segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Começou da melhor maneira a época 2018/2019 para o Andebol do SL Benfica. As águias venceram contundentemente os leões por 29-24 e conquistaram a Supertaça, a sexta do seu historial. Orgulho. Parabéns! E Pluribus Unum!

De enaltecer o apoio dos benfiquistas nortenhos no Fórum Braga. Excelente comportamento a abrir a temporada, em sintonia com a equipa. Como o resultado espelha, os pupilos de Carlos Resende foram claramente superiores ao Sporting, repetindo a façanha alcançada em meados de Maio na Final da Taça de Portugal. Eles possuem mais qualidade e quantidade a nível individual, são considerados favoritos, todavia nós colectivamente somos mais fortes, consistentes e organizados. O nosso modelo de jogo e o excelente entrosamento entre os jogadores deixam incontestavelmente óptimos indicadores. Há naturalmente margem para evoluir e este é o caminho a seguir rumo ao título, à glória.

Com uma entrada fulgurante, desde cedo se percebeu que os encarnados não iriam facilitar e que estavam dispostos a repetir a dose letal servida no final de 17/18, assente numa prestação defensiva irrepreensível (concentração, solidariedade e agressividade), e num ataque variado, criterioso e eficaz. Com 10 min de jogo cumpridos, a formação benfiquista já vencia por 7-1! É certo que nesta etapa inicial da partida as dificuldades criadas ao adversário eram inúmeras, mas nunca é demais sublinhar as fenomenais e sucessivas intervenções de Borko Ristovski. Bastou um jogo, aliás bastaram uns minutos, essencialmente nos períodos em que baixamos a produtividade ou revelamos menor clarividência ofensiva, para confirmar que adquirimos um "muro" para a nossa baliza. Sem menosprezar o trabalho desenvolvido dos restantes colegas de equipa, não sobram dúvidas de que o macedónio fez a diferença e foi peça vital para o domínio da armada vermelha e branca durante os 60 min da partida.

O ascendente benfiquista foi notório e, por isso, pese embora a reacção leonina, não foi de estranhar a vantagem de três golos ao intervalo (14-11). Nos segundos 30 min, o conjunto orientado por Carlos Resende voltou a fugir no marcador (20-14), fruto de uma dinâmica, com trocas posicionais e à procura da melhor solução para finalizar, e eficácia assinaláveis. A coesão defensiva mantinha-se e, quando não condicionávamos da melhor forma as investidas contrárias, o nosso guardião revelava-se insuperável (uma "parede"). O Sporting ainda esboçou uma tentativa de reacção (23-20), com a mudança na baliza a surtir efeito ligeiramente, porém o Benfica nunca deixou o rival aproximar-se e selou o triunfo no último terço da segunda parte. As águias aumentaram a diferença no marcador, explorando bem as precipitações do opositor e consequentemente as situações de ataque rápido .

No plano individual, para além das ausências registadas, importa também salientar os desempenhos de Belone Moreira e Pedro Seabra. O Lateral Direito foi um desequilibrador, furando frequentemente o bloco defensivo contrário. Os oito golos apontados atestam a sua veia goleadora. Também o Central, que até esteve em dúvida para o Derby, foi um perigo à solta na 1ª Linha dos homens de "águia ao peito". Liderou com mestria o processo ofensivo e apresentou-se de mão quente, ao anotar 9 golos.

Resultado Final da Supertaça Nacional

SL BENFICA 29-24 Sporting

Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 do Andebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


3 comentários:

  1. Sem o Chashball a ajudá-los os resultados são outros...

    ResponderEliminar
  2. Um excelente início de época.
    Que seja o tónico necessário para grandes conquistas nesta modalidade e em todas as outras.

    E as boas-vindas ao Benfica Eclético.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Depois de uma paragem para refrescar as ideias cá estamos de volta para mais um ano. Estamos certos que muitas vitórias e conquistas iremos celebrar ao longo de 18/19.

      Gloriosas saudações benfiquistas

      Eliminar