sexta-feira, 2 de março de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O próximo fim de semana está recheado de jogos de cariz relevante. As decisões do campeonato de Voleibol começam em Espinho. No Hóquei patinado há uma "final" duríssima em Valongo. Em Andebol jogamos no reduto do ABC e não há margem para errar. Já no Basquetebol a expectativa passa por continuar na liderança do campeonato, ao passo que no Futsal se aguarda o regresso às vitórias. É imprescindível o apoio dos benfiquistas!

Confira a antevisão da jornada desportiva onde todos esperamos que o Glorioso tenha sucesso.


No Sábado, pelas 15 horas, em Braga, ABC e SL Benfica estarão frente-a-frente, num jogo a contar para a 25ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. Este Clássico da modalidade será emitido pela TVI 24.

Na penúltima ronda da primeira fase o Benfica tem uma deslocação de risco, onde só a vitória interessa. As contas são simples, somando duas vitórias nos jogos em falta nesta fase, o Benfica começa a Fase Final dependendo apenas de si para ser Campeão Nacional! E isso é uma posição que tem mesmo de ter, se quer bater a forte concorrência.

Em Braga mora um adversário somente a 4 pontos do Benfica, e que por seu turno também joga neste jogo a possibilidade de entrar na segunda fase com os mesmos pontos do Glorioso. Por isso é um jogo que conta, e muito, para ambas as equipas! Além do mais, e levando o filme ligeiramente à frente, o ABC mesmo estando mais longe da liderança do campeonato, é uma equipa com potencial e valor real para "decidir" o campeonato na fase final, isto é, tirar pontos importantes aos três primeiros.

E todos podemos recordar o empate do jogo da 1ª Volta na Luz, onde efectivamente os encarnados sentiram muitas dificuldades. Para este jogo pede-se assim então o melhor Benfica, uma equipa coesa e muito solidária na defesa, eficaz e variada no ataque, sabendo jogar também com as emoções do jogo. Tem de haver uma subida de rendimento da primeira linha, e sobretudo não desperdiçar ataques "fáceis". Todos os detalhes contam, e bem se pode dizer, este jogo é para ser encarado como se já fosse da fase final!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 25ª Jornada 

Sábado - dia 3:

ABC-SL BENFICA 15h TVI 24
Xico Andebol-Madeira SAD 18h
AC Fafe-FC Porto 18h
AA Avanca-Sporting 18h
Águas Santas-Boa Hora FC 18h
Arsenal Clube Devesa-ISMAI 21h

Domingo - dia 4:

Belenenses-São Bernardo 15h


Os comandados de José Ricardo enfrentam dois desafios para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, depois da paragem competitiva em virtude dos jogos internacionais.

No Pavilhão Fidelidade, recebemos a formação do Eléctrico FC, a partir das 16 horas de Sábado, em jogo relativo à 20ª Jornada. Este jogo não merecerá honras de transmissão televisiva na BENFICA TV, por causa do encontro de Júniores de Futebol. 

Primeira partida de uma dupla jornada, numa altura em que a primeira fase caminha para o fim e estamos a somente duas semanas da decisão na Taça de Portugal. Conhecidas as últimas movimentações no plantel encarnado, a lesão de Jesse Sanders levou à sua troca por Damier Pitts, enquanto Miroslav Todic rendeu Antywane Robinson, este jogo tem o atractivo para os adeptos de verem a estreia oficial de águia ao peito dos dois jogadores.

Além do mais, e apesar de ter havido tempo para treinar com a pausa para a selecção, não houve tempo para muitos treinos com todo o plantel completo, pelo que estes três jogos serão muito importantes para uma rápida integração dos dois novos reforços, que terão de ter um impacto imediato, já que substituem justamente dois jogadores que tinham um papel crucial na equipa comandada por José Ricardo.

Pela frente um adversário da parte debaixo da tabela, portanto espera-se um triunfo sem mácula do SL Benfica, com uma exibição convincente e que deixe os adeptos com a certeza de que a equipa continua bem apetrechada para conquistar as duas competições que ainda faltam esta temporada! 

No Domingo, pelas 18 horas, deslocação curta até ao Barreiro para enfrentar o Barreirense, num embate referente à 21ª ronda.

Espera-se claro nova vitória, sem tirar o pé do acelerador e mantendo o ritmo habitual, e como se disse, em boa hora chegam estes jogos para os reforços terem o maior tempo de jogo possível. Naturalmente que só podemos esperar a vitória deste jogo.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 20ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-Eléctrico 16h
V. Guimarães-Illiabum 15h
Oliveirense-Barreirense 16h

Sexta- dia 2:

CAB Madeira-Terceira Basket 20h30

Galitos Barreiro 89-66 Lusitânia
FC Porto 97-93 Ovarense

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 21ª Jornada

Domingo - dia 4:

Barreirense-SL BENFICA 18h Seguir em: FPB TV
CAB Madeira-Lusitânia 15h30
Eléctrico-FC Porto 16h
Ovarense-Galitos Barreiro 16h
V. Guimarães-Terceira Basket 18h
Illiabum-Oliveirense 18h


Às 18h15 de Sábado, entra em acção o Campeão Nacional de Voleibol, no arranque dos Playoffs. Na Arena Tigre, ocorrerá o primeiro confronto com o Sporting de Espinho para as Meias Finais. Este desafio poderá ser visto na SPORT TV 1.

Em primeiro lugar, notar o irónico horário de começo da partida, será certamente uma coincidência que a SPORT TV e/ou o Sp. Espinho tenham sugerido que o jogo seja exactamente à mesma hora do embate entre SL Benfica e Marítimo na Catedral da Luz. Fica por isso o nosso apelo claro, a todos os Benfiquistas da Zona Norte, em particular de Espinho, Aveiro e Porto, caso não venham até ao Estádio da Luz, apareçam em massa em Espinho!

Até porque como se sabe, e se voltou a ver já este ano na fase regular, é muito difícil ao Benfica vencer neste pavilhão, muito pela mais valia do adversário, ou neste caso, dos adversários. Esperamos por isso que a transmissão televisiva tenha o condão de desta feita termos uma arbitragem justa e isenta.

O arranque dos Playoffs, numa altura em que o Benfica lambe as feridas da eliminação europeia, é um período em que todas as equipas vão dar tudo. A partir de agora, não há margem de erro. O Benfica sabe que tem o factor "casa" desta eliminatória, mas também sabe que ganhando este 1º jogo, tem depois dois jogos consecutivos em sua casa e perante os seus adeptos para resolver imediatamente a eliminatória.

Mas um jogo de cada vez. O jogo com o Ravenna trouxe um Benfica a servir muito bem, e manter esse nível dessa acção de jogo, forçando José Rojas na recepção, pode ser uma vantagem para os encarnados. De resto a concentração e sobretudo o controlo emocional será fundamental para vencer um adversário que faz da provocação um trunfo. E nesse aspecto, Roberto Reis é rei, como ainda se viu em ambos os jogos da primeira fase. Mediante isso e perante toda a experiência dos jogadores encarnados, não podem cair no engodo.

Pedimos um Benfica concentrado, solidário, frio e ambicioso. E a dar um sinal claro de que quer ser Campeão Nacional.

Campeonato Nacional (Playoffs) - Jogo 1 das Meias Finais

Sábado - dia 3:

Sp. Espinho-SL BENFICA 18h15 SPORT TV 1


Os Campeões do Mundo Hóquei em Patins enfrentam uma complicada deslocação ao Norte do país, Domingo, precisamente a casa da Associação Desportiva de Valongo, num duelo com apito inicial às 16 horas e que diz respeito à 18ª Jornada do Campeonato Nacional o será transmitido em directo pela TVI 24.

Naturalmente que a antevisão deste jogo tem de ser dividida em duas partes, das quais se tira uma óbvia conclusão.

Em primeiro lugar o Benfica desloca-se a casa do 5º classificado, equipa que luta claramente com a Oliveirense pelo 4º lugar e a possibilidade de se qualificar para a Liga Europeia, equipa que em casa é muito forte (venceu todos os jogos, excepto a derrota contra o FCP), onde sobressaem as vitórias recentes por 10-3 sobre a Oliveirense e 5-1 sobre o OC Barcelos. Uma equipa que joga sempre perante um pavilhão cheio e um ambiente incrível de apoio às suas cores.

Um adversário jovem, irreverente, e galvanizado em casa, com jogadores em excelente momento de forma, como por exemplo Poka, que tudo indica estar a caminho do FC Porto, e que tem estado letal nas bolas paradas. Será preciso ser um Benfica que saiba controlar os ritmos do jogo, gerindo o ímpeto do adversário. Ser eficaz no seu ataque e muito concentrado defensivamente.

E entrando na segunda parte da antevisão, não chega um Benfica melhor que o Valongo para ganhar neste Domingo. Tem que ser um Benfica melhor que o Valongo e imune ao outro adversário deste jogo, a dupla Paulo Raínha e Joaquim Pinto. Esta nomeação por parte da FPP não deixa dúvidas: pouco ou nada mudou, e a FPP continua a não querer o Benfica campeão. E não é atirar para o ar, é somar uma série de dados objectivos:
  • O Benfica não ganhou nenhum dos últimos 3 encontros em que foi apitado por Paulo Raínha, a saber: 
  • 7-7 em casa com a Juventude de Viana, com 3 grandes penalidades por assinalar; 
  • A maior vergonha da história do Hóquei em Patins, na derradeira jornada do ano passado: https://youtu.be/YTJGaaHWXDI (nunca esquecer) 
  • E já esta época o empate em Oliveira de Azeméis, onde o Benfica não teve uma única bola parada a favor, e onde se destaca o escandaloso penalty escamoteado por Paulo Raínha a 2 segundos do fim.
  • Com Joaquim Pinto o historial é infinito, sem nunca esquecer um Valongo-Benfica que decidiu o título de 2013/2014 (https://www.youtube.com/watch?v=fBKfjqs2h5w&), o Porto-Benfica da última temporada, e tantos e tantos jogos que se podia falar nos últimos 16 anos.
Pior de tudo, é a nomeação conjunta de uma dupla de artistas. O Benfica não vai ter de ser melhor que o Valongo, vai ter de ser muito, muito melhor. Vai ter de estar preparado para tudo e aguentar tudo, provocações, agressões, para não ter bolas paradas, para nunca jogar em superioridade numérica. 
Por todas estas razões e mais alguma, a conclusão é óbvia: o Benfica precisa de todo o apoio do seu público, de uma presença em massa nas bancadas, num apoio fervoroso, constante e apaixonado durante toda a partida. Só assim podemos ultrapassar estes obstáculos e somar 3 pontos fulcrais na luta pelo título.

Campeonato Nacional - Jogos da 18ª Jornada

Domingo - dia 4:

AD Valongo-SL BENFICA 16h TVI24

Sábado - dia 3:

HC Braga-Paço de Arcos 16h
Sp. Tomar-HCP Grândola 18h
HC Turquel-Sporting 21h
Valença HC-FC Porto 21h30
Juv. Viana-Infante Sagres 21h30
OC Barcelos-Oliveirense 21h30


Após a igualdade no Derby de Futsal, a turma chefiada por Joel Rocha procura voltar aos triunfos na Fase Regular do Campeonato Nacional. Defrontamos em Porto Salvo os anfitriões Leões, para a 19ª Jornada, a partir das 19h30 de Domingo. Pode assistir a este jogo na TVI 24.

Visita a um pavilhão sempre muito complicado, e mesmo que o adversário esteja a realizar uma carreira desapontante e por esta altura se veja na luta pela permanência, não se antevê um jogo fácil. Desde logo pela real necessidade de pontos por parte dos locais. É certo que pode prejudicar a equipa do ponto de vista da estabilidade emocional, por outro lado terá de motivar os jogadores a darem ainda mais.

Assim o Benfica tem de entrar concentrado, muito desconfiado, e ciente do que tem a fazer para alcançar o seu objectivo: conquistar os três pontos. Depois de dois empates consecutivos para o campeonato, queremos ver o regresso do Benfica aos triunfos. O percurso dos campeões constrói-se com vitórias e queremos a equipa nessa dinâmica para os meses que faltam desta temporada.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 19ª Jornada

Domingo - dia 4:

Leões de Porto Salvo-SL BENFICA 19h30 TVI 24
Unidos Pinheirense-Burinhosa 16h

Sábado - dia 3:

Sp. Braga-AD Fundão 16h
GD Fabril-Quinta dos Lombos 17h
Rio Ave-Futsal Azeméis 18h
Belenenses-Desp. Aves 18h
Sporting-Módicus 18h


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







1 comentário:

  1. vai haver roubo no volei, dai terem metido a mesma hora do futebol porke assim ja sabem ke mt benfikista nao vao ver o jogo na tv!!

    ResponderEliminar