segunda-feira, 5 de maio de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada de sentimentos mistos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. 
Pela positiva, destaco o Voleibol que se sagrou bicampeão Nacional, chegando ao 5.º título do clube nesta modalidade e fazendo história ao conseguir dois campeonatos consecutivos pela primeira vez. Pela negativa, saliento a derrota do nosso Futsal na Final da Taça de Portugal, falhando assim um dos grandes objectivos desta temporada. A secção de Hóquei em Patins também não conseguiu revalidar o título europeu, já o Basquetebol encarnado prossegue a caminhada vitoriosa no sentido do tricampeonato. 

Fique, de seguida, com o rescaldo de todo o fim-de-semana do Glorioso.

O Basquetebol encarnado soma e segue nos Playoffs 2014. Jornada dupla e dois triunfos para os comandados de Carlos Lisboa na recepção ao Sampaense para a Meia-Final da competição. 
No pretérito Sábado, disputou-se o jogo 1 desta série, culminando o mesmo com uma entrada 'com o pé (mão!) direita' dos bicampeões Nacionais. Domínio total das águias do primeiro ao último minuto da partida. Vencemos todos os períodos, dominámos na luta das tabelas, não dando qualquer tipo de esperança ao adversário. Desde cedo a vantagem passou para a casa das dezenas e até final foi aumentando para os 29 pontos de diferença. 
Realce para as boas exibições do duo americano formado por Seth Doliboa e Jobey Thomas, que, com 17 e 15 respectivamente, foram os melhores marcadores benfiquistas. 
Para o dia seguinte, já se perspectivava um jogo complicado para o conjunto de São Paio de Gramaços, em virtude do desgaste físico provocado pelo duplo confronto num plantel muito curto de soluções. E assim foi. 
A eficácia ofensiva revelada pelo Benfica durante a primeira parte, sobretudo nos tiros de longa distância, permitiu ao intervalo alcançar um resultado de 60-20 e ter o encontro ganho!
Parciais de 17/26 nos 3 pontos e de 28/40 dos 2 pontos são magnificas percentagens de lançamento que levaram o marcador até aos 124 pontos e deixaram o nosso opositor sem qualquer tipo de reacção. Também no capítulo dos ressaltos a vantagem foi encarnada por larga margem (43-20).
Mais uma vez, Doliboa e Jobey Thomas estiveram fantásticos na concretização, tendo sido muito bem comandados pelo base Mário Fernandes.
Nada está ainda ganho. Falta um passo para chegarmos à Final. O jogo da próxima semana, na qualidade de visitantes, será certamente muito mais complicado. O Sampaense nada tem a perder e fará de tudo para que a sua época não acabe desde já. 
Na outra meia-final, o Lusitânia acabou por derrotar, no jogo 2, o V. Guimarães e levar a série, para os Açores, numa igualdade. Portanto, tudo em aberto e emoção ao rubro.

Resultados Finais das Meias Finais - Jogo 1

SL BENFICA 91-62 Sampaense (1-0)
V. Guimarães 91-76 Lusitânia (1-0)

Resultados Finais das Meias Finais - Jogo 2

SL BENFICA 124-57 Sampaense (2-0)
V. Guimarães 67-85 Lusitânia (1-1)


Desilusão em Oliveira de Azeméis. Custa muito perder uma Taça de Portugal. Ainda por cima sendo completamente favoritos a cumprir tal desiderato. 
Na meia-final, o Futsal benfiquista venceu de forma clara e esperada a formação do Arsenal da Parada por 5-0, garantindo um lugar no desafio decisivo da prova.
Um jogo de sentido único no qual, apesar de algumas dificuldades iniciais na finalização, o plantel às ordens de João Pinto chegou à goleada de forma natural. 
Rafael Henmi, Alan Brandi, Nenê, Bruno Coelho e Bruno Pinto foram os obreiros do triunfo. Na outra meia-final foi apenas nos últimos segundos que a equipa do Fundão venceu o Módicus por 2-1, na sequência de um lance de bola parada.
A equipa da Beira foi a grande surpresa desta competição. Derrotou o Benfica por 7-6 após prolongamento num bom espectáculo da modalidade, inscrevendo, pela primeira vez, o seu nome na história dos vencedores da prova. 
Apesar do favoritismo pender teoricamente para os encarnados, o Fundão entrou para disputar o jogo pelo jogo. Logo a abrir, Marcão foi obrigado a uma grande intervenção.
Aos 5 minutos, Miguel Silva, atleta do Fundão, foi expulso por evitar um possível golo mediante o cometimento de falta castigada com uma grande penalidade. Infelizmente, a mesma viria a ser desperdiçada por Ricardo Fernandes. Ainda assim, o Benfica viria a aproveitar a superioridade numérica, alcançando a vantagem no marcador através de um forte pontapé de Ricardo Fernandes. 
No entanto, logo na resposta, Anilton, aproveitando um erro clamoroso de Alan Brandi, chega à igualdade. O jogo estava repartido, mas sempre com as águias a criar as melhores oportunidades de golo. Joel e Serginho não souberam dar a melhor sequência às situações de perigo criadas, protagonizando alguns exemplos do muito desperdício encarnado nesta fase da partida.
Da parte do Fundão sobressaía a eficácia. Numa das muitas subidas no terreno do guarda-redes André Sousa, este rematou para emenda oportuna de Davide, que fez o golo. Na resposta, e apenas um minuto decorrido, Alan Brandi, num remate a trinta metros da baliza, fez o 2-2, aproveitando um deslize do guarda-redes contrário. 
Ainda antes do descanso, o Fundão chegaria à vantagem num "frango" de Marcão. Uma das piores exibições que vi do brasileiro com o 'Manto Sagrado'.
Para o segundo tempo, o Benfica vinha disposto a rectificar o resultado, todavia continuou muito perdulário na hora de atirar à baliza. Numa perda de bola de Joel Queirós, o Fundão desenvolveu um transição rápida e avolumou a sua vantagem. Quem não marca, sofre...
De todo o modo, os encarnados ainda reagiram e novamente por Ricardo Fernandes reduziram a diferença para 4-3. Por pouco tempo... Diante de uma defesa muito passiva, o Fundão chegou ao 5-3 quando o ex-benfiquista, Anilton atirou forte para as redes. Restavam 5 minutos do tempo regulamentar para reverter esta situação... Estava na hora de correr o risco de jogar no '5 para 4'.
Nessa situação de jogo, o SL Benfica foi feliz, levando a decisão para prolongamento. Paulinho e Joel Queirós, com um golo cada, fizeram renascer a esperança dos benfiquistas presentes na bancada. 
No tempo extra, o Fundão quis mais ganhar e revelou-se mais competente, marcando em momentos-chave desta fase: fim da primeira parte e início do segundo período. Perto do fim, Serginho ainda reduziu, mas já era muito tarde. 
Não encarámos este encontro da melhor forma. Defensivamente estivemos desastrados perante um opositor de valor e muito bem organizado. Parabéns ao Fundão!

Final Four

Meias Finais 

SL BENFICA 5-0 Arsenal da Parada
Fundão 2-1 Módicus

Final

SL BENFICA 6-7 Fundão (Após Prolongamento)


Em Barcelona, o até então Campeão da Europa de Hóquei em Patins perdeu frente ao conjunto da casa por 3-2 na Meia-Final da Liga Europeia. 
Frente à melhor equipa do Mundo e principal candidato a conquistar o troféu pela vigésima vez, os pupilos orientados por Pedro Nunes caíram de pé. 
O primeiro tempo destacou-se pelas preocupações tácticas de cada uma das formações. Ambas as equipas não quiseram arriscar. Estavam com mais medo de sofrer do que com ambição de marcar. Aos 6 minutos, aproveitando uma bela assistência de Valter Neves, João Rodrigues abriu o marcador, 'calando' o Palau Blaugrana.
A partir daí surgiram dois italianos que ajuizaram, aqui e ali, em benefício dos anfitriões assinalando faltas aos encarnados sem critérios objectivos e em catadupa. Foram 14 faltas em 20 minutos. 
Ainda assim, João Rodrigues teve no stick a oportunidade de fazer o 0-2, mas os postes evitaram tamanha façanha. Esse momento viria a ser de viragem do sentido da partida.
O FC Barcelona falhou um livre directo na sequência da 10.ª Falta do Benfica, mas quando faltavam 8 minutos para o intervalo, empatou por intermédio de Matias Pascual, encostando a bola ao segundo poste. Até aí, a partida estava muito equilibrada, porém a grande qualidade individual de todos os hoquistas do Barcelona fez a diferença. Quando restavam 2 minutos para o recolher aos balneários, Pablo Alvarez colocou pela primeira vez os homens da casa na frente do marcador. 
No início da etapa complementar, Carlos López teve oportunidade para empatar, contudo falhou o livre directo de que dispôs. Também Trabal justificou porque é um dos melhores do Mundo na sua posição e defendeu mais um livre directo do adversário. Grande exibição do 'portero' encarnado. A meio do segundo tempo e com a tal 'pontinha de sorte' que é necessária nestes momentos, os catalães chegam ao 3-1 num auto-golo de Tuco. 
Até ao final, João Rodrigues reduziu na transformação de um livre directo e a igualdade até esteve prestes a chegar, mas Egurrola segurou a vantagem do Barcelona e colocou os catalães na final da competição. 
Não podíamos pedir mais a esta equipa! Deixaram tudo dentro do ringue. Agora temos que nos concentrar na conquista dos objectivos internos e fazer a 'dobradinha'. 
O Barcelona acabou por vencer a Liga Europeia ao bater, pela 6.ª vez, o FC Porto na final, desta feita, por 3-1. A lógica imperou. 

Final Four

Meias Finais 

FC Barcelona 3-2 SL BENFICA
FC Porto 6-3 CE Vendrell

Final

FC Barcelona 3-1 FC Porto 


No Pavilhão da Luz, a equipa de Andebol do SL Benfica venceu o Águas Santas por 31-22 em jogo a contar para a 7.ª Jornada da Fase Final do Campeonato. 
Numa partida apenas para cumprir calendário, os eternos perdedores, sem qualquer pressão, derrotaram naturalmente a formação maiata. Quando realmente interessa é que se vê os campeões. Não é agora! Enfim...

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 31-22 Águas Santas
FC Porto 28-28 Sporting
Sp. Horta 20-28 ABC 


Campeões, Campeões, nós somos bicampeões! O SL Benfica conquistou o Campeonato de Voleibol 2013/2014 após superar a Fonte do Bastardo por 3-1 na Finalíssima do Playoff do título. 
A formação sob a batuta do Prof. José Jardim entrou muito nervosa em campo. Zelão e Flávio Cruz falharam remates fáceis e entregaram ao adversário uma boa vantagem no primeiro parcial (5-13). Mas é nestes momentos que se vêem os Campeões! Dito e feito. Já com Kibinho no centro da rede, os encarnados operaram uma grande reviravolta, com um serviço agressivo e eficácia na bloco, acabando por triunfar no primeiro set (25-22).
No parcial seguinte, os insulares liderados por um fantástico João José foram superiores em todos os capítulos, vencendo por 22-25. Tudo empatado entre as duas melhores equipas nacionais. 
Um grande Ché no serviço e remate, Roberto e Flávio eficazes na recepção e um muro formado por Honoré e Kibinho deram a vantagem benfiquista no terceiro set por 25-16. Perini também esteve em destaque com uma distribuição de grande qualidade. 
No quarto parcial, as águias estiveram sempre na frente (8-6 e 16-13). Mas a resposta da Fonte do Bastardo foi boa, tentando equilibrar as contas. Felizmente, na fase decisiva, a experiência e capacidade superiores dos atletas encarnados fizeram a diferença, levando à loucura os Benfiquistas presentes no Pavilhão da Luz. 
Parabéns a todos aqueles que ajudaram ao sucesso desta grande equipa. Uma equipa que honra o 'Manto Sagrado'. Um exemplo. 
A todos aqueles que saíram do pavilhão para se deslocarem para o Estádio onde tinha lugar uma partida que não contava para nada, aqui manifesto a minha tristeza e a vergonha que devem sentir por tal acto... Esses não sabem o que representa o nosso Sport Lisboa e Benfica. 
Foi com um enorme sorriso no rosto que cheguei a casa depois de cumpridos 700 km de viagem. Obrigado, Rapazes!

Playoff Final - Jogo 3

SL BENFICA 3-1 Fonte do Bastardo (25-22; 22-25; 25-16; 25-23)


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário