segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Assim sou feliz! O Glorioso ergueu mais dois troféus, Supertaça de Voleibol e Troféu António Pratas de Basquetebol para o Museu Cosme Damião. A história do nosso clube faz-se disto: vitórias atrás de vitórias. As restantes secções também contabilizaram sucessos e continuam no bom caminho nos respectivos campeonatos.  

Confira todas as incidências e a análise do fantástico fim-de-semana encarnado. 

No Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, o Bi-Campeão Nacional de Voleibol conquistou a sua quarta Supertaça consecutiva ao vencer o Castêlo da Maia por 3-0 (25-17, 25-17, 25-21).
O primeiro set arrancou sob o signo do equilíbrio, embora os maiatos tenham comandado sempre o marcador até ao primeiro tempo técnico (8-7). Os encarnados passaram rapidamente para a frente (9-8) e, aproveitando a recepção muito débil do opositor, aumentaram a distância pontual (16-11). Não oferecendo qualquer hipótese ao Castêlo, e exibindo um serviço táctico e eficácia no remate, o SL Benfica fechou o parcial por esclarecedores 25-17.
A fase inicial do segundo set ficou marcada por uma série consecutiva de seis serviços falhados para ambos os conjuntos. Continuando com uma recepção muito irregular, a formação maiata não conseguia equilibrar a partida (8-4). Até ao final do parcial, os comandados de José Jardim foram impondo toda a sua superioridade nos diversos capítulos do jogo e venceram o set por 25-17, com um derradeiro ataque do capitão Hugo Gaspar.
No terceiro parcial, a tendência manteve-se, com os homens de "águia ao peito" a liderarem as operações desde o primeiro momento (3-1, 5-3, 8-5). A lesão (nada de grave) de Vinhedo (melhor em campo), determinou a entrada em campo do distribuidor Perini, o que afectou um pouco a organização ofensiva benfiquista (11-7).
Num último assomo, o Castêlo da Maia reagiu e reduziu a diferença para 16-14, mostrando que não iria desistir. E assim foi. Conseguiram mesmo encurtar a diferença para 19-18, obrigando o técnico encarnado a pedir desconto de tempo. A reunião com os jogadores teve os seus efeitos e um serviço de Honoré e um ataque de Flávio Cruz ditaram o nosso triunfo por 25-21. 
Os maiatos dependeram muito da acção do novo oposto brasileiro Cristiano Ferreira. A eficácia muito baixa da sua recepção não lhes deu quaisquer hipóteses para discutirem a Supertaça. O Bi-Campeão foi totalmente superior a todos os níveis. Kibinho e Honoré cotaram-se como os melhores pontuadores. 
Assim se concretizou o primeiro objectivo da temporada. Parabéns a toda a secção!

Supertaça Nacional 

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia, (25-17; 25-17; 25-21)



Em São Pedro do Sul (Viseu), a equipa de Basquetebol do SL Benfica levou para a Luz o primeiro troféu oficial da temporada. O Troféu António Pratas era o único que tinha escapado aos encarnados na época transacta. A hegemonia nesta modalidade é nossa.

Ao final da tarde de Sábado, os pupilos liderados por Carlos Lisboa bateram a Ovarense por 67-44 na meia-final da competição. 
Como o próprio resultado o atesta, esta partida esteve longe de ser brilhante. A nível defensivo, os encarnados estiveram bastante bem e conseguiram anular os pontos fortes do ataque de Ovar (bloqueio directo e lançamento exterior fácil). 
O Benfica dominou este embate desde o apito inicial. No final do primeiro período, ganhávamos por 18-4. No descanso vencíamos por 29-17. Tais parciais espelhavam a falta de eficácia das duas equipas. Para a etapa complementar, a Ovarense, como é seu hábito, não virou a cara à luta, porém nunca conseguiu diminuir a diferença de forma significativa. O resultado de 45-31 no final do 3.º período assim o demonstrava. 
Nos últimos 10 minutos, com o resultado praticamente feito, os treinadores aproveitaram para rodar todos os jogadores. Os triplos de Carlos Andrade, na parte final do encontro, fizeram crescer a diferença pontual. 
Fred Gentry (14 pontos e 9 ressaltos) foi o melhor atleta encarnado em campo. Infelizmente lesionou-se e acabou por falhar a final. 
Na outra meia-final, o Barcelos, graças a um excelente quarto período, derrotou o Lusitânia e assegurou o outro posto no jogo decisivo da prova. 
Ontem, ao início da tarde, o Tri-Campeão Nacional ultrapassou o conjunto barcelense por 98-82, na Final do Troféu António Pratas. 
Um primeiro período quase perfeito do Barcelos, exímio no contra-ataque e muito eficaz no lançamento exterior, diante de um conjunto encarnado muito passivo a defender, traduziu-se num 19-31 favorável à formação do Norte do país. 
Nos segundos dez minutos do encontro, a atitude defensiva dos homens às ordens de Carlos Lisboa foi melhor e obrigou o adversário a jogar mais vezes no 5x5 em meio-campo. No plano ofensivo, o fantástico atirador norte-americano Jobey Thomas "carregou a equipa às costas" e, com 17 pontos consecutivos, foi o grande responsável pelo equilíbrio no resultado até final da 1ª parte (46-47).
No recomeço da partida, foi a vez dos benfiquistas aproveitarem com sucesso as transições ofensivas, surgindo João Soares em grande destaque. Os bases Tomás Barroso e Mário Fernandes marcavam os ritmos de jogo e os encarnados começaram a ganhar ascendente na tabela ofensiva, o que lhes permitiu a conquista de cestos fáceis ou segundas posses de bola. O nosso opositor revelava apatia no ataque e alguma falta de colectivismo. A pouca extensão qualitativa do seu plantel também se começou a notar. Aproveitou bem a equipa encarnada para se afastar no placar e, no final do terceiro período, já vencia por uma vantagem na casa das dezenas (76-65). 
As faltas também criaram problemas acrescidos ao Barcelos, contudo, do nosso lado, as lesões de Seth Doliboa e Jobey Thomas dificultaram a vida a Carlos Lisboa. A agressão que levou Doliboa para o Hospital foi vergonhosa. O infractor ficou em campo quando devia ter sido expulso. 
Apesar de tudo isso, o Tri-Campeão manteve-se coeso, continuando muito agressivo a nível defensivo. Sem surpresa acabou por fazer a festa no final. 
Jobey Thomas, João Soares e o poste Cláudio Fonseca foram os elementos mais preponderantes para este triunfo. 
Agora é tentar recuperar alguns lesionados e preparar a Supertaça que se joga no próximo Domingo. Parabéns a toda a secção! 

Troféu António Pratas (Fase Final)

Meias Finais

SL BENFICA 67-44 Ovarense 
BC Barcelos 79-69 Lusitânia

Final

SL BENFICA 98-82 BC Barcelos 



Na curta deslocação até ao Restelo, o Andebol encarnado venceu o Belenenses por 24-32 em encontro da 5ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Os comandos de Mariano Ortega prosseguiram a senda vitoriosa, após uma boa exibição perante um adversário perigoso, principalmente no seu reduto. 
Apoiados num processo defensivo unido e agressivo, os encarnados conseguiram sair várias vezes para situações de contra-ataque. 
No ataque organizado foram muito pacientes e dinâmicos, procurando sempre a melhor solução para finalizar. Um triunfo convincente. Muito bem! 
António Areia e Elledy Semedo, com 6 e 5 golos respectivamente, foram os melhores marcadores benfiquistas deste embate. 
Nesta ronda, destaque para o empate surpreendente registado pelo Sporting nos Açores e a vitória portista num terreno muito complicado, como é o Pavilhão Flávio Sá Leite, casa do ABC Braga. 

Resultados Finais da 5ª Jornada

Belenenses 24-32 SL BENFICA
Sp. Horta 27-27 Sporting
ABC 23-26 FC Porto
Águas Santas 32-19 Xico Andebol
Passos Manuel 34-24 GC Santo Tirso
ISMAI 25-25 Madeira SAD



Em Hóquei Patins, o SL Benfica foi até à Póvoa de Varzim e venceu o Clube Desportivo local por 2-9, em jogo da 2ª Jornada do Campeonato Nacional. Ficou bem espelhada a diferença entre os dois conjuntos.

A equipa de Pedro Nunes impôs, desde cedo, a sua superioridade face a uma equipa que luta pela manutenção no primeiro escalão nacional da modalidade.  
Os encarnados entraram dispostos a superar rapidamente este obstáculo. A partir dos 10 minutos da primeira parte, surgiram os golos do Benfica por intermédio de Diogo Rafael, Valter Neves e - pouco tempo depois - novamente Diogo Rafael. A diferença de 3 golos espelhava bem aquilo que se tinha passado, até então, no ringue. 
Na segunda parte, a equipa da casa reagiu e reduziu a diferença por Márcio Rodrigues, mas, alguns minutos volvidos, Tuco repôs a vantagem de três golos. Nesse momento, o adversário ficou completamente desmoralizado e caiu muito a nível físico. Os encarnados aproveitaram e João Rodrigues fez um hat-trick de rajada, colocando o placar em 1-7. Diogo Rafael não quis ficar atrás e também fez o terceiro golo da sua conta pessoal. O CD Póvoa ainda fez o seu segundo tento. Por último, Valter Neves fechou a contagem. 
Uma nota especial para a entrada em campo do jovem sub-17, Gonçalo Nunes. Um grande talento da nossa formação. 
Mais uma final superada. Continuamos no topo da pauta classificativa e os candidatos Oliveirense e Valongo tropeçaram nesta jornada. 

Resultados Finais da 2ª Jornada

CD Póvoa 2-9 SL BENFICA
HC "Os Tigres" 5-6 FC Porto
Sporting 4-1 Valongo
HC Turquel 8-7 Juv. Viana
OC Barcelos 3-2 AD Sanjoanense
Paço de Arcos 2-1 CH Carvalhos
Candelária 6-5 Oliveirense 



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário