficácia no tiro de longa distância do Tri-Campeão ainda aumentou, merecendo grande destaque as exibições de Carlos Andrade e Diogo Carreira. A diferença pontual subiu para os 20 pontos no final do 3º período (64-43). Estava encontrado o vencedor. 
Não mais o Galitos conseguiu entrar na discussão do troféu e os dois técnicos aproveitaram para fazer rodar as respectivas equipas nos últimos minutos. 
O capitão Diogo Carreira esteve perfeito neste jogo, convertendo em cesto todos os lançamentos - 4/4 de 2 pontos, 3/3 de 3 pontos e 4/4 da linha de lance livre para um total de 21 pontos. O homem das "Finais"! Tem aquele dom de resolver nos encontros decisivos. Fantástico!
Carlos Andrade (21 pontos, 10 ressaltos) e Carlos Ferreirinho (16 pontos) fizeram esquecer a ausência de Jobey Thomas. Muito Bem. Parabéns a toda a secção!

Supertaça Nacional

SL BENFICA 82-63 Galitos Barreiro 


No duelo entre o segundo e terceiro classificados da Fase Regular do Nacional de Futsal, o SL Benfica recebeu e derrotou o Sp. Braga-AAUM por 3-0, encerrando da melhor forma a sexta ronda da prova. 
Os homens da Luz iniciaram a partida em grande nível, precisando de apenas dois minutos para inaugurarem o marcador. Um belo trabalho do pivot Alan Brandi que, na insistência, permitiu que a bola sobrasse para Chaguinha, o qual, por seu turno, bateu Vitor Hugo pela primeira vez com um remate rasteiro.
O conjunto bracarense reagiu bem à desvantagem e poderia ter chegado ao empate, porém os ferros e a boa exibição de Juanjo negaram o golo aos minhotos.
Aos poucos, o Benfica foi sacudindo a pressão dos visitantes e, a partir do meio da primeira parte, estava no controlo das operações, criando várias oportunidade de golo. Mais uma vez, a ineficácia encarnada foi grande e a apenas a 1 minuto do intervalo, Jefferson (bom reforço) fez o 2-0 na sequência de uma recarga a um primeiro remate da sua autoria. 
Na arranque da segunda metade, o domínio benfiquista foi total. As oportunidades para finalizar sucederam-se, mas não mereceram finalização consequente. A cerca de 10 minutos do fim, Amilcar foi bem expulso após falta dura sobre Rafael Henmi. O Benfica aproveitou a superioridade numérica para chegar ao terceiro golo, com Chaguinha a bisar após um excelente combinação colectiva. 
Até ao fim, o Sp. Braga tentou inverter a tendência do resultado, contudo nem com a utilização do "guarda-redes avançado" superou, com sucesso, a oposição encarnada.
Vitória incontestável por parte do Glorioso. Melhor exibição da temporada, até ao momento. Mesmo com muitas ausências, Joel Rocha e os seus atletas responderam em grande.
Para a semana discutiremos em Odivelas o primeiro lugar da pauta classificativa frente ao grande rival, Sporting CP. 

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Sp. Braga
Boavista 5-5 Belenenses 
Póvoa Futsal 1-3 Modicus 
Rio Ave 2-5 Sporting 
Burinhosa 3-1 AD Fundão 
Leões de Porto Salvo 1-1 SL. Olivais 
Dramático de Cascais 5-1 Unidos Pinheirense 



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



1 comentário:

  1. Sempre a somar! E o museu Cosme Damião cada vez mais bonito :D Carrega benfica!

    ResponderEliminar