sábado, 28 de dezembro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Na despedida de 2019, ainda que o Basket jogue este Sábado em Guimarães, as nossas equipas cumpriram com a sua obrigação.

Fique com mais pormenores dos jogos realizados no passado fim de semana.


A formação treinada por Carlos Resende recebeu e bateu taxativamente, por 28-14, o Vitória de Setúbal, na 20ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Triunfo expressivo conforme era previsível, no entanto esperava-se que fossemos mais contundentes. Os sadinos são uma equipa com bastantes fragilidades e isso tem ficado bem patente neste seu regresso, após 14 anos de interregno, ao principal escalão nacional.

Antes da paragem motivada pelos compromissos internacionais, particularmente o Campeonato da Europa que será acolhido pela Noruega, os encarnados somaram naturalmente os três pontos e fecham o ano no terceiro posto, com sete pontos de atraso face ao duo que segue na dianteira. Que se aproveite esta pausa no calendário para começar a planear a próxima temporada e atacar o mercado. Não se deixem dormir...

Jogo fraco na fase inicial, com ambos os ataques pouco esclarecidos. O Benfica sensivelmente a partir do meio do 1º tempo revelou-se mais clarividente na manobra ofensiva, encetando um parcial de 6-0, e com facilidade atingiu o intervalo já com uma vantagem considerável (15-5). Nos 30 min seguintes, a supremacia benfiquista manteve-se e claro está acentuou-se a diferença no marcador, no entanto a fasquia dos 30 golos não foi superada, o que traduz alguma descompressão e precipitação das águias na vertente atacante...

Destaques individuais para Petar Djordjic e Paulo Moreno, com 6 e 5 golos respectivamente.

Resultados Finais da 20ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 28-14 V. Setúbal
Madeira SAD 23-27 AA Avanca
Águas Santas 29-34 Sporting
FC Gaia 27-24 Boa Hora FC
Sp. Horta 25-22 Boavista
FC Porto 34-25 ABC
Belenenses-ISMAI (25/02, às 20h)


De pedra e cal! No arranque da segunda volta, vencemos o Clássico por 1-3 (19-25; 19-25; 25-21; 13-25). Prosseguimos firmes no comando isolado da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Devido ao tempo adverso que provocou manifestamente estragos um pouco por todo o país, sobretudo na região Centro e Norte, o Sporting de Espinho viu-se obrigado a mudar o local do duelo para o Centro Luso Venezuelano em Nogueira da Regedora, localidade pertencente a Santa Maria da Feira. Os Campeões Nacionais não se desorientaram e garantiram uma vitória saborosa, e finalmente chegou ao fim ciclo sobrecarregado de jogos, no qual a equipa mostrou estar à altura. Agora é tempo de um mais do que merecido descanso.

O Benfica foi superior aos comandados de Vítor Pinto, numa partida efervescente, como é típico nos embates entre estas duas equipas, na qual a arbitragem também quis ser protagonista, nada de novo portanto.

Na ressaca da derrota europeia, Marcel Matz não facilitou e colocou em campo o sete que lhe tem dado mais garantias. O elenco inicial foi então formado por Hugo Gaspar, Rapha, Japa, Wohlfi, Honoré, Tiago Violas e Ivo Casas.

A capacidade ofensiva dos encarnados fez a diferença, causando mossa na organização defensiva contrária, com Rapha a cotar-se como o melhor pontuador do jogo (16 pontos). A excepção foi o terceiro set, na medida em que os tigres estiveram mais assertivos, ao invés das águias que estiveram irregulares, a acusar algum desgaste físico, e as alterações promovidas pelo timoneiro encarnado não surtiram  o efeito desejado. Todavia no set seguinte a turma benfiquista aniquilou o adversário e fechou o jogo.

Resultados Finais da 14ª Jornada (1ª Fase)

Sp. Espinho 1-3 SL BENFICA (19-25; 19-25; 25-21; 13-25)
Leixões 1-3 Castêlo da Maia (25-23; 20-25; 19-25; 12-25)
VC Viana 0-3 Ac. São Mamede (20-25; 22-25; 18-25)
Clube K 1-3 Fonte Bastardo (25-23; 19-25; 16-25; 14-25)
Esmoriz 3-0 Famalicense (25-23; 25-12; 25-15)
V. Guimarães 3-0 CN Ginástica (25-11; 25-22; 25-18)
SC Caldas-Sporting *Adiado


Na casa do Clube do Povo de Esgueira, denominada de Caldeirão pelos anfitriões, a equipa dirigida por Carlos Lisboa somou nova vitória, por 76-84, para a 13ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Está assim concluída a primeira volta do campeonato. Estamos no segundo posto, totalizando os mesmos do Sporting, o actual 1º classificado. Encontraremos o FC Porto nas Meias Finais da Taça Hugo dos Santos, que será discutida nos dias 18 e 19 de Janeiro em Sines. Sporting e Oliverense discutem entre si a outra vaga de finalista.

Numa região onde se vive e respira Basquetebol, os adeptos locais não defraudaram as expectativas encheram o seu pavilhão e mostraram que são um público conhecedor da modalidade. O Benfica foi mais forte mas o Esgueira com o seu espírito guerreiro revelou-se um digno vencido.

Entrada de rompante das águias, que atingiram o intervalo a vencer por 29-48. No segundo tempo, nós baixamos o nível e o Esgueira Basket trabalhou arduamente para dar uma imagem mais consentânea com o seu real valor. E teve o condão de se aproximar no marcador, galvanizado pelo ambiente fervoroso proporcionado pelo seu público, porém nos momentos importantes as águias conseguiram sempre se manter por cima e asseguraram a conquista dos dois pontos.

Anthony Ireland foi o MVP do encontro, mercê de 19 pontos (4 triplos em 5 tentativas), 7 ressaltos e 9 assistências., Betinho, com 18 pontos e 8 ressaltos, e Damian Hollis, com 12 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências, também estiveram em bom plano.

Resultados Finais da 13ª Jornada (1ª Fase)

Esgueira 76-84 SL BENFICA
Sporting 102-55 Illiabum
Lusitânia 86-83 CAB Madeira
FC Porto 92-65 Terceira Basket
Barreirense 91-80 Ovarense
V. Guimarães 86-67 Maia Basket
Oliveirense 85-78 Galitos Barreiro


Goleada benfiquista por 0-8, diante do Clube Desportivo e Recreativo "Os Vinhais", num jogo correspondente aos Dezasseis Avos de Final da Taça de Portugal de Futsal.

Lei do mais forte imposta como era expectável. A turma de Cascais, orientada por Pedro Nova (treinou a nossa principal equipa feminina em 2014/2015 e 2015/2016), não teve argumentos, especialmente na primeira parte, uma vez que ao intervalo já perdia por sete bolas a zero. André Sousa foi titular, no entanto o destaque vai para o regresso de Diego Roncaglio. O guardião brasileiro já está de volta às opções de Joel Rocha. Fernandinho também voltou à acção.

O colectivo encarnado carimbou naturalmente a passagem aos Oitavos de Final da "prova-rainha", e dada a natureza do desafio Joel Rocha aproveitou para rodar o plantel. Célio Coque e Afonso Jesus foram dois dos felizardos e ambos inscreveram o seu nome na folha de marcadores. André Coelho e Fernandinho bisaram, e Rafael Henmi também fez o gosto ao pé.

De referir que as más condições climatéricas provocaram que no próprio dia se alterasse o local do jogo para o Pavilhão de São Domingos de Rana. O Benfica entrou praticamente a vencer, com Robinho a abrir as hostilidades, logo nos primeiros segundos de jogo. E portanto tudo ficou bem encaminhado, pelo que a vantagem encarnada foi sendo avolumada. Na segunda parte, a equipa da casa esteve mais estável e segura, enquanto o Benfica descomprimiu, marcando apenas mais um golos, por via do letal Fernandinho.

Resultado Final dos 1/16 Final

Os Vinhais 0-8 SL BENFICA


No Pavilhão do Clube Desportivo de Paço de Arcos, os homens de "águia ao peito" triunfaram por 4-5, em encontro relativo à 11ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Três pontos somados numa pista tradicionalmente complicada. Resultado final não é condizente com a superioridade encarnada. Diogo Rafael esteve endiabrado, anotou um "hat-trick" e foi a figura do jogo. Realce para a ausência de Casanovas e para a presença de Jordi Adroher. O finalizador espanhol mostrou que está plenamente recuperado.

Partilhamos a dianteira com Óquei de Barcelos e Sporting. A um ponto está a Oliveirense e o FC Porto é o 5º classificado com menos três pontos comparativamente ao trio que lidera a tabela classificativa. Um jogo em que apesar da boa dinâmica imprimida ficou patente alguma falta de eficácia nossa, contra um aguerrido visitante mas que foi pelas bolas paradas que realmente nos importunou. A dupla de arbitragem quis inclinar a pista...

Abrimos o activo cedo, com 1 min de jogo, por intermédio de Valter Neves. Volvidos 4 min, os locais após cartão azul mostrado a Nicolia repuseram a igualdade. Não tardou novo tento encarnado. Diogo Rafael foi o autor. Adroher, com toda a frieza e classe, aumentou a vantagem praticamente a meio da etapa inicial, após recuperação de bola em zona avançada por parte de Diogo Rafael. A menos de 5 min do intervalo, o PA reduziu para 2-3, após 10ª falta encarnada. Resultado curto para a maior acutilância ofensiva do SLB.

O marcador ainda permaneceu algum tempo sem sofrer modificações. Entretanto Pedro Henriques defendeu uma grande penalidade. À passagem do min 34, na sequência de uma primorosa assistência de Nicolia, Diogo Rafael adicionou mais um à sua conta pessoal. E quase de seguida Diogo Rafael, exímio a ludibriar tudo e todos, atingiu o "hat-trick". Depois o jogo foi marcado pelas bolas paradas que ambas as equipas dispuseram. Nós tivemos LD, mas Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto não conseguiram dilatar a vantagem. Por seu turno, o PA dispôs de dois castigos máximos e um livre directo, Fez o 3-5 de grande penalidade e após LD diminuiu para 3-5 nos últimos suspiros do embate. Alejandro  Dominguez recebeu ordem de expulsão e deverá falhar recepção ao Sporting.

Resultados Finais da 11ª Jornada

Paço de Arcos 4-5 SL BENFICA
AD Sanjoanense 6-1 Juv. Viana
Oliveirense 4-0 HC Turquel
AE Física 3-4 HC "Os Tigres"
Sporting 6-1 HC Braga
OC Barcelos 3-2 AD Valongo
FC Porto 10-5 Riba D'Ave


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário