sexta-feira, 4 de maio de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Estes últimos dias tem sido penosos... A excepção foi a nossa equipa de Andebol que mantém em aberto a luta pelo título.

Fique com a nossa análise aos últimos acontecimentos.


Não correu nada bem a derradeira dupla jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Caímos com estrondo para a vice-liderança, por troca directa com a Oliveirense.

Decepção em Oliveira de Azeméis, numa partida em que voltou a ficar patente a instabilidade e fragilidade do conjunto às ordens de José Ricardo Rodrigues. Dificilmente iremos conseguir vencer a fase regular, quando resta um jogo por disputar. Tem sido uma época muito atribulada...

Até começamos por vencer na noite de Sexta-feira. Recebemos e batemos o Vitória de Guimarães por 98-86, para a 8ª Jornada.

Desde a fase inicial da partida encontramos a chave da vitória. Com um comportamento defensivo coeso e agressivo, conjugado com o critério na circulação de bola e eficácia na hora de atirar ao cesto, particularmente nos lançamentos de longa distância (32-17). Até ao intervalo, a percentagem de acerto diminuiu, com algumas precipitações, no entanto recolhemos aos balneários a vencer por 12 pontos de diferença, 49-37.

Demoramos 3 min a afinar a pontaria na segunda parte e os vitorianos reduziram a clivagem pontual para 8 pontos (49-41), mas entretanto os triplos voltaram a cair e disparamos definitivamente no marcador. Entramos nos derradeiros 10 min a vencer por 80-58. Com o vencedor encontrado e o Benfica a gerir a confortável vantagem, José Ricardo aproveitou para rodar por completo o plantel à sua disposição. Os visitantes encurtaram diferenças mas nada de mais. De enaltecer a mão bem calibrada de Carlos Morais - foi o MVP com 26 pontos, 5 assistências e 33 de valorização.

Na Segunda-feira fomos derrubados pela Oliveirense por 79-78, em jogo a contar para a 9ª Jornada.

O jogo de maior cartaz desta dupla jornada correspondeu às expectativas. Foi electrizante e pautado pelo equilíbrio desde o apito inicial. A UDO apareceu mais esclarecida em campo (17-13 ao cabo de 10 min) com agressividade defensiva e eficácia no ataque ao cesto, principalmente nos triplos. No 2º Período ambas as equipas estiveram algo precipitadas em momentos díspares, a procurar ataques rápidos. O ritmo intenso foi uma constante na primeira parte. O SLB começou por recuperar distâncias e até assumiu a frente do marcador, porém a União despertou e o Benfica voltou a correr atrás do prejuízo. 38-36 ao intervalo.

O conjunto benfiquista regressou mais certeiro do descanso regulamentar, à boleia da inspiração individual, e entrou no último quarto a vencer por 4 pontos de diferença (52-56). Na fase crítica do duelo, os homens da casa apresentaram-se mais determinados, com uma coesão defensiva e uma pressão que teve o condão de condicionar a manobra ofensiva encarnada, mas sobretudo com uma eficácia assinalável (27 pontos no 4º Período). Ao conjunto encarnado faltou maior frieza e clarividência nos momentos decisivos e, claro está, manter a consistência na componente defensiva. Os locais acabaram por sorrir no final e ascender à dianteira da classificação. O quarentão Carlos Resende foi o elemento mais inconformado da armada encarnada, com 10 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências.

Resultados Finais da 8ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 98-86 V. Guimarães
Illiabum 83-99 FC Porto
Oliveirense 101-78 CAB Madeira

Resultados Finais da 9ª Jornada (2ª Fase)

Oliveirense 79-76 SL BENFICA
FC Porto 96-78 CAB Madeira
V. Guimarães 90-71 Illiabum


A Federação Portuguesa de Voleibol está seguramente a rejubilar com o desfecho da Final dos Playoffs do Campeonato NacionalO cenário parecia apontar para o paraíso mas, com os artistas do apito a ditarem leis e o infortúnio presente, afinal confirmou-se que era o inferno. O Benfica lutou pelo bi-campeonato mas não foi feliz nos seus intentos.

O consulado de José Jardim chegou ao fim. Fecha-se o ciclo do Senhor Voleibol Benfica (www.benficaiwillfollow.blogspot.pt/2018/05/obrigado-prof.html)! Uma das escassas pessoas que pertence ao restrito lote de figuras lendárias do nosso Glorioso! Como jogador e treinador foi responsável máximo pela glória e recuperação da secção. A gratidão é um dos valores fundamentais do nosso clube, pelo que aguardamos que brevemente seja elaborada uma homenagem condizente com o superlativo trabalho desenvolvido por JJ em prol do SLB.

"Entre a espada e a parede", os rapazes da Luz não acusaram a pressão e venceram o Jogo 4  por 3-1 (25-23; 25-18; 19-25; 25-19), adiando a decisão do título para o Pavilhão João Rocha.

Casa cheia e um triunfo sem mácula dos pupilos de José Jardim. O colectivo encarnado foi superior ao conjunto de individualidades da turma leonina.

Depois do início de jogo equilibrado, com alternâncias no marcador, as águias foram mais fortes no final do 1º set, com o serviço a provocar estragos e o bloco a funcionar. No 2º set só deu Benfica, perante um Sporting a cometer sucessivos erros. A reacção sportinguista veio no set seguinte. A imprevisibilidade e o acerto do cubano Dennis causou imensas dificuldades ao conjunto encarnado. Jardim ainda fez entrar Hugo Gaspar e Vinhedo mas sem sucesso. Um parcial inicial de 5-0 no 4º set, com Milija Mrdak a servir, encaminhou as águias para a vitória que não facilitaram no "side-out".

A missão era complexa, mas estava ao alcance. O Benfica foi melhor na "negra" mas vários erros de julgamento da arbitragem impediu-o de vencer no Jogo 5. Os leões, num ano em que regressaram à modalidade após mais de duas décadas de ausência, sagraram-se Campeões Nacionais (25-19; 19-25; 22-25; 25-16; 16-14).

Era importante começar bem, como tínhamos mencionado na antevisão, mas não foi isso que aconteceu. Entramos algo intermitentes na recepção e com o bloco inexistente, sem conseguir contrariar ataque contrário. Mas não nos deixamos abater e reagimos no 2º set. Mais concentrados e serenos impusemos o nosso voleibol. Cavamos um fosso no marcador e gerimos até final, empatando o encontro. O ascendente encarnado permaneceu durante o 3º set, reflectido na evolução do marcador. Bem em todos os capítulos, assim surgiu a reviravolta no Derby. Só faltava um set para a consagração, mas deu-se a reacção dos leões. Parcial inicial de 4-0 alavancou a resposta caseira. Encarnados entraram a dormir e cometeram muitos erros e num ápice se percebeu que a Final iria para a "negra". Jardim também percebeu e fez entrar Hugo Gaspar, Vinhedo, Filip Cveticanin, Guilherme Gentil e Dusan Stojsavljevic.

Voltamos ao sete inicial no decisivo 5° set. A FPV tinha de actuar e o circo foi montado, com pontos mal decididos pelo árbitro principal, arremesso de moeda à cara de Tiago Violas por parte de adepto sportinguista, etc.

Uma bola de Mrdak bateu no bloco e foi dado ponto ao SCP. Leões fizeram 5-3. Remate de Fred Winters dentro deixou SCP a vencer 8-5. A resiliência encarnada redundou na reposição do empate (12-12) e na reviravolta para 13-14. João Simões invadiu o nosso campo e "fingiu" uma lesão, perante a complacência da arbitragem que anulou o ponto. Mas depois a sorte também não quis nada connosco. Dois serviços a bater na tela e leões ganharam, com Dennis no último ponto a pisar a linha dos 3 metros antes do remate quando a regra não o permite. Azar e uma arbitragem (pode não ter sido premeditada, certo é que o árbitro principal é amigo de Hugo Silva, treinador do Sporting e seleccionador de Portugal em simultâneo) que nos tirou três pontos nesta "negra", um deles dá o campeonato aos leões.

De enaltecer o apoio entusiasta das largas dezenas de benfiquistas presentes. Mereciam ser contemplados com a revalidação do título. De notar ainda a ausência de Miroslav Gradinarov. Foi uma baixa de vulto nesta luta pelo ceptro nacional, enfraquecendo e que maneira a nossa rotação, no confronto com um plantel dotado de muitas opções de qualidade para cada posição.

Não começamos bem 17/18, com a turbulenta derrota na Supertaça ante o Sporting de Espinho. Muitas dúvidas rapidamente se colocaram, contrariedades que nos apareceram, reforços que demoraram a entrosar-se com o nosso modelo de jogo e com a realidade nacional, porém paulatinamente o nosso timoneiro fez alterações na composição titular e fomos entrando na rota certa. A vitória em Sines na Taça de Portugal foi o ponto positivo desta temporada. Foi um trajecto bonito, em que eliminamos o Sporting, a Fonte Bastardo e erguemos o troféu depois de suplantarmos o Castêlo da Maia. Na Europa a fasquia estava elevada mas caímos de pé frente a um valioso adversário, clube italiano que acabou por vencer a competição, nos Quartos de Final da Challenge Cup. O objectivo principal é e sempre será o campeonato. A realidade é que o segundo lugar na fase regular foi por culpa nossa. Sem medo da força das palavras, fomos incompetentes (ainda está bem viva na memória a forma como perdemos na recepção ao Sporting e, consequentemente, saltamos para a vice-liderança). E o factor "casa" revelou-se muito importante na discussão final pelo título. Mas é consensual entre a massa adepta do SL Benfica que esta nossa equipa podia e devia erguer o troféu na passada Terça-feira em solo adverso. Fez o suficiente para ser feliz, e o Prof. José Jardim bem merecia encerrar este capítulo com mais uma conquista, mas foi prejudicada...

Agora é tempo de mudanças, no comando técnico e na constituição do plantel para a próxima temporada onde se exige a recuperação do ceptro nacional! Não queremos loucuras como tem sido apanágio do rival, que se alastra a outras modalidades e tem desvirtuado completamente o mercado. Exigimos rigor e precisão na preparação da nova época. De forma sustentada, sem favores administrativos/megalomanias/perdões de dívida, é possível que o projecto chegue a bom porto.

Campeonato Nacional - Jogo 4 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-1 Sporting (25-23; 25-18; 19-25; 25-19)

Campeonato Nacional - Jogo 5 da Final dos Playoffs

Sporting 3-2 SL BENFICA (25-19; 19-25; 22-25; 25-16; 16-14)


Triunfo benfiquista por 26-30 frente ao Madeira SAD, no fecho da 6ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol. Seguimos firmes!

As águias foram então ao Funchal garantir mais três preciosos pontos, cimentando a vice-liderança no início da 2ª Volta. Continuamos a quatros pontos do topo da tabela classificativa. Passamos a ter seis pontos de avanço sobre o 3º classificado, o FCP.

Com ímpeto o Benfica impôs a sua maior valia em todos os sectores, criando desde cedo uma boa vantagem, fruto de uma entrada fulgurante. Aos 18 min já vencia por sete golos de diferença (3-10). Os madeirenses, que ainda não conheceram o sabor do êxito nesta Fase Final, sentiram dificuldades em ultrapassar a barreira defensiva do SLB, com Miguel Espinha na baliza encarnada. Não fosse alguma descompressão das águias no ataque e a diferença ao intervalo poderia ter assumido contornos mais desnivelados.

O Madeira SAD acusou menor frescura física, o que é normal poucos dias depois da eliminação europeia, e o Benfica endureceu o ritmo e acertou novamente no processo ofensivo, com critério e velocidade na circulação de bola. Com efeito, as águias voltaram a descolar no marcador (14-23) e partiram para a vitória. Com o jogo controlado, Carlos Resende promoveu rotação do plantel. Os insulares até final não baixaram os braços, jamais causando calafrios aos homens de "águia ao peito", e conseguiram com que a derrota não fosse tão penalizadora.

Do lado encarnado, Alexandre Cavalcanti e Paulo Moreno foram os melhores marcadores, com 6 e 5 golos respectivamente.

Estamos na antecâmara de um encontro decisivo, no Pavilhão João Rocha, diante do Sporting. Temos obrigatoriamente de vencer para continuarmos a acalentar esperanças reais na fase final do Nacional.

Resultados Finais da 6ª Jornada (Fase Final)

Madeira SAD 26-30 SL BENFICA
ABC 30-32 Sporting
FC Porto 31-35 AA Avanca


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


3 comentários:

  1. Impressionante. O pólo feminino venceu a taça de Portugal, e a menos que algo me tenha escapado, nada disso foi aqui mencionado.
    De realçar também, que amanhã dia 5, começam os playoff de aceso à fase final.
    Alguém aí, desse lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde CAP CRÉUS,

      O Blog também se encontra disponível nas redes sociais, Facebook e Instagram, e lá fizemos o devido destaque às nossas gloriosas do Pólo Aquático (https://www.facebook.com/BenficaEcletico/posts/1256097131190651) (https://www.facebook.com/BenficaEcletico/posts/1256577721142592:0), aproveitando a maior visibilidade que as referidas plataformas nos oferecem. Agora há que tentar a dobradinha, com a conquista do Campeonato Nacional!

      Infelizmente, como deve ter tido oportunidade de reparar, nos últimos dois anos deixamos de lançar a rubrica "Mais SLB" onde destacávamos as modalidades extra-pavilhão, bem como a "Pavilhão também é Formação" e a "Modalidades de Salto Salto". Isto deve-se essencialmente a uma menor disponibilidade de tempos, pelo que optamos apenas por manter o devido acompanhamentos aos plantéis séniores masculinos das modalidades de pavilhão.

      Gloriosas saudações benfiquistas

      Eliminar
  2. Podia explicar a razão para o J Jardim sair?

    ResponderEliminar