terça-feira, 26 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Vencemos em toda a linha na pretérita jornada desportiva. Ênfase para o regresso fulgurante de Carlos Lisboa como timoneiro encarnado, para o arranque vitorioso dos comandados de Marcel Matz nos Playoffs e para a vitória forasteira da formação às ordens de Alejandro Domínguez para a Liga Europeia.

Fique com as respectivas análises de todas as partidas do Glorioso.


Benfica venceu e convenceu na ronda inaugural da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Suplantou o Terceira Basket por esclarecedores 112-60.

Um triunfo expressivo e moralizador, depois do desastre na Taça de Portugal. Nada apaga o fracasso registado claro está. Carlos Lisboa voltou a assumir o comando técnico benfiquista e não poderia pedir melhor resposta da sua equipa. O resultado final reflecte bem a forma impetuosa como os encarnados se exibiram.

Com Juan Cantero de fora, a turma encarnada defrontou uns açorianos algo desfalcados, que não puderam contar com o contributo da sua melhor unidade. O Benfica foi dono e senhor do jogo perante um opositor que não teve argumentos para contrariar uma tarde inspirada das águias, designadamente na componente ofensiva com o tiro exterior a funcionar e de que maneira, como é timbre no estilo de jogo implementado por Carlos Lisboa nas suas equipas, viu-se um Benfica a privilegiar não raras vezes os triplos até porque as bolas foram caindo, sobretudo no primeiro tempo.

A formação encarnada revelou-se extremamente eficaz desde o apito inicial e assim se manteve durante os 40 min da partida. Recolhemos aos balneários a vencer por 67-26. E no segundo tempo foi mais do mesmo, assistindo-se a um avolumar do resultado. Excelente forma de começar a segunda fase do campeonato. Estivemos bem no ataque, mas também solidários e agressivos na luta pelos ressaltos. 

No plano individual, realce para o desempenho Rafael Lisboa, pela primeira vez sob orientação do seu Pai, dado que foi o MVP da partida, com 11 pontos, 4 ressaltos, 7 assistências e 3 roubos de bola. O irreverente basquetebolista foi secundado por Micah Downs (16 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) e Arnette Hallman (8 pontos e 11 assistências).

Resultados Finais da 1ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 112-60 Terceira Basket
Oliveirense 87-62 Ovarense
FC Porto 103-70 Lusitânia


Primeira batalha pendeu para o lado encarnado. Vencemos por duas bolas a três no reduto da Oliveirense, em jogo relativo à 1ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Vitória justa das águias, porém eliminatória continua em aberto. Faltam 50 min. Segunda Mão é dia 6 de Abril no Complexo da Luz. Nada está decidido em termos de qualificação para a "Final 4". Uma palavra de apreço para a multidão benfiquista que marcou presença e apoiou de maneira vibrante e incansável. Juntos somos mais fortes!

Duelo intenso e equilibrado, de parada e resposta, com duas equipas de propensão ofensiva. Um Benfica fiel aos princípios de jogo impostos por Alejandro Domínguez, com bastante mobilidade no ataque e uma defesa a pressionar alto e de modo agressivo. Perante uma Oliveirense com muita qualidade no processo ofensivo, as águias tentaram ao máximo não permitir espaço para os anfitriões explorarem e foram em alguma medida bem sucedidas, com Pedro Henriques a bom nível.

A primeira vez que o marcador funcionou favorável à União. Em contra-ataque, Jorge Silva abriu o activo à passagem do min 7. 10 min volvidos, num lance idêntico o Benfica chegou à igualdade, cortesia de Valter Neves. A 3 min do intervalo, Jordi Adroher operou a reviravolta. Numa transição rápida, o finalizador tabelou com Casanovas e com classe deixou as águias a vencer por 1-2 ao intervalo.

Ainda não tinham sido cumpridos 5 min de jogo na etapa complementar e já se tinha restabelecido o empate, fruto de uma forte "stickada" de meia distância de Xavi Barroso. A partir daí começou o festival das bolas paradas, todavia ambas as equipas vacilaram nesse capítulo. O Benfica chegou de novo à vantagem, beneficiando de uma situação de "powerplay". Albert Casanovas com uma bela execução deu a melhor sequência à solicitação de Diogo Rafael, para gáudio das duas centenas de benfiquistas presentes. Ambos os conjuntos tiveram oportunidades soberanas para marcar, contudo o marcador não sofreu mais alterações.

Resultado Final da 1ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia

Oliveirense 2-3 SL BENFICA


Triunfo complicado no terreno da Burinhosa, por 1-4, em desafio correspondente à 23ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Os números finais não transparecem as dificuldades sentidas pelos homens que envergam o "Manto Sagrado" na visita a Alcobaça. O que importa é que seguimos líderes, com o Sporting a dois pontos. Segue-se a "Final Eight" da Taça de Portugal em Gondomar.

Na quadra os locais estiveram, com um espírito guerreiro, organizados no seu processo defensivo e conseguiram enervar a armada encarnada. Valeu a pontaria de Raul Campos a desatar um nó, na entrada para os 10 min finais do encontro. Nota para as ausências de Fernandinho e de Fits.

André Coelho, com um desvio certeiro, colocou as águias na frente do marcador. O Burinhosa empatou a contenda de grande penalidade. E ao intervalo registava-se uma igualdade a uma bola. Na segunda parte, rapidamente se percebeu que a estratégia anfitriã passava por jogar "fechado", com um bloco compacto e recuado no terreiro, na tentativa a todo o custo de impedir novo tento encarnado. Certo é que os encarnado demoraram, estiveram algo perdulários, mas eis que o pontapé fulminante de Raul Campos apareceu e aliviou as hostes encarnadas. Claro está que ainda nada estava garantido mas chegar de novo à vantagem era imperativo. E depois era provável que o Burinhosa subisse um pouco as linhas e abrisse espaços. Assim veio a acontecer e o Benfica, num lance algo afortunado, ampliou para 1-3, mercê de um autogolo provocado por um remate cruzado de Fábio Cecílio. A equipa da casa avançou com o "5 para 4" nos últimos 5 min mas sem efeitos práticos. Nos últimos segundos Raul Campos bisou e encerrou as contas da partida.

Resultados Finais da 23ª Jornada

Burinhosa 1-4 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 1-5 Leões de Porto Salvo
Viseu 2001 2-7 AD Fundão
Eléctrico 3-5 Sporting
Rio Ave 4-2 Quinta dos Lombos
Módicus 2-0 Sp. Braga
Belenenses 6-1 Futsal Azeméis


Agora é resolver na Luz. Faltam duas vitórias para alcançarmos a Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol. Na Ilha Terceira o Benfica, com muita qualidade, foi impiedoso frente à Fonte do Bastardo, impondo-se pela margem máxima (21-25; 17-25; 18-25).

Estes rapazes, juntamente com a equipa técnica liderada por Marcel Matz, merecem uma afluência em peso do público benfiquista (todos contam!). No próximo fim de semana há dois jogos em casa frente à equipa orientada por João Coelho.

Em equipa que ganha, não se mexe. Esta máxima tem sido seguida à risca pelo treinador brasileiro. E, portanto, o sete inicial foi constituído por: Ivo Casas, Tiago Violas, André Lopes, Rapha, Wolfhi, Honoré e Theo.

Como indicam os parciais, nunca esteve em causa a superioridade encarnada. Na realidade apenas no set inicial o jogo foi mais dividido até à entrada na fase decisiva. E no princípio do terceiro set esteve algo apática. Mas prontamente o Benfica reagiu e começou a ditar as leis. As águias estiverem a um nível deveras consistente ao longo de todo o jogo, neutralizando as armas contrárias, com um serviço a causar mossa na organização defensiva dos insulares, e não facilitando no capítulo do remate. Nesse aspecto Theo e Rapha, com 18 e 13 pontos respectivamente, foram uma vez mais protagonistas e por isso não foi de estranhar que os dois atacantes tenham sido os melhores pontuadores do encontro.

Campeonato Nacional - Jogo 1 da 1/2 Final dos Playoffs

Fonte Bastardo 0-3 SL BENFICA (21-25; 17-25; 18-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário