segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Quatro jogos, quatro vitórias. Saldo plenamente positivo para o Benfica. A dupla vitória nos Derbys de Voleibol e Futsal foram efectivamente os destaques. Juntos somos mais fortes!

Confira o rescaldo de um fim de semana que sorriu ao Glorioso.


Ao início da tarde de Sábado, a nossa formação de Basquetebol bateu o Lusitânia por 89-69, na 3ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Ênfase para o desaire caseiro do FC Porto infligido pelo Terceira Basket. Quanto a nós cumprimos com a nossa obrigação. O mesmo não se pode dizer da massa associativa dado o pavilhão despido de público que se verificou.

Desprovidos de Xavi Rey e Jaques Conceição, os comandados de Arturo Álvarez voltaram a receber uma equipa insular e acabaram por vencer com naturalidade. Porém apenas após o intervalo é que as águias atingiram uma boa vantagem. Na primeira parte predominou o equilíbrio e apenas na parte final do 2º Período é que conseguimos descolar ligeiramente. O marcador registava 46-40 ao intervalo. Micah Downs cedo ficou tapado por faltas e por conseguinte o técnico espanhol viu-se obrigado a deixá-lo no banco muito mais tempo do que era normal. Se nos jogos anteriores valeu-nos o norte-americano, desta vez tivemos um Fábio Lima em dia inspirado e uma boa prestação no capítulo dos lançamentos longos (9 triplos).

Na segunda parte a superioridade física e a maior valia dos encarnados veio ao de cima. A equipa esteve mais solta e com um bom comportamento defensivo. O contingente luso foi preponderante no êxito benfiquista. Fundamentalmente o duo composto por Fábio Lima e José Silva. Ambos foram peças fulcrais, com 18 e 16 pontos respectivamente.

Resultados Finais da 3ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 89-69 Lusitânia
Illiabum 92-90 CAB Madeira
Galitos Barreiro 101-90 Imortal
FC Porto 75-86 Terceira Basket
Esgueira 85-77 V. Guimarães
Oiveirense 80-71 Ovarense


Na raça, rumo à reconquista! O Benfica matou o borrego no Pavilhão João Rocha e é líder isolado. Venceu por 2-3 (25-22; 22-25; 27-25; 23-25; 10-15), em jogo relativo à 4ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Antes de mais é justo salientar as poucas dezenas de benfiquistas presentes. Obrigado pela presença e pelo apoio. Os nossos rapazes mereciam manifestamente um sector a rebentar pelas costuras...

Quanto ao jogo propriamente dito, em síntese, não faltou emoção e justifica-se claramente a vitória encarnada. Conquistamos dois pontos, mas pela atitude demonstrada, sobretudo depois daquele final de terceiro set, e pela actuação no cômputo geral merecíamos mais. Factores externos impediram-nos de somar os três pontos. Nada de surpreendente vindo deste árbitro principal que já figura há uns tempos na "lista negra".

Não foi um jogo perfeito. O Benfica esteve aquém das expectativas, sobretudo no serviço e no bloco, particularmente nos dois primeiros sets. Também na distribuição o cenário não foi muito animador, o que reflecte que há ainda muitas arestas por limar na ligação defesa ataque. Não soubemos segurar a vantagem que asseguramos no terceiro set e depois os artistas, vulgo equipa de arbitragem, entraram em acção. O nosso Capitão, Hugo Gaspar, atravessa um excelente momento de forma e no Derby de Sábado esteve novamente de mão quente. Foi o melhor pontuador do desafio, com 22 pontos.

As águias, sem alterações na formação inicial, entraram um pouco desconcentradas (3-0), mas de imediato despertaram e o jogo seguiu dividido, embora com ligeiro ascendente leonino. O Benfica revelava alguma irregularidade e o leões aproveitaram para se adiantarem (25-22). Como acima referido estivemos desastrados no capítulo do serviço, com muitas bolas enviadas para fora ou à rede, e no bloco a coisa não funcionou. O ponto que permitiu a vitória sportinguista no set foi polémico, dado que o remate encarnado sofreu um desvio no bloco leonino. Logo aí nos apercebemos que a arbitragem estava disposta a prejudicar-nos. Algo que ficou patente durante o resto do jogo. É inconcebível a forma como Miguel Maia e companhia passam impunes perante a constante pressão que fazem sobre os árbitros e juízes de linha.

O ascendente sportinguista permaneceu no segundo set (19-15). Até que o técnico encarnado fez entrar Zelão, Nuno Pinheiro e Rapha na parte decisiva. Os três mexeram com a equipa. Melhoramos sobretudo no capítulo do bloco e perante as precipitações contrárias fomos buscar um set que parecia perdido (22-25).

Ao invés dos dois anteriores, os comandados de Marcel Matz iniciaram o 3º set (com Zelão e Nuno Pinheiro) a todo o gás e construíram uma boa vantagem (3-10), enquanto os locais estavam desnorteados, e portanto estávamos bem encaminhados para virar o tabuleiro do encontro. Só que entretanto os leões recorreram ao banco, onde a qualidade abunda, e começaram drasticamente a encurtar distâncias até aos 14-15. As águias, depois de um longo período em que prevaleceu a displicência, assentaram um pouco o seu jogo depois de escutarem as palavras do seu treinador (16-19). Os leões reagiram e aproveitaram os erros encarnados na fase capital para passar para a frente no marcador (23-21). O Benfica ainda manteve-se na discussão (24-24), mas depois Hélio Ormonde quis assegurar que o Sporting no mínimo somasse um ponto neste duelo. Vermelho e amarelo mostrados a Nuno Pinheiro na sequência de protestos deu ponto vitorioso ao Sporting. Nuno Pinheiro tocou legalmente na bola e um jogador da casa tocou no nosso distribuidor. Árbitro teve outra "visão" do lance e deu ponto aos leões e depois deu amarelo+vermelho, o que redundou em dois pontos consecutivos. Nesta modalidade a equipa que recebe o vermelho é penalizada, isto é, o adversário soma um ponto.

O conjunto encarnado voltou à quadra, cheio de raiva, e alcançou a vitória. Tal como no terceiro set, as águias entraram por cima e cavaram uma importante vantagem (5-15), mas a história foi idêntica e os leões diminuíram diferenças (16-17). Porém o SLB manteve-se na frente e restabeleceu a igualdade (23-25), levando o jogo para a "negra". No 5º set o Benfica dominou completamente do princípio ao fim. Mais lúcido, consistente e determinado, os homens que envergam o "Manto Sagrado" não deram hipóteses e fecharam com 10-15. Batemos assim em terreno alheio o principal concorrente na luta pelo título.

Resultados Finais da 4ª Jornada (1ª Fase)

Sporting 2-3 SL BENFICA (25-22; 22-25; 27-25; 23-25; 10-15)
V. Guimarães 3-0 Esmoriz (25-21; 25-22; 25-19)
Ac. Espinho 1-3 Ac. São Mamede (23-25; 25-22; 19-25; 23-25)
SC Caldas 3-1 VC Viana (21-25; 25-22; 25-21; 25-23)
Sp. Espinho 3-0 Fonte Bastardo (25-18; 25-20; 25-19)
Famalicense 3-1 Castêlo da Maia (25-21; 25-27; 25-14; 26-24)
Clube K-Leixões (25/11, às 16h)


Na partida que abriu a 1ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia de Hóquei em Patins, os pupilos de Pedro Nunes triunfaram por 3-1 contra o HRC Monza.

Não houve surpresa mas esperava-se um maior desnivelamento no resultado. O Benfica não conseguiu impor toda a sua qualidade em rinque, perante uma formação italiana muito aguerrida e atrevida.

Pedro Nunes optou pela rotação do plantel e colocou Miguel Rocha e Vieirinha no elenco titular. Mas teve de recorrer às suas melhores armas para entrar com o patim direito.

Os italianos apresentaram-se com um bloco baixo e bem organizados na tarefa defensiva, com uma sistema à boa maneira italiana. E arriscaram sair para o ataque várias vezes. O 0-0 ao intervalo espelhava as dificuldades sentidas pelas águias em criar perigo. Jordi Adroher teve soberana possibilidade de inscrever o seu nome na lista de marcadores mas falhou o livre directo que dispôs à passagem do min 12. E já dentro do último min da primeira parte, Valter Neves viu azul, valendo Pedro Henriques a manter o nulo no marcador.

No reatamento, logo depois de acabar a situação de underplay, Ordoñez fez o primeiro golo de águia ao peito, solicitado por Nicolia. O jogo prosseguiu numa toada semelhante à dos primeiros 25 min. E os italianos arriscaram até um pouco mais no processo atacante, não tendo chegado ao empate por pouco. A meio da etapa complementar, o argentino contratado ao Barcelona bisou na conversão de um livre directo. E cinco min depois, Diogo Rafael descobriu Miguel Rocha dentro da área e o camisola 44 sozinho diante do guarda-redes não perdoou. Um golo que trouxe alguma tranquilidade à boa moldura humana presente no Pavilhão Fidelidade. A 5 min do fim Ordonez falhou LD, após 10ª falta transalpina. E posteriormente surgiu o golo solitário dos italianos na cobrança de uma grande penalidade. Ainda houve tempo para Diogo Rafael ver o azul, e na sequência os italianos enviaram bola à barra. Missão cumprida, com algum sofrimento. Há muito trabalho pela frente...

Resultados Finais da 1ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia

SL BENFICA 3-1 Monza
CE Noia 6-0 Montreux HC


Quatro a um para o SLB no Derby! Soma e segue. Nada ficou garantido mas o SL Benfica ficou numa posição privilegiada para vencer a Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Casa esgotada - com um pavilhão assim a transbordar de benfiquismo tudo fica mais fácil -, e triunfo justo no jogo "grande" da 6ª Jornada. Liderança cimentada e passo firme dado rumo ao factor "casa" nos Playoffs. Leões já estão a cinco pontos. O Benfica foi melhor, mais consistente, mais eficaz e soube conservar a vantagem. Depois de uma primeira parte renhida, as águias assumiram o controlo das operações nos segundos 20 min.

Joel Rocha optou por deixar Chaguinha e Raul Campos de fora, como era expectável. O craque Fernandinho foi o protagonista da tarde. Em segundo plano esteve Diego Roncaglio que esteve seguro na baliza e ainda foi importante na manobra ofensiva.

O jogo começou numa toada de equilíbrio, sem muitas oportunidades flagrantes. Com ambas as equipas a respeitarem-se mutuamente. E os lances de perigo surgiam praticamente só através de iniciativas individuais, mas os dois guarda-redes foram fechando bem as suas balizas. No entanto, a 5 min do intervalo, Fernandinho abriu o activo. O brasileiro não teve piedade na cara do guardião contrário. Não foi preciso esperar muito para ver de novo as bancadas da Luz em polvorosa. Tal como no primeiro golo, Roncaglio subiu no terreno e abriu espaços. Só que agora foi transportando a bola, foi furando, até que rematou, e na recarga Fits elevou para 2-0. O Sporting também recorreu à estratégia de jogar com o seu guardião adiantado em diversas ocasiões, e foi precisamente nesse contexto que conseguiu reduzir a pouco mais de um min do intervalo.

O Benfica voltou da quadra a vencer pela margem mínima mas tratou de ampliá-la rapidamente, aproveitando o erro sportinguista, e de novo o craque Fernandinho deixou a Luz em êxtase. Com enorme classe o brasileiro ludibriou o guarda-redes contrário e fez o 3-1. O Benfica, muito confiante, soube jogar com o tempo e o resultado a seu favor. Foi operário, solidário, com muita entreajuda no momento defensivo, e sem nunca perder de vista a baliza contrária. A 4 min do fim, Nuno Dias resolveu avançar com o "5 para 4". E nessa situação o Benfica matou o jogo. O suspeito do costume, Fernandinho, recuperou a bola e perante baliza deserta fez o 4-1, coroando assim um luxuoso desempenho. Pouco depois deu-se o apito final e a Luz pediu Benfica Campeão!

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 4-1 Sporting
Burinhosa 3-1 Unidos Pinheirense
Sp Braga 2-5 Viseu 2001
Futsal Azeméis 0-2 Eléctrico
Módicus 3-1 Rio Ave
Quinta dos Lombos 2-2 Belenenses
Leões de Porto Salvo 3-2 AD Fundão


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. vou falar so do volei foi o jogo ke nao gostei ,pr alem do roubo do arbitro no 3 set, tb nao gosto das vacas sagrados do andre lopes e winters,o benfica com eles em campo perde mts pontos,fomos buscar um internacional brasileiro pr ficar no banco,o raphael kuando joga mostra mt kualidade ke os ke estao dentro da kuadra...o futsal se jogar sempre com akela agressividade é campeao!!!!!!!

    ResponderEliminar