quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada positiva. Cinco jogos, cinco triunfos contundentes. Eis o saldo do passado fim de semana para as nossas estimadas modalidades de pavilhão.

Confira o que há a dissecar acerca dos desafios enfrentados.


Maré de vitórias prossegue na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Encarnados venceram folgadamente o Galitos Barreiro, por 111-70, em embate relativo à 9ª Jornada.

Jogo inteiramente dominado pela equipa que lidera sem derrotas. No confronto entre pólos opostos da classificação a desigualdade de forças ficou substancialmente bem patente. O Benfica confirmou o largo favoritismo atribuído com um triunfo fácil.

Jogo sem grande história, dada a clara supremacia benfiquista. O Benfica entrou melhor mas nos segundos 10 min do encontro é que se evidenciou de forma significativa o nosso poderio. Só deu Benfica. O parcial de 35-10 ilustra isso mesmo. Ao intervalo, as águias venciam por 53-23 (!). Na segunda parte, a turma encarnada continuou aplicada do ponto de vista ofensivo mas não manteve os mesmos índices de concentração no sector defensivo. Daí que o "lanterna vermelha" tenha conseguido totalizar 47 pontos em 20 min, caso contrário a derrota teria sido efectivamente mais pesada para os da margem Sul. O técnico espanhol aproveitou e bem para rodar o plantel e colocar em campo jovens da nossa Formação, como foram os casos de Gonçalo Delgado, Rafael Lisboa, Alexandre Fatuda e Diogo Carvalho (estes dois últimos a estrearem-se ao serviço da equipa principal).

Colectivamente a equipa esteve muito bem. E individualmente Micah Downs "esteve nas suas sete quintas". Obviamente foi a figura do desafio, fruto de 21 pontos, 9 ressaltos e 9 assistências. O norte-americano foi novamente auxiliado por Cláudio Fonseca. O internacional luso, que é a referência benfiquista do jogo interior, tem vindo a atravessar um óptimo momento de forma. No Sábado logrou um duplo-duplo (17 pontos e 10 ressaltos). Vários outros jogadores apresentaram igualmente bons números e surgem num plano secundário. Nota final para a estreia do argentino Juan Pablo Cantero. Chegou no final da pretérita semana mas já envergou o "Manto Sagrado". Mostrou bons pormenores.

Resultados Finais da 9ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 111-70 Galitos Barreiro
V. Guimarães 96-100 Lusitânia
Imortal 58-83 Ovarense
CAB Madeira 86-91 Terceira Basket
Esgueira 82-93 FC Porto
Illiabum 75-85 Oliveirense


O Benfica garantiu naturalmente a passagem aos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Andebol. Frente ao anfitrião Ginásio Clube de Santo Tirso, o conjunto orientado por Carlos Resende venceu peremptoriamente por 21-38.

Na deslocação à freguesia de São Tomé de Negrelos, a formação encarnada impôs-se e não concedeu quaisquer facilidades, como espelha o resultado. O actual detentor do troféu afastou assim um opositor que milita na 2ª Divisão. Antes de regressar a Lisboa, a nossa equipa visitou a Casa do Benfica local e foi recebida com pomba e circunstância. BENFICA a rodos!

O jogo não foi objecto de transmissão televisiva, pelo que poucos são os dados que reunimos para a análise. Pelo que apuramos o conjunto da casa ainda lutou bravamente na fase inicial da partida, contudo jamais nos causou calafrios. Os pupilos de Carlos Resende recolheram aos balneários a vencer por 9-20. Após o descanso, a toada da partida continuou inalterável, isto é, com o Benfica tranquilamente no controlo das operações. O técnico encarnado promoveu rotação do plantel e efectuou algumas poupanças.

Destaque particular para o desempenho de Francisco Pereira, autor de 11 golos. Isto em vésperas de ser oficializado o empréstimo ao Madeira SAD. O jovem vai assim jogar até ao final da temporada num emblema histórico da modalidade onde certamente terá mais oportunidades para jogar ao mais alto nível do andebol nacional. O Kiko tem apenas 19 anos e é seguramente um miúdo a ter muito em conta no futuro!

Resultado Final dos 1/16 Final

GC Santo Tirso 21-38 SL BENFICA


Pleno vitórias na primeira volta da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Feito inédito. As águias superiorizaram-se à formação do SC Braga/AAUM por expressivos 7-1.

Jogo de sentido único. A formação invicta exibiu-se de forma muito pressionante e com muito caudal ofensivo, assente em muitas e variadas movimentações, praticamente sem deixar os minhotos respirarem. Não fossem algumas valiosas intervenções do guardião Vítor Hugo e a goleada poderia ter assumido contornos ainda mais categóricos. Este Braga está nitidamente distante dos plantéis de outrora onde abundava opções de qualidade inegável.

Os homens de "águia ao peito" precisaram de seis min de jogo para se adiantarem no marcador. Robinho perto da linha de fundo surpreendeu o guardião forasteiro com um "bico". As situações de golo construídas sucediam-se do lado encarnado e, por isso, não foi de estranhar o avolumar da vantagem. Fernandinho marcou dois golos no espaço de dois min. Primeiro encostou ao segundo poste após passe de Tiago Brito. Posteriormente na sequência de um canto apontado por Robinho, logrou uma excelente finalização, acrobática e de primeira com o pé esquerdo. Ao intervalo o marcador assinalava 3-0.

O início da segunda parte foi fulgurante por parte dos encarnados. Concretamente através de Robinho. O craque combinou com Fits no corredor lateral e desferiu um autêntico tiro ao ângulo superior. Uma delícia! Com cerca de 7 min de jogo cumpridos no segundo tempo, o Benfica já vencia por 6-0. Mercê dos golos de Rafael Henmi e Chaguinha, por esta ordem. Ambos os lances foram idênticos ao do 4-0. Henmi tabelou com Fernandinho e marcou com um disparo colocado. Chaguinha tabelou com Fits e bateu Vítor Hugo com um remate cruzado. Praticamente a meio da 2ª parte, Tiago Brito ofereceu o golo de bandeja a Fernandinho que assinou o "hat-trick". A partir daí assistiu-se a um claro abrandamento do ritmo de jogo por parte da armada encarnada. Os homens de Paulo Tavares marcaram o tento de honra e fecharam as contas. Joel Rocha, que ao longo do jogo utilizou pontualmente o promissor Afonso Jesus, aproveitou os momentos finais do encontro para apostar no jovem Silvestre Ferreira. Raul Campos e Marc Tolrà foram os preteridos, por causa da imposição regulamentar.

Já é conhecido o lote participantes na Taça da Liga. SL Benfica, Sporting, Módicus, AD Fundão, Leões de Porto Salvo, Eléctrico, Sp. Braga e Futsal Azeméis estão qualificados para a disputa da competição, em Sines, de 12 a 15 de Janeiro, depois de figurarem nos primeiros oito lugares da classificação no fim da primeira volta. 

Resultados Finais da 13ª Jornada

SL BENFICA 7-1 Sp. Braga
Sporting 2-1 Rio Ave
Quinta dos Lombos 4-5 Leões de Porto Salvo
Módicus 2-3 Eléctrico
Belenenses 4-3 Viseu 2001
Unidos Pinheirense 1-3 AD Fundão
Burinhosa 6-3 Futsal Azeméis


No terreno da Associação Desportiva Valongo prevaleceu a lei do mais forte (3-7). Os inspirados Lucas Ordoñez e Miguel Rocha catapultaram o Benfica para a vitória.

Triunfo justo atendendo àquilo que se passou no rinque. Finalmente, à 9ª Jornada, a turma de Pedro Nunes conseguiu a primeira vitória na região Norte para o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Permanecemos na vice-liderança a par da Oliveirense, a três pontos do primeiro classificado, o Sporting.

Adivinhava-se uma partida difícil, no entanto os que representam as nossas cores não vacilaram e ultrapassaram um obstáculo tradicionalmente complicado. Excepto alguns sobressaltos na primeira metade da segunda parte, as águias controlaram o jogo. A supremacia benfiquista foi tal que raramente se escutou o ruidoso apoio caseiro proveniente das bancadas.

Curiosamente, o tento inaugural até pertenceu à equipa nortenha, autoria de João Souto, à passagem do min 7. A turma valonguense chegou ao golo sem muito fazer por isso, e de contra-ataque. O Benfica não se intimidou e restabeleceu a igualdade a meio da primeira parte. Assistência magistral de Carlos Nicolia e desvio subtil de Jordi Adroher. Esta dupla quando está ligada é implacável. Entretanto Pedro Nunes mexeu na equipa, como tem sido norma, e foi recompensado pela dupla composta por Miguel Rocha e Lucas Ordoñez. Mister, estes dois têm de jogar mais! O primeiro foi o responsável pela cambalhota no marcador e de imediato bisou na partida. A sua "stickada" forte fez estragos. Entretanto o virtuosismo de Ordoñez também apareceu e ajudou à festa. Com muita técnica à mistura e premiado pela insistência, o argentino fez o 1-4. E assim foi o resultado para o intervalo. A vantagem benfiquista justificava-se plenamente, ainda por cima enviamos algumas bolas aos ferros.

O início da segunda parte foi verdadeiramente frenético, ao rubro, com dois golos para cada lado da barricada em cerca de 3/4 min. Ordoñez elevou a contagem numa boa iniciativa individual. Porém entretanto a equipa visitada reagiu com dois golos de rajada (reduzindo de 5-1 para 5-3). O jogo estava numa fase algo anárquica, com ambas as equipas desorganizadas defensivamente. Exemplo disso foi o golo de Diogo Rafael. Pedro Henriques impediu novo golo dos anfitriões e na resposta, em transição rápida, as águias ampliaram a diferença. Entretanto ocorreu um período de jogo em que a equipa da casa nos encostou às cordas. Viu-se um Benfica muito recuado e muito precipitado quando tinha a posse da bola, porventura os fantasmas de Barcelos e Braga pairavam no ar. Ademais, perdulário nas bolas paradas (livre directo), com Ordoñez e Adroher a não conseguirem converter em golo. Estas oscilações exibicionais não podem acontecer. Há que rever isso de uma vez por todas, pois não podemos voltar a facilitar. Depois dos sustos as coisas voltaram à normalidade quando Ordoñez regressou à pista. O argentino assumiu o papel de protagonista e marcou o seu terceiro golo da tarde, perfazendo o 3-7, colocando um ponto resistência contrária para gáudio dos muitos adeptos benfiquistas nortenhos presentes. Não há dúvidas de que Ordoñez está a começar a justificar o motivo pelo qual muitos apelidaram de luxo a sua contratação. Não engana!

Resultados Finais da 9ª Jornada

AD Valongo 3-7 SL BENFICA
Sporting 6-1 HC Braga
AD Oeiras 3-4 Juv. Viana
SC Marinhense 3-11 FC Porto
Riba D'Ave 3-3 Sp. Tomar
HC Turquel 6-4 Paço de Arcos
OC Barcelos 3-6 Oliveirense


Também em Voleibol se atingiu o termo da primeira volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. Na deslocação ao pavilhão do Castelo da Maia Ginásio Clube e na ressaca da jornada europeia, o colectivo de Marcel Matz somou os três pontos e com toda a justiça (23-25; 23-25; 20-25).

Ao cabo de treze rondas, o Benfica situa-se na 2ª posição da tabela classificativa, com um ponto de atraso face ao líder Sporting. Na Maia, tradicionalmente a formação anfitriã empolga-se muito quando nos defronta. E isso confirmou-se no passado Domingo. O Câstelo ofereceu uma boa réplica mas os três pontos vieram para a Luz.

Marcel Matz fez alinhar de início o seguinte sete: Nuno Pinheiro, Theo, Zelão, Honoré, Fred Winters, André Lopes e Ivo Casas. Theo, com 14 pontos, e Honoré, com 12 pontos, foram os que mais se destacaram no capítulo do remate do lado encarnado.

No primeiro set, o Benfica esteve no controlo desde o início tendo obtido uma boa vantagem. Alguns erros quer na recepção quer na ligação do distribuidor com a equipa, levou a que o Castêlo conseguisse manter-se na discussão, porém o Benfica acabou por se colocar na frente da partida. O equilíbrio prosseguiu no parcial seguinte, com ambas as equipas algo irregulares. A diferença fez-se através da eficácia do bloco encarnado que permitiu fechar o set de forma apertada. De frisar a lesão sofrida por Zelão. Esperamos que brevemente volte em pleno ao activo. No terceiro set, a maior qualidade técnica, táctica, individual e colectiva da equipa de Matz veio ao de cima, fundamentalmente na fase final.

Resultados Finais da 13ª Jornada (1ª Fase)

Castêlo da Maia 0-3 SL BENFICA (23-25; 23-25; 20-25)
SC Caldas 1-3 Sp. Espinho (25-23; 20-25; 15-25; 19-25)
Ac. Espinho 3-0 Clube K (25-22; 25-16; 25-17)
Famalicense 2-3 Esmoriz (13-25; 25-19; 25-22; 21-25; 14-16)
VC Viana 0-3 Ac. São Mamede (23-25; 24-26; 21-25)
Leixões 1-3 V. Guimarães (19-25; 17-25; 25-16; 23-25)
Fonte Bastardo 0-3 Sporting (14-25; 21-25; 23-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário