segunda-feira, 12 de maio de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana totalmente positivo nos campeonatos nacionais respectivos das modalidades de pavilhão do SL Benfica. Asseguramos um lugar na Final dos Playoffs de Basquetebol, demos o primeiro passo no sentido das Meias-Finais dos Playoffs do Futsal e ultrapassámos mais um obstáculo na luta pelo título nacional no Hóquei em Patins. Continuamos com tudo em aberto na discussão dos grandes objectivos da temporada. 

Fique, de seguida, com o rescaldo de uma jornada feliz para o Glorioso. 

O Basquetebol encarnado conquistou um lugar da Final do Campeonato Nacional. Apesar do desaire registado no último Sábado, a vitória conquistada no dia de ontem permitiu-nos chegar à decisão rumo ao tricampeonato. 
Como já referi, a formação do Sampaense bateu o pé ao bicampeão no jogo 3 da Meia-Final dos Playoffs, após prolongamento, por 90-88.
A entrada em jogo da turma liderada por Carlos Lisboa foi muito negativa. Passividade defensiva e pouco eficácia no ataque perante um adversário inspirado que jogou sem nada a perder. Destaque para o americano Jovonni Schuler, que contribuiu significativamente para a formação de São Paio de Gramaços vencer o primeiro período por 27-15. 
Os 10 minutos seguintes foram distintos. Os encarnados reagiram e o tiro exterior começou a funcionar através de Seth Doliboa e Jobey Thomas. Por alturas do descanso, o Benfica mantinha uma desvantagem mínima (47-46). 
Nesta altura, e contrariamente ao que muitas vezes acontece com as equipas que defrontam o Benfica (dotado um vasto leque de soluções), o Sampaense não se ressentiu nem física nem mentalmente, apesar de apenas contar com 6 atletas!
Na segunda parte, o equilíbrio foi a nota dominante, muito por culpa da grande garra demonstrada pelos homens da casa na luta das tabelas. Hélder Carvalho e Eky Viana foram autênticos guerreiros na conquista dos ressaltos contra uma equipa muito sobranceira, que acreditava sempre na sua maior valia individual e colectiva, capaz, portanto, de, mais tarde ou mais cedo, resolver o jogo a seu favor. Mas assim não aconteceu... O jogo foi para tempo extra depois de um empate a 80 pontos, nos 40 minutos da partida. 
Infelizmente, o prolongamento foi mal jogado pelas águias. Já o Sampaense foi mais feliz no aproveitamento das suas idas para a linha de lance livre. Triunfo justo do conjunto que teve mais vontade de ganhar. Uma lição para o futuro. 
Ontem, a história foi outra. Triunfo encarnado por 69-100 e consequente passagem à Final. A atitude inicial foi completamente diferente. Mais concentrados e empenhados em resolver o mais rápido possível esta meia-final a nosso favor. 
Os comandados de Carlos Lisboa foram demolidores no capítulo ofensivo nos primeiros 20 minutos. 59 pontos marcados frente a 33 sofridos praticamente ditaram o fecho da partida por altura do recolher aos balneários. 
Alternando bem a aposta no jogo interior com o tiro de longa distância, os encarnados resolveram a contenda, mostrando toda a sua qualidade e superioridade. 
Realce para a exibição da dupla americana composta por Jobey Thomas e Seth Doliboa. Na área dos 3 pontos tiveram percentagens de eficácia superior aos 50%. Fabuloso. 
Agora, as atenções estão direccionadas para a Final que se inicia no próximo fim-de-semana. O adversário só será conhecido esta quarta-feira, quando se disputar o quinto e decisivo jogo entre V. Guimarães e Lusitânia. 

Resultados Finais das Meias Finais - Jogo 3

Sampaense 90-88 SL BENFICA (1-2)
Lusitânia 81-87 V. Guimarães (1-2)

Resultados Finais das Meias Finais - Jogo 4

Sampaense 69-100 SL BENFICA (1-3)
Lusitânia 85-78 V. Guimarães (2-2)


Nos Açores, o Hóquei em Patins benfiquista derrotou o Candelária por 1-3 na 27.ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 
Mais uma Final superada no luta pelo título 2013/2014. Pedro Nunes apostou em Traball, Valter Neves, Diogo Rafael, João Rodrigues e Marc Coy para formar o '5 inicial'. 
Os primeiros 10 minutos do encontro foram muito tácticos e pouco interessantes. As equipas estavam com mais receio de sofrer do que ambição de atacar a baliza contrária. Ninguém queria arriscar. Até que, com 12 minutos jogados, Tiago Resende coloca o conjunto visitado na frente do marcador. Em situação de desvantagem, as águias poderiam confrontar-se com um cenário ainda mais desconfortável, pois estavam perto de atingir a 10.ª falta em consequência de mais uma péssima arbitragem. No livre directo correspondente, Trabal esteve insuperável e manteve as aspirações encarnadas intactas. 
O Benfica foi aumentado a sua intensidade e velocidade de jogo. Nesse sentido, e através de um ataque rápido de Miguel Rocha, chegou à merecida igualdade a 3 minutos do descanso. O intervalo chegou com um empate que deixava tudo em aberto. 
A etapa complementar começou e a décima falta do Candelária chegou. E nesse momento, ao contrário de outras ocasiões, mostramos toda a nossa qualidade. João Rodrigues não desperdiçou a oportunidade soberana e colocou o Benfica, pela primeira vez, em vantagem no placard. Faltavam 20 minutos para o fim.
A partida estava controlada e dominada pelos encarnados, pois o adversário pouco perigo criava junto das nossas redes. A dez minutos do fim, Carlos López, isolado perante o guarda-redes contrário, fez o 1-3 e garantiu mais três pontos importantes na discussão do ceptro nacional. 
Até ao final do encontro, Trabal mostrou porque é um dos melhores do Mundo na sua posição e ainda defendeu mais um livre directo. Desta forma, o espanhol ofereceu tranquilidade aos encarnados na gestão da vantagem até ao apito final. 
Valongo e FC Porto também venceram os seus jogos. A liderança tripartida permanece intacta. Na próxima ronda, um escaldante FC Porto-SL Benfica pode definir muito as contas do título! 

Resultados Finais da 27ª Jornada

Candelária 1-3 SL BENFICA
Oliveirense 2-3 FC Porto
HC Mealhada 1-4 Valongo
Sporting 7-5 HC Braga
AE Física 4-2 OC Barcelos
Paço de Arcos 6-1 CH Carvalhos
HA Cambra 4-5 HC Turquel
Sp. Tomar 4-10 Juv. Viana 


Também no arquipélago dos Açores, o conjunto liderado por Jorge Rito venceu o Sp. Horta por 25-41 em partida a contar para a 8.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol
Diante da equipa mais frágil do Grupo A, os encarnados cumpriram a sua obrigação e dominaram do princípio ao fim um jogo que apenas serviu para cumprir calendário.
Nota para os 11 golos marcados por Carlos Carneiro que, à imagem da semana passada, se cotou com o melhor elemento em campo. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

Sp. Horta 25-41 SL BENFICA
Sporting 35-30 ABC
Águas Santas 24-27 FC Porto 


Ontem, a equipa de Futsal do SL Benfica deu um passo importante rumo às meias-finais do playoff ao bater o Belenenses fora de portas. Os pupilos às ordens de João Pinto triunfaram por 3-4 e ficam a apenas um triunfo do apuramento, feito que poderá ser concretizado já no próximo Sábado, no Pavilhão da Luz. 
A formação de Belém entrou melhor na quadra. Logo aos 2 minutos, o jovem João Marques garantiu a vantagem no marcador aos homens da 'Cruz de Cristo'. Os azuis estiveram por cima nos instantes iniciais e ficaram até perto de aumentar a diferença no marcador por duas vezes. 
Aos poucos, os encarnados foram equilibrando o encontro, controlando os momentos do jogo e fazendo uso da maior qualidade individual dos seus jogadores. Por isso, e sem surpresa, Alan Brandi restabeleceu a igualdade, ainda antes do minuto 7, após assistência de Pablo del Moral. No mesmo sentido, a reviravolta no marcador surgiu aos 11 minutos, com Paulinho a oferecer a primeira vantagem às águias, num lance de bola parada muito bem trabalhado. Desta feira, era o Belenenses que estava obrigado a correr atrás do prejuízo. No entanto, o domínio do jogo pertencia ao SL Benfica. 
Ainda antes do intervalo, Joel Queirós fez o 1-3 num remate de meia distância e conferiu maior tranquilidade aos encarnados para enfrentarem a segunda parte. 
Na etapa complementar, Bruno Coelho ampliou a vantagem benfiquista, depois de uma excelente assistência de Paulinho. Por esta altura, pensava-se que o desafio estava resolvido. Puro engano. 
Fruto de alguns erros defensivos do nosso lado, o Belenenses reagiu e conseguiu reduzir o marcador para a diferença mínima, a 5 minutos do fim.
Os últimos instantes foram emocionantes, com os homens do Restelo à procura do empate, que até poderia ter surgido não fosse uma grande intervenção de Bebé. 
Em jeito de balanço, podemos afirmar que foi um triunfo justo mas mais complicado do que era previsível. Precisámos de subir os índices de confiança após a derrota na Taça. 
Nas outras eliminatórias, Sporting derrotou de forma fácil o Boavista, enquanto Fundão e Rio Ave surpreenderam as formações do Leões de Porto Salvo e Sp. Braga, respectivamente.

Resultados Finais dos 1/4 Final - Jogo 1

Belenenses 3-4 SL BENFICA (0-1)
Boavista 1-6 Sporting (0-1)
Fundão 6-2 Leões de Porto Salvo (1-0)
Rio Ave 7-6 Sp. Braga (Após Grandes Penalidades) (1-0)


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário