segunda-feira, 10 de março de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

"Uma fava num bolo saboroso". Eis a imagem que espelha as emoções do fim-de-semana desportivo das modalidades de pavilhão do SL Benfica. O desaire do Andebol complica e muito as contas do título. Realce para os triunfos do Futsal e Voleibol que, por razões distintas, podem constituir um importante contributo para a luta pelos respectivos Campeonatos Nacionais. 

Confira o rescaldo de todas as partidas onde o Glorioso foi interveniente na última jornada. 

No jogo "grande" da 21.ª Jornada do Nacional de Futsal, o conjunto liderado por João Pinto recebeu e goleou o Sp. Braga por seis bolas a uma. 
O segundo posto está cimentado. Prosseguimos na perseguição ao líder, Sporting CP, dependendo apenas de nós para alcançar a liderança. 
Diante de uma formação minhota irreconhecível, e fazendo a sua melhor exibição da época no cômputo geral, até ao momento, o Benfica justificou plenamente este robusto triunfo. 
Pronunciando-se sobre o que se passou no terreno de jogo, o colectivo encarnado inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, na sequência de uma recuperação de bola e assistência de Rafael Henmi, à qual Paulinho deu o melhor seguimento, enganando o guarda-redes contrário. Entrada à Benfica! 
Continuando num ritmo intenso com e sem bola, os encarnados iriam aumentar a vantagem após uma boa combinação entre Alan Brandi e Joel Queirós, que permitiu ao espanhol fazer o 2-0. Muita eficácia no aproveitamento do erro do adversário. Finalmente!
Novamente numa transição rápida, Serginho, numa boa iniciativa individual dilatou a supremacia benfiquista. Com 11 minutos de jogo, era totalmente merecido este resultado. 
Até ao descanso ainda houve tempo para o melhor golo da tarde, autoria de Bruno Coelho, mediante um fantástico chapéu ao guardião Beto. Lindo! 
No último minuto da primeira parte, o Sp. Braga ainda encurtou as distâncias por intermédio de André Machado numa boa execução individual. 
Na etapa complementar, o Benfica controlou todas as operações. Quando faltavam 10 minutos para o fim, Ricardo Fernandes de meia distância fez o 5-1 na sequência de um bom trabalho do pivot Nenê. A 5 minutos do final, Gonçalo Alves aproveitou um erro infantil de Tiago Brito e fechou as contas da partida. 
Agora é continuar na senda dos triunfos e boas exibições, pois só assim teremos hipóteses de chegar ao 1.º Lugar da Fase Regular. 

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 6-1 Sp. Braga 
Póvoa Futsal 5-1 Boavista
Fundão 0-2 Rio Ave
Sporting 10-0 Belenenses
Académica 2-8 Dramático de Cascais
Módicus 1-5 Leões de Porto Salvo
SL. Olivais 3-2 Vila Verde 


Em Braga, na abertura da Fase Final, o Andebol encarnado saiu derrotado perante o ABC por 30-25. Que desilusão!
O Prof. Jorge Rito optou pela equipa que tem sido habitual nos nossos encontros, colocando na defesa Chernov e Carneiro, passando o ataque a contar com Tiago Pereira e José Costa. Do lado do ABC, salienta-se a aposta na velocidade e transição rápida, fruto de um bom desempenho defensivo. 
O encontro iniciou com os guarda-redes a assumirem-se como principais protagonistas. O relógio marcava 10 minutos e o placard cifrava-se num 4-3 favorável aos visitados. 
Nos instantes seguintes, o Benfica entrou num processo de descontrolo total. Ofensivamente revelou pouca paciência e muito erros individuais, na defesa evidenciou uma grande passividade e ausência de agressividade. Não foi de estranhar que, aproveitando o mau momento encarnado, e à passagem do minuto 13, o ABC tivesse uma vantagem de 4 golos (8-4). Nessa altura, o nosso técnico pediu o seu desconto de tempo. 
Se já é difícil jogar no Pavilhão Flávio Sá Leite tendo em conta todo o historial conhecido, quando se está completamente desconcentrado torna-se, de todo em todo, impossível lograr a conquista da almejada vitória. Não se pode denunciar tanta displicência frente a um adversário imbatível no seu terreno na corrente época. 
Mas como já vem sendo hábito nos últimos (largos) anos, a mentalidade incutida nesta equipa do Benfica é fraca, pequena e perdedora. Logo, nada disto me espanta... 
Até ao descanso, e com Carneiro já a assumir as despesas atacantes, tentámos reagir, mas sempre com o coração e nunca com a cabeça. O resultado no recolher aos balneários marcava um 16-11 completamente ajustado ao que se tinha passado no campo. 
Na reentrada em jogo, o colectivo encarnado melhorou um pouco a nível ofensivo, porém o sector defensivo não correspondia e fazia gorar qualquer chance de reviravolta. Até ao final do encontro, nunca senti que pudéssemos equilibrar esta partida. O ABC foi muito melhor. 
No Sábado, os árbitros não foram os culpados. A apontar responsáveis, temos que orientar os focos para os dirigentes desta secção (a mais perdedora de todo o clube) que fez jus, novamente, a tudo aquilo que já se disse neste espaço cibernético sobre ela. Apenas Elledy Semedo - autor de 13 golos - esteve à altura da importância do desafio. 
Não enganem mais os sócios! Esta formação não tem capacidade para vencer o Campeonato. É obrigatória a substituição dos responsáveis desta secção! Já o digo há muitos anos: Luís Gomes e Filipe Gomes são as caras de uma equipa perdedora! 

Resultados Finais da 1ª Jornada

ABC 30-25 SL BENFICA
Sporting 32-23 Águas Santas
FC Porto-Sp. Horta (19/3, 21h)


No Pavilhão da Luz, o Campeão Nacional de Voleibol mostrou porque é o principal candidato ao titulo em 2013/2014. Jornada dupla totalmente vitoriosa e caminho aberto para a vitória na 2.ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
Para a tarde de Sábado estava marcado o confronto entre as duas melhores equipas nacionais. E aí a turma comandada pelo Prof. José Jardim marcou uma posição de força. Frente à Fonte do Bastardo, triunfo por claros 3-0 na 2.ª Jornada desta Fase. 
A nota dominante do primeiro parcial deste encontro foi o equilíbrio. No entanto, na fase decisiva, o bloco benfiquista liderado por Kibinho fez a diferença e venceu por 25-23. 
O set seguinte pautou-se pelo domínio encarnado. A diferença de 10 pontos (25-15) espelha bem a diferença substancial que houve entre as duas formações, quer na recepção, quer na distribuição. 
No derradeiro parcial, a formação açoriana entrou melhor, mas o bloco encarnado mais uma vez prevaleceu e fechas as contas num 25-21. 
Vitória concludente por parte de um Benfica num grande momento de forma. Vantagem alargada para 4 pontos sobre o segundo classificado. 
Já no Domingo, a anteceder a partida de Futebol, nova vitória, agora diante do Atlântico da Madalena novamente por 3-0, assim se consolidando a liderança da 2.ª Fase. 
Perante o conjunto mais débil dos seis primeiros, o Benfica teve que suar - e muito! - para alcançar os 3 pontos. Principalmente no segundo set - e fruto da irregularidade da nossa recepção -, apenas aos 30-28 fechámos as contas a nosso favor. 
Destaque nestas rondas para três homens: Kibinho, Perini e Roberto Reis.  

Resultados Finais da 2ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-23; 25-15; 25-21)
Atl. Madalena 0-3 Sp. Espinho (23-25; 18-25; 19-25)
Castêlo da Maia 3-1 V. Guimarães (25-18; 16-25; 25-23; 28-26)

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Atl. Madalena (25-20; 30-28; 25-12)
Sp. Espinho 3-0 Castêlo da Maia (31-29; 25-18; 25-23)
V. Guimarães 1-3 Fonte Bastardo (23-25; 23-25; 25-23; 19-25)


A fechar um Sábado intenso, o Basquetebol benfiquista derrotou o Barcelos por 79-59 em jogo a contar para a 18.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Uma exibição 'q.b.' chegou e sobrou para bater um adversário aguerrido, todavia muito curto em termos de opções de grande qualidade. Foi um bom teste para prepararmos da melhor forma o ataque à Taça de Portugal, competição na qual nos espera um encontro com esta formação, em Fafe. 
O nosso jogo interior continua a ser pouco solicitado. Cláudio Fonseca e David Weaver têm que mostrar muito mais. Não chega ter valor, é preciso demonstrá-lo em campo. 
Nesta partida, Diogo Carreira e Tomás Barroso contribuíram com 16 pontos cada para o triunfo e mostraram que são excelentes opções para lançar em qualquer jogo. 
Uma nota ainda: Marco Loncovic, jogador do BC Barcelos, devia estar debaixo de olho dos encarnados. 28 pontos e 7 ressaltos. Não engana. Excelente jogador!

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 79-59 Barcelos
V. Guimarães 84-71 Ovarense
Lusitânia 78-77 Sampaense
Algés 72-64 Oliveirense
Galitos Barreiro 60-71 Maia Basket 


Logo após a vitória do nosso Futebol, entrou em acção a equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica que triunfou por 9-2 frente ao Sporting de Tomar, na 20.ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Obrigação cumprida pelo conjunto treinado por Pedro Nunes. Pese embora o susto inicial provocado pelo golo do Tomar, a resposta foi pronta. A única questão que se colocou então prendia-se com a diferença de golos que assinalaria a vitória dos encarnados frente ao último classificado.
A exibição de Valter Neves é digna de realce, não só pelos 3 golos, mas também pela grande postura como capitão de equipa. 
Com a derrota caseira do Valongo, estamos a 3 pontos do duo da frente e apenas dependemos de nós para atingir o grande objectivo da temporada. Seremos capazes? Com exibições como aquela que vi em Viana, NÃO. Mediante prestações à imagem do que fizemos na goleada frente ao FC Porto, SIM.
Veremos que equipa teremos nas 10 finais que faltam. Eu acredito. E vocês? 

Resultados Finais da 20ª Jornada

SL BENFICA 9-2 Sp. Tomar
AE Física 2-2 Sporting
HC Mealhada 5-2 Paço de Arcos
Oliveirense 7-2 HA Cambra
FC Porto 7-4 Juv. Viana
Valongo 2-3 HC Turquel
HC Braga 6-6 CH Carvalhos
Candelária 3-3 OC Barcelos 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

2 comentários: