quinta-feira, 15 de março de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Cumprimos o nosso destino em toda a linha. No cômputo geral, os benfiquistas corresponderam e apoiaram as nossas equipas em bom número. Destaque para o passaporte carimbado para a Final dos Playoffs de Voleibol e para os Quartos de Final da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Confira a nossa análise a um fim de semana repleto de triunfos, à BENFICA!


O vencedor da  Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol não abdicou de prosseguir na senda vitoriosa. Ganhou ao Illiabum por 104-95, na disputa da 22ª e última Jornada.

Está assim completa a primeira fase do campeonato. Iremos começar a 2ª Fase, a partir do dia 23 de Março, com mais um ponto do que a Oliverense e dois pontos de avanço sobre o FC Porto. CAB Madeira, Vitória de Guimarães e Illiabum também participarão no Grupo A e, por conseguinte, nos Playoffs que se iniciarão em Maio.

No que concerne ao jogo do passado Sábado, a formação de Ílhavo começou por cima, contrastando com um Benfica a produzir pouco ofensivamente e desleixado no plano defensivo. As águias lá reagiram na parte final do 1º Período e encurtaram drasticamente distâncias (19-24). Nos segundos 10 min, com um parcial de 28-10, finalmente a superioridade benfiquista veio ao de cima como era expectável, fruto da maior lucidez e eficácia na hora de atirar ao cesto mas também de um comportamento mais concentrado na defesa, chegando assim ao intervalo a vencer por 13 pontos de diferença.

Após o intervalo, o Benfica geriu a diferença no marcador perante um Illiabum que buscava a qualificação para a 2ª Fase, algo que viria a obter devido ao desaire da Ovarense no arquipélago da Madeira. Os ataques superiorizaram-se às defesas, como reflecte o resultado final. Ultrapassamos novamente a barreira dos 100 pontos e, à excepção do jovem Rafael Lisboa que entrou nos últimos instantes do duelo, todos os jogadores utilizados por José Ricardo pontuaram.

João Soares, com 20 pontos, e José Silva, com 18 pontos, foram dos mais esclarecidos no ataque, enquanto Carlos Andrade voltou a demonstrar que a idade não passa por ele, ao assegurar um duplo-duplo (13 pontos e 10 ressaltos). Segue-se a discussão da Taça de Portugal, no Pavilhão da Universidade do Minho, onde o Benfica procurará erguer o troféu pela 5ª temporada consecutiva.

Resultados Finais da 22ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 104-95 Illiabum
CAB Madeira 76-65 Ovarense
Terceira Basket 63-67 Lusitânia
Oliveirense 76-68 V. Guimarães
FC Porto 93-72 Barreirense
Galitos Barreiro 89-56 Eléctrico


Sem espinhas e sem piedade! O Benfica venceu os dois jogos pela margem máxima frente ao Sporting de Espinho, e está na Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol.

Categóricos na Luz! 27-25, 25-22 e 25-19 no Sábado e 25-23, 25-18 e 25-22 no Domingo. As águias eliminaram assim os tigres (o cobarde do Presidente Bernardo de Almeida não compareceu, mas pronto já se sabe em Espinho que o Benfica deixou de ser "anjinho") e defrontam o Sporting, que afastou o Castêlo da Maia, na decisão do título, cujo início está agendado para o dia 14 de Abril.

Ambos os jogos realizados no passado fim de semana foram pautados pela superioridade indiscutível dos Campeões Nacionais. José Jardim voltou a apostar na equipa inicial que trouxe um bom resultado de Espinho e viu os seus pupilos corresponderem da melhor forma. Milija Mrdak e Fred Winters atravessam o melhor momento desde que chegaram à Luz. A confiança de ambos nota-se a léguas e influencia o rendimento dos restantes companheiros. Mrdak tem estado a um nível alto, tal como Winters, sobretudo no capítulo do remate mas também através de um serviço fortíssimo que tem causado muita mossa à recepção contrária. E nos jogos 2 e 3 destas Meias Finais isso ficou bem patente. Também Tiago Violas tem estado moralizado e a rubricar boas exibições, ele que relegou Vinhedo para o banco de suplentes. Deve porventura solicitar mais o centro da rede e não insistir tanto no Mrdak.

A história dos jogos foi semelhante. Os vareiros tentaram ao máximo entrar a vencer, como espelha o 1º set de cada partida, porém o Benfica impôs-se sempre nos momentos capitais do parcial, fazendo com que o emblema histórico da modalidade caísse um pouco em termos anímicos. Aliás nesse aspecto a nossa equipa esteve particularmente bem, sem oscilações emocionais e muito concentrada e consistente nos diversos capítulos do jogo. Claro está que houve erros pontualmente, momentos em que a recepção claudicou, que a distribuição foi previsível ou que o remate não saiu com precisão, todavia globalmente soubemos sempre dar a volta à situação. 

Pela 9ª época consecutiva marcamos presença na Final do campeonato. Não sobram dúvidas de que vivemos tempos áureos. Agora só voltamos a competir no final do presente mês. Recebemos a Fonte Bastardo e a nossa obrigação é vencer e consequentemente selar o acesso à 'Final Four' da Taça de Portugal.

Campeonato Nacional - Jogo 2 da 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (27-25; 25-22; 25-19)

Campeonato Nacional - Jogo 3 da 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-23; 25-18; 25-22)


Está concluída também a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. O colectivo de Carlos Resende venceu o Arsenal Clube Devesa, por 29-20.

Casa cheia e entusiasmante em Alcobaça numa bonita promoção modalidade. É justo parabenizar os responsáveis da secção, juntamente com a Fundação BENFICA, pela decisão tomada. Excelente aposta que funcionou em pleno.

Indiscutivelmente, fizemos uma primeira fase do campeonato positiva. Em 26 jogos, 22 vitórias, 1 empate (aquele empate na Luz com o ABC ainda está atravessado) e 3 derrotas. Entrámos nesta Fase Final com os mesmos pontos do FC Porto, com menos dois do líder Sporting. Será uma luta a três pelo título. ABC, AA Avanca e Madeira SAD são as restantes três equipas que vão disputar o Grupo A da Fase Final.

A jogar na condição de visitado, embora distante da Luz, os encarnados não tiveram problemas em bater a formação minhota. Como seria de esperar, o denominador comum do encontro foi o domínio benfiquista. A vantagem de sete golos ao intervalo (16-9) transparece bem a supremacia imposta. O técnico encarnado aproveitou evidentemente para rodar na íntegra o plantel à sua disposição. Os minhotos não tiveram qualquer tipo de chance de entrar na discussão do resultado, tendo inclusivamente o SLB ampliado ligeiramente a vantagem. João Pais foi o melhor marcador do jogo ao anotar cinco golos.

Resultados Finais da 26ª Jornada 

SL BENFICA 29-20 Arsenal Clube Devesa
Madeira SAD 24-23 ABC
FC Porto 37-22 Xico Andebol
São Bernardo 31-24 AC Fafe
ISMAI 28-30 Águas Santas
Boa Hora FC 27-28 AA Avanca
Sporting 43-31 Belenenses


Apuramento garantido! Os nossos rapazes do Hóquei em Patins, receberam e bateram por 6-4, os italianos do Forte dei Marmi, na 6ª e última Jornada do Grupo C da Liga Europeia.

Foi uma boa moldura humana aquela registada no Pavilhão Fidelidade. Claro que poderia estar mais gente, mas quem lá esteve fez-se ouvir bem e incansavelmente, depois do roubo de Valongo. Os adeptos estão incondicionalmente com a equipa. Terminamos então a fase de grupos no 2º posto, atrás do poderoso Barcelona, e o FC Porto é o adversário que se segue nos Quartos de Final da competição, jogados a duas mãos.

Os italianos vieram à Luz com intenção de nos afastar mas foram eles que ficaram pelo caminho. O conjunto encarnado triunfou sem contestação, confirmando o estatuto de favorito atribuído, pese embora o valoroso adversário e que se encontra actualmente na liderança repartida do campeonato italiano. Bastava um empate para seguirmos em frente, no entanto os homens de "águia ao peito" não quiseram deixar que o rival acalentasse esperanças e desde cedo se impuseram na partida. Ao intervalo vencíamos por 3-1, com tentos de Carlos Nicolia, que adiantou as águias no marcador, Miguel Rocha e Jordi Adroher, respectivamente. Nos 25 min seguintes, houve mais equilíbrio, com três golos para cada lado da barricada, com os italianos a reduzirem para a diferença mínima (5-4) mas nada que colocasse em perigo a vitória dos Campeões do Mundo que souberam controlar as operações até final. João Rodrigues, Diogo Rafael e Valter Neves apontaram os golos dos benfiquistas.

A dinâmica ofensiva dos encarnados fez estragos perante a recuada e fechada defesa contrária, como é apanágio nas equipas italianas. Ficou a faltar mais uma vez eficácia nas bolas paradas que certamente traziam maior tranquilidade. Desta vez Pedro Nunes pode contar com o contributo de Tiago Rafael, que é sempre importante na manobra defensiva benfiquista mas também para permitir maior frescura física à equipa. Também Miguel Rocha foi utilizado, depois de não ter saído do banco na controversa deslocação a Valongo, e mais uma vez revelou que a sua melhor arma, o potente remate que desfere, pode e deve ser melhor aproveitado pelo nosso treinador. Vieirinha e Trabal não saíram do banco.

Resultados Finais da 6ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia

SL BENFICA 6-4 Forte dei Marmi
Barcelona 3-0 Montreux HC


Faltava apenas a equipa de Futsal para completar em beleza o fim de semana. E os homens às ordens de Joel Rocha não hesitaram e venceram a Associação Desportiva do Fundão, por 6-3, na 20ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

O 2º classificado da tabela classificativa defrontou uma equipa apetrechada de bons valores e que nas últimas temporadas já nos causou alguns dissabores. Desta vez, o desfecho foi diferente. De assinalar o empate caseiro do Sporting de Braga, pelo que cimentamos a vice-liderança. O segundo lugar está praticamente assegurado na Fase Regular.

Quanto ao que se vislumbrou na quadra na noite de Domingo, o Benfica foi superior durante os 40 min e o resultado poderia ter sido mais desnivelado, não fosse a boa actuação do guardião do clube da Beira Baixa. A dupla de arbitragem quis equilibrar as forças com uma série de más decisões, permitindo um excesso de agressividade por parte dos jogadores do emblema oriundo do Fundão. Não está em causa a qualidade de alguns jogadores da equipa fundanense, como atestam os três golos logrados, mas a dado momento pairava no ar (ao intervalo o Benfica estava a ganhar por 3-0) que o Benfica poderia alcançar uma goleada com contornos bem expressivos. De salientar a mobilidade ofensiva patenteada pelas águias, com lances bem delineados individual e colectivamente. Deives, autor de um 'bis', voltou a mostrar a sua capacidade para finalizar. Robinho, Miguel Ângelo e Fábio Cecílio inscreveram igualmente o nome na lista de marcadores. Houve um autogolo para cada uma das equipas.

Bruno Coelho foi ausência notada, devido à acumulação de amarelos. Rafael Henmi, num lance polémico, viu o cartão amarelo e logo depois o segundo. Como tal regressou cedo aos balneários, isto ainda durante a primeira parte. Cristiano manteve-se como titular na baliza encarnada.

Resultados Finais da 20ª Jornada

SL BENFICA 6-3 AD Fundão
Unidos Pinheirense 0-2 Rio Ave
Sp. Braga 4-4 Futsal Azeméis
Desp. Aves 1-5 Sporting
Módicus 7-5 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 5-4 GD Fabril
Quinta dos Lombos 3-2 Belenenses


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário