sexta-feira, 18 de abril de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Aproxima-se um fim-de-semana prolongado de Páscoa e o complexo da Luz será o centro de todas as atenções para os Benfiquistas que apoiam e gostam das suas modalidades de pavilhão. 
O início dos Playoffs no Basquetebol, o fim da Fase Regular no Futsal e um clássico no Andebol são excelentes "aperitivos" antes de um Domingo que se espera de grande efervescência encarnada. 

Fique a conhecer o que espera ao Glorioso na jornada desportiva dos próximos dias. 

A luta pelo tricampeonato de Basquetebol tem o seu ponto de partida nesta sexta-feira. Vão começar os Playoffs onde será decidido o próximo Campeão. Os comandados de Carlos Lisboa recebem a formação do BC Barcelos nos dois primeiros jogos da 1ª eliminatória desta fase. Todas as rondas serão disputadas à melhor de 5 partidas. 
Hoje, pelas 16h, o primeiro confronto no Pavilhão Fidelidade. O conjunto barcelense, oitavo classificado da Fase Regular, enfrenta a equipa dominadora dos últimos 5 anos na modalidade. 
Estes serão os quinto e sexto encontros entre as duas equipas nesta temporada, depois de se terem defrontado em fases decisivas da Taça Hugo dos Santos e Taça de Portugal, além, claro, das duas voltas da Fase Regular. Como tal, não existem segredos a desvendar. O conhecimento mútuo já é profundo.
O BC Barcelos apresenta uma defesa muito agressiva, nota dominante das equipas treinadas pelo Prof. José Ricardo Rodrigues. Disputam todos os lances, seja ressalto ou bola dividida, como a última das suas vidas. No processo ofensivo dependem muito da inspiração de Marko Loncovic. Como já referi em textos anteriores, este é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da Liga. Muito completo. Faz quase tudo bem dentro de um campo de Basket. 
Outros atletas "perigosos" são o base internacional português, Nuno Oliveira, que sobressai pela capacidade de penetração para o cesto, e o atirador Rui Coelho. 
No entanto, e não obstante os pontos fortes mencionados, trata-se de uma equipa muito "curta". Quando recorre ao seu banco, a diferença qualitativa em relação ao '5 inicial' é muito grande. 
Relativamente ao colectivo benfiquista, podemos afirmar, com segurança, que o mesmo é super favorito a triunfar, de forma clara, neste duplo embate. Contudo, esta superioridade tem que ser demonstrada, mais uma vez, no terreno de jogo. Igualar a postura do adversário ao nível defensivo será fundamental, porque, a partir daí, a qualidade individual e colectiva do SL Benfica fará toda a diferença. Apostar no jogo interior trará, com toda a certeza, consequências positivas para as águias. Além disto, com a diferença de peso e altura existente, revela-se obrigatório vencermos a luta das tabelas. Se o jogo dentro do "garrafão" não funcionar, acredito que o tiro exterior e o ataque ao cesto por parte de homens como Mário Fernandes, Diogo Carreira, Tomás Barroso e principalmente Jobey Thomas/Betinho Gomes irá levar-nos ao sucesso. 
No Sábado, às 17h30, será o jogo 2 destes quartos-de-final de Playoff. A acrescentar a tudo o resto, estou consciente de que o factor físico será muito relevante. E aí, de novo, o Benfica leva muita vantagem, pois apresenta muita soluções no seu plantel, ao contrário do nosso opositor. 

Playoffs - 1/4 Final (Jogo 1)

Sexta - dia 18:

SL BENFICA-BC Barcelos 16h BENFICA TV
V. Guimarães-Ovarense 16h
Sampaense-Algés 18h
CAB Madeira-Lusitânia 21h

Playoffs - 1/4 Final (Jogo 2)

Sábado - dia 19:

SL BENFICA-BC Barcelos 17h30 BENFICA TV
V. Guimarães-Ovarense 16h
Sampaense-Algés 16h
CAB Madeira-Lusitânia 17h


O dia de amanhã marca o fim da fase regular do Nacional de Futsal. A equipa do SL Benfica enfrenta a Académica no Pavilhão n.º 2 da Luz, pelas 16 horas, na 26ª e última jornada da Fase Regular. Este desafio será alvo de transmissão em directo e exclusivo por parte da nossa Benfica TV. 
De forma realista tenho que dizer que não podíamos 'escolher' melhor adversário do que a Briosa para fechar com chave de ouro (e na primeira posição, portanto) esta fase da competição. 
Com todo o respeito pela turma de Coimbra, já matematicamente relegada para o segundo escalão nacional, os pupilos liderados por João Pinto são inevitavelmente favoritos a conquistar os três pontos e assim assegurar o factor 'casa' para todo o Playoff. 
Envolta de problemas financeiros, a Académica de hoje em dia traduz-se num conjunto de miúdos sem experiência a este nível, que fazem tudo o que podem, mas revelam inúmeras debilidades. Ainda na última jornada ficaram à vista tais dificuldades, depois de serem derrotados, de forma copiosa, pelo Sporting, no seu reduto, por números pouco usuais (2-15).
Com efeito, se jogarmos ao nível das últimas semanas, a vitória irá surgir com toda a naturalidade. A chave para o triunfo passa por irmos em busca do resultado e não esperar que ele "venha" até nós. 
Intensidade, velocidade e eficácia são a receita para mais uma vitória do Futsal encarnado. Vamos a isto!

Fase Regular - Jogos da 26ª Jornada

Sábado - dia 19:

SL BENFICA-Académica 16h BENFICA TV
Vila Verde-Rio Ave 16h
Sp. Braga-Boavista 16h
Belenenses-Fundão 16h
Sporting-Módicus 16h
Póvoa Futsal-SL. Olivais

Sexta - dia 18:

Dramático de Cascais-Leões de Porto Salvo 21h 


A finalizar um Sábado recheado de actividade, temos um Clássico entre SL Benfica e FC Porto, às 19h15, a contar para a 5ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol. Mais uma partida transmitida em directo pela Benfica TV.
Infelizmente, e quando falamos nesta modalidade, as desilusões estão sempre na mente dos Benfiquistas. Não há como fugir a isto. É o espelho de uma secção perdedora nas últimas seis temporadas. 
Em 2013/2014, depois de perdemos a Taça na semana transacta, precisaríamos de vencer todos os jogos até final para conquistar o Campeonato. Um objectivo que não está ao alcance deste conjunto de jogadores, treinadores e dirigentes. 
Dito isto, temos que pensar "jogo a jogo". O próximo é frente ao pentacampeão. Só o facto de escrever esta palavra já dói. Parece-me, todavia, que aos responsáveis da modalidade soa a algo muito natural...
Sinceramente não sei o que esperar do conjunto orientado pelo Prof. Jorge Rito. Será que iremos ver em acção aquela equipa que venceu no Dragão Caixa? Ou será antes aquela que perdeu na Maia diante do Águas Santas já nesta Fase Final?
Do lado contrário, e mesmo na época mais irregular dos últimos tempos, a formação portista encarará este jogo como decisivo na discussão do título nacional. 
Um jogo diante deste adversário começa a ganhar-se a partir da defesa, parando o binómio entre a 1ª Linha (Gilberto Duarte, Wilson Davies e Pedro Spínola/João Ferra) e a 2ª Linha (Tiago Rocha). Eis a chave para bater esta formação que é mentalmente muito (mais) forte. 
Uma vitória permite-nos entrar na discussão, uma derrota será o adeus definitivo a qualquer sucesso e marcará o fim de uma época desastrosa.

Fase Final - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 19:

SL BENFICA-FC Porto 19h15 BENFICA TV
Sp. Horta 26-31 Sporting

Quarta - dia 30: 

ABC-Águas Santas 21h 


                                                     FORÇA SL BENFICA!!! 1904!!!

GANHAR!!! GANHAR!!! GANHAR!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário