segunda-feira, 17 de março de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana à Benfica! Pleno de vitórias com a "cereja no topo do bolo" a ser assegurada pela conquista da Taça de Portugal de Basquetebol. O reencontrar da História por parte da secção mais vencedora do clube nos últimos 5 anos. Foi bonita a festa que se viveu em Fafe em clima de plena comunhão entre equipa e adeptos. Uma palavra, desde já, para estes últimos, que 'levaram ao colo' os nossos atletas, de modo a quebrarem o jejum. "A mística não está só nos Relvados". 

Conheça todas as incidências de cada partida onde o Glorioso saiu feliz com a sua missão totalmente cumprida. 

No Pavilhão Municipal de Fafe, o Basquetebol encarnado "matou o borrego". Dezoito anos depois, o SL Benfica conquistou a Taça de Portugal da modalidade. BC Barcelos, Vitória SC de Guimarães e Galitos Barreiro foram os adversários no caminho da nossa felicidade. A mensagem que melhor encaixa neste percurso é "Finalmente!!!". 
Em primeiro lugar, na quinta-feira, os comandados de Carlos Lisboa bateram o BC Barcelos por 64-61 nos quartos-de-final da competição. 
Um jogo muito equilibrados nos três primeiros períodos muito por culpa do nosso colectivo que esteve irreconhecível no ataque. Muita precipitação, muito individualismo e pouca eficácia no nosso jogo ofensivo. Valeu o facto de estarmos bem na luta dos ressaltos e aproveitarmos o desgaste de um adversário que não tem mais que um bom '5 inicial' que lutou até à exaustão. Mário Fernandes e Jobey Thomas foram jogadores decisivos para nos qualificarmos para a Meia-Final.
No jogo de acesso à Final, esperávamos um reencontro com o Vitória de Guimarães. Uma "Final" antecipada entre as duas melhores equipas da modalidade em Portugal. O SL Benfica foi melhor e derrotou a formação minhota por 87-73 e carimbou a passagem para o jogo decisivo. 
A entrada em campo do colectivo benfiquista foi muito importante para o resto do encontro. Os dez primeiros minutos foram dos melhores períodos da época. Defesa agressiva, com ajudas constantes, a não permitir mais que 10 pontos ao adversário. No ataque ao cesto contrário, uma equipa paciente e muito eficaz no tiro exterior chegou à vantagem de 17 pontos de diferença. No segundo parcial, o Vitória respondeu com a sua maior arma - o lançamento de 3 pontos -, com realce para José Silva e João Balseiro, o que permitiu reduzir diferenças. O 43-34 favorável aos encarnados ao intervalo deixava tudo em aberto para a segunda parte. 
No terceiro período, o equilíbrio foi a nota dominante. Betinho e Jobey Thomas de um lado e Pedro Pinto/João Basleiro do outro a assegurarem um colorido espectacular ao marcador. 26-25 foi o resultado deste parcial. 
Para a fase decisiva, o desgaste fez novamente a diferença. Um Vitória SC curto no seu jogo interior e com os atiradores muito cansados não conseguiu parar um Benfica mais fresco com Diogo Carreira a ser um elemento muito importante neste fase para deixar o adversário acreditar na vitória. Jobey Thomas e o seu fantástico lançamento resolveram a partida. 
Domingo, na Final, encontro frente ao Galitos Barreiro que tinha feito um percurso notável até aqui. No entanto, o SL Benfica provou o seu favoritismo e venceu com categoria por 74-52 levando ao rubro um pavilhão a respirar Benfiquismo. 
Um Galitos que jogou 3 jogos em 3 dias. Um Galitos que costuma apenas utilizar 6 jogadores. O factor físico, além da diferença de qualidade individual dos plantéis, pendeu a balança a favor do bicampeão. Até ao descanso, o conjunto do Barreiro disputou o encontro, tendo em Miguel Minhava e António Tavares os seus jogadores mais preponderantes. O 'placard' marcava 33-33 igual para minha total surpresa face às expectativas fundadas antes do início do encontro. O Benfica tinha que ter feito muito mais naqueles 20 minutos. Muita passividade defensiva e aposta sempre num tiro exterior que não mostrava inspiração.
Na etapa complementar, a formação benfiquista começou a defender em condições e em contra-ataque matou qualquer aspiração do seu oponente. O 26-4 no terceiro período espelhou a valia do conjunto benfiquista e o desgaste do Galitos. 
Até ao final, era apenas saber por quantos ganharia o colectivo encarnado. A Taça era Nossa!
Tenho que destacar 3 pessoas nesta conquista: Carlos Lisboa, Diogo Carreira e Jobey Thomas. 
O nosso técnico levantou este troféu em 1996 como jogador. Ontem, voltou a marcar o seu nome no Historial da prova. Apesar de achar que merecíamos um melhor treinador, Carlos Lisboa justificava este sucesso. Já ganhou TUDO enquanto jogador e treinador do SL Benfica. Obrigação? Talvez. Mas o mérito também é seu e do seu staff. Secção Vencedora!
Diogo Carreira, o nosso capitão. O Homem dos momentos delicados. Ele adora estar em campo na decisão. E nunca falha. Além de um grande Benfiquista, é um grande base e um líder. Peca apenas pela falta de empenho defensivo. 
Jobey Thomas, catalogado pelo Sr. Mário Palma como o "melhor lançador estrangeiro que passou pelo Basquetebol Português". Não é preciso dizer muito mais. Além de exímio atirador, destaco o seu enorme profissionalismo. Defende bem, deixa tudo em campo e só pensa em GANHAR. Fantástico. 
Parabéns a toda a secção, jogadores, treinador e dirigentes que permitiram-me sair daquele pavilhão imensamente Feliz!

Taça de Portugal - Final 8

1/4 Final

SL BENFICA 64-61 Barcelos
V. Guimarães 86-78 CAB Madeira
Galitos Barreiro 57-55 Algés
Illiabum 58-66 Dragon Force

1/2 Final

SL BENFICA 87-73 V. Guimarães
Galitos Barreiro 76-73 Dragon Force 

Final

SL BENFICA 74-52 Galitos Barreiro 


Em Guimarães, o Campeão Nacional de Voleibol deu continuidade à sua senda vitoriosa. São 4 jogos, 4 triunfos por 3-0. Desta feita, frente ao Vitória SC, na 4.ª Jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional. 
O primeiro set ficou marcado pelas várias oscilações no marcador. A formação liderada por José Jardim entrou melhor no jogo (7-10), mas o adversário soube responder e passou para a frente por 21-18. Nesse momento, o SL Benfica melhorou a qualidade da sua recepção e nos pontos decisivos valeu a maior capacidade dos seus jogadores, triunfando por 25-27. 
No segundo e terceiros parciais, o serviço encarnado fez toda a diferença. Criou muitas dificuldades à recepção contrária e o seu bloco revelou-se bem mais eficaz. Sets de 16-25 e 14-25 espelham bem a supremacia benfiquista. 
Ché, mais uma vez, cotou-se como o melhor pontuador encarnado da partida. Que grande temporada está a fazer. 
Com o triunfo por 3-0 da Fonte Bastardo sobre o Sp. Espinho, a nossa equipa e os açorianos encontram-se em posição privilegiada na qualificação para o Playoff Final de discussão do título. 
Agora, o foco passa para a Maia onde, no próximo fim-de-semana, temos 'jornada dupla' diante do Castêlo. No Sábado, desafio decisivo na meia-final da Taça e no Domingo espera-nos encontro para a 5ª ronda do Campeonato. É Ganhar ou Ganhar. 

Resultados Finais da 4ª Jornada

V. Guimarães 0-3 SL BENFICA (25-27; 16-25; 14-25)
Castêlo da Maia 3-0 Atl. Madalena (25-21; 26-24; 25-21)
Fonte Bastardo 3-0 Sp. Espinho (25-20; 27-25; 25-15) 


Na primeira das 10 finais, a equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica deslocou-se até Cambra e derrotou o Hóquei Académica local por 1-6, em partida a contar para a 21.ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Vi o jogo através d' A Bola TV e considero que foi um triunfo incontestável da melhor equipa. Num terreno onde o líder FC Porto tinha sido derrotado, os pupilos às ordens de Pedro Nunes não facilitaram e desde o primeiro segundo impuseram toda a sua qualidade. Não deram qualquer chance ao adversário que luta pela manutenção no primeiro escalão nacional. 
Carlos López abriu o activo e pouco tempo depois o Cambra igualou por Viti. Contudo, o Campeão da Europa colocou-se de novo na frente por João Rodrigues numa boa iniciativa individual. Até ao descanso, Diogo Rafael ainda ampliou a vantagem encarnada. 
Na segunda metade da partida, Valter Neves fez o 1-4 carimbando logo aí a vitória benfiquista. Ainda houve tempo para o 'bis', quer de João Rodrigues, quer de Diogo Rafael que, desta forma, fecharam as contas do jogo. 
Com a derrota do Valongo em Viana e da Oliveirense em Paço de Arcos, estamos igualados com o Valongo no segundo posto, a 3 pontos do FC Porto. Tudo em aberto para a concretização do grande objectivo da época. Dependemos apenas de nós próprios. Faltam 9 jogos, 9 Finais que temos de vencer. 

Resultados Finais da 21ª Jornada

HA Cambra 1-6 SL BENFICA
Sp. Tomar 2-3 FC Porto
Juv. Viana 8-3 Valongo
Paço de Arcos 2-0 Oliveirense
Sporting 1-2 Candelária
AE Física 2-2 HC Mealhada
HC Turquel 3-5 HC Braga
CH Crvalhos 3-2 OC Barcelos 


No jogo que serviu para encerrar a 22.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, o SL Benfica foi ao Restelo bater o Belenenses por 2-5. 
A partida começou praticamente com o primeiro golo dos encarnados, assinado por Joel Queirós, após boa assistência de Alan Brandi. Quatro minutos depois, Serginho encontrou Ricardo Fernandes que, à boca da baliza, empurrou para o 0-2. Excelente início da equipa orientada por João Pinto. 
A vantagem deu tranquilidade ao Benfica, que assim foi controlando todas as operações, pese embora toda a réplica dada pela jovem formação de Belém. Foi, sem qualquer surpresa que, num rápido contra-ataque - algo confuso -, que Ricardo Fernandes ampliou a diferença para três golos. Ainda assim, os 'donos da casa', a poucos segundos do final da primeira parte, ainda fizeram o 1-3, dando alguma emoção para os segundos vinte minutos. 
Na segunda parte, o Belenenses entrou melhor, mas Bebé respondeu muito bem na baliza encarnada face a algumas situações de perigo do adversário. Com 15 minutos ainda para jogar, Ricardo Fernandes completou o 'hat-trick' através de um remate que sofreu um desvio suficiente para enganar o guarda-redes contrário Sérgio. Estava encontrado o vencedor. 
Nos minutos finais, Joel ainda bisou, através de um bom remate frontal, e a formação da casa fez o 2-5 num bom pontapé de Tiago Carvalho. 
Este triunfo mantém o Benfica na segunda posição a três pontos do líder, Sporting. Na próxima ronda temos 'derby', na Luz, para praticamente definir quem é o vencedor da Fase Regular, visto faltarem apenas 4 jornadas para a sua conclusão. 

Resultados Finais da 22ª Jornada

Belenenses 2-5 SL BENFICA
Sp. Braga 3-0 SL. Olivais
Sporting 7-4 Póvoa Futsal 
Rio Ave 4-2 Boavista 
Vila Verde 5-3 Académica
Leões de Porto Salvo 3-6 Fundão
Dramático de Cascais 0-3 Módicus 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário