segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mais SLB

Este fim de semana foi repleto de vitórias prestigiantes para o nosso glorioso, ora confira:
- Tetracampeões Nacionais de Atletismo de Clubes em Masculinos! Nos últimos anos, dominamos tudo a nível nacional, ou seja, em pista coberta, ao ar livre, estrada, marcha, corta-mato longo, corta-mato curto e a nível internacional demonstramos a nossa qualidade com o vice-campeonato europeu de corta-mato e o vice-campeonato europeu de pista. Estão na História do SL Benfica!
- Jornada gloriosa para a secção de Triatlo encarnada. João Pereira e Pedro Mendes subiram ao 3.º lugar do pódio, na 4.ª etapa do Campeonato Mundial e no Europeu de Aquatlo, respectivamente.
- Na Taça de Portugal de Tripulações de Velocidade, a dupla benfiquista, composta pelas canoístas Teresa Portela e Joana Vasconcelos, conquistou a medalha de Ouro na prova de K2 500 m.



Este fim de semana ficou marcado pelo Campeonato Nacional de Atletismo de Clubes. A cidade de Fátima "viu" a nossa equipa masculina celebrar o quarto título consecutivo!
A pista de atletismo do Estádio Municipal João Paulo II foi evidentemente o epicentro da festa.  Ao final do 1.º dia, Sábado, já comandávamos a classificação em masculinos (79 pontos, com 9 vitórias num total de 10 provas disputadas) enquanto em femininos, sem surpresas, éramos vice-líderes (74 pontos, acumulando 3 triunfos em 11 provas realizadas). No Domingo confirmamos o "Tetra" no sector masculino e com uma vantagem folgada, cerca de 30 pontos, sobre os mais diretos rivais (164 pontos), ao invés das raparigas que obtiveram 136 pontos e se classificaram no 2.º lugar. No sector feminino ainda estamos um pouco longe da ambicionada hegemonia nacional, mas o futuro está a ser bem preparado.
Individualmente destacamos quem contribuiu da melhor forma possível para o a classificação coletiva, isto é, com 8 pontos: 
Em masculinos - Yazaldes Nascimento foi o mais veloz nos 100 m, Ricardo dos Santos teve o melhor registo nos 400 m,  Marco Fortes venceu confortavelmente no Lançamento do Peso, Miguel Moreira ganhou quer nos 1500 m quer nos 800 m, Sérgio Vieira dominou nos 5000 m Marcha, Marcos Chuva obteve a melhor marca no Salto em Comprimento, Diogo Ferreira "arrancou uma vitória a ferros" no Salto com Vara e qualificou-se para os Europeus de Atletismo, Rui Pedro Silva regressou à competição da melhor maneira terminando no 1.º lugar nos 5000 m, Jorge Paula ganhou com facilidade na especialidade dos 400 m Barreiras, Paulo Conceição venceu a prova de Salto em Altura, Nelson Évora concluiu a sua prestação no Triplo Salto na 1.ª posição (bom regresso) tal como Jorge Grave no Lançamento do Disco, Alberto Paulo ganhou tranquilamente nos 3000 m Obstáculos e Rui Pinto alcançou o 1.º posto nos 3000 m. Na estafeta 4x100 m e na de 4x400 m, o SL Benfica suplantou os rivais.
Em femininos - Teresa Carvalho foi 1.ª classificada no Salto em Comprimento, Marta Pen cotou-se como a melhor nos 1500 m, Dulce Félix triunfou comodamente nos 5000 m, Eva Vital terminou os 100 m Barreiras no 1.º lugar e conseguiu a marca de qualificação B para os Europeus de Atletismo, Zurique.






A cidade de Londres foi palco de excelentes prestações por parte dos 3 benfiquistas que representaram Portugal. Naturalmente destacamos João Pereira que alcançou o seu primeiro pódio, medalha de Bronze, numa prova do Campeonato do Mundo de Triatlo!
João Pereira, depois do 9.º lugar conseguido na etapa do Mundial que decorreu na Cidade do Cabo, África do Sul, foi 3.º classificado a apenas 3 segundos do vencedor, João Silva cortou a meta com o 8.º melhor tempo (regresso aos bons resultados) e Miguel Arraiolos ficou no 26.º lugar, na 4.ª etapa do Mundial de Triatlo. Tendo em conta a presença da elite mundial, nomeadamente do Campeão Olímpico e do Campeão Mundial (ambos terminaram atrás do João Pereira), só poderemos adjectivar esta participação portuguesa de muito boa, na qual somaram pontos importantes para a qualificação olímpica (Rio 2016). João Pereira é igualmente o melhor português no Ranking, ascendendo ao 9.º lugar depois de uma prestação fantástica na capital britânica, seguido de João Silva que subiu ao 22.º posto.
Fique com o resumo da prova, disponível no vídeo.
Resultados oficiais:
http://wts.triathlon.org/results/result/2014_itu_world_triathlon_london/264325







Pedro Mendes, de 22 anos e atleta do escalão de Sub 23, que tinha sido - naquela que foi a sua estreia entre os melhores do mundo - o melhor português na etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo realizada em Yokohama, não quis ficar atrás do resultado alcançado por João Pereira e também ele logrou a conquista de um honroso 3.º lugar, mas na prova de Elite do Campeonato da Europa de Aquatlo, na cidade alemã de Colónia. Além do mais, foi o único português em prova, estreou-se num Europeu de Aquatlo (percurso de 1 km de natação e 5 km de corrida), e alcançou o seu melhor resultado internacional.
Resultado oficial:


As canoístas Teresa Portela e Joana Vasconcelos formaram equipa, em Montemor-o-Velho, e venceram confortavelmente a prova de K2 500 m na Taça de Portugal de Tripulações de Velocidade - Canoagem.






Os voleibolistas Bicampeões Nacionais, Roberto Reis e Kibinho, voltaram a formar dupla para competir em várias provas de Voleibol de Praia.
Com a aproximação da plenitude do Verão já se iniciou o Campeonato da Europa da modalidade. Os benfiquistas representaram Portugal na etapa do Europeu que decorreu em Baden, na Áustria, de forma modesta ao terminarem no 21.º posto com 128 pontos amealhados. 
O 1.º encontro foi perante uma dupla norueguesa que culminou num triunfo a favor dos portugueses pela margem mínima, 2-1 (18-21; 21-13; 15-13 ). Posteriormente a equipa formada por dois jogadores do Voleibol BENFICA foi eliminada, na 2.ª Ronda, devido a uma derrota imposta por dois alemães, 1-2 (21-9; 17-21; 13-15).


Sem comentários:

Enviar um comentário