domingo, 6 de abril de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Saldo positivo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica após o último fim-de-semana desportivo. Pese embora a derrota do Voleibol pela margem mínima nos Açores, todas as secções que estiveram em acção permanecem - concluída esta jornada desportiva -, na luta pelos objectivos principais da temporada. 
Tenho que destacar, pela negativa, a fraca afluência dos Benfiquistas aos Pavilhões da Luz no Sábado. Numa tarde preenchida com três jogos, é para mim muito triste e cruel ver as bancadas despidas de público. Uma mensagem àqueles que podem e não vão: depois não apareçam para as festas ou críticas de final de época! 

Confira o rescaldo de todos os encontros onde o Glorioso esteve em acção. 

Ao início da tarde, o Basquetebol encarnado recebeu e bateu a Ovarense por 86-65, em encontro da 21.ª e penúltima ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
O conjunto liderado por Carlos Lisboa apresentou-se com duas baixas por lesão, o português Carlos Andrade e o norte-americano Jobey Thomas. 
Esta partida, em termos classificativos, nada interfereria nas contas do bicampeão, pois este já tinha assegurado a primeira posição desta fase regular. Já a formação de Ovar estava muito pressionada na luta pelo acesso aos 'playoffs'.
Assim, a primeira metade do jogo foi marcado pelo equilíbrio. Nos primeiros 20 minutos, destaque para a aposta de ambas as equipas no tiro exterior. O placard mostrava um 39-37 favorável às águias que deixava tudo em aberto. 
No reatamento do encontro, o equilíbrio manteve-se até que, a 3 minutos do fim do terceiro período, o SL Benfica disparou para uma vantagem na casa das dezenas com Tomás Barroso e Betinho (21 pontos cada, no fim do encontro), a cotarem-se como os melhores jogadores em campo. Na entrada dos derradeiros dez minutos, a vantagem encarnada era de 10 pontos (61-51). 
O arranque do quarto período foi fatal para a Ovarense. O colectivo benfiquista começou a defender melhor e, no ataque, com três triplos quase consecutivos, fechou as contas do desafio. A vantagem de 21 pontos mostra a real diferença existente entre os dois conjuntos. 
Agora é ganhar ao Algés na última jornada e continuar a preparar da melhor forma os Playoffs para conquistar o tricampeonato. 

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 86-65 Ovarense
CAB Madeira 89-85 Galitos Barreiro
Oliveirense 69-90 V. Guimarães
Maia Basket 72-81 Sampaense
Barcelos 86-73 Lusitânia 


Logo de seguida, no Pavilhão n.º 2 da Luz, o SL Benfica derrotou o Póvoa Futsal por 4-1 na 24.ª Jornada e assim manteve a liderança da pauta classificativa do Campeonato Nacional da modalidade. Um canal 'premium' como a Benfica TV tem a obrigação de apresentar uma qualidade de transmissão bem superior àquela que pudemos observar no último Sábado.
Com a manutenção garantida no primeiro escalão nacional, a equipa da Póvoa de Varzim veio a Lisboa apenas e só se preocupou em adoptar uma postura defensiva, a qual não consigo compreender, tanto mais depois de ter cumprido os seus objectivos. Este tipo de atitude não promove, de todo, a modalidade. 
Diante de um adversário que se limitou a defender num bloco bem organizado e muito baixo, o espaço para os nossos desequilibradores fazerem a diferença não existia. Assim, o jogo tornou-se muito previsível, apesar de termos criado oportunidades para marcar mais cedo, como ficou provado mormente com o remate à barra de Serginho. 
Foi apenas a 2 minutos do descanso que Joel Queirós aproveitou um excelente passe de Serginho para inaugurar o marcador. O recolher aos balneário deu-se com uma vantagem encarnada pela margem mínima. 
Na segunda metade, e mesmo em desvantagem, o Povoa Futsal continuava fechado na sua área. De todo o modo, o SL Benfica conseguia criar ocasiões de golo, as quais, em virtude de uma boa exibição do guarda-redes contrário (e dos postes da sua baliza...) não culminaram da melhor forma, permitindo o avolumar da vantagem benfiquista. 
A 7 minutos do fim, Alan Brandi fez, finalmente, o 2-0 a nosso favor, na sequência de uma bola parada bem trabalhada. Pouco tempo depois, Ricardo Fernandes ampliou ainda a vantagem, garantindo mais 3 pontos para os encarnados.
Até final, o nosso oponente ainda reduziu a diferença, numa boa jogada colectiva, e Serginho colocou um ponto final no resultado ao rematar para uma baliza deserta do Póvoa Futsal, a apostar, então, na situação de '5 para 4'.
Nota para a má arbitragem desta partida. Destituída de qualquer critério e completamente desorientada. 
Faltam duas jornadas para terminar esta fase. Próximo desafio opõe os 'encarnados' ao SL Olivais, no reduto do adversário. Para ganhar! 
,
Resultados Finais da 24ª Jornada

SL BENFICA 4-1 Póvoa Futsal
Sporting 6-2 SL. Olivais
Sp. Braga 3-3 Módicus
Dramático de Cascais 2-3 Boavista
Vila Verde 1-5 Fundão
Belenenses 4-3 Académica
Leões de Porto Salvo 4-4 Rio Ave 


No 'derby' eterno, os Campeões da Europa de Hóquei em Patins triunfaram diante do Sporting por 8-2 em jogo a contar para a 24.ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Mais uma FINAL superada com sucesso pelos comandados de Pedro Nunes. Faltam ainda seis para definir o vencedor do título.
O jogo começou num ritmo muito baixo, o que favoreceu a formação leonina. No entanto, à passagem do minuto 5, em consequência de um cartão azul exibido a um jogador do Sporting, e na transformação de uma livre directo, Valter Neves abriu o activo. Pensava que estava feito o mais complicado. Puro engano...
O SL Benfica passou a "jogar para o lado", sem qualquer objectividade e intensidade. Não consigo entender estas "paragens cerebrais" da equipa. Compreendo que a segurança defensiva tem que melhorar, mas o ataque à baliza contrária pode e deve ser feito com muita maior velocidade. A 5 minutos do intervalo, o Sporting empatou e fez pairar alguma intranquilidade no conjunto encarnado, também motivada, desde logo, pelo resultado da primeira volta. 
O descanso chegou com uma igualdade justa, servindo a mesma como castigo aos encarnados pela fraca exibição. 
Na etapa complementar tudo mudou. As águias impuseram toda a sua superioridade em campo e Carlos López, com 11 segundos jogados, fez o 2-1, numa bela execução individual. Dois minutos volvidos, Tuco aumentou a vantagem encarnada. Espero que o golo lhe permita um final de época ao seu melhor nível. Mais tarde, Marc Coy, num livre directo, conseguiu chegar ao 4-1 mas, logo na resposta, Ricardo Figueira reduziu as diferenças também na mesma situação de jogo. 
Com 8 minutos para o fim, o capitão Valter Neves fez o 'bis', num grande tiro de meia distância. Estava então encontrado o vencedor do 'derby'. Diante de um conjunto leonino cansado, Diogo Rafael ainda foi a tempo de bisar e Carlos López fechou da melhor forma uma boa segunda parte do Benfica. 
Das equipas em lugar cimeiro na tabela classificativa, apenas a Oliveirense baqueou, tendo sido derrotada em casa frente ao HC Melhada. Um aviso sério aos encarnados para a eliminatória da Taça de Portugal a ser jogada na próxima quarta-feira. 

Resultados Finais da 24ª Jornada

SL BENFICA 8-2 Sporting
Oliveirense 5-7 HC Mealhada
HC Braga 4-3 HA Cambra
CH Carvalhos 3-5 Juv. Viana
FC Porto 7-1 AE Física
Valongo 4-1 Paço de Arcos
OC Barcelos 8-4 Sp. Tomar
Candelária 4-2 HC Turquel 


Na ilha dos Açores, o Campeão Nacional perdeu por 3-2 frente à Fonte do Bastardo para a 8.ª Jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol
Os pupilos orientados pelo Prof. José Jardim protagonizaram um primeiro parcial perto da perfeição. Serviço agressivo e eficácia alta na recepção redundaram num triunfo por 18-25.
No set seguinte aconteceu exactamente o oposto. Os açorianos responderam com um grande serviço que não foi bem recebido pelos encarnados e o seu bloco tornou-se mais eficaz. Consequentemente, a formação dos Açores venceu por 25-18. Algo esperado num jogo onde estavam, frente-a-frente, as duas melhores formações do Voleibol português. 
Já o terceiro parcial foi marcado pelo equilíbrio, sendo apenas decidido nas vantagens com supremacia do colectivo benfiquista por 25-27. Estava garantido um ponto. 
O quarto set foi muito estranho e atípico. As águias venciam por 8-16 quando chegámos ao segundo tempo técnico, mas permitiram a recuperação à Fonte Bastardo, que ainda venceu o parcial por 30-28. Inacreditável! Não pode acontecer! 
Na "negra", o conjunto da casa foi melhor e venceu por 15-10. 
Apesar do mau resultado, o SL Benfica depende de si próprio para assegurar o primeiro lugar desta fase e respectiva "vantagem casa" no Playoff Final. Temos que vencer, em Gaia, o Atlético da Madalena e, depois, no nosso reduto, o Castêlo da Maia, por 3-0 ou 3-1. É a nossa obrigação! Ademais, estes podem ser triunfos muito importantes na decisão do futuro Campeão. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

Fonte Bastardo 3-2 SL BENFICA (18-25; 25-18; 25-27; 30-28; 15-10)
Sp. Espinho 3-2 Atl. Madalena (25-27; 25-21; 21-25; 25-20; 15-7)
V. Guimarães 1-3 Castêlo da Maia (23-25; 25-17; 20-25; 17-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário