quarta-feira, 20 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fracasso autêntico em Basquetebol e Andebol não belisca conquista da 18ª Taça de Portugal em Voleibol. São estas vitórias que nos alimenta.

Confira a nossa breve análise a todos os jogos disputados no passado fim de semana.


Falhamos redondamente o objectivo de almejar a Taça de Portugal de Basquetebol. E na consequência disso foi despedido Arturo Álvarez.

Caímos com estrondo logo nos Quartos de Final. Perdemos por 64-65 frente à Ovarense. Inadmissível! Um escândalo. Com todo o respeito pelo histórico opositor. O FC Porto ergueu o troféu no Domingo ao derrotar a Oliveirense.

Arturo Álvarez está de saída. Quanto a nós uma decisão natural, isto se a ideia é ainda lutar pelo título. Até reconhecemos algumas competências técnicas no espanhol, tendo colocado a equipa a jogar um bom basket de um modo geral no primeiro terço da época. Mas quando surgiram os problemas, nomeadamente as lesões, e os verdadeiros testes começamos gradualmente a baixar de rendimento. Além disso, ficcou bem patente que não tem capacidade para liderar um balneário. Para colmatar esta vaga provavelmente só poderia haver um nome em cima da mesa. Honestamente nós não vemos com bons olhos o regresso de Carlos Lisboa. Mas ele está de regresso e parece que é a única coca-cola no deserto...

Quanto ao jogo da passada Sexta-feira, nem nos vamos alongar muito. Depois do horrível jogo em Ovar, parecia que desta vez o Benfica iria arrancar para uma vitória folgada. Puro engano. Isto por ao cabo do 1ª Período vencíamos por 26-14. Só que a partir daí foi descalabro, com uma falta gritante de concentração e no ataque tudo o que fazíamos era sem nexo. Nem colectivamente nem individualmente conseguimos dar a volta à situação. A Ovarense fez o seu jogo. Chegou ao intervalo a perder por 44-40, mas no terceiro período consumou a reviravolta. O jogo permaneceu renhido mas nivelado por baixo. Os vareiros acabaram por vencer. Justo castigo para um Benfica tão pobre. Tinha de rolar cabeças. Agora venha o campeonato para salvar a época. Resta-nos ter fé em Lisboa, mas os jogadores também são culpados por este momento deplorável...

Final 8

1/4 Final

SL BENFICA 64-65 Ovarense
FC Porto 97-60 Barreirense
Lusitânia 98-83 Terceira Basket
Oliveirense 94-66 Imortal


Uma desilusão. O Benfica, detentor do troféu, está afastado da Taça de Portugal de Andebol. Em Braga, foi eliminado pelo ABC por 23-18 num encontro referente aos Oitavos de Final.

Como nós adoramos ressuscitar os "mortos". Parece que está na génese do nosso clube. Incrível. Perante um dos piores ABC de que há memória. O facto da equipa minhota estar fora da Fase Final diz tudo. Mas no passado Sábado eles foram mais consistentes e mereceram a passagem. O Benfica esteve irreconhecível, sobretudo no ataque. E na fase capital da partida fomos horríveis. Péssimos indicadores para a luta pelo título nacional.

O início do jogo foi pautado por uma tendência em que as defesas se superiorizaram aos ataques. Ineficácia e dois guarda-redes experientes como Borko Ristovski e Humberto Gomes em plano de destaque. 2-4 à passagem do min 15. De aí em diante o Benfica descolou (4-9). Borko a neutralizar as investidas dos academistas e águias mais esclarecidas, no ataque planeado e em transição rápida. Era muito difícil nesse momento não esperarmos uma tarde tranquila para as hostes encarnadas. Só que a partir daí as coisas descambaram sobejamente. Ales Silva recebeu ordem de expulsão a 5 min do intervalo. Naquele pavilhão o brasileiro tem sempre momentos surreais. O ABC aproveitou esta fase também marcada por exclusões encarnadas para recuperar distâncias e recolher aos balneários empatado (9-9), perante um colectivo encarnado a perder manifestamente fulgor e lucidez.

Equilíbrio no arranque da segunda parte. Benfica a revelar problemas na circulação de bola, com pouca elaboração, mobilidade e assertividade. Só ao cabo de 10 min de jogo decorridos na etapa complementar é que voltamos a estar em situação de vantagem. Sucessivos empates com ambas as equipas muito perdulárias. Guarda-redes como protagonistas, fundamentalmente Humberto Gomes. Ainda assim ABC menos precipitado e mais incisivo, com o público da casa a puxar pela sua equipa, e em consequência disso os locais fugiram no marcador. A 10 min do fim venciam por 18-14. Muita passividade defensiva e Ristovski sem fazer a diferença. O ABC esteve muito sereno na recta final, inclusivamente avolumando o resultado.

Resultado Final dos 1/8 Final

ABC 23-18 SL BENFICA


Conjunto orientado por Joel Rocha dizimou o Módicus, por 10-1, para a 22ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Jogo sem história. A dinâmica ofensiva das águias causou manifestamente estragos. Há que ter em conta que goleamos o actual terceiro classificado. Está tudo na mesma no cimo da classificação. Continuamos na frente com o Sporting à espera de um deslize nosso.

Com um resultado tão expressivo como este não há muito a dizer. Domínio encarnado exercido por completo. As águias não tiveram piedade ante um opositor desinspirado e que se apresentou na Luz muito distante daquilo que já vimos fazer neste campeonato. Fernandinho voltou a estar endiabrado ao anotar cinco golos! Foi o verdadeiro "homem-golo" mais uma vez. É muito inteligente a movimentar-se em campo e aparece sempre no sítio certo para finalizar. Impressionante. Só na primeira parte foram três golos. Fábio Cecílio bisou. O ex-Benfica Joel Queirós assinou o tento de honra. 5-1 ao intervalo. O festival de golos encarnados continuou nos segundos 20 min. Fernandinho completou a "manita", Diego Roncaglio disparou um míssil do meio-campo. As contas da partida ficaram fechadas com um 'bis' de Raul Campos.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 10-1 Módicus
Eléctrico 5-6 Viseu 2001
AD Fundão 5-1 Rio Ave
Quinta dos Lombos 3-2 Burinhosa
Leões de Porto Salvo 4-4 Belenenses
Futsal Azeméis 1-5 Sporting
Unidos Pinheirense 2-8 Sp. Braga


Mais um troféu para as vitrines do Museu Cosme Damião. Sines voltou a acolher a "Final Four" da Taça de Portugal de Voleibol e pelo segundo ano consecutivo viu o Benfica ser consagrado vencedor. Bravo rapazes!

Quando se trabalha em torno de um bem comum, o colectivo, estamos mais próximos de alcançar os nossos objectivos. Já conquistamos a Supertaça, agora foi a Taça. Percurso brilhante até ao momento. Muito do sucesso é devido ao nosso técnico Marcel Matz. O seu estado de graça continua e em excelente forma. Agora é mudar o chip para o campeonato. Juntos, rumo ao título!

No Sábado batemos amplamente a Associação Académica de São Mamede (25-13; 25-19; 25-17), assegurando presença no embate decisivo da competição.

Benfica iniciou o jogo na máxima força. A supremacia das águias foi clara. Adversário não teve argumentos pese embora a combatividade imposta. Matz fez a devida gestão ao longo do encontro, apostando no segundo set em Zelão, Fred Winters, Hugo Gaspar, e no terceiro set em Bernardo Martins e Filip Cveticanin.

O ascendente encarnado foi uma constante. Apenas no segundo set a toada foi menos desequilibrada. Arranque periclitante, algo amorfo (4-7), porém naturalmente os encarnados a meio do set já estavam no comando das operações. Os nortenhos deram o tudo por tudo e mantiveram-se próximos. Só que o Benfica não tremeu e aumentou a vantagem na fase capital do set.

A Fonte Bastardo garantiu também lugar na Final ao vencer por 3-1 o favorito Sporting. No Domingo sucumbiram de forma digna perante as águias justamente por 3-1 (26-28; 25-16; 25-22; 25-20).

À excepção do primeiro set, a turma de Marcel Matz foi superior ao longo do encontro. Benfica a repetir o elenco inicial do jogo da Meia Final com: Ivo Casas, Tiago Violas, Wolfhi, Honoré, André Lopes, Rapha e Theo.

Em suma assistiu-se a um duelo intenso com boa réplica insular, a prometer uma batalha aguerrida nas Meias Finais dos Playoffs. Os comandados de João Coelho, empolgados por terem afastado no dia anterior o conjunto leonino, entraram mais determinados na partida (6-10). O Benfica reagiu e efectuou a reviravolta. Já dento da fase decisiva do set inicial tudo parecia bem encaminhado para as águias (23-20), mas eis que os açorianos não foram na conversa e surpreenderam a formação benfiquista com um parcial de 0-4, tendo vencido o set nas vantagens. A partir daí as águias assumiram as rédeas da partida, apoiadas numa defesa regular e num ataque eficaz, e não permitiram praticamente mais veleidades. Com acerto em todas as acções e um serviço a causar mossa as águias venceram os três seguintes e ergueram o troféu com todo o mérito. De salientar a pronta resposta encarnada no terceiro set depois de ter estado a perder por 8-14. Theo foi sem dúvida peça fulcral para que o Benfica enveredasse pela rota certa. Vários elementos encarnados tiveram uma boa perfomance, mas o brasileiro foi a figura da Final. Fez um jogão a todos os níveis, no serviço, no remate e no bloco! Fez 27 pontos, secundado por Rapha, autor de 19.

Final 4

1/2 Final

SL BENFICA 3-0 Ac. São Mamede (25-13; 25-19; 25-17)
Sporting 1-3 Fonte Bastardo (25-19; 23-25; 28-30; 22-25)

Final

SL BENFICA 3-1 Fonte Bastado (26-28; 25-16; 25-22; 25-20)


Reforçamos a quarta posição, fruto do triunfo por quatro bolas a três na recepção ao Óquei Clube de Barcelos, para a  20ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Obrigação cumprida! Em Alverca, casa emprestada, os homens de "águia ao peito" confirmaram o favoritismo e venceram o Clássico. Um sublinhado especial para a boa moldura humana presente. Ambas as equipas foram fortemente apoiadas.

O jogo não começou da melhor forma para o Benfica. Primeiro Casanovas.falhou um penalty. Em contra-ataque surgiu o 0-1. Lucas Ordoñez com uma iniciativa individual empatou a contenda. SLB com mais bola mas a esbarrar num inspirado Ricardo Silva. Óquei a jogar mais na expectativa, recuado e a sair rápido para o ataque na tentativa de apanhar o Benfica em contrapé.

Pouco tinha passado desde o reatamento do jogo e os minhotos chegaram de novo à vantagem e por intermédio novamente de Gonçalo Nunes, perante a passividade encarnada. Não tardou a reacção caseira. Carlos Nicolia na conversão de uma grande penalidade restabeleceu a igualdade. De ângulo apertado e com uma forte pancada Diogo Rafael operou a reviravolta e colocou as águias em posição de vantagem. Estavam reservados momentos electrizantes para o fim. Recuperação de bola de Ordonez na linha da divisória que serviu o compatriota e Nicolia não teve contemplações na finalização. Na resposta azul mostrado a Diogo Rafael. Pedro Henriques defendeu o livre directo mas na recarga não conseguiu evitar o 4-3. Barcelos acercou-se da nossa baliza mas sem efeitos práticos. Nicolia ainda desperdiçou um livre directo ao cair do pano.

Resultados Finais da 20ª Jornada

SL BENFICA 4-3 OC Barcelos
FC Porto 3-1 Sporting
Oliveirense 3-2 HC Braga
AD Oeiras 3-6 HC Turquel
Sp. Tomar 5-2 SC Marinhense
Paço de Arcos 4-4 Riba D'Ave
Juv. Viana 2-1 AD Valongo


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário