terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Não pode fugir...Não pode...

É o sentimento dos benfiquistas que seguem, ano após ano, a sua equipa de Voleibol. Nos últimos dois anos, esta secção tem falhado no momento decisivo da época. Ganha a primeira e segunda fases do campeonato nacional, ganha a Supertaça, ganha a Taça de Portugal, mas tem perdido sempre o objectivo principal de toda a época. Por muitas razões, seja a falha de um grande distribuidor (posição decisiva na modalidade), seja por questões mentais/psicológicas ou até questões técnicas, esta equipa tem sucumbido na fase decisiva da época. 
Em 2012/2013, mais uma vez temos o melhor plantel do campeonato. Com isto não quero dizer que quer o Sp.Espinho (com Miguel Maia, Hugo Ribeiro, Flávio Cruz, etc), quer a Fonte Bastardo (com Gregoret, Fábio Jardel, Caique, Manuel Silva, etc) tenham maus plantéis, pois ao contrário do que muitas vezes é defendido, são equipas fortes com grandes jogadores e bem comandadas. Pese embora tudo isso, o Benfica é o favorito claro à conquista do campeonato e tem de aprender a lidar com esse facto. Tem que o demostrar em todos os jogos da fase decisiva da época. 
Vai começar no próximo fim-de-semana a segunda fase. A partir daqui não existe margem para errar. Entrámos com um ponto de vantagem sobre os dois principais rivais na luta pelo acesso ao playoff do título. Só podem lá chegar duas dessas três equipas, isto sem menosprezar o valor de Castêlo da Maia, Vitória de Guimarães e Esmoriz.
A equipa do Benfica encontra-se no pior momento da época. Perdeu por lesão os seus dois distribuidores (Vinhedo e Miguel Tavares), tendo que adaptar o libero João Coelho nessa posição. Quem entende um pouco da modalidade sabe que a posição de distribuidor é chave para o sucesso de qualquer equipa no Mundo. Em função dessa perda que aconteceu em Guimarães, o conjunto encarnado foi eliminado da Taça de Portugal. Até agora foi o ponto negro da época, embora eu perceba que era difícil fazer melhor num encontro decisivo em que já se vai jogar, à partida, sem um distribuidor e se perde o outro durante o encontro, tendo que recorrer aos préstimos de um júnior. 
Mais do que nunca é necessária ainda maior união do grupo para pensar assim: "perdeu-se uma luta mas a guerra principal vem aí". É a "guerra" que mais interessa. A "guerra" que temos perdido nas últimas épocas de forma inglória.
Sabemos que os dois distribuidores só regressam em Março, logo teremos que jogar alguns encontros da segunda fase sem eles. Vai ser complicado? Vai. Impossível ganhar?  Longe disso. Já existiu um período de adaptação para os atletas surgirem entrosados e com capacidade para bater qualquer adversário em qualquer campo. Por isso aqui solicito a todo o plantel e staff técnico que mostrem porque são os melhores. Em particular, peço ao Honoré os melhores blocos do mundo, ao Roberto Reis as melhores recepções do mundo, ao Hugo Gaspar os melhores remates do mundo, ao João Coelho as melhores distribuições/melhores recepções do mundo, ao José Jardim as melhores opções do mundo e aos adeptos do Benfica mais apoio a esta equipa. 
Meus amigos, está na hora de toda a gente ser Benfica.

Nós só queremos o SL Benfica Campeão Nacional!!! Tenho saudades de ler notícias como esta...

Todo o calendário da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol aqui: http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

11 comentários:

  1. sou do BENFICA, de ESPINHO, mas no volei a tradição manda que haja muito mas mesmo muito respeito pelos meus "tigres"!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. se fosses mesmo do Benfica o teu "meus" seriam sempre os jogadores do Sport Lisboa e Benfica e nunca os outros!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Oh ilustre, se morasses a 300 Kms do GLORIOSO, numa cidade pequena e não ajudasses o clube local com quem jogava o SLB?????? Mas no VOLEI fui, sou e serei sempre "tigre" e diz-me durante muitos anos o SLB não teve a modalidade, quem eram os "teus"??????

    ResponderEliminar
  4. lol porque não tem a modalidade passas para o outro lado?
    E no futsal eras do zbording?
    podias até ter o espinho como clube da terra mas daí a apoiar contra o Benfica... Do Benfica não és de certeza.... e até podias viver no nova Zelândia se realmente amas o Benfica isso não era fronteira!

    ResponderEliminar
  5. Estás a precisar de viver ums tempos a norte do Mondego, sabias?!?! Quem aguenta com os andrades todos os dias, no emprego, na rua, nos cafés... quem tem de argumentar quando andam à anos de papo cheio, a idolatrar o pintinho e a insultar o nosso clube! Sabes quem enche os campos quando o SLB joga cá em cima??? sabes as casas do SLB que têm problemas no norte? Ah, se te voltares a referir ao ESPINHO agradeço que uses "E" maiúsculo, ob!!!!

    ResponderEliminar
  6. Bem quanto a vocês os 2, compreendo ambos os lados e ambos têm razão, quanto ao post, compreendo quando se fala que tem de ser este ano ( também estou de acordo ), mas confesso que estou preocupado, penso que será o ano em que estou menos confiante, tanto pelo que a equipa tem produzido nos últimos jogos mas também pela falta dos nossos 2 distribuidores que estão ambos lesionados. Quanto ao Blog, gosto muito, todos os Blogs que dão destaque ás modalidades gosto bastante. Não sei se o posso fazer mas aqui fica o meu Blog onde principalmente me dedico a fazer a agenda do Benfica tanto no futebol como nas modalidades. http://agendadoglorioso.blogspot.pt/

    Saudações benfiquistas ;)

    ResponderEliminar
  7. Caros,

    O Sporting de Espinho merece respeito como qualquer outro clube,mais ainda pela sua importância no Voleibol nacional.

    Compreendemos que muitos benfiquistas simpatizem com outros clubes,nomeadamente com os clubes das "suas" terras.

    Todavia, para mim, é difícil de aceitar que se deseje a derrota do Benfica, seja em que jogo for ou em que modalidade for.

    O Benfica é um clube que "vive" do Futebol, mas as modalidades contribuíram imenso para a nossa gloriosa História. Aliás, algumas modalidades foram responsáveis pelo aumento da nossa massa associativa,em vários períodos da História do Benfica.

    Realço e agradeço a vossa participação no blogue. Não é objetivo dos autores do blogue fomentar divisões no universo benfiquista.

    Um obrigado ao Elio Ribeiro pelas palavras que nos dirigiu.

    Percebo a sua posição mas entendo que temos condições para conquistar o título nacional, que nos escapa desde 2005. Apesar das evidentes adversidades mantenho a convicção de que temos um plantel fortíssimo e favorito à vitória final.

    Claro que pode divulgar o seu blogue! Obrigado por enriquecer a blogosfera benfiquista.
    Se permitir, gostaríamos de acrescentar o seu blogue à nossa lista de "outros blogues".

    Saudações benfiquistas,

    Hugo1904

    ResponderEliminar
  8. Antevejo um excelente trabalho de divulgação das modalidades do Benfica. Mas não caias no erro de ignorar o futebol! Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Hugo 1904, claro que permito que coloques o meu Blog na lista, ate agradeço, aliás também irei colocar no meu um link para este Blog.

    Uma coisa é certa, como um apaixonado pelas modalidades do Benfica como eu visitarei este Blog muitas vezes, é sem duvida alguma o melhor Blog que conheço sobre as modalidades, está realmente muito bom e com informação preciosa para quem gosta.

    Parabens e continuação de excelente trabalho ;)

    ResponderEliminar
  10. vale a pena divulgar

    http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/27548/language/pt-pt/modalidades-na-luz-aproveite-campanha-do-dia-dos-namorados.aspx

    ResponderEliminar
  11. Caro João Tomaz, obrigado pelas palavras e pela sugestão :)

    Elio Ribeiro, obrigado novamente! Já está adicionado.

    Ambicionamos corresponder à importância das nossas modalidades, através do rigor e divulgação que elas merecem.

    Obrigado pela partilha do link sobre a campanha do Dia dos Namorados. Boa iniciativa da nossa Direção :D

    Saudações benfiquistas,

    Hugo1904

    ResponderEliminar