sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Andebol - Antevisão da Época 2018/2019)

É já neste Domingo, às 17 horas, que o Andebol encarnado irá procurar conquistar pela sexta ocasião a Supertaça Nacional. Tragam o troféu directamente do Fórum Braga para as vitrines do Museu Cosme Damião!

O vencedor da Taça de Portugal defronta o finalista vencido, e também Bi-Campeão Nacional, Sporting. O embate entre os dois arqui-rivais será transmitido em directo pela TVI 24.

O Derby marca o arranque de 2018/19. Entrar com o pé direito é aquilo que objectivamente todos nós desejamos, começar a época de forma em que se terminou a anterior.

Longe vão os tempos em que se perpetuava a incompetência nesta secção. Mariano Ortega colocou-nos na rota certa e Carlos Resende foi a escolha certa para suceder ao espanhol, conforme ficou bem vincado na temporada em que se estreou como timoneiro da armada benfiquista. A forma categórica como batemos os leões em Peso da Régua e o 2º lugar no campeonato deixou os sócios e adeptos de água na boca para a nova temporada. Evidentemente a manutenção da equipa técnica e de grande parte do plantel, em particular das melhores unidades, bem como as aquisições efectuadas contribuem decisivamente para que as expectativas sejam elevadas para 18/19.

O ataque ao mercado foi em certa medida tímido mas cirúrgico. Do Barcelona chega um Guarda-Redes do topo da hierarquia mundial. Borko Ristovski foi contratado para assumir a baliza e terá de forçosamente fazer a diferença. A nossa estrutura defensiva fica indiscutivelmente mais forte. O internacional macedónio, de 35 anos, dispensa apresentações. Fez sucesso na Catalunha, mas também no exigente campeonato alemão. Proveniente do ABC, o internacional luso Carlos Martins, de 24 anos, volta a ser orientado por Carlos Resende, fortalecendo a nossa Ponta Direita. Depois de uma passagem pelas camadas jovens do Sporting, o versátil Daniel Neves, de 17 anos, está às ordens do treinador encarnado. A inclusão dos jovens Pedro Loureiro (Pivot) e Pedro Côrte-Real (Ponta Esquerda) atestam igualmente a aposta do técnico na Formação. Estas são as novidades no plantel benfiquista. Realce ainda para os aguardados regressos em pleno, depois de uma época marcada por lesões, de Stefan Terzic (Lateral Direito)Arthur Patrianova (Lateral Esquerdo) e Fábio Vidrago (Ponta Esquerda). Estes três atletas têm inegável qualidade e também eles podem ser considerados como "reforços", assim que tiverem todos disponíveis.

Estamos certos de que Carlos Resende dispõe de um conjunto de jogadores que oferece claras garantias para lutar pela conquista de todas as provas nacionais e por uma digna campanha além-fronteiras, na Taça EHF. A realidade nacional continua no mesmo registo dos últimos anos, fundamentalmente a partir do momento em que o Sporting investiu de maneira megalómana. O FC Porto continua também como candidato e, à imagem do Benfica, tem como objectivo destronar a hegemonia verde e branca. O ABC, último campeão antes do Bi sportinguista, está num patamar inferior mas tem tradicionalmente uma palavra a dizer nas decisões. Ao Benfica cabe encarar cada jogo com o máximo de seriedade e ambição. Os campeões não se fazem na fase final da temporada. É imperativo começar a todo o gás desde cedo. Qualquer deslize pode vir a ser fatal.

Entrando mais especificamente no jogo deste Domingo, sabemos dos problemas claros do Benfica para esta partida, ao nivel da primeira linha: Terzic, João Silva e Francisco Pereira são baixas por lesão, Nuno Grilo cumpre o primeiro de dois jogos de castigo na sequência da expulsão na Final da Taça. Para agravar a situação, Pedro Seabra saiu lesionado do derradeiro jogo de preparação. Será bem precisa a sua recuperação, pois juntamente com Belone Moreira, Alexandre Cavalcanti e o recuperado Patrianova (que no Torneio de Viseu já se mostrou a um nível muito interessante), a par do jovem Daniel, são as únicas opções disponíveis. Na segunda linha, Vidrago também ainda não poderá dar o seu contributo.

Do lado contrário certamente que também há baixas, Ruesga e Nikcevic, mas o plantel leonino tem muitas opções e de qualidade. Será certamente um jogo muito intenso, onde o Benfica terá de saber gerir bem os ritmos de jogo, mas tal como na FInal da Taça, terá de começar por defender muito bem, perante um adversário com soluções de finalização muito variadas e de qualidade. Ofensivamente tem de ser um Benfica paciente e eficaz, apesar de neste aspecto estar algo condicionado nas soluções para a primeira linha. Não há alternativa, Belone e Cavalcanti terão de assumir o protagonismo que se espera deles. Tem de ser um Benfica muito determinado, lutador e preparado para se sacrificar ao máximo. Esperamos que o público minhoto se desloque em força, dando a força extra necessária tão importante à equipa, como aconteceu por exemplo na última Final da Taça de Portugal onde os fervorosos benfiquistas do Norte se deslocaram em massa.

Em suma, queremos o sucesso desta modalidade, que tantos anos tem ficado arredado da glória. Os benfiquistas depositam muita confiança nesta equipa. Todos juntos vamos mostrar toda a nossa capacidade. O colectivo é o que importa e essa será a chave para ganhar. Vamos a isso, BENFICA!

Supertaça Nacional 2018

Domingo - dia 26:

SL BENFICA-Sporting 17h TVI 24


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


4 comentários:

  1. Bem vindo de volta.
    Que esta época se traduza num trabalho tão bom como tem feito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      O nosso compromisso segue inalterado, com o BENFICA sempre na mente!

      2018/2019 será um ano de sucesso, garantidamente.

      Gloriosas saudações benfiquistas

      Eliminar
  2. Também aproveito a oportunidade para dar-lhes as bem-vindas. É sempre um prazer sentir que se aproxima o arranque da época nos nossos pavilhões!

    Que este ano seja mais um ano de glória para as modalidades do SLB, que merecem regressar aos títulos esta época, e que o blogue siga sendo um dos espaços mais interessantes de divulgação do trabalho efetuado pelas nossas secções!

    Aproveito também para colocar aqui uma pergunta: será esta o regresso das rubricas "Mais SLB" e "Modalidades de Salto Alto"?? Tratava-se de rubricas que davam uma preciosa mais-valia ao conteúdo do blogue e, também admito, as saudades são muitas...

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hervé,

      Muito obrigado pela preferência e pelas palavras que nos dirigiu.

      As férias já lá vão, finalmente. As baterias já estão recarregadas. Partimos para a 7ª temporada a acompanhar o glorioso e vasto ecletismo do Sport Lisboa e Benfica.

      Essas duas rubricas, mais a "Pavilhão também é Formação", infelizmente sofreram uma interrupção. Nos últimos anos o escasso tempo disponível para manter actualizado este nosso projecto obrigou-nos a essa dura decisão.

      Optamos entretanto por utilizar as várias plataformas onde estamos inseridos (Facebook, Instagram e Twitter) para assinalar sempre os feitos logrados pelos atletas e/ou equipas, extra-modalidades de pavilhão. Efectivamente gostaríamos de nos debruçarmos mais minuciosamente sobre essas mesmas proezas, aliás como elas merecem claro está, assim como acerca da realidade feminina e das camadas jovens. No entanto não se tem concretizado. Pode crer que a sua mensagem levou-nos a reflectir sobre o assunto. E aquilo que posso assegurar é que iremos ver se há forma de reactivarmos as três rubricas supra-mencionadas.

      2018/2019 será uma época repleta de sucesso. Não temos dúvidas disso.

      Gloriosas saudações benfiquistas

      Eliminar