segunda-feira, 4 de junho de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Concluímos o primeiro passo em direcção à Final nos Playoffs de Futsal, enquanto no Basquetebol vamos à "negra" nas Meias Finais e, por fim, conseguimos uma vitória robusta, fora de portas, sobre patins. Eis o resumo do último fim de semana.

Confira, como é habitual, a nossa análise aos jogos mais recentemente disputados.


Decisão adiada para a "negra", esta Quarta-feira, onde se exige um Pavilhão Fidelidade repleto. A luta entre SL Benfica e FC Porto para as Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol está ao rubro!

Mantém-se tudo igualado, após dois jogos na Luz e dois jogos no Dragão Caixa. Como era expectável, a Oliveirense é o primeiro finalista conhecido, depois de despachar sem espinhas o Vitória de Guimarães.

Pela primeira vez nesta época, as águias foram ganhar ao terreno dos dragões, por 90-96, precisamente no Jogo 3 da série. Estava dada a volta na eliminatória e recuperado o factor "casa".

Quanto ao jogo em si, foi marcado pelo ascendente encarnado durante praticamente os 40 min. Essencialmente, estivemos em grande nível no capítulo do tiro exterior (62% - 13 triplos). Caso assim não tivesse acontecido, provavelmente o desfecho teria sido outro. Ao intervalo, vencíamos por 39-43. Na etapa complementar, o Benfica continuou por cima, mas sem conseguir descolar do FC Porto. Até parecia que não nos queríamos distanciar em demasia no marcador. Porque os erros continuaram. Ataques atabalhoados e muita passividade na defesa do nosso cesto. A incerteza quanto ao vencedor durou até final, mas as águias conseguiram segurar a vantagem. Era crucial vencer, sob risco de complicarmos as contas. Damiel Pitts liderou a equipa e foi o MVP deste Clássico, com 25 pontos e 30.5 de valorização.

No Domingo, desperdiçamos a primeira oportunidade para carimbar a passagem à Final. O Jogo 4 foi inteiramente dominado pelo anfitrião FC Porto. Os azuis e brancos não temeram pelo facto de estarem "entre a espada e a parede" e venceram por 91-74.

Cedo se percebeu que o Benfica estava em dia "não" (9 pontos no 1º Período), basicamente porque as bolas não estavam a cair, por azelhice ou manifesta falta de sorte. Se no jogo de Sexta-feira a percentagem de lançamento de 3 pts foi bastante alta, desta vez ocorreu o contrário (31%). Já o FCP não tentou tantas vezes, mas foi mais eficaz atrás da linha dos 6,75 m (57%). Além disso, a diferença abismal na luta dos ressaltos ditou diferenças (51 contra 30).

Parecia que tínhamos receio em nos aproximarmos do cesto, tal a quantidade absurda de tentativas de lançamentos longos, sobretudo nos primeiros 20 min. E o mais irritante era que continuávamos a falhar, mas insistíamos nos triplos. Um abuso! Era necessário um Benfica mais cerebral, a definir bem na fase ofensiva, a explorar outras formas de atirar ao cesto, mas o que se vislumbrou foram sucessivos ataques sem nexo, iniciativas desenfreadas e infrutíferas. Nada que constitua novidade. O FC Porto apresentou-se a um nível mediano na tarefa defensiva, conseguindo bloquear em certa medida o nosso jogo. Mas fica a ideia de que houve mais demérito nosso. No ataque, o conjunto portista explorou muito bem as nossas debilidades no jogo interior e Sasa Borovjnjak fez o que quis (20 pontos e 8 ressaltos). Apesar de tudo, as águias gradualmente foram estando mais esclarecidas no plano ofensivo e foram-se mantendo em jogo (39-32 ao intervalo). O 3º Período foi o mais equilibrado e tudo estava por decidir à entrada para o último quarto (60-57). Só que as águias entraram completamente desastrosas (cerca de 4 min sem pontuar) e o Porto aproveitou para descolar definitivamente (71-57) e arrancar confortavelmente para a vitória. Raven Barber foi o elemento encarnado menos discreto e que mais remou contra a maré, com 16 pontos.

Não há como não ficar preocupado com o rendimento da nossa equipa, tal é a irregularidade exibicional. Tem momentos em que se eclipsa, comete erros em catadupa, como outros em que a inspiração individual resolve. Resta aguardar que na Quarta-feira seja um dia positivo para os nossos atiradores e tudo o mais. Até lá é uma incógnita.

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

FC Porto 90-96 SL BENFICA
V. Guimarães 63-83 Oliveirense

Resultado Final do 4º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

FC Porto 91-74 SL BENFICA


No Porto, os rapazes do Hóquei em Patins suplantaram taxativamente o Clube Infante de Sagres por 5-12, na 25ª e penúltima Jornada do Campeonato Nacional.

Depois de tombarmos em casa na jornada anterior, pouco ou nada interessava neste duelo realizado nas imediações da 15ª edição do "Serralves em Festa", evento de cariz cultural que curiosamente decorreu durante este fim de semana. Contudo, com os três pontos alcançados e a vitória do Sporting (que regressou ao trono, quebrando 30 anos de jejum) na recepção ao FC Porto, ascendemos ao 2º lugar, em igualdade pontual mas com vantagem no confronto directo relativamente ao conjunto portista.

O Infante Sagres é um emblema com tradição nestas andanças, porém tem andado bastante afastado dos seus tempos áureos. Esta época regressaram à elite mas entretanto já é certa a descida à 2ª Divisão. Portanto, o Benfica encontrou pela frente objectivamente um adversário frágil. O jogo não foi transmitido, mas pelo resultado conclui-se que a viagem ao Norte correu de forma tranquila às hostes encarnadas. Ao intervalo, o SL Benfica já vencia por 6-1. Foi uma partida em que Pedro Nunes apostou evidentemente nos menos utilizados, Vieirinha e Miguel Rocha, e nos jovens da nossa Formação, Hugo Santos e João Maló, este último estreou-se pela equipa principal. Guillem Trabal foi o titular na baliza encarnada. O predador da área João Rodrigues mostrou a sua veia goleadora, ao marcar 8 golos. Miguel Rocha assinou um "hat-trick" e o talentoso Hugo Santos também inscreveu o seu nome na lista de marcadores.

Resultados Finais da 25ª Jornada

Infante Sagres 5-12 SL BENFICA
Sporting 4-3 FC Porto
HCP Grândola 2-7 Paço de Arcos
Sp. Tomar 1-3 OC Barcelos
HC Turquel 8-6 AD Valongo
Juv. Viana 7-3 HC Braga
Valença HC 4-6 Oliveirense


A armada encarnada derrubou os guerreiros do Minho, à tangente, por 2-3, na primeira partida das Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal.

Sempre a somar! As nossas Gloriosas continuam na rota das conquistas. Orgulho! Este Sábado sagraram-se Bi-Campeãs Nacionais, depois de derrotarem a Quinta dos Lombos por 1-4! Está assim consumado o Triplete, com campeonato, Taça e Supertaça! Parabéns a todas as atletas e à equipa técnica liderada por Bruno Fernandes.

No Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, o Benfica assegurou uma vitória muito importante e justa (não merecíamos os sobressaltos da parte final da partida). Resta agora resolver isto na Luz já no próximo Sábado. Todos nós nos lembramos da maneira como caímos frente ao clube minhoto na pretérita temporada. Sendo certo que agora enfrentamos um Sp. Braga desvalorizado, com um plantel em teoria mais fraco comparativamente a 16/17, na quadra verificou-se um jogo intenso e bastante disputado. O Benfica encarou de forma séria a formação braguista, e venceu com tentos precisamente de dois jogadores ex-Braga, Tiago Brito e André Coelho. Ambos atravessam um bom momento de forma. Os homens de Paulo Tavares batalharam imenso, mas as águias foram melhores.

O colectivo dirigido por Joel Rocha entrou de rompante e cedo inaugurou o marcador, numa jogada em que o talento exuberante de Tiago Brito veio ao de cima. Uma investida individual pelo corredor lateral bem executada com o pé direito. A mobilidade ofensiva dos encarnados fez estragos e o 0-2 assim o demonstra, cumpridos 5 min de jogo. Fernandinho interceptou um alívio do guardião Vítor Hugo no meio-campo contrário, com um passe preciso encontrou Fábio Cecílio e este assistiu Tiago Brito para golo, através de uma finalização oportuna com o seu pé dominante, bisando assim no desafio. As águias criaram ocasiões suficientes para avolumar o resultado, mas foi a equipa da casa a chegar ao golo, já perto do intervalo, na sequência de uma bola parada, com Bruno Coelho a deixar o seu oponente solto de marcação e com a baliza à sua mercê.

Logo no reatamento, um balázio de André Coelho do meio da rua permitiu ao Benfica aumentar de novo a vantagem, aproveitando a desconcentração do opositor. O Braga naturalmente teve de reajustar a estratégia e assistiu-se a uma fase de jogo menos energética e algo táctica, com ambas as equipas a respeitarem-se mutuamente. Mais emoção estava reservada para a recta final do confronto. O Braga avançou com a situação de guarda-redes avançado, com cerca de 4 min por jogar, e imediatamente reduziu para a diferença mínima, aproveitando alguma cerimónia benfiquista. Até ao fim o Benfica tentou conservar a posse de bola o máximo de tempo possível. Não conseguiu impedir uma derradeira oportunidade do SCB chegar ao empate, porém felizmente a bola embateu no poste e o lance perdeu-se. Estamos mais próximos da chegada à Final do campeonato. Mas nada está garantido!

Uma referência para a forma apaixonada, incansável e entusiástica como as duas massas adeptas presentes apoiaram as suas respectivas equipas. Deram um colorido especial a este jogo. Referir ainda que o desequilibrador Robinho não esteve presente, por se encontrar doente. Cristiano foi novamente titular na baliza encarnada, ocupando a vaga deixada por Roncaglio que ainda está a contas com uma lesão.

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

Sp. Braga 2-3 SL BENFICA
Módicus 0-2 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário