segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana à BENFICA! Título Mundial no Hóquei em Patins e triunfos nos jogos realizados pelas restantes modalidades de pavilhão do clube. Competência, Raça, Querer, Ambição, Vitórias e o fundamental, os Títulos. O Sport Lisboa e Benfica é isto! Ganhar tem que ser um vício infinito! 
De seguida, farei o rescaldo de todas as partidas realizadas nesta jornada de grande Benfiquismo. 

A nossa formação de Voleibol teve uma jornada dupla 100% vitoriosa. No Sábado, nas Caldas da Rainha, os comandados de José Jardim venceram por 0-3 a equipa local na 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.
Os parciais de 11-25, 19-25 e 14-25 mostram de forma clara toda a superioridade encarnada ao longo do encontro. Vi uma equipa mais confiante e concentrada naquilo que tem de fazer. Ché e João Oliveira mostraram que podem continuar a ser opção, sendo dois dos melhores pontuadores da partida.
No dia seguinte, recepcionando a "equipa-surpresa" deste início de temporada (Atlântico de Madalena), o Voleibol encarnado voltou a bater pela margem máxima o seu opositor (25-19, 25-12, 25-15). 
Confirmando tudo aquilo que se viu no dia anterior, o colectivo benfiquista, apoiado num serviço agressivo e recepção eficaz, impôs a grande qualidade do seu jogo. Se actuarmos sempre assim, poucas equipas conseguem equilibrar algum jogo connosco. 
Temos que manter este nível de jogo para preparar da melhor forma as fases decisivas da época. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

SC Caldas 0-3 SL BENFICA (11-25; 19-25; 14-25)
Sp. Espinho 3-0 Clube K (25-21; 25-15; 25-14)
Atl. Madalena 1-3 Fonte Bastardo (25-23; 15-25; 23-25; 17-25)
V. Guimarães 3-0 Marítimo (27-25; 25-17; 25-18)
Vilacondense 0-3 Castêlo da Maia (17-25; 13-25; 24-26)
Ac. Espinho 3-1 Esmoriz (20-25; 25-20; 25-15; 25-19)

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Atl. Madalena (25-19; 25-12; 25-15)
SC Caldas 0-3 Sp. Espinho (21-25; 15-25; 17-25)
V. Guimarães 3-0 Clube K (25-19; 25-17; 26-24)
Castêlo da Maia 0-3 Fonte Bastardo (17-25; 21-25; 15-25)
Esmoriz 3-1 Marítimo (25-16; 25-15; 22-25; 25-20)
Ac. Espinho 3-1 Vilacondense (25-20; 19-25; 25-20; 25-16)


Em duas provas diferentes, o Basquetebol encarnado somou o mesmo número de triunfos. No Sábado, em pleno pavilhão Fidelidade, o conjunto orientado por Carlos Lisboa derrotou a formação do Sampaense por 97-73, em jogo a contar para a 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade. 
A diferença no marcador não mostra a dificuldade que o SL Benfica teve para derrotar este adversário que já tinha causado uma grande surpresa no Troféu António Pratas. 
Diante de um Sampaense que lutou até quando foi possível pela vitória na partida, a equipa encarnada apenas no último período conquistou uma margem capaz de assegurar um triunfo confortável. Destaque para a eficácia global do nosso colectivo, mas em especial para Jobey Thomas e Betinho que, com 29 e 26 pontos, respectivamente, foram os melhores jogadores em campo. 
Também importante foi o regresso de Frederick Gentry e Carlos Ferreirinho após lesões de alguma gravidade. 
A derrota do V. Guimarães em Algés permitiu a subida do Benfica ao 1º Lugar nesta Fase Regular. 
Ontem foi dia de decisões. Vitória por 68-72 nos 1/16 de Final da Taça de Portugal, em Ovar, frente à equipa local. A "primeira final" nesta competição foi ultrapassada com sucesso. 
Numa partida jogada de forma muito intensa, a Ovarense começou melhor e acabou por vencer o primeiro período por 20-17. No segundo parcial, o Benfica reagiu bem, particularmente no aspecto defensivo, chegando assim ao intervalo a vencer por 29-35. 
Porém, no terceiro período, o equilíbrio foi a nota dominante do encontro, com várias alternâncias na liderança do marcador. Ainda assim, a turma benfiquista vencia por 47-51 à entrada dos últimos dez minutos de jogo. 
No derradeiro parcial, o Benfica nunca deixou a liderança da partida. Com um Mário Fernandes decisivo na linha dos três pontos acabou por assegurar um triunfo saboroso e a consequente passagem aos oitavos-de-final da prova, onde irá defrontar o vencedor do encontro entre Guifões e Angra Basket. 
Betinho também justificou, mais uma vez, um destaque individual, ao fazer 11 pontos e 19 ressaltos, cumprindo os 40 minutos da partida. 

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 97-73 Sampaense
Académica 47-67 Maia Basket
CAB Madeira 100-74 Oliveirense
Barcelos 62-67 Ovarense
Algés 78-77 V. Guimarães
Galitos Barreiro 81-53 Lusitânia

Taça de Portugal - 1/16 Final

Ovarense 68-72 SL BENFICA


O Sport Lisboa e Benfica é a melhor equipa do Mundo de Hóquei em Patins em 2013. Assisti, em Torres Novas, a mais uma conquista encarnada, após golearmos o Sport Club Recife por 10-3 na Taça Intercontinental.
A equipa orientada por Pedro Nunes assumia todo o favoritismo na partida, mas tinha pela frente  um conjunto brasileiro que não era tão fraco como muitos vaticinavam. 
Num pavilhão a respirar benfiquismo por todos os lados, logo aos 3 minutos, Valter Neves inaugurou o marcador. Parecia que estava feito o mais difícil. No entanto, do outro lado estava um guarda-redes chileno empenhado em evitar o avolumar do resultado. Protagonizou mesmo excelentes defesas que iam evitando os golos benfiquistas. Apesar de toda esta oposição, a 2 minutos do intervalo, Diogo Rafael, primeiro numa grande penalidade e de seguida numa stickada de média distância, colocou o Benfica a vencer por 3-0. Assim se manteve o marcador até ao intervalo. Resultado justo atendendo ao que se tinha passado no ringue.
No início da etapa complementar, os árbitros espanhóis quiseram ter o seu protagonismo e começaram a tentar equilibrar a partida, assinalando faltas atrás de faltas à nossa equipa. Talvez não contassem com um autêntico "muro" chamado Guillem Traball. O guarda-redes espanhol defendeu dois livres directos e dois penalties. Assim se faz a diferença na baliza. 
Sem embargo, e não obstante as várias bolas atiradas aos postes, Carlos López e Marc Coy ampliaram para 5-0 a vantagem encarnada. Neste momento parece-me que ficou definido o vencedor do encontro. E o pavilhão estava ao rubro... 
Todavia, em consequência de algum relaxamento da nossa parte, a formação brasileira ainda reagiu e reduziu a diferença para apenas três golos. Foram dois golos merecidos apontados a meio da segunda parte. 
A 10 minutos do final, Carlos López foi autor de mais um momento mágico e avolumou o marcador para 6-2. Numa resposta imediata, o Recife marcou o seu último golo na partida numa boa concretização.
Aproveitando o desgaste no adversário, o Benfica ainda aproveitou para, nos últimos 5 minutos, aumentar a sua vantagem com golos de Valter Neves, João Rodrigues, Miguel Rocha e Diogo Neves. 
Nos últimos 4 anos, o clube da Luz venceu todos os troféus da modalidade. É fantástico assistir a todo este sucesso. Parabéns a todos os que tiveram directa ou indirectamente envolvidos. 
Fecho com aquele pensamento que devia estar na cabeça de todos os benfiquistas, jogadores/directores ou técnicos do clube após um sucesso: "Agora é repetir tudo outra vez".

Taça Intercontintental 2013 - Final

SL BENFICA 10-3 Sport Club Recife 


A equipa de Andebol do SL Benfica entrou da melhor forma na 2ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional batendo a equipa do AC Fafe por 23-30. 
Após uma entrada em campo algo desconcentrada, a formação treinada pelo Prof. Jorge Rito impôs a "lei do mais forte", vencendo de forma tranquila um dos conjuntos mais frágeis da 1ª Divisão da modalidade. 
Continua a senda vitoriosa dos encarnados. Somamos a 8ª vitória consecutiva nesta 1ª Fase. É bom? Sim, mas apenas cumprimos a nossa obrigação. O ciclo complicado que se avizinha, com encontros diante dos nossos principais rivais é que irá espelhar o que podemos esperar da nossa formação para as grandes decisões da temporada. 
Em Fafe, Cláudio Pedroso, mais uma vez, assumiu a liderança dos marcadores (8 golos). 
De salutar o convívio que existiu na Casa do Benfica local onde toda a nossa equipa foi muito bem recebida.

Resultados Finais da 12ª Jornada

AC Fafe 23-30 SL BENFICA
ISMAI 20-30 ABC
Madeira SAD 25-28 Sp. Horta
Belenenses 21-22 Sporting
Passos Manuel 26-32 Águas Santas
Avanca-Porto Adiado para 18/12


Na Póvoa de Varzim, o Futsal Benfica foi ao terreno do Póvoa Futsal vencer por 3-5, em partida relativa a 11ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A formação comandada por João Freitas Pinto entrou muito forte e desde cedo abriu caminho para o triunfo. Bruno Coelho inaugurou o marcador numa execução fantástica, dando seguimento a uma rápida transição conduzida por Rafael Henmi. Depois foi a vez de Ricardo Fernandes bater o guarda-redes contrário num remate de longa distância. Por último, Bruno Coelho bisou, ao concluir de forma fácil um excelente desenho do contra ataque encarnado. 
Com 5 minutos jogados, o vencedor do encontro parecia estar encontrado. 
O Póvoa Futsal tentava reverter a lógica dos acontecimentos, mas sem sucesso. E a meio da primeira parte, Nenê, numa recarga de uma remate de Serginho, fez o 0-4. 
Até ao descanso, o Benfica abrandou o ritmo e o adversário aproveitou para reduzir as distâncias (1-4).
Na segunda metade do desafio, os encarnados ainda aumentaram a vantagem por Joel Queirós após brilhante jogada colectiva. Até parecia que o resultado caminhava para uma goleada... Na verdade, o colectivo benfiquista teve mesmo algumas oportunidade de golo. Destaque para um remate ao ferro de Ricardo Fernandes. Mas dois golos do Póvoa Futsal, no espaço de dois minutos, fizeram o nosso opositor acreditar uma reviravolta. Faltavam ainda 8 minutos para o fim da partida. 
O Benfica reagiu e só a ineficácia dos seus jogadores impediu o avolumar do resultado. O 3-5 final não espelha a diferença de qualidade demonstrada em campo entre as duas equipas.
Estamos na liderança da tabela classificativa a par de Sporting e Leões de Porto Salvo. 
Uma nota final para a brilhante época, até ao momento, de Bruno Coelho. Muita qualidade de um jogador que treina como joga. 

Resultados Finais da 11ª Jornada

Póvoa Futsal 3-5 SL BENFICA
SL. Olivais 3-5 Sporting
Académica 3-3 Belenenses
Fundão 2-2 Vila Verde
Rio Ave 1-4 Leões de Porto Salvo
Boavista 7-2 Dramático de Cascais
Módicus 2-4 Sp. Braga 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário