terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada agridoce para as modalidades de pavilhão do SL Benfica durante o último fim-de-semana. Destaque, pela positiva, para a conquista pela 3.ª vez da Taça Hugo dos Santos por parte da secção de Basquetebol; pela negativa, menção para a derrota do Hóquei em Patins que compromete em muito as contas para o título. 

Confira, já de seguida, o que aconteceu em todos os jogos realizados pelas nossas modalidades nos últimos dias.

Em Oliveira de Hospital, o bicampeão de Basquetebol deu mais uma alegria ao Benfiquistas! Conquistou a Taça Hugo dos Santos pela 3.ª vez no seu historial. Após a vitória na Supertaça, aqui vai mais um troféu para o Museu Cosme Damião. No entanto, a tarefa foi bem complicada. 
No Sábado, conquistámos uma vitória diante do Barcelos por 72-64 na primeira meia-final da competição. O domínio de jogo foi repartido entre as duas formações durante a primeira parte. Nos primeiros 10 minutos, o conjunto encarnado foi superior, com Jobey Thomas e Betinho a fazerem a diferença no tiro exterior e nas transições rápidas para o cesto, méritos aliados à agressividade na defesa. 
No segundo período do jogo, o Barcelos equilibrou a luta dos ressaltos, conseguiu travar as melhores 'armas' do Benfica e aproveitou alguma passividade da nossa defesa. Desta forma chegou ao intervalo com os comandados de Carlos Lisboa a vencer por 1 ponto de diferença (35-34). 
A entrada para a segunda parte foi determinante para o triunfo da turma benfiquista. Defesa bastante agressiva, um ataque organizado a demonstrar muita paciência na busca da finalização do cesto e, finalmente, a aposta no jogo interior onde tínhamos grande vantagem. O parcial de 21-9 no terceiro período assegurou uma "almofada" confortável para o Benfica gerir nos últimos 10 minutos.
Apesar de alguma reacção do Barcelos, os comandados de José Ricardo Rodrigues nunca conseguiram a aproximação no marcador, pois já se ressentia de algum cansaço nos seus jogadores. Como assinalámos na antevisão do encontro, a sua rotação não reveste de grande qualidade. 
Vitória justa numa exibição 'quanto baste' por parte do Benfica. Assim foi assegurada a qualificação para a final da prova. Com alguma surpresa, o CAB Madeira bateu o Vitória de Guimarães na outra meia-final e também carimbou o acesso à luta pelo troféu. 

Ao início da tarde de Domingo, o SL Benfica saiu vitorioso da competição, depois de derrotar a formação madeirense por 83-82.
Uma belíssima partida de promoção da modalidade. Apenas nos últimos segundos se decidiu o vencedor num jogo emocionante. 
Com Carlos Andrade e Mário Fernandes de fora, o Benfica entrava amplamente favorito em campo. 
Os encarnados entraram a todo o gás, alternando bem o jogo interior com penetrações em drible, chegando rapidamente a uma vantagem de 13-5. Só a meio do primeiro período, o base do CAB, Ricky Franklin começou a ler melhor os bloqueios directos, permitindo à sua equipa a aproximação no 'placard'. Mas o colectivo benfiquista continuava a mostrar inteligência e explorava a superioridade no jogo interior, onde Fred Gentry ia fazendo mossa. Com efeito, terminámos o primeiro período na frente por 22-18. 
No segundo quarto, os triplos de ambos os lados sucediam-se. Franklin e Anderson do lado madeirense, Jobey Thomas e Doliboa por parte do Benfica iam dando espectáculo no tiro exterior. A defesa benfiquista ao base contrário revelava-se o maior problema para os 'encarnados' pois os nossos bases não conseguiam parar um Ricky Franklin inspiradíssimo. 
O descanso chegava com o CAB Madeira na frente por 42-43. Estava concretizada 'meia surpresa'. Uma equipa que vive do seu trio de americanos e que jogou sempre com os mesmos 5 jogadores estava a equilibrar um jogo perante um Benfica com muita qualidade e um vasto plantel. 
O terceiro período foi de domínio total por parte do conjunto madeirense. Ricky Franklin destruiu por completo uma defesa benfiquista passiva, à espera que as "pilhas" deste ex-jogador benfiquista acabassem. Confrontámo-nos com um Benfica desunido e perdido em campo, privilegiando a iniciativa individual. Não foi assim de estranhar que, no final deste parcial, o CAB tivesse 11 pontos de vantagem (52-63). Um resultado merecido perante a apatia encarnada.
A reacção benfiquista tinha de ser pronta no derradeiro período. E assim foi. Jobey Thomas passou a defender Franklin e criou-lhe bastantes dificuldades. Na fase ofensiva, Diogo Carreira, Jobey Thomas e Seth Doliboa concretizavam triplo após triplo. A 1 minuto do fim, tínhamos reduzido a diferença para 2 pontos (79-81). Doliboa empatou o jogo a poucos segundos do final da partida e o CAB tinha um último ataque para tentar vencer o jogo. Nesse momento, a opção de Carlos Lisboa foi para o cometimento de falta sobre Edson Rosário, levando-o para a linha de lance livre. O jogador da formação madeirense falhou um dos lançamentos. Na resposta, um cesto de Jobey Thomas deu o triunfo difícil - mas saboroso! - aos encarnados e a consequente conquista do troféu. 
O MVP da competição foi Jobey Thomas. Que atirador fantástico! Que defensor irrepreensível! Destaque também para as boas exibições do capitão, Diogo Carreira (finais é com ele!!!), Doliboa e Betinho Gomes, que ajudaram em muito o colectivo. 

Os Parabéns a toda a secção! Penso que não jogámos da melhor maneira nesta Final. A aposta no jogo interior tem que ser em maior escala. Não podemos estar sempre à espera da inspiração individual no jogo exterior. Na defesa exige-se maior empenho, não apenas quando vêem as vitórias a fugir. 
Agora as atenções centram-se na conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. 

Taça Hugo dos Santos 2014

Meias Finais

SL BENFICA 72-64 Barcelos
V. Guimarães 83-89 CAB Madeira

Final

SL BENFICA 83-82 CAB Madeira 


A equipa de Andebol do SL Benfica está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, depois do triunfo frente ao AC Fafe por 23-33. 
Para este encontro, Jorge Rito confrontou-se com 'baixas' de vulto no seu plantel. Cláudio Pedroso, Álvaro Rodrigues, Davide Carvalho, Tiago Pereira e Vicente Álamo estavam indisponíveis por lesão. José Costa e Carlos Carneiro não podiam ser escalados para o encontro por castigo. Os encarnados estavam decididamente muito desfalcados para esta partida decisiva.
Contudo, socorrendo-nos de vários miúdos da nossa formação, desde cedo nos destacámos na frente do marcador e não mais saímos de lá. 
A chave para o desfecho de sucesso esteve numa defesa bastante coesa e numa boa exibição por parte do estreante, Hugo Figueira. 
Também Hugo Lima, no comando do nosso ataque, teve um bom desempenho, contribuindo com 4 golos e um Andebol dinâmico e paciente na procura da melhor solução para finalizar. 
Um triunfo seguro e tranquilo foi o que se verificou no Municipal de Fafe por parte da turma encarnada. 
Elledy Semedo, Dario Andrade e António Areia estiveram em evidência. Com 8, 7 e 6 golos respectivamente, contribuíram, de modo assinalável, para a passagem à próxima fase da competição. 
Gostei muito de ver, além de Hugo Lima, jovens como Paulo Moreno e João Ribeiro a integrarem a nossa equipa principal. 

Taça de Portugal - 1/8 Final

AC Fafe 23-33 SL BENFICA
Ac. São Mamede 22-38 Sporting
Águas Santas 40-22 FC Gaia
Arsenal Clube Devesa 26-27 CCR Fermentões 
ISMAI 41-19 ACR Zona Azul
Xico Andebol 33-28 São Bernardo 
Passos Manuel 27-34 FC Porto
ABC-Sp. Horta (12/2, 21h)


Para Valongo estava marcado o jogo "grande" da 14.ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A dupla Joaquim Pinto e Luís Peixoto derrotou o SL Benfica por 4-3 e colocou-nos novamente a 7 pontos da liderança, complicando assim as contas na luta pelo título nacional da modalidade. 
Num pavilhão completamente lotado em assumido apoio à equipa da casa, os benfiquistas responderam 'presente'! Mesmo com um preço 'pornográfico' de 8 euros para a aquisição de ingresso, asseguraram, desde as bancadas, o apoio à equipa orientada por Pedro Nunes.  
A primeira parte mostrou um Benfica como aqui tinha pedido. Concentrado unicamente na partida, jogando de forma inteligente e eficaz na hora da decisão. Diogo Rafael, num tiro de meia distância, e Valter Neves, na execução de um livre directo, deram a vantagem aos encarnados e com a qual se chegou ao intervalo. 
Em termos arbitrais, até aqui, ficaram 2 agressões por assinalar. Hugo Azevedo agrediu Carlos López e não viu o cartão vermelho. Tuco é também agredido, mas nada acontece ao jogador da casa. Ademais, ficou por assinalar um livre directo por falta perigosa sobre Carlos López. Um 'fartar vilanagem'. 
No reatamento do jogo, a 10.ª falta marcada ao Benfica é inventada e só tinha que dar livre directo a nosso favor, pois traduziu-se numa simulação por parte do jogador contrário. A isto se seguiu mais um penalty inexistente, marcado por suposta falta de Trabal, a qual - como todos os lances de bola parada - foi defendida pelo nosso guarda-redes espanhol. 
Mas não nos ficamos por aqui no capítulo da (má) arbitragem. A anteceder o primeiro golo dos homens da casa, existe uma falta escandalosa por 'stick' alto de um jogador do Valongo. Depois, com o resultado cifrado num empate a duas bolas, Diogo Rafael leva cartão azul por uma falta que não existe. 
Para finalizar, a três segundos do fim, tem lugar o lance final com Carlos López, derrubado por jogador do Valongo, que corresponderia à 10.ª Falta do Valongo e consequente livre directo para o Benfica. Perante isto, os árbitros 'fecharam os olhos' e o Valongo aproveitou uma situação de '2 vs 0' para fazer o golo da vitória. 
Agressões, simulações e tudo aquilo que se assistiu no Municipal de Valongo foi um ROUBO! Tem que ser denunciado! Assim é impossível conquistar o Campeonato! Chega!!!
A goleada frente ao Porto custou a muita gente e isso resultou patente logo nesta ronda. A tarefa está muito difícil, mas não vamos desistir! Temos que ganhar os jogos todos! 
Os jogadores são humanos. trabalham durante a semana, não lhes posso pedir que passem à margem de tudo isto e não sejam afectados. Afinal, fomos roubados e humilhados!
Que venham árbitros do estrangeiro. Agora algo tem que ser feito. Isto é um nojo! A modalidade está corrompida até ao tutano! 

Resultados Finais da 14ª Jornada

Valongo 4-3 SL BENFICA
FC Porto 4-1 Candelária 
HC Braga 5-2 Oliveirense
CH Carvalhos 2-2 Sporting
Sp. Tomar 3-1 HA Cambra
HC Turquel 4-1 AE Física
OC Barcelos 8-1 HC Mealhada
Juv. Viana 4-2 Paço de Arcos


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

1 comentário:

  1. Que vergonha.... Esses tipos de valongo já tinham a lição bem estudada, assim como os elementos de arbitragem. Isto só com comunicados não vai lá!

    ResponderEliminar